Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 02/19/21 in all areas

  1. 25 points
    Estação meteorológica da Linha Aparecida em Iporã do Oeste/SC agora tem haste nova, mais alta e de aço galvanizado. Desse ângulo da pra entender como é um topaço. Ao fundo para a direção oeste (foto), da pra ver boa parte do território Argentino E ao sul (foto) o RS.
  2. 21 points
    Variação hoje 15,4/27,7°C com muita nebulosidade durante a manhã e pouca durante a tarde. As formações no leste apareceram mais tarde hoje e timidamente...até parecia q não teríamos muita coisa pra observar 👇 Surgiram, se elevaram e morreram em pouco tempo...num longo processo de renascimento e morte.
  3. 21 points
    Manhã muito fria no sertão piauiense. Em Paulistana a temperatura chegou a incríveis 19,1ºC às 10h da manhã!!!!! Se considerarmos as mínimas de todas as estações automáticas do INMET registradas entre 10h e 11h, Paulistana foi o 6º local mais frio do país. Isso a 376 m acima do nível do mar! Mínimas na leitura das 14 UTC. Essa foi também a menor temperatura registrada em fevereiro na automática da cidade e a segunda menor temperatura registrada em um mês de verão na estação. O recorde de fevereiro era de 19,5ºC (19/02/2012) e o de mês verão ainda é de 19,0ºC (14/12/2010). Acredito que o responsável por esse frio fora do comum foi essa chuva "spray" que também atingiu Queimada Nova. Como as gotículas de água eram muito pequenas, parte delas deve ter evaporado antes de atingir o solo, como esse é um processo que absorve calor, isso deve ter resfriado o ar ambiente. É só uma teoria minha. Esse tipo de chuva é bem comum no inverno, mas muito raro no verão. Eu só me recordo de chuva "spray" no verão na ZCAS de janeiro de 2016, mas foi mais fraca que essa, a de hoje acumulou 2 mm aqui.
  4. 20 points
  5. 20 points
    Lindo registro de por do sol sobre o topo de uma CB aqui em Juiz de Fora. Registro meu: Tivemos algumas pancadas de forte intensidade no início da tarde. A variação de hoje no bairro Bandeirantes foi de 20,6°C a 29,6°C.
  6. 20 points
    FRIO VAMPIRO HOJE NO OESTE PAULISTA. Em Adamantina a noite sem nuvens garantiu uma grande queda de temperatura, na estação o recorde para fevereiro era 15,7ºC no dia 6, no entanto, hoje amanhecemos com 14,4ºC, logo, recorde batido novamente nesse fevereiro "fresco". Hoje ainda foi possível observar alguns nevoeiros, porém em menor escala do que ontem. Mínimas na região: Presidente Prudente INMET: 16,8ºC Presidente Prudente UNOESTE: 15,9ºC Valparaíso INMET: 14,1ºC Maraba Paulista/ FAZENDA BOA FÉ: 13,4ºC Sandovalina FAZENDA TAQUARUSSU: 13,2ºC Rancharia QUASE SUB-10 em pleno fevereiro: 10,6ºC Agora tempo limpo aqui em Adamantina, dia será de grande amplitude térmica e SECO.
  7. 19 points
  8. 19 points
    Não choveu nada em Patrocínio, porém a "chuva" de raios deixou os moradores assustados. Foi mais de 1h de atividade elétrica constante.
  9. 19 points
    Hoje em São Bento do Sul tivemos uma manhã agradável e tarde com calorzinho suportável. Céu com muitas nuvens desde cedo. Min. 15.5°C e Max de 28.0°C (Epagri/Ciram) A semana de sol proporcionou imagens fantásticas como essa fotografia tirada no centro da cidade: No momento vento soprando do oeste, céu com muitas nuvens e temp. 23.8°C.
  10. 18 points
    Bom dia. Amanhecer com céu de brigadeiro na capital dos móveis com mínima de 16 °C ( Epagri/Ciram). Algumas formações interessantes a sudeste (Jaraguá do Sul) e sul (Corupá). Dados do momento da estação meteorológica do Samae 👇
  11. 18 points
    Fevereiro segue irreconhecível em POA, mantendo a sequência de dias amenos pra época. O que impressiona é a ausência total daquele calorão abafado, que facilmente passaria de uns 32 °C com altíssima umidade. Além disso, várias mínimas agradáveis impedindo o desconforto noturno, que na minha opinião é a pior parte dessa época. Vejam que lindeza: Quarta-feira com variação de 19,5 °C a 29 °C. Quinta-feira com variação de 20,2 °C a 28,9 °C. Sexta-feira com variação de 19,8 °C a 30,2 °C. Pouca sensação de abafamento, devido à presença de um vento mais fresco, que nada tem a ver como aquele "secador de cabelo" gigante que geralmente sentimos no verão. O refresco noturno tem sido rápido também. Nada de ar quente, úmido e parado trazendo efeito saunão madrugada adentro. Como eu disse, está irreconhecível. Deliciosamente irreconhecível. Que continue assim! Estamos nos livrando do pior do verão, tal como Neo desvia das balas em Matrix.
  12. 18 points
    Grandes inundações em várias cidades do Acre. A cheia do Rio Tarauacá já atinge cerca de 70% da cidade que leva o mesmo nome do rio.
  13. 18 points
    Destakes hoje no Paraná 5,9°C General Carneiro 6,5°C Goioxim (região de Guarapuava) 8,1°C Faz Guairacá (Guarapuava) 9,0°C Pinhão 9,4°C Lontrão (Guarapuava)
  14. 17 points
    Eu estava justamente pensando isso aqui comigo ontem, a situação piora a cada dia, e infelizmente isso é tudo o que podemos esperar. Vejo o Inmet ensaiando parcerias com a iniciativa privada em alguns lugares, mas até agora os frutos são mínimos e muito localizados, e não considero a estratégia viável em escala nacional, embora em regiões com agricultura mais forte possa funcionar. Mas isso é o que resta a um órgão totalmente (e cada vez mais) asfixiado financeiramente, rezar por algum mecenas. Aqui no RJ a situação deu uma leve melhorada com algumas manutenções no final de 2020, exceto no norte do estado, mas vejo que estamos até numa situação boa comparada ao que vejo em grande parte do país, onde até o número de capitais com dados ausentes ou incompletos só aumenta (Manaus, que sempre teve dados regulares, ficou todo o início de fevereiro fora pela convencional, e a automática está perdendo dados à rodo, não serve mais para nada, assim como muitas centenas de automáticas pelo Brasil). Mesmo assim, após um 2019 com dados completos em todas as automáticas da cidade do Rio, em 2020 nenhuma automática teve dados completos na mesma cidade, e olha que a RM do RJ é onde a manutenção acontece com mais frequência. No caso de 2020, questões logísticas ligadas à pandemia também atrapalharam. Mudando de assunto, eu me solidarizo com os colegas gaúchos, pois este verão também está "um porre" aqui na área do Rio e Niterói, não acontece nada de interessante na região metropolitana do Rio há tempos, será fácil esquecer este verão. Hoje tivemos (mais) um dia de sol entre nuvens, com chuvas geralmente fracas e isoladas a partir do início da noite, causadas pela infiltração de umidade do mar, e a previsão para os próximos dias segue dando sono (mas o aumento da cobertura das chuvas a partir do dia 25 segue na previsão por enquanto). A ausência de extremos de temperatura no centro-sul do Brasil neste verão está notável, talvez seja uma compensação por outubro de 2020. No estado do RJ, segue o padrão de "pouca chuva para muitos, muita chuva para poucos", que eu já havia mencionado; hoje houve um belo aguaceiro na pequena cidade de Pinheiral, no sul do estado (75 mm em 30 minutos no Cemaden), enquanto nos municípios vizinhos choveu entre muito menos e quase nada. Outras áreas com bons volumes foram a região de Angra dos Reis (chuva orográfica, qualquer "espirro" chove bem) e parte do noroeste do estado, que está mais na área de influência do canal de umidade (destaque para Natividade, mais de 100 mm). Na Região Serrana a chuva foi mais irregular, mas também choveu forte em alguns pontos, como na área central de Petrópolis e em alguns bairros da área urbana de Teresópolis (inclusive o Inmet/Terê). Friburgo teve menos chuva, apesar de uma pancada forte no Inmet (rural). Com o grande volume de chuva em pouco tempo, transtornos foram inevitáveis (mas, se tivesse chovido assim na vizinha muito maior Volta Redonda, os transtornos teriam sido bem maiores):
  15. 17 points
    Pois então, é exatamente por isso kkkkkkkk estar na média é uma benção atualmente. Oh glória! Coisa linda ver o mês andando na linha 30/20 °C. Mas sim, o café teve sua contribuição tbm:
  16. 17 points
    Esse local está dando um show nas mínimas, agradável surpresa. Hoje o vento virou pra leste em Blumenau e encerrou a sequência de ar seco e amplitudes térmicas, ainda que o ponto de orvalho tenha se mantido em níveis um pouco mais confortáveis que o normal (20/21C). O dia foi de sol entre nuvens e os extremos de temperatura: 20,4/32,1: As médias mínimas e máximas de Fevereiro nesses primeiros 20 dias estão bem atípicas com a grande quantidade de dias ensolarados (apesar da média 24h estar normal): 19,6/32,6 13C de amplitude térmica média
  17. 17 points
    Um belo poente... Nuvens "virga" apareceram ao sudoeste.. E mais movimento ao leste 👇
  18. 17 points
  19. 17 points
    Dia amanheceu mais uma vez fresco em Adamantina, na estação do Ciiagro mínima de 15,2ºC, agora sol forte, sem nuvens e temperatura em 29,2ºC e UR 58,2%. Ontem a máxima foi de 33,1ºC. O ICON mostra tardes bem quentes aqui no oeste paulista nos próximos dias, além do calor a umidade também deve ficar baixa, ONTEM chegou a 24,1%. Tarde desse sábado: Com sol a pino, sem nuvens, calor excessivo e umidade baixa a pouca água que está no solo evapora, no entanto as previsões mostram as pancadas de chuva voltando a partir de quarta, estou no aguardo.
  20. 17 points
    Formações monumentais apareceram no leste depois das 15h, se intensificaram ao longo do final da tarde e continuam atuando na região entre serra e litoral. Por momentos, potencial de granizo 👇 Fiz alguns vídeos e imagens daki da baixada, com um bom visual dos topos caindo para nordeste 👇
  21. 17 points
    Bom dia... Mínimas padrão Maio na região sudoeste de São Paulo.. Fikei curioso sobre o teu município e fui na Wikipédia ver algumas coisas... Seria interessante saber como são feitas as peskisas e kem são os participantes nas edições de texto kkk 👇 Mês mais frio 7,0°C (mais frio q São Joaquim), mínima absoluta -10,2°C (rivalizando com São Joaquim) E neve ..... 🤗 Q maravilhoso... Não tô zuando, mas não tem como passar em branco isso. A qualidade de informação q encontramos é bizarra. Abraço
  22. 16 points
    O acumulado na minha estação já chega a 182mm neste mês. A média da mini-normal é de 162,5mm.
  23. 16 points
    Noite de sábado bem parecida com a noite de ontem em São Paulo, ou seja, tanto nas temperaturas quanto no céu com predomínio de nuvens baixas vindas da infiltração marítima. Nas estações do CGE, temos entre 19 graus no extremo sul e 22 graus em áreas mais urbanizadas da cidade. Radar de São Roque mostra chuva em alguns locais do litoral de SP. Imagem da câmera da Av Paulista em direção a noroeste mostrando as nuvens baixas.
  24. 16 points
    Pior que aqui na cidade de S.Paulo é comum sim. A típica garoa paulistana é uma garoa "spray", com gotas minúsculas, às vezes quase imperceptíveis. Ela ainda aparece, geralmente em situação pós-frontal com ventos marítimos. Mas já foi muito mais freqüente, a ponto de ficar garoando por dias seguidos no passado, com a umidade relativa nas alturas. ------------------- Quanto ao monitoramento, hoje foi cópia de ontem: sol, calor, aumento de nuvens à tarde e sem chuva. Mirante: 19,4°C / 29,4°C Interlagos: 18,8°C / 26,4°C IAG: 18,2°C / 28,2°C
  25. 16 points
    No final das contas, foi um evento de frio bastante intenso entre o Texas e Nebraska, com uma boa área registrando a menor mínima em décadas (maior concentração de mínimas relevantes em termos históricos entre a maior parte do Texas e o centro-sul de Oklahoma, e de forma mais esparsa em estados vizinhos). Mas, olhando no atacado, este evento ficou muito aquém não só do “insuperável” fevereiro de 1899, mas também atrás de outras invasões polares mais recentes, que registraram trajetória similar e atuação mais ampla, como as de dezembro de 1983 e 1989 (quando uma área maior registrou marcas mais próximas dos recordes e até mesmo alguns recordes). Sem falar de janeiro de 1985 e 1994, bem mais relevantes também (embora o foco destas invasões polares tenha sido mais ao leste, com menos força no Texas, houve vários recordes absolutos nestes dois eventos nas áreas mais atingidas). Um dos maiores destaques do evento atual foi a grande área que recebeu precipitação de neve, tanto que a cobertura de neve dos EUA atingiu esta semana o maior percentual (em torno de 70%) desde o (muito recente) início dos registros desta variável em escala nacional, no ano de 2003. A ampla cobertura de neve também garantiu que alguns lugares registrassem um resfriamento maior, mesmo que o frio em altura não fosse tão forte quanto em algumas ocasiões anteriores. Alguns exemplos foram o aero de Oklahoma City (-25ºc, enquanto na área urbana mesmo fez -20ºc), o aero de Lincoln (NE), com -35ºc (PWS urbanas na casa dos -29/-30ºc) e o próprio aero de DFW (nos subúrbios entre Dallas e Fort Worth), com -19ºc (menor marca desde 01/1949, mas praticamente empatada com 12/1989). No Texas, praticamente todo o estado (menos uma parte do oeste do estado, que teve seu maior frio recente em 02/2011) registrou as menores marcas desde 1989 ou 1983, com algumas estações superando por muito pouco as marcas destes dois anos. Na região do “Midwest” e na costa leste como um todo, o frio de janeiro de 2019 foi muito mais forte que esse (no leste o frio sequer chegou agora), e no “Northeast” houve frio muito forte em fevereiro de 2015 (praticamente o mês todo) e uma advecção muito intensa mas "tiro-curto' em 02/2016 (menor mínima para qualquer mês em Boston desde 1957, e na cidade de NY desde 1994). Depois da tragédia que foi o inverno passado, e do janeiro extremamente sem graça este ano, fevereiro trouxe uma bela surpresa para o centro e sul dos EUA. O frio vai perder força rapidamente nos próximos dias (o sol sempre vence no final), e um final de fevereiro com temperaturas acima da média é antecipado para grande parte dos EUA (mas nesta quinta ainda houve uma última nevada em parte do Texas, com destaque para a área de Del Rio). Este aquecimento será muito bem recebido especialmente nas áreas mais ao sul, como no Texas, onde o maior frio em pouco mais de 30 anos e a neve causaram um impacto significativo na infra local, como muitos cortes de energia. PS: nesta quinta-feira (18/02), enquanto San Antonio (TX) teve neve fraca com -1ºc/0ºc durante o dia, Jacksonville (norte da FL) registrou 30ºc, um novo "recorde diário" de calor. Aliás, só o oeste da Florida sentiu algum resquício desta massa de ar frio (Pensacola chegou a -4ºc/-5ºc), o resto do estado terá apenas um breve refresco. Tallahassee mesmo sequer negativou neste evento, apesar de ter sentido um "peido polar", e negativar por lá é super comum no inverno para os padrões da Flórida (a cidade teve até média das mínimas negativa em janeiro de 1940 e 1981, e em dezembro de 2010, além de ter registrado a mínima absoluta estadual em 02/1899, com -19ºc). Miami negativou pela última vez em 12/1989 (-1ºc no dia de natal), enquanto neste evento sequer baixou dos 20ºc, o que mostra como a abrangência do frio foi muito maior em 1989. Quanto aos -20ºc no Brasil (ou quase isso, digamos pelo menos -17ºc/-18ºc), pergunta do @Leandro Leite, eu certamente considero possível, basta lembrar que, num evento medíocre em 2020, uma baixada muito bem posicionada (e nunca antes monitorada) conseguiu chegar aos -10ºc na Serra Catarinense. Num evento de frio sério, digno de antigamente, e ainda mais com alguma neve no solo, a mínima teria sido muito menor. Nevada de 18/02 em Acuña (MX), fronteira com os os EUA (Del Rio), com trilha sonora típica:
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.