Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

HenriqueBH

Members
  • Posts

    3368
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    24

Everything posted by HenriqueBH

  1. Digamos que vão ligar o AC na potência mínima, ainda assim bem melhor que o atual. Abriu a porta da sauna por ar fresco entrar. Uma boa comparação podem ser os 33,5ºC que registrei hoje.
  2. aqui ta uma calmaria ainda, 26ºC. Mais uma vez chuva isolada, pelo menos o YR ta acertando.
  3. acho que ninguém ta curtindo nada. Estao apenas chorando o desastre que foi esse verão. Só entro aqui pra compartilhar minha raiva.
  4. Vai ter uma queda e não só por causa de chuva, visto que o volume previsto não é alto. Eu não aguento mais calor, hoje fez 33ºC aqui, 32ºC no INMET. A sensação chegou em 35ºC. No final do dia pingou três vezes e parou. Temperaturas dignas do auge do verão. CHEGA! Esta insuportável andar na rua desde Dezembro.
  5. Impressão minha ou vamos ter o 1º resfriamento do ano? De novo coincidindo com o dia 20 de março. E quando digo resfriamento não digo frio, e sim troca de massas de ar. Desde o início do verão predominaram apenas as massas quente e úmida da Amazônia e quente e seca do interior do Nordeste se alternando em MG. Pela primeira vez o vento vai soprar forte de sudeste e provocar uma mudança de dinâmica. A FF vai chegar ate Salvador pelo Europeu. Talvez seja a tal transição que alguns abortaram.
  6. Radares no Brasil não são eficientes. São elefantes brancos. Não adianta comprar um radar e esbanjar que é o mais moderno da América Latina ou escambal. São Paulo tem o MAIOR monitoramento meteorológico do Brasil/América Latina, inclusive com empresas privadas sem paralelo na América do Sul. E aconteceu aquele temporal. Não preciso falar mais nada.
  7. Que delícia esses ventos outonais em Belo Horizonte. Hoje foi um dia bonito de 33ºC de máxima, com mínima de 24ºC. A temperatura não caiu abaixo de 20ºC neste mês. A sensação térmica chegou a 36ºC na estação hoje.
  8. Pelo mapa poderíamos ter temperaturas até 2ºC acima da média. Basicamente significa uma extensão do verão. Não significa que não vá fazer frio, porém máximas de 29ºC durante a 1a quinzena ainda vão ser bem comuns. Não espere coisas como 27ºC ou 26ºC num dia de sol. Em relação a chuva: seria 50mm numa média de 70mm. Não é nada pra arrancar os cabelos, sendo que nos últimos anos quase zeramos o mês. Resumindo: o frio vai atrasar, possivelmente pro final do mês. Mas não vejo nada muito desesperador do que já estamos vivendo. O problema é isso daí se manter durante Maio. Abril pode ir pro ralo que não sentirei pena, pq não é interessante.
  9. 7 dias sem chuva na minha estação. A mínima foi de 24ºC. O Yr prevê chuva pra hoje. Cerca de 60mm pelo Europeu em 10 dias.
  10. Depois que já disseram que Brasília é tão fria como Curitiba nada mais aqui me surpreende. Mas é claro que existe uma diferença entre a ignorância na sua forma mais pura e um 'babaca coitado' qualquer que gosta de ficar mostrando o que não tem, se é que me entendem. Pro primeiro eu recomendaria um bom livro, pro segundo vergonha na cara.
  11. Por aqui a estação chuvosa esta em queda vertiginosa. Basta olhar os volumes previstos, não são nada volumosos. O processo de encerramento das chuvas regulares no Brasil central ja se iniciou. Volumes de 100mm em 10 dias tão cada vez mais raros. Pelo CFS ainda tem alguma coisa acima da média no fim do mês, e depois volta a normalidade. Medo eu tenho disso aqui: Imagina que lindo um bloqueiuzão desses em Julho. Todo o ar frio travado na Argentina.
  12. O CPTEC não acredita em efeitos negativos de chuva no sudeste, pelo contrario: A chuva costuma ser mais afetada na Primavera provavelmente.
  13. Com 1 mês ou menos pro fim da Estação chuvosa o Norte de Minas e Jequitinhonha ja podem praticamente jogar a toalha e esperar ate Out/Nov.
  14. Retrospectiva de previsão: Nenhum modelo principal acertou a chuva do Carnaval. O resultado ficou entre os dois modelos (64 mm na minha estação). Apesar de que o Europeu teve algumas rodadas com um volume bem pequeno. Então poderíamos dizer que o GFS teve um desempenho um pouco melhor. Canadense e Australiano acertaram muito bem.
  15. A situação nao esta nada boa pro Sudeste, abaixo médias de temperaturas até Setembro, apesar de que o CFS errou a mão recentemente.
  16. Eu gosto de mostrar as máximas pq ela desnuda o verdadeiro padrão das cidades. A maior parte do sudeste só começa a ter advecção polar mesmo em Maio. Isso inclui a cidade de Sao Paulo. Até lá é so uma sequencia de peidos polares entre varios dias ainda quentes. Cidades como Brasília, onde o Cacella surge do nada com temperaturas bizarras, raramente tem advecção polar. Diria que em alguns anos ocorre 1 vez ou outra. E boa parte desse frio noturno do Brasil central não é causado por redução da inclinação dos raios solares, nem por entrada de ar frio. Mas sim um ar seco com 0% de umidade em médios níveis. Isso explica a mínima de 16ºC no meio de janeiro deste ano por lá. E não acho exagero dizer que não tem mudança. Se for assim vamos passar a considerar 24ºC de Manaus como frio. Cada lugar pode ter sua sensação, mas a meteorologia é única e não pode se sujeitar a achismos. Logo, mudanças pequenas de temperatura pelo simples fato de não termos mais sol a zênite não podem ser consideradas como transição.
  17. O bloqueio horroroso desse verão começou em meados de Dezembro aqui. Coincidiu justamente com o aquecimento das aguas do Pacífico. Mas ele não persistiu muito tempo com varias quebras em Fevereiro.
  18. Antes de qualquer um aqui falar de transição de outono deveriam pegar a máxima de um dia de SOL sem nuvens. A temperatura só fica baixa com ar polar. Só pegar a ultima media de BH : 28,5 em Março e 27,7ºC em Abril. Não dá nem 1 grau. Isso significa que a pura diminuição da inclinação do sol contribui quase nada pra diminuição da média. Deve ser quase o mesmo pra SP. Em compensação o volume de chuva cai quase 100mm. Ué, isso por si só caracteriza o clima tropical sem 4 estações. Ou seja, inexiste uma estação marcante de transição em termos de temperatura. Em Brasília é gritante: 26,6ºC Março e 25,3ºC Julho. Não significa que não faz frio, apenas que as 4 estações não são bem definidas e claras. Mesmo cidades americanas como Los Angeles não tem as 4 estações bem definidas e tem como característica uma estação seca, e olha que lá faz mais frio que a maioria das cidades brasileiras no inverno, com médias menores que São Paulo. 1 - No sudeste inexiste estação de transição, poderíamos dizer uma estação chuvosa e morna e outra seca e fresca (em parte da região). 2 - No sul do Brasil existe um traço de estação de transição, diria que o mesmo ocorre em Buenos Aires, mas a América do Sul em geral não possui estação de transição marcante. Logo: em nenhum nenhum lugar do Brasil mesmo dá pra se dizer que se esta em Outono pleno. Falar em transição para Outono é forçar a barra, pq no Brasil tropical basicamente se cai direto numa estação seca com noites frias, e no subtropical e tropical de altitude é tudo muito suave. As médias das serras do Sul no Outono são quase iguais ao inverno.
  19. O que voces diriam sobre o que esta ocorrendo em Brasília hoje? Transição pra outono como alguns dizem? Mínima de 17ºC apenas com chuva e temperatura de 21ºC apenas com nuvens a tarde. Minha opinião: A estação de Brasilia esta a quase 1.200 metros de altitude. Isso tudo é apenas chuva mesmo. Uma mínima de 17ºC em BH, nossa, so costuma ser registrada lá pra Abril/Maio. Quase nunca ocorre com chuva.
  20. A coisa ta feia, em Confins a temperatura esta em 17ºC. Como a chuva esta vindo de norte/noroeste mostra que tem núcleos intensos passando naquela região.
  21. Chuva forte nesse sábado de Carnaval aqui em BH. Partiu Netflix. A temperatura ainda não passou dos 25ºC.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.