Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 08/19/19 in Posts

  1. 12 points
    Olá à todos... Vamos às informações da situação no leste paranaense e alguma coisa do nordeste catarinense... Boa notícia: já, desde ontem a chuva retornou de forma abrangente e generosa à nossa região. Nas últimas horas os acumulados pluviométricos ultrapassaram 20mm, fato q contribuiu de maneira definitiva ao fim das keimadas e da sujeira na atmosfera. Durante a madrugada ocorreram pancadas de chuva ainda de forma isolada acompanhadas de trovoadas, mas às 5h30 um núcleo bem desenvolvido passou sobre os municípios de Curitiba, São José dos Pinhais e Piraquara, com chuva forte e muitos trovões. A área de mau tempo se estendeu até o litoral catarinense, atingindo principalmente a região serrana de Joinville e a cidade propriamente dita. O ar frio q acompanhava a instabilidade avançou sobre o planalto e sobre as montanhas, baixando a temperatura (e isso ocorreu já no final da noite de ontem, mas se intensificou nesta manhã) até os 9°C em Curitiba, 7,5°C no planalto de Joinville e apenas 4,4°C no alto do Quiriri (Bradador). Observando as baixas temperaturas, cheguei a cogitar na possibilidade de ocorrência de chuva congelada no alto das montanhas, tanto no lado catarinense quanto no paranaense, já q na divisa dos estados ergue-se o Morro Araçatuba, com seus 1.673m de altitude. Pela lógica, a temperatura estaria cerca de 1°C inferior a registrada no Morro Bradador, q nakele momento era de 4°C. No entanto, observando a projeção de temperatura em outras camadas, vi q havia uma pekena inversão logo acima da cota dos 1.500m: 7°C na cota de 2.000m e 6°C na cota dos 3.000m. Uma pena, mas necessário para a manutenção da instabilidade. Pelo q eu pude observar, o ponto inicial de congelamento atmosférico começava próximo dos 4km de altitude. Então, tivemos bons momentos de chuva, e logo q a precipitação mais forte deu uma trégua, saí para fazer algumas imagens: 👆Um pouco de água da chuva que havia caído nas últimas horas... Céu cinzento chuva fraca, e frio de 8°C às 10h40 aproximadamente 👇 Uma vista para N/NW... a tristeza envolvendo a nossa região com seu manto frio e cinzento.. 👇 Já quase no retorno do meu passeio, me senti sendo observado e não resisti em registrar isso: não tenho idéia do q se passava na mente desse animal...talvez pensasse apenas no q iria comer mais tarde, depois q acabasse de comer o q estava comendo... Mas percebi q ao menos ele(s)estava(m) bem agasalhado(s) ha ha 🐏🐏 ⤵⤵⤵ A chuva retornou por volta do meio-dia e a temperatura permaneceu nos 8°C. Enquanto aki 8, no nordeste catarinense 6°C na Serra Smith (1.200m) e 3,5°C no Bradador (1.532m). Frio tbm no nosso litoral, com apenas 12°C em Paranaguá: Neste momento, 13h15, núcleos de trovoadas ainda atuam por aki. Não passaremos dos 9°C muito provavelmente nesta tarde..
  2. 8 points
    Santa Rosa, capital da província de La Pampa, amanheceu hoje com a maior queda de neve dos últimos 42 anos. Aqui a informacao mais completa: https://www.meteored.com.ar/noticias/actualidad/la-nieve-llego-a-santa-rosa-la-pampa.html
  3. 8 points
    Bom dia, e inicio de semana a todos. O Brasil e seu contraste climático de país continental: Aqui em Curitiba/PR começamos o dia e a semana com chuva e 9º. Sendo que não vai passar dos 13º. Do outro lado do país, em Imperatriz/MA o dia começa com 19º, sem qualquer possibilidade de chuva, tempo seco e com temperatura chegando a casa dos 37º.
  4. 8 points
    Lucas, Felipe... Eu fikei muito contente pelo elogio. É minha forma de tentar passar para outros as minhas interpretações do q eu vejo e sinto em relação aos acontecimentos climáticos. Eu vejo, e ao longo da vida sempre observei como as pessoas (não nós daki) são secas e indiferentes ao tempo climático. Fora nós, há excessões, claro, mas seria como achar agulha no palheiro. Então eu me sinto na obrigação de narrar os fatos como eu os vejo, pra tentar transmitir um pouco de vida à esses fatos. É só isso. E agradeço muito por vcs terem feito os comentários. Abraços 💜
  5. 7 points
    Uma mistura de poeira e o ar de secura dominam nesta manhã de segunda feira..🤢
  6. 7 points
    Ontem ficamos o dia inteiro com um céu esfumaçado muito esquisito. Já tinha visto antes, se não me engano nessa mesma época do ano. É raro porém. Pelo visto hoje teremos um repeteco.
  7. 6 points
    Bom dia! Ontem tivemos dia de sol, poucas nuvens e frio em Buenos Aires, com mínima de 7°C e máxima de 13°C. Hoje tivemos outra excelente mínima para agosto, com apenas 2,2°C. Agora temos sol, nuvens altas e ainda 7,8°C com sensacao de 6,6°C. A URA é de 48%, temos vento leste a 7 km/h e pressao de 1.028,9 hpa. A máxima prevista para hoje é de só 11°C. Depois de mais de tres meses e meio, hoje o sol voltou a nascer antes das 7h30 (às 7h29) e se poe às 18h25.
  8. 6 points
    As médias em Agosto até ontem no INMET: Máximas: 22,5ºC (-00,4) Mínimas: 12,9ºC (-00,1) Compensada: 16,9ºC (-00,2) - Com a tendência de máximas abaixo da média por +- 1 semana e mínimas dentro da média, espera-se aumentar a anomalia negativa em Agosto, e assim me parece certo que teremos o terceiro mês de Agosto seguido com temperaturas mais baixas que o normal.
  9. 6 points
    Como era esperado, o domingo foi de sol entre nuvens altas (cirrus) bem finas e bastante calor, com máximas acima de 30ºc em praticamente toda a Região Metropolitana e até encostando nos 35ºc em alguns pontos. Como disse o Renan, o vento de norte/noroeste também trouxe um ar mais seco com umidade mínima entre 20 e 30% sendo registrada em grande parte das estações (a amplitude alcançou os 20ºc em pontos isolados pelo segundo dia seguido). Amanhã o dia ainda vai começar abafado, mas já durante a manhã a mudança que nos trará uma semana úmida e com tardes frescas poderá ser sentida, com a chegada dos ventos que sopram do mar. Extremos de hoje pela região: Ilha do Fundão CENPES PWS (ZN): 19,4ºc/32,3ºc Ipanema/Lagoa PWS (ZS): 21,3ºc/30,6ºc Praia do Pepino PWS (São Conrado, ZS): 19,6ºc/32,2ºc Rampa Pedra Bonita PWS (520 m): 20,7ºc/28,6ºc (ainda 26,2ºc agora) Helicentro Guaratiba PWS (ZO): 14,6ºc/33,2ºc Santa Cruz PWS (aeródromo Armando Nogueira, ZO): 18,7ºc/31,9ºc Nova Iguaçu cidade PWS (Baixada Fluminense): 19,3ºc/33,7ºc Nova Iguaçu Adrianópolis PWS (Baixada Fluminense, semi-rural): 13,9ºc/34,2ºc Niterói INMET: 16,3ºc/33,3ºc Duque de Caxias Xerém INMET (semi-rural): 14,1ºc/33,5ºc Marambaia INMET: 16,4ºc/34,1ºc Jacarepaguá INMET: 13,1ºc/33,5ºc Vila Militar INMET: 14,3ºc/33,4ºc Agora alguns registros desta tarde de domingo calorosa, que terminou com Cirrus iluminadas pelo sol:
  10. 5 points
    O calor foi forte hoje aqui na Baixada Santista, chegamos a 35,4℃ em Santos. É a segunda vez que passamos dos 30℃ esse mês, o pico máximo de calor foi na semana passada quando atingimos os 37℃. Amanhã a temperatura não deve passar dos 20℃ durante o dia e vem acompanhado de chuva!
  11. 4 points
    Chegou meio dia e em Curitiba temos apenas 8 graus na estação automática do INMET. Outras estações reportam temperaturas ainda mais baixas. Será a tarde mais fria do ano na bela capital, porém infelizmente a máxima invertida oficial será bem maior que a realidade.
  12. 4 points
    Bom dia! O dia começando com 8°c aqui em Porto Alegre, Bairro São João, onde eu resido. Semana será predominantemente fria e com tempo seco em praticamente todo RS. Uma semana de PAZ a todos nós!
  13. 4 points
    Frente fria dando os primeiros sinais nessa noite em São Paulo. Temos céu encoberto por nuvens baixas, trazidas dos ventos que já sopram do mar. Temperaturas em 16-18 graus nas estações do CGE. O europeu continua insistindo de que São Paulo ficará uns bons dias tendo temperaturas baixas, dando alguns sinais de melhora só no próximo sábado. Devido a grande quantidade de nuvens prevista, as mínimas não ficarão tão baixas. Foreca baseado na 12z do europeu de hoje, 18/08/2019
  14. 4 points
    Vamos às comparações: Minha máxima (720m): 29,5°C Sua máxima (900m): 27,6°C Máxima do INMET (950m): 26,8°C Interessante.
  15. 4 points
    Considero esse fenômeno do akecimento adiabático noturno um dos mais interessantes entre todos os q estão relacionados à temperatura. 29°C em plena madrugada eu nc tive a oportunidade de presenciar, pelo menos q eu lembre, não. Claro, isso não ocorre nos planaltos a oeste das montanhas. O vento q sopra do mar e passa pelas montanhas antes de chegar nos planaltos só nos trás frio e umidade, na maioria dos casos. E isso não tem nada de anormal ou emocionante 🙄 Creio q nesses locais (baixadas litorâneas do NE do RS ao RJ) a força turbulenta da descida do ar de alturas entre 1.500/2.700m deve ser de um impacto tremendo. Já li sobre esse fenômeno e seus efeitos no leste das Rochosas canadenses e no leste dos Andes argentinos. É surreal. Tem tbm o famoso vento kente q desce das montanhas no Mar Adriático e gera um estrago tremendo. Enfim, coisas de vento rs Agora, chuva em pancadas rápidas e alguma trovoada. Assim como aí, o frio está atrasado algumas horas..
  16. 4 points
    Boa noite, Bazianos! Já estou em Recife. Saí de Confins com tempo extremamente seco e 29°C e cheguei a Recife com muitas nuvens, tempo fechado e até chuvas isoladas e 27°C no final da tarde. Me impressiona o vento constante e úmido daqui, parece uma eterna tarde de verão em BH.
  17. 4 points
    Máxima de SC nessa pré-frontal foi 32,9C em Joinville/Pirabeiraba. No leste do PR Morretes registou máxima de 34,5C
  18. 4 points
    Como já comentado, o dia foi de pré-frontal no leste de SC. No vale a madrugada foi de queda de temperatura devido ao céu claro e o dia com pouco sol não foi capaz de desfazer a inversão térmica e o vento noroeste não "tocou" o fundo do vale, tive variação de 14,1C a 25,2C. Fim da tarde chegou com as fracas instabilidades que causaram alguma chuva na região, foi muito aquém do esperado em todo o estado. No momento faz 17,6C em Blumenau e a máxima de amanhã provavelmente será invertida. Por uma infelicidade a frente se atrasou e não teremos máximas sub-15. Em Florianópolis sopra o típico vento sul de MP e faz 16C com 77% no aeroporto, rajada de 48km/h na última hora.
  19. 3 points
    Dia chuvoso aqui em Santos com temperatura na casa dos 18ºC, bem diferente de ontem que neste mesmo horário marcava 35ºC. A estação CEMADEN da Ponta da Praia reporta 6mm acumulados nas últimas horas. É uma chuva constante, mas nada de forte intensidade.
  20. 3 points
    Outro dia eu comentei sobre o fato das ondas de frio deste ano terem uma trajetória mais oriental, exceto uma no fim de julho que foi muito ocidental, e que o ressecamento das massas polares a oeste tem favorecido mínimas baixas, porém máximas amenas no Centro-Oeste, Ponta Porã/MS tem uma menor máxima idêntica à de São Paulo/SP, 12 C, há anos que Cuiabá consegue ter isso de máxima, e Ponta Porã consegue ter máxima de 5 C, 6 C, o que não acontece sequer em Curitiba, Campos do Jordão, etc, no ano referido, Ponta Porã tem 300 m a menos que Curitiba e 1000 m a menos que Campos do Jordão em latitude semelhante, parece que no Brasil tem muitas vezes uma dinâmica idêntica aos EUA, determinada pela Jet-Stream, compare fevereiro de 2015 com janeiro de 2017:
  21. 3 points
    Olá à todos... ...a mudança começou e não há possibilidade de reversão no quadro projetado para os próximos dias no leste paranaense: tempo chuvoso e frio. Amanhã, a temperatura não deverá ultrapassar 12°C durante a tarde e na terça a situação provavelmente será a mesma. Dependendo do meu estado de espírito, será um período agradável ou horrível... não tenho como decidir isso agora. Só espero pelo melhor. Começamos o domingo com 10°C e nuvens "congestus" flutuando no céu. Aki, ao nível do solo, vento calmo e tranquilidade, mas nos níveis mais altos, muito vento e rajadas q atingiram 82 km/h no alto do Quiriri (1.500m de altitude). Tenho como base a Serra do Quiriri - 60 km ao sul, devido a não existência de monitoramento nas montanhas mais próximas. E o Bradador voltou a "bradar": estou feliz, obrigado Diego! Imagem do comecinho da manhã, com nuvens ameaçadoras, mas q não trouxeram nada (fora ameaças): A medida em q a manhã avançava no tempo, surgiu o sol e consequentemente a temperatura disparou para cima. A máxima atingiu 28°C. Muito calor e muito vento. Imagem das 10h30, na divisa Piraquara/Pinhais: Uma manhã incrível e só não permaneci por mais tempo nesse parke ☝ pq o café da manhã não foi o suficiente pra matar a fome e retornei às 11h pra casa para um segundo round de café haha Os ventos trouxeram a instabilidade, ou foram o resultado da forte instabilidade, não importa... As rajadas atingiram em média 40/45 km/h mas no topo do Bradador chegaram a 95 km/h: Com a chegada da tarde, os ventos enfraqueceram e nuvens escuras cobriram o Sol. O clima ficou sombrio e em alguns momentos, tenebroso. Saí para fazer algumas imagens e a calmaria total me deixou angustiado...parecia sufocar. Tive pensamentos ruins, negativos, como se algo estivesse errado 😡 ou como se tudo não passasse de uma falsa realidade. Kem nunca sentiu isso? Vejam o aspecto q estava a paisagem ao norte, na área ainda com uma certa "claridade": ☝ Se isso não lembra algo sem vibração, sem vida, não teria outros adjetivos q pudessem se encaixar melhor no quadro... No lado sul, nuvens escuras e chuva no horizonte. Imagens q se tornaram raras neste inverno seco, mas nem a aparição dessas nuvens me trouxe alegria. Lembrei das minhas caçadas de verão, quase diarias atrás das nuvens Cumulonimbus e das tempestades frequentes. Hoje, vendo e registrando essas nuvens, me senti um tolo ha ha.. Uma caçada "fake". Me senti como se estivesse participando de uma peça ridícula. O tempo e o clima mexem com meu estado de espírito, isso é fato. As nuvens desta tarde 👇 Depois da terrível calmaria, um vento sul passou a soprar e trouxe pouca chuva e keda de temperatura. Troveja ao longe neste começo de noite..
  22. 2 points
    Aqui também está assim hoje. Muita fuligem na atmosfera. Ela será limpa a partir de amanhã.
  23. 2 points
    Algumas áreas isoladas de chuva se formaram aqui no norte do PR nesta madrugada, mas nada de chuva. Começamos outro dia de céu cinzento, mínima de 13.9°C aqui e dando inicio ao 33° dia sem chuva..
  24. 2 points
    Hoje lá pelas 21h até 22h finalmente chuveu, já não chovia aqui em casa desde o dia 15/07, uma pena que foi algumas pancadas de chuva passageira e não chegou à estação do Simepar da cidade, e muito provavelmente tbm não chegou ao Parque Nacional de Ilha Grande que uma parte fica aqui no município de Altônia, e vem enfrentando um incêndio faz mais de uma semana
  25. 2 points
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.