Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ricardosilva

Members
  • Content count

    711
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by ricardosilva

  1. Aqui em São Paulo, mais uma tarde com chuva e trovoadas, que dessa vez chegou antecipada. Acho que é um dos verões com maiores números de dias de chuva em tempos, contrariando o padrão adotado a partir de 2012, onde os períodos sem chuva dentro do verão ficaram maiores.
  2. Entendi... então a falta de um Dezembro muito chuvoso como é de praxe por aí desgraçou o início desse verão né?
  3. Belo Horizonte me dá a impressão de demorar mais para ter queda significativa nas máximas. Como também no início do verão aparenta demorar mais para esquentar. Confere?
  4. Cara, o problema é que você ainda tenta reafirmar uma posição claramente refutada pela maioria...Perceba que não estou dizendo que quem está certo é A ou B, somente que você continua numa Cruzada para fazer os outros concordarem com você, e isso passa longe de ser o objetivo desse tópico (que pelo menos até onde sei é para monitoramento do tempo), além de me parecer um tanto quanto imaturo. Entendo que se quer chamar a discussão de se a transição começou ou não o mais certo seria criar um tópico dedicado a isso, eu mesmo teria o maior prazer de comentar, tenho algumas opiniões sobre, mas não creio que uma discussão totalmente subjetiva, sem nenhum apoio literário ou empírico significativo deva prevalecer por aqui. Abraços.
  5. Não sei se sou apenas eu, mas a impressão que fico é que este Março até agora tem sido menos brutal do que foi Janeiro e Fevereiro em SP. Percebo que as mínimas estão mais comportadas, e a chuva a là Belém que tem caído religiosamente ajuda a refrescar os ambientes.
  6. Caiu o mundo no centro da cidade, fiquei mais de 40 minutos esperando passar a chuva na estação Brigadeiro e tive que cancelar a corrida no ibirapuera.
  7. Não tem nada de mito nesse caso não. A causa raiz do acidente foi a incapacidade do comandante e oficial em compreender que os Tubos de Pitot tinham congelado (algo para o qual são treinados) e de entender que estavam colocando o avião em "Stall" com as ações incorretas. Instabilidades na ZCIT são corriqueiras e bem conhecidas na aviação.
  8. Radar do IAG mostra que o pau já tá quebrando no centro de SP...bom que acalma esse povo que tá na rua.
  9. Concordo com você nessa se olhar apenas temperaturas. Percebe-se que a partir de 7/3 iniciou um período de mínimas bem típicas de um começo de outono, e a MP do dia 28/03 sacramentou uma mudança no padrão, porém como é Brasil veio Abril e esquentou de novo um pouco.
  10. Mas o maior sinal da transição verão-outono no Sudeste é a redução das chuvas, classicamente depois de uma MP que atravessa a região e leva a umidade embora. Que eu me lembre isso raramente acontece antes da segunda quinzena de Março. O calor pode perdurar até meados de Maio (vide 2005).
  11. Enquanto isso em São Paulo a manhã vai sendo de chuva constante e temperaturas amenas, finalmente. Apenas desde a 00UTC o Mirante já acumulou 32,2mm. Faz agradáveis 19,3C e arrisco dizer que os 28C de máxima previsto para hoje ficará longe de ocorrer.
  12. Metade do mês se passou e por enquanto a situação em São Paulo parece ter voltado ao normal para um verão. As médias no Mirante (tive que compor com alguns dados de máxima da automática, pois não sei porquê estão faltando dados de vários dias na Convencional) estão entre 19,3º/28,1º sendo que as máximas estão mais de 3º abaixo do que foi registrado em Janeiro. A chuva já ultrapassou 201mm considerando o fechamento de hoje. Agora temos céu nublado com poucas aberturas de sol e temperatura de 22,2º na automática do Mirante.
  13. Uma das características mais essenciais em um debate é a capacidade de gerar empatia no próximo a fim de abrir caminho com o seu argumento. Ficar falando que discordar de você é "teimosia", "nonsense" só passa a impressão de estar querendo enfiar sua opinião guela abaixo dos outros, custe o que custar, aí que se perde a razão.
  14. Em INTENSIDADE, são praticamente iguais...já em DURAÇÃO a de 2014 ganha disparado.
  15. Dia nojento hoje em São Paulo, variação de 22,9º/31,8º na automática do Mirante (agora vi certo rs), não veio chuva nenhuma, e não há nenhuma mudança nos ambientes internos, todos os cômodos seguem muito quentes, outra noite mal dormida a caminho.
  16. Falha no engano, tava vendo Presidente Prudente sem perceber
  17. Nenhuma mudança em termos de temperatura ainda é notada em SP. É bem verdade que diferente de ontem, o céu está com muitas nuvens cumulus e stratocumuls indicando possibilidade de chuva pela tarde, porém a temperatura agora às 11h na automática do Mirante de Santana já é de 30,1º, 0,5º maior que ontem no mesmo horário. E a noite foi extremamente desconfortável para se dormir, não baixou de 22,8º na convencional, ambientes internos muito quentes.
  18. E agora a noite, sem nuvens e com ar parado explodem os microclimas em SP. A estação do CGE do Marsilac (extremo sul) tem agradáveis 17,7º enquanto na região central da Sé faz 25,8º
  19. Por isso que tive que pegar um cobertor essa noite hahaha Surpreende porque até em um mês de Janeiro normal isso seria consideravelmente frio.
  20. São Paulo vai tendo um mês absurdamente quente para os padrões da cidade. Até ontem as médias mínima e máxima simples na estação convencional do Mirante estão em 21,4º(+1,7º) /31,7º(+3,5º) com 229,2 mm acumulados. Para se ter uma ideia, isso é superior a média em Fevereiro (mês mais quente do verão) de Votuporanga (81-10), uma das cidades mais quentes do interior do estado, que ficam entre 21,3º e 31,1º. E para quem já viveu no interior, a sensação é exatamente a mesma. Ontem estive em Santos, onde choveu bem forte no meio da tarde, depois de uma manhã muito abafada.
  21. Estava no Parque do Ibirapuera quando começou esse temporal, foi bem intenso e com granizo.
  22. Embora odeie o calor também, eu não faria tanta objeção desde que houvesse a contrapartida do frio. Se tivéssemos essas mesmas anomalias no inverno, só que negativas estaríamos falando de uma sequência absurda de dias entre 9º/19º aqui em SP por exemplo.
  23. Penetração de água e raios podem causar explosões nos transformadores...Aqui na ZN também vi um explodindo. Agora a noite a temperatura tá variando bastante na cidade, dependendo de onde está chovendo ou não. 23h CGE: Penha 25,5º S. Miguel Paulista 24,9º Marsilac 23,0º Sé 21,8º Pirituba 20,4º Santo Amaro 18,2º
  24. ricardosilva

    Terremotos

    Talvez seja algum ramo secundário da falha tectônica. Na empresa onde trabalho fizemos sondagens em Rio Branco para empreendimento imobiliário, o solo de lá é muito pantanoso e sofre com a cheia dos rios...Mas a NBR 15421 felizmente prevê reforço por conta de sismos nessa área, só não lembro qual é a aceleração lateral considerada nessa região, mas sei que tem.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.