Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

EvandroPR

Members
  • Content count

    521
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

294 Excellent

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Geografia , clima , nostalgia ... Só quem observa a natureza sabe o valor dessas coisas ..
  2. Eu posso estar viajando na maionese, mas quando era piá , as cigarras cantavam lá pelo mês de dezembro.... Nas férias da escola. Agora elas já estão cantando em outubro. Alguém notou isso?
  3. Símbolo de São Carlos, araucária corre risco de desaparecer por causa das altas temperaturas Cidade está 4 graus mais quente em relação à década de 1990 e espécie sente efeitos. A araucária, árvore símbolo de São Carlos (SP), corre risco de desaparecer devido ao aumento da temperatura. Em janeiro deste ano a temperatura média da cidade foi de 32 graus, 4 mais quente que no mesmo mês de 1990. A árvore, que está na bandeira e representa o clima da cidade, chegou a ocupar 4% da área do município e tem se tornado rara. Devido ao intenso desaparecimento, em 2002 , uma lei municipal proibiu a retirada da espécie. Segundo o biólogo Fernando Magnani, a araucária tem sentido os efeitos do aquecimento global. Típica de regiões frias, ela encontrou um ambiente favorável na alta altitude de São Carlos e no seu clima subtropical, mas o aumento da temperatura que vem ocorrendo ano a ano tem deteriorado as plantas existentes. Araucária aqui na região de São Carlos são remanescentes de uma época antiga em que o clima era realmente mais frio. Ela se refugiou nas partes altas do estado como se fosse um refugiado climático, refugiado do clima. E agora, esse clima mais quente está chegando até nas partes altas. Então nos próximos anos, eu acredito e até varias pesquisas apontam que a araucária tende a se tornar cada vez mais rara e até desaparecer dessas áreas onde ela é uma refugiada climática”, explicou. O motivo é que a planta fica mais vulnerável. “Ela fica mais sensível ao ataque de praga justamente porque o clima já não é mais favorável pra ela”, afirmou o biólogo. O clima quente também dificulta o crescimento de novas mudas plantadas. Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) teve uma tentativa de reflorestamento, mas muitas plantas não vingaram e as que sobreviveram não se desenvolveram como o esperado. De acordo com Magnani, nem mesmo se os efeitos do aquecimento global fossem estagnados a permanência da espécie em São Carlos seria mantida. “Mesmo que a gente conseguisse parar toda a emissão de carbono da Terra, ainda assim demoraria um tempo muito longo pra esfriar novamente. Para que ela tivesse uma zona de conforto para poder sobreviver e se reproduzir nessas regiões como no interior de São Paulo. Infelizmente, é natural que a araucária vá se tornando cada vez mais rara. Esse precioso símbolo que a gente tem em São Carlos.” Fonte G1. Triste... As poucas de Maringá ao que observo , alguns estão morrendo ficando secas...
  4. Lugar lindo... Qlq foto com o pinheiro do Paraná é linda.... Lembra o frio de outrora. O frio de memórias não vividas , mais imaginada de dias em que nem éramos vivos.
  5. Algo errado no reino da Dinamarca: Simepar hj em Maringá mínima 21 e máxima 28. Inmet mínima 22.3 e máxima 35.4 na convencional . Inmet automática mínima 22.5 e Máxima 28.2 Não sabia que a estação convencional tinha tanto erro assim... Fiquei de cara.
  6. Se não me engano aqui em Maringá cerca de 70 Km de Rolândia. No dia 01/07 a mínima foi de 0 / 1 C e máxima de 13 C. Acredito que Rolândia tenha números próximos
  7. Isso mesmo aquele ano caiu Chuva congelada aqui.. Na reportagem fala de 0,5 foi a menor temperatura registrada aqui, mas aqui já fez negativa sim.
  8. Já vi araucária em Umuarama, Paranavaí , Santa Cruz do Monte Castelo...
  9. Eu que moro em Maringá sonho com neve aqui . Sonho que saímos no meio do expediente pra ver neve... As crianças saem da escola... Achei que era só eu...kkkkk
  10. Tem um rapaz aqui no fórum que mora em Altônia , próximo ao MS ele deve te ajudar. Aqui em Maringá , tem araucária principalmente na zona rural e nas baixadas .Londrina, Rolândia, Cambé , Jandaia , Arapongas TB tem araucária, mas principalmente em Apucarana tem muita araucária.
  11. Já vi araucarias em Assis e Echaporã na beira da rodovia. Só não sei se era nativa.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.