Jump to content

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation since 04/17/24 in Posts

1. Hj foi dia de fazer manutenção e instalação de um pluviômetro na estação do Horizonte, em Palmas-PR. Na hora que eu estava lá a temperatura era de 24 graus (15 horas) e às 18 já estava em 10 graus.
    21 points
  2. A tarde foi simplesmente espetacular, sob um céu azul e clima fresco à sombra. A máxima em casa foi 23,7°C. Então repetindo, variação hoje em casa 8,9°C e 23,7°C. Deu pra observar que com o ligeiro aumento nos índices de URA a diferença entre aqui que é topo e outras estações em áreas mais baixas foi maior do q ontem. Enquanto registrei um aumento de 1,2°C na mínima em relação à ontem, Canguiri que é uma das mais próximas apresentou uma diminuição de 0,2°C comparando com ontem. Tive praticamente a mesma idéia do @SandroAlex e me afastei de casa, indo parar na divisa Piraquara/Pinhais/Quatro Barras. O visual trás aquela calma e tranquilidade que não encontro na vila, apesar de morar bem dizer num vilarejo. Algumas fotos.. O morro alí é o Anhangava com seus 1.430 m de altitude.
  3. Boa tarde, tivemos outra manhã incrível com atmosfera perfeitamente outonal. E novamente a temperatura desceu abaixo dos 10°C em estações curitibanas. Em casa, mínima de 8,9°C (ontem 7,6°C) Fotos hoje, mostrando bancos de nevoeiros em alguns setores mais afastados da vila.
  4. 30,5°C com 61% UR !!!!!! Sol pleno no céu. Acabou o "GratiLuz"... 2024 é um ano incrível para mim por causa do nascimento do meu filho, mas se dependesse do clima para eu ser feliz, eu tava lascado. Que padrão terrível, que tristeza profunda o estrago que estão fazendo com nós bazianos, que tanto gostamos de um frio, ou de uma dinâmica. Não estamos pedindo nada demais ! Somente temperaturas mais ou menos dentro do padrão para a época ! E O QUE GANHAMOS ??? Um bloqueio ASQUEROSO, NOJENTO, um padrão tétrico que se iniciou ainda em Agosto de 2023, e que desde então se manifestou em várias ocasiões em nosso país, uma terra arrasada pelas ondas de calor cada vez mais anormais e duradouras. E PARA COROAR ESSE EL NIÑO como o mais devastador da história...VEM AÍ MAIS ESSE EVENTO, EM PLENA VIRADA PARA MAIO...Meu Deus do céu, o que fizemos para merecer isso ? Nossa contribuição com as emissões de CO² é tão pequena se comparado com a população chinesa ou norte-americana, rsrs...
    19 points
  5. *TOP 10 - MIN ABS 2024* -1,4 B J d Serra T Gelo SC -0,3 S Joaquim Corujas SC 0,6 PNI Campo Belo RJ 0,9 Palmas Agrodala PR 0,9 Urupema Epagri SC 1,3 Painel Faz Velha SC 1,7 Urubici Vacas Gordas SC 2,1 S J d Ausentes Felicid RS 2,7 - Fraiburgo Liberata SC 2,7 - Vacaria Basf RS *TOPO DE MONTANHA* 4,8 - Morro Torres 1725m SC 5,5 - Morro Igreja 1810m SC 5,7 - Pico Caledonia 2318m RJ 5,9 - Pedra d Mina 2790m SP 5,9 - Morro Antena 2580m RJ 9,0 - Pico d Couto 1777m RJ 10,0 - Pouso Frio 1905m MG
  6. Frente fria chegou ontem no final da tarde de mansinho, sem ventania e chuva calma, hoje amanheceu nublado. E com o passar da manhã o céu foi limpando, agora faz 25,5° com céu sem nenhuma nuvem.
  7. O céu cinzento da manhã já deu lugar a essa belezura! Tarde ventosa e agradável!
    19 points
  8. Temperaturas mínimas hoje. Não foram grande coisa devido ao tempo ter ficado nublado de madrugada, mas ontem à noite eu baixei de 15C pela primeira vez no ano , antes de nublar. Em Ibitipoca deu 10,6C perto da meia noite, e nublou também. Espero melhor sorte amanhã.
    18 points
  9. Lindo e agradável sábado em Belo Horizonte, com sol entre algumas nuvens, passando a claro à tarde, e temperaturas típicas de começo de outono: 17 a 27 graus ☀️ 🌤️ Dia muito bom pra aproveitar o sol.
  10. Boa noite a todos. O friozinho chegou por aqui, mínimas de hoje na Grande Rio. 16,6°C Rio de Janeiro/Jacarepaguá 17,0°C Rio de Janeiro/Marambaia 17,1°C Rio de Janeiro/Vila Militar 18,0°C Seropédica/UFRRJ 18,1°C Niterói/Barreto INMET
  11. Temperaturas máximas de hoje nessa ampla área do Sudeste, entre os estados do RJ e MG, mais uma vez tive a menor máxima entre as estações, exceto pelo Pico do Couto é claro. Máxima de 19,7°C com sol em boa parte do dia, deve ter sido bem agradável visitar o parque hoje. Cada dia mais confiante, apesar do outono fraco, hehehe.
    18 points
  12. Fui fazer minha caminhada rotineira e aproveitei para fazer uns registros dessa tarde ensolarada. Essa rua é proxima de minha residência e com essa abundância de árvores me proporciona observar muitas aves. E especificamente nessa época, a gralha. O nevoeiro dessa manhã foi bem forte e tomou conta de toda cidade (topos e baixadas). Se dissipou por completo após as 10h. Hoje o sol não está tão ardido como nos dois últimos dias e eu esperava algumas nuvens no céu nessa tarde, mas está limpíssimo! Temperatura agora em agradáveis 23,1°C.
  13. Aqui em Lafaiete amanheceu com 15 graus! Já tava até imaginando quão glaciar não estaria em BH...
  14. 1° friozinho do ano aqui nas "baixitudes" do Vale do Ribeira: 11,9°C Ribeira (188 m)¹ 12,7°C Jacupiranga (44 m)¹ 13,2°C Pariquera-Açu "2" (28 m)¹ 13,3°C Iguape (4 m)¹ 13,6°C Itaóca (191 m)¹ 13,8°C Cajati (69 m)¹ 14,0°C Iguape (3 m)² 14,0°C Pariquera-Açu (43 m) 14,1°C Eldorado (26 m)¹ 14,3°C Barra do Turvo (164 m)¹ 14,3°C Iporanga (109 m)¹ 14,8°C Registro (35 m)² 14,8°C Itariri (81 m)¹ 15,4°C Ilha Comprida (6 m)¹ 15,4°C Juquiá (17 m)¹ 15,5°C Cananéia (2 m)¹ 16,2°C Registro (25 m)¹ 16,7°C Pedro de Toledo (61 m)¹ 16,9°C Miracatu (57 m)¹ 16,9°C Sete Barras (27 m)¹ Outras localidades do sul paulista: 8,2°C Barra do Turvo (659 m)² 8,2°C Itapetininga (639 m)¹ 8,5°C Ribeirão Branco (788 m)³ 8,9°C Apiaí (914 m)¹ 9,0°C Barra do Chapéu (812 m)¹ 9,0°C Itararé (736 m)¹ 9,1°C Buri (663 m)³ 9,6°C Bom Sucesso de Itararé (870 m)³ 9,6°C Juquitiba (690 m)¹ 9,8°C Guapiara (759 m)¹ 10,2°C Paranapanema (700 m)¹ 10,5°C Taquarituba (640 m)¹ 10,6°C Piraju (687 m)¹ 10,8°C Tejupá (640 m)¹ 11,4°C Capão Bonito (709 m)¹ 11,7°C Sarutaiá (842 m)¹ 11,7°C Tapiraí (860 m)¹ 11,8°C Itapeva (743 m)² 11,9°C Itaí (653 m)¹ 12,0°C Itapirapuã Paulista (579 m)¹ 12,1°C São Miguel Arcanjo (708 m)² 12,2°C Riversul (601 m)¹ 12,3°C Itaberá (696 m)¹ ¹CIIAGRO ²INMET ³PWS
    18 points
  15. Mínimas abaixo dos 7°C em SC hoje: 0,1°C - São Joaquim/Corujas 1,77°C - Bom Jardim da Serra/XV Dias 2,52°C - Urupema/Parque de Exposição 3,1°C - Painel/Sítio Torradinho 3,44°C - Urubici/Vacas Gordas 3,6°C - Fraiburgo/Fazenda Maciel 4°C - Bom Retiro/Sítio São Jorge 4,5°C - Lebon Régis/PWS 4,66°C - Ponte Alta do Norte 4,7°C - Capão Alto 5,4°C - Água Doce/Centro 5,49°C - Brunópolis/Centro 5,5°C - Joinville/Serra Dona Francisca 5,6°C - Alfredo Wagner/Santo Anjo 5,64°C - Santa Cecília/Fazenda Rio Grande 5,7°C - Campos Novos/Linha Guarani 5,7°C - Canoinhas/Centro 5,7°C - Ouro Verde/PWS 5,83°C - São Cristovão do Sul/Parque da Ovelha 5,9°C - Caçador/INMET 5,9°C - Ponte Serrada/Centro 5,96°C - Lages/EE_Epagri 6,1°C - Curitibanos/INMET 6,1°C - Major Vieira/INMET 6,38°C - Três Barras/São João 6,51°C - Rio Rufino/Centro 6,6°C - Bocaina do Sul 6,62°C - Vargem/Centro 6,63°C - Otacilio Costa/Águas Paradas 6,7°C - Pinheiro Preto 6,78°C - Campo Belo do Sul/BAESA 6,8°C - Guaraciaba/Linha São Vicente Florianópolis: Menor: 12,2°C - Sertão do Ribeirão Maior: 17,9°C - Balneário dos Açores INMET - ?
  16. Com o céu claro durante a madrugada, aconteceu hoje cedo a menor temperatura do ano na minha estação e também em toda Juiz de Fora, dentre todas as estações da cidade. Mínima de 13,2°C. Com isso, está mantida a dignidade do mês em pelo menos registrar uma mínima boa, na casa dos 12/13 graus que é a média das mínimas absolutas do mês.
    17 points
  17. To falando, um dia todos aqui darão razão ao @Matheus Vinicius. Digo mais: nos tornaremos ele em breve. O cara era um visionário, um gênio incompreendido. Um mártir.
  18. Dia muito bom por aqui, com máxima de 25,7C e bastante sol a partir da tarde. Agora céu claro e temperatura já é de 18,7C. Perfeição , realmente precisamos aproveitar esse momento. A mínima deverá ocorrer no final da noite, e amanhã terei as menores mínimas do ano nas minhas estações. Estava com saudades desse tempo tipicamente outonal !
  19. Sem reclamações, uma tarde típica de abril, mínima de 15° e máxima de 24° e agora agradáveis 23 graus na tarde lafaietense
    17 points
  20. Boa tarde, pessoal! A mínima aqui em Umuarama foi de 10.6℃ (Simepar). Temperaturas mínimas - 19/04/2024 (Simepar e Inmet):
  21. Bom dia a todos ! Tivemos as menores marcas do ano, até agora, em São Paulo. Seguem as mínimas registradas: - CGE CAPELA DO SOCORRO: 10,3℃ - CGE PARELHEIROS: 11,0℃ - CGE SÃO MATEUS: 11,4℃ - IAG: 11,7℃ - CETESB PICO DO JARAGUÁ : 11,7℃ - CGE RIACHO GRANDE (RM): 12,6℃ - CGE JABAQUARA: 12,7℃ - CGE PINHEIROS: 13,4℃ - INMET SESC: 13,7℃ - CGE SANTANA: 14,0℃ - INMET MIRANTE: 14,2℃ ° CGE MARSILAC: fora
  22. São Joaquim: São Bento do Sul com a noite salvando as mínimas dessa quarta:
    17 points
  23. Hoje mais um dia com muita nebulosidade em Adamantina, está assim desde sábado, no geral a chuva se concentrou no domingo, ontem deu uma leve pancada a noite, e hoje uma leve pancada a tarde. Mesmo com a nebulosidade a temperatura segue acima da média, agora noite está começando limpar o tempo, a tendência é que a temperatura caia ainda na madrugada no oeste paulista. Nenhuma queda absurda mas para quem estava tendo mínimas de 21/22 nos últimos dias um 18°C está bem legal. O sul já está todo limpo o que garantirá mínimas baixas amanhã cedo assim como o sul de MS. Infelizmente a MP é muito fraca, tem chance de sequer bater a mínima de janeiro aqui (16,1°C). Sem contar que depois deve iniciar uma nova onda de calor para época. Maio está em uma tendência muito ruim pelo ensemble estendido. Acho muito difícil essa tendência se reverter, muito provável que entraremos para o 11° mês acima da média aqui, algo nunca visto antes.
  24. Estamos com uma sequência de dias cinzentos e hoje não poderia amanhecer diferente! O vento oeste começou a soprar com mais força na metade dessa manhã e eu não poderia deixar de tomar meu mate enquanto observo o clima: Ainda amanhecemos com mínimas horrendamente altas variando entre 19,3/19,6ºC. Todavia hoje de noite essa baboseira tem fim! Temperatura agora em 20,8ºC.
  25. Boa noite Aqui estamos sob forte estabilidade e aumento gradual das temperaturas, depois da queda acentuada q ocorreu no final da semana. Hoje, em razão da coberta de nuvens durante a madrugada, o frio foi pouco sentido ao amanhecer, nem daria para chamar de "frio". Na tabela coloquei os registros mínimos de algumas estações da grande Curitiba no período de 19/21 de Abril. A diferença nas mínimas dos dois dias anteriores é bastante nítida em comparação com as de hoje e foi devido à ausência de nuvens nos dias 19 e 20. Algumas imagens de hoje no parque das Águas, aqui perto. (desta última foto, já sei q o @Eclipse POA vai dar o seu pitaco, e estou preparado😌) O Sol não estava ardido apesar da temperatura em rápida elevação. Foi uma manhã tranquila e muitas pessoas aproveitaram para sair e curtir o bom tempo. As máximas subiram bastante e em casa registrei 26,8°C. O entardecer, visto de casa, bonito:
    16 points
  26. Ontem conheci a serra dona Francisca na companhia do Diego Soares, onde ele tem uma estação meteorológica a 1200 mts. Mais uma estação baziana que tive o prazer de conhecer.
  27. Um raro dia sem sol na cidade do sol: Choveu durante a madrugada e a medida que foi amanhecendo a chuva foi se dissipando. Felizmente o tempo permaneceu fechado durante toda manhã e tarde (permanece até agora), proporcionando um dia com temperatura agradável. Acumulados variaram de 45 mm a 65 mm nos pluviômetros do CEMADEN.
  28. Enquanto alguns sofrem quanto ao futuro eu curto minha tarde de outono: Sábado sensacional! Temperatura agora em 21°C.
    16 points
  29. Lá no sul do continente, mais precisamente em Ushuaia, as coisas estão totalmente opostas. Acredito que essas mínimas são na verdade muito boas para a época por lá.
  30. Acho que nunca vi tamanha patifaria em uma previsão pra BH se tratando de um inicio de maio. Já lembro sim de máxima de 32°C em algum ano avulso, mas acho que era coisa de um único dia, não uma sequência como o que está sendo sugerido aqui: E pior ainda são essas mínimas de verão a essa altura do campeonato. Precisamos de mais do que um La Niña, precisamos de um herói, de um prefeito. Parece que o pesadelo nunca acaba.
  31. Eu estava dando uma olhada nas estações próximas daí de Curitiba e esta em Bocaiúva do Sul me chamou a atenção com uma mínima de apenas 2,5°C! Eu não a conhecia, vou ficar de olho nela a partir de hoje:
    16 points
  32. Ao contrário de Juiz de Fora, em Belo Horizonte as chuvas ultrapassaram a média de abril por causa de 3 eventos na estação convencional do município, com 107 mm. Com isso, todos os meses de 2024 estão com chuva acima da média e o ano já acumula 956 mm na capital. Após as tempestades de ontem, o tempo abriu parcialmente de madrugada e começou a primeira advecção significativa de ar polar do ano. O dia começou com temperaturas entre 18 e 15ºC pela cidade e a máxima chegou aos 26ºC, com sol entre variação de nuvens ao longo do dia. Ventos fracos fizeram-se presentes desde cedo, deixando a sensação térmica bastante confortável o dia inteiro. No momento, temos vento e temperaturas entre 19 e 17ºC, trazendo ligeira sensação de frio.
  33. Estou de volta a Santa Rosa depois de pouco mais de 2 meses. Noite de céu limpíssimo aqui! Estou bem ao norte da cidade, no limite da área urbana, e dá para ver muitas estrelas! Tenho 19,5° junto à janela da hospedaria onde estou. Na baixada do bairro Planalto já está 16,8°. Lá em POA tenho 22,4°, kkk. Esse é o vídeo que fiz no início da subida da Serra do Botucaraí. Fazia 18° na parte baixa do vale do Rio Forqueta, mas esquentou bem rápido.
  34. Bom dia... Conforme o @SandroAlex informou, manhã mais fria do ano, valendo pra cá também. Pelo que eu observei mais cedo, umas 6h da manhã, várias estações da grande Curitiba baixaram ligeiramente dos 10°C. Sobre isso, farei mais tarde uma tabela com os registros. Aqui em casa, registrei na minha estação uma mínima inferior ao que eu realmente esperava. Ontem por volta das 23h30 marcava a mínima em horário invertido, com 10,4°C (pela manhã estava em 12,5°C). Hoje a mínima atingiu 7,6°C em resultado de uma madrugada absolutamente limpa, sem nuvens ou neblinas. Finalmente saímos de um início de mês com aspectos de verão para uma segunda etapa mais parecida com outono de fato. Espero poder preencher as próximas lacunas com bons números, como nos velhos tempos... Registros que eu fiz hoje cedinho na baixada.
    16 points
  35. Algumas mínimas de hoje no Planalto Norte de SC: 5,5ºC Serra Dona Francisca 5,7ºC Canoinhas 6,1ºC Major Vieira 6,4ºC Três Barras 6,6ºC São Bento do Sul 7,0ºC Mafra 7,8ºC Rio Negrinho
  36. Dia excelente em POA com um bom vento O puxado pelo ciclone ao sul. Minha mínima ficou em 17,5°, mas pouco esquenta agora. Faz 22,8° com 58%. P.o. de ótimos 14,1°. Registro do início da tarde.
  37. Abril até agora em Buenos Aires: Média das mínimas: 15,6°C (+ 1,5°C) Média das máximas: 22,9°C (- 0,3°C) Média simples: 19,3°C (+ 0,6°C) Precipitacao acumulada: 129 mm (97,7% da média) Como se pode ver, praticamente já chegamos à média pluviométrica e estamos um pouco acima da média simples de temperatura, com desvio mais significativo nas mínimas, justamente pela grande quantidade de dias nublados. Amanha e quarta teremos temperaturas mínimas mais baixas, depois teremos tres dias de calorzinho e nova queda de temperatura na segunda, segundo o SMN:
    16 points
  38. Salvador já está com mais de 500mm em apenas 16 dias do mês e tem o mês mais chuvoso desde abril de 2020. Caso ultrapasse a marca de abril de 2020 será o maior desde maio de 2015
  39. Eu lembro deste dia. Nevou do outro lado do rio Pelotas aqui no RS em Bom Jesus, Cambará do Sul e Ausentes. Os digitais de rua a tarde marcavam 8/9 graus aqui, com chuva e ventania. Na madrugada anterior eu estava no Show do Kiss em Porto Alegre no Hipódromo zonal sul, lugar aberto e já tinha advecção com 15 graus. Na outra noite posterior, os digitais de rua marcavam 4/5 graus quando cheguei da Unisinos próximo das 23 horas.
    15 points
  40. O dia começou com mínima ainda alta de 18,5°C e agora estamos sob pré-frontal. Sol entre nuvens e calor FORTE (by @Eclipse POA) são esperados para essa tarde, com máxima prevista de 29C, embora eu ache que chegue a 30 (e nesse caso, poderia ser uma das últimas máximas neste patamar antes do grande hiato de máximas sob30 que ocorre aqui durante meses). O vento ainda sopra de Norte / Nordeste. A direção deve mudar na próxima noite.
  41. Ontem foi o fim da sequência de dias escuros, chuvosos e abafados 16/04: Temperatura: 23,9/26,0ºC; Vento NNE a 7,5km/h (rajada 40km/h); Ponto de Orvalho: 24ºC; Chuvoso/encoberto: 43W/m²; precipitação: 14mm; O vento já virou, sopra de SE a 10km/h e a temperatura já caiu pra 22,2ºC com 92% às 9h. Aguardando ansiosamente o sol ☀️
  42. Boa noite! Tempo em Buenos Aires ao longo da última semana: Quarta (10/04): Mínima: 13,4°C Máxima: 19,9°C Tivemos a menor máxima do ano até entao e a primeira sub-20°C em 2024. A madrugada foi nublada, durante o dia sol e céu parcialmente nublado, voltando a nublar por completo à noite.
    15 points
  43. Noite muito boa aqui!! Úmido, mas bem ameno e temperatura caindo um pouco. Acumulei 30 mm no dia. E finalmente teremos um ar frio com tempo bom. O sol não aparece aqui (fora um breve momento ontem) há 7 dias!! Agora 20,9° (mínima do dia) com 93%. Segue o vídeo desta noite.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.