Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 04/25/24 in Posts

  1. Boa noite! Buenos Aires hoje: Mínima: 9,7°C Máxima: 21,4°C Após a primeira sub-10°C do ano, tivemos um dia ensolarado e ameno em Buenos Aires (mas acima do previsto, SMN dava 18°C pra hoje). Agora temos céu parcialmente nublado, 16,3°C, URA de 63% e vento nordeste a 7 km/h. Para amanha, previsao de muitas nuvens, com possibilidade de chuvas. Mínima de 15°C e máxima de 22°C. O sol nasce às 7h25 e se poe às 18h17.
    9 points
  2. Excelente dia com máxima de 22.3 graus, abrindo o sol a tardinha. Agora faz 17.3 graus e a previsão caso não nuble, 13 graus de mínima com sol.
    9 points
  3. Só me resta compartilhar com vocês o que seria um bom mês de Abril por aqui. Exemplo: Abril de 2020 em minha estação:
    9 points
  4. Cheguei em POA às 15h30 depois da jornada vindo de Santa Rosa. Lá amanheci com 17,6° no Mosteiro da Transfiguração e aqui em POA tive máxima de 23,9°. Bom dado! Saí para o sul em direção a Santa Ângelo, onde o tempo estava bem cinzento com garoa!! O tempo foi abrir só aqui perto, em Montenegro. POA tinha tempo bom e ameno. Agora tenho 19,0° com 68%. É a mínima do dia aqui. P.o. em apenas 12,9°. Segue o vídeo da saída de Santa Rosa.
    9 points
  5. O homem nasce bom, a previsão do tempo o corrompe. Tenho nem pauta mais pra postar aqui, falar o quê? Só resta rir de assuntos paralelos mesmo.
    8 points
  6. Só nos resta rir com assuntos paralelos , estrelando @Carlos Campose @Eclipse POAcomo os atores principais dessa fértil imaginação 😅😄. A máxima de hoje foi pior que eu imaginava: 32,2C !!!! Simplesmente a segunda maior máxima dos meus registros para Abril ! Só perde para 32,3C em Abril de 2016. Foi uma pré frontal das brabas, e o pior é que a compensação disso é zero…esse ar polar da shopee de Taubaté vai apenas diminuir um pouco a temperatura máxima nos próximos dias, e elevar as mínimas …
    8 points
  7. Vamos então à participação séria do dia no site: Como foi a variação térmica na altura do paralelo ~25°S de leste à oeste (obviamente no Paraná) durante a chegada, atuação e desaparecimento da massa de ar fresco e seco, entre os dias 17 e 23 de Abril. Peguei inicialmente a estação de Antonina que fica ao leste da Serra do Mar, na beirada do porto homônimo e dentro da zona climática de transição tropical/subtropical/região costeira. A segunda estação da tabela é Curitiba com seus 920 m de altitude (eu poderia ter colocado a minha estação (900 m de altitude) como referência mas achei melhor Curitiba mesmo, por diversos fatores que não preciso citar). A terceira estação é Entre Rios, próximo à Guarapuava, com 1.120 m de altitude e um dos melhores climas do Estado. Quarta estação: Cascavel A cidade é bastante representativa para quem quer entender o clima do oeste paranaense numa altitude razoavelmente elevada. Cascavel tem mais de 700 m e é uma das primeiras cidades grandes estaduais alcançadas pelas instabilidades vindas da Argentina e do Paraguai. Também recebe com muita intensidade os diversos tipos de ventos oriundos tanto do sul quanto do norte. Ainda ocorrem no município aqueles poeirões anunciadores de tempestade ou atuações pré frontais de grande porte. Foz do Iguaçu aparece por último, extremo oeste (eu diria sudoeste) paranaense, 160 m de altitude. É a porta de entrada dos sistemas frontais, é a porta de entrada das massas de ar polares, mesmo aquelas mais rasas, que não influenciam muito o clima nos planaltos à leste. E é também a porta de entrada de uma porção de outras coisas não relacionadas ao clima. Tô vendo aqui q a resolução ficou ruim, mas agora é tarde. Vai assim mesmo. Durante a passagem da massa de ar fresco e seco, tivemos aqui no Estado alguns registros de temperaturas mínimas na casa dos 4°C. Inclusive 0,4°C em Palmas, na estação do Rodrigo Ataíde (+1.200 m de altitude/baixada). Também tivemos + de 30°C em cidades do noroeste. Guaíra, na beira do rio Paraná chegou a registrar 34,0°C no dia 21 e nesse mesmo dia, Palotina registrou 32°C, e Maringá (31°C). Os próximos dia prometem marcas ainda maiores nessas localidade. Uma imagem que achei interessante e me chamou atenção hoje cedo: Nada relevante em termos de nebulosidade na vasta área abrangida pelo quadro, desde Tocantins até o Prata, a não ser uma instabilidade chuvosa exatamente sobre o Sul do Brasil.
    7 points
  8. Agora 18,4° com 72%. É a mínima do dia. Mas, pra variar, tem nuvem atrapalhando a queda em POA. Segue o vídeo do finalzinho da manhã quando passei pela Serra do Botucaraí na volta pra casa.
    7 points
  9. Aqui também no Alphaville, uma tragédia - máxima de 30,9˚C - recorde para abril (2020-2024). Abril segue cerca de 1,5˚C acima da média. El Niño se despedindo com tudo... Ah, também é o abril mais seco já registrado: 2 mm de chuva até agora.
    6 points
  10. O frio previsto aqui, virou um frio meia boca, úmido e cada vez mais empurrado para frente. PR, SP e RJ não terão nem o cheiro, o que dirá as outras regiões, e sim calorão. O tempo nublou a noite e não abriu mais, travando a mínima em 15.5 graus. Vamos ver se 12 Z algo muda.
    6 points
  11. 17 graus em Canoas Noite boa pra ouvir música no youtube enquanto madrugo no meu home office autônomo ❤️
    6 points
  12. Lamentável (ou não) que ventos ruins estejam soprando nas nossas terras tropicais (diga-se de passagem). Vou ser bem sincero pq não quero ser hipócrita: eu gosto de assistir esse drama trágico que o clima proporciona nos indivíduos que por mais que insistam (e tentem nos enganar) que são das exatas , pertencem definitivamente às humanas. Uma coisa que, sem sombra de dúvida alguma eu aprendi ao longo de 32 anos anotando e acompanhando diretamente e diariamente as variáveis climáticas aqui no paralelo 25 é "AS MAZELAS DO CLIMA - NÃO TEM NADA QUE EU POSSA FAZER PRA MUDAR ISSO". Essa idéia é bíblica e poderia ser colocada numa placa de bronze sobre a minha lápide (em Dezembro de 2067). Poderia também ser título do meu tratado climático de 768 páginas que irei publicar futuramente, provavelmente antes de 2030 e vc está convidado para a grande noite subtropical dos autógrafos. Olha, Renan, eu me recuso terminantemente a ser lembrado como o tiozinho que se lamenta e chora e ri de emoção à cada rodada de modelos que não escolhi como meus senhores e deuses do clima. E, principalmente (essa é a mensagem mais importante desta... mensagem.... ): "o bom humor faz parte!". Tem muitos senhores "sérios" aqui que não apreciam a minha participação bem como a do @Eclipse POA mais conhecido como Shakira, e eu tô pouco me lixando. Eu também não aprecio a forma de participação deles kk Abraços e saúde ao filhote 🥰
    6 points
  13. Buenas noches, tenemos una noche fria, nubosa, neblinosa y humeda en Montevideo, la estacion Melilla registro lo que, por ahora, la minima del dia 9,8°C (sub10) a eso de las 21hrs. Actualmente registra 10,4°C. La estacion Prado de Montevideo a las 22hrs registra 12,6°C, Lavalleja 8,1°C. Las maximas en Montevideo fueron en la estacion Prado de 17,6°C y en la estacion Melilla de aprox. 18,5°C.
    6 points
  14. bora aproveitar a mínima da próxima madrugada, pq depois de amanhã volta tudo a mijar fora do vaso de novo
    6 points
  15. GFS e principalmente o euro deu uma bela brochada aqui na última atualização em relação ao frio. O mesmo ficou restrito a dois dias, com mínimas e máximas maiores e muita xoxância, sem extremos. Curitiba e principalmente SP nesta última atualização, nem cheiro de virada ou frio. Piorou para todos. O sábado aqui os modelos colocavam até 33/34 de máxima, murcharam para 30/31, antecipando o retorno da chuva. Aguardarei até sábado para tirar minhas conclusões mais concretas. Jogo aberto ainda.
    6 points
  16. A partir de hoje aumenta meu nível de exigência para o frio. Como sempre falo, a última semana de abril costuma marcar um fortalecimento do outono aqui, de modo beeem empírico começa a "época de frio". Com isso, considero a máxima de 31,0C hoje muito ruim. Essa "MP da shopee" será fraquíssima por aqui e seu único efeito é impedir a escalada nas temperaturas, que não deverão subir nos próximos dias por causa dela (talvez caiam uns 3/4 graus na máxima por 1 ou 2 dias). A previsão pra São Paulo - SP é especialmente angustiante: A noite já é mais morna por aqui, com 24ºC por volta das 19h.
    6 points
  17. Não existe aquecimento global pois a Terra é plana. No máximo a "chapa tá esquentando".
    6 points
  18. A automática de Cuiabá conseguiu passar 14 dias seguidos, ou duas semanas completas, sem chegar ou passar dos 35 C de 7 até 20 de abril, o que já é uma proeza pelas condições dos últimos meses, a máxima de abril foi 36,1 C ontem, a mínima foi 22,8 C no dia 19, no dia 17 teve máxima sub-30, foi 28,8 C antes duma chuva duradoura, o calor dessa época não é extremado como em setembro e outubro, mas a umidade do ar mais alta deixa a sensação desagradável.
    6 points
  19. é o outro gran cantante colombiano Carlos Vives que tá cantando com a Xaguira, Kashira, Shapika. Nossa mínima vai ser ESTRAÇALHADA na madrugada de hj. Era previsto até uns 13 pra cá, e estamos estacionados nos 17. E a mínima de sexta será 22! Que sopa de umidade essa dinâmica do El Niño segue trazendo. Mínimas assim em Abril são bizarras, porque são muitas em sequência. Absolutamente todos os meses até agora, exceto a segunda quinzena de Janeiro, tiveram mínimas absurdamente altas na média.
    5 points
  20. Q bom q vai dormir. Chega por hoje (ontem). PS, não gosto da Chaquira/tira meu nome da playlist (escrevi errado Shakira propositalmente pra te irritar). O dia de ontem (24/4) na íntegra, visto de casa, sudeste:
    5 points
  21. nem li, mas pelos negrito, itálico, caps, vou providenciar uns corote pro tio
    5 points
  22. Aqui em casa tive máxima de 23,9° e estou com mínima invertida de 17,9° (MM atrapalhando o resfriamento). Já no INMET, o valor "oficial" hoje foi 20,4° a 25,2°. Pegou a noite quente de ontem e amputou a mp da noite seguinte (e ainda por cima conseguiu dar mínima matinal maior do que a minha, mesmo o INMET estando em área verde). Mas não basta o mês estar bem mais quente do que o normal: tem que ter a UTC para ESTOURAR com a temperaturas.
    5 points
  23. Meu amigo eu te admiro e respeito muito mas vira essa boca pra lá pelo amor de Odin
    5 points
  24. Num quesito, este abril não vai conseguir superar abril/2016: número de registros de temperaturas iguais ou acima de 30°C. Abril/2016 teve 20 marcas de 30°C ou mais. Abril/2024 está com 10 registros de 30° ou mais no Mirante, até hoje. Como faltam mais 6 dias para terminar o mês, pode chegar no máximo a 16. Quanto às médias, hay que esperar... ----------- Hoje em Sampa, mais do mesmo... porém com presença de nuvens altas (Cirrus). Durante a tarde, a nebulosidade foi aumentando e o tempo está nublado no momento. Aparentemente, é um reflexo das instabilidades no Paraná. Mirante (Aut): 18,6°C / 30,5°C Interlagos: 17,9°C / 30,7°C IAG: 14,4°C /31,3°C
    5 points
  25. Dessa vez está acontecendo o mesmo que em abril de 2016, só que de maneira mais tardia, pode ser que uma onda de frio encerre esse período quente prolongado em meados de maio, tipo lá pro dia 15 ou depois, como foi em 2016 no fim de abril.
    4 points
  26. 4 points
  27. Se concretizar talvez vai ser a maior onda de calor outonal em termos proporcionais já registrada em São Paulo, com temperaturas máximas 8 a 9°C acima da média do mês por dias a fio
    4 points
  28. Conforme análise efetuada por @Aldo Santos, enviada em nosso grupo WhatsApp, o Mirante tem 4 registros de 30°C ou mais em maio. ATENÇÃO: todos depois de 2000. Antes disto nunca havia ocorrido tal marca! Antes disso, nunca tinha "trintado" em maio. 31,7°C (03/05/2001) 31,3°C (07/05/2010) 30,7°C (02/05/2001) 30,1°C (01/05/2003) DIANTE DESTES DADOS, OLHA A PROJEÇÃO DO ECMWF PARA OS PRÓXIMOS DIAS: Sinceramente, não sei o quão mais fundo do poços podemos chegar. Aquecimento do planeta chegou num nível sequer imaginado pelo mais pessimista dos cientistas.
    4 points
  29. Como eu disse algumas páginas atrás, nenhum ano é igual ao outro... claro que em 2016 as condições globais eram diferentes, quiçá em 1998, mas não podemos desesperar tão cedo! A natureza pode mudar o percurso das coisas? Claro que pode! Inclusive resolver mais à frente acabar com a La Niña que se desenha no horizonte. Mas não é essa tendência que os dados observados mostram, nem os modelos...
    4 points
  30. Me impressiona o calor que faz nessa região do noroeste paulista (aracatuba,Jales,Votuporanga) 1 a 2 mais quentes que regiões mais ao norte como aqui em Ituiutaba por exemplo. Séria efeito colateral do represamento dos rios grande, tiete e Paraná? Apenas devido a altitude? Fatores de relevo?
    3 points
  31. Cuiabá não está com grandes possibilidades de bater recordes de máximas para abril ou maio, o máximo previsto está na ordem dos 35 C, mas com mínima de 25 C, para os próximos dias, ainda há uma boa carga de umidade no ar, o que não deixa a temperatura subir muito, pra valores de até 40 C, visto que não é época pra isso, porém a umidade de 30%/40% de tarde deixa a sensação de calor mais desagradável.
    3 points
  32. Eu olho essa projeção e me recuso a acreditar que se trata de uma previsão para....Maio ? Se fosse em finais de Agosto e Setembro / Outubro ainda vá lá , mas EM MAIO ??? COMO ASSIM ??? Gente, isso não tem paralelo com nenhum evento do passado...essa onda de calor é ainda mais bizarra que a de Novembro-23, por se tratar de uma época que eu nunca tinha visto esse tipo de bloqueio tão forte e tão duradouro. Talvez esse seja o nosso fundo do poço das mudanças climáticas ? Ou pode piorar ?
    3 points
  33. eu diria que vocÊ sabe BASTANTE hehehe suas análises são maravilhosas. grande abraço
    3 points
  34. Hahahahahahahaha! Já aviso que não sou vidente nem bruxo, fica tranquilo! Apenas respeito, admiro a força da natureza e acho que sei um pouco do que ela é capaz!
    3 points
  35. Eu fico admirado no quanto muitos aqui são ansiosos e os humores oscilam com cada rodada do modelo, ao invés de se fixarem na persistência dos mesmos! As quedas sempre foram gradativas! A partir da primeira semana de maio teremos uma nova queda mais robusta (como foi dias atrás) na TSM do Pacífico e os modelos insistem a várias rodadas numa queda expressiva a partir da primeira semana de junho. O ano de 2016, considerado bom para o inverno, só negativou a região 3.4 no trimestre Maio-Junho-Julho e só entrou em La Niña no trimestre Julho-Agosto-Setembro. Já a SOI só ficou consistente no patamar positivo no final de maio (estamos no final de abril ainda) e só atingiu patamar de La Niña no final de junho em 2016! Sabe quanto foi a SOI mensal em abril de 2016? Fechou em -19. Abril de 1998 que também foi transição de forte El Niño para La Niña? -22. Sabe quanto abril vai fechar em 2024? Provavelmente na casa dos -7 Portanto, muita calma nessa hora, deixem para arrancar os cabelos e decretar o fim das coisas lá em setembro!
    3 points
  36. Olha... contentamento por estar vivendo dias agradáveis! Mas contente, contente, contente... contente... não tem como ficar contente quando você gosta de abrir a janela de casa e ver os gramados brancos de geada e ao mesmo tempo ver que a cada dia a vaca, o boi e o bezerro (referência as previsões) vão pro brejo!
    3 points
  37. Nossa, da pra ver q a situação até q não está tão ruim por aqui.
    3 points
  38. GFS agora veio em 12Z aqui mais úmido e frio, com máxima de 14 graus no dia 4, aquecendo um ou dois dias até os 30 graus, recuando o bloqueio Nada certo nem aqui ainda no paralelo 30.
    3 points
  39. Obrigado Professor! Mais uma vez uma ótima explicação! Obviamente a gente aproveita pra fazer zueira na sala de aula com o suposto "inverno desgraça" kkkkk...
    2 points
  40. Exatamente! Aproveitei e já fiz isso adiantado em Setembro de 2023. Brinks! Excelente post.
    2 points
  41. Seria épico, mas só acredito vendo! Longe demais! Prefiro manter os pés no chão!
    2 points
  42. Eu me lembro de uma viagem que fiz até POA! Fotografei um dos inumeráveis bonecos de neve que tinha lá: No começo os bonecos eram de 40 metros. Depois com o aquecimento global começaram a diminuir para 30, depois 20 e hoje são sabugos de neve kkkkk...
    2 points
  43. Moderação, gentileza banir o Fábio e o @SandroAlex pelo bem estar coletivo. Esbanjar felicidade e contentamento com as condições climáticas, além de provocar inveja em um momento de angústia geral aqui no fórum é uma conduta inaceitável. Gentileza também restaurar o acesso do Matheus Vinicius. Grato! #pas
    2 points
  44. Bom dia a todos... Fico lendo as postagens de todos e vendo as previsões e de verdade, estou assustado com o que está sendo previsto... Nem nos meus maiores pesadelos imaginaria um final de abril/ início de maio tão tenebroso como o que se avizinha... O que o Meteored tem mostrado é apavorante para miolo de outono e parece um gráfico que não tem fim na escalada nas temperaturas, a cada dia ficando cada vez mais intenso e ilógico... TODAS as previsões de sites de meteorologia tem mostrado a possibilidade de valores que parecem uma piada de mal gostoso para maio mas com toda a minha alma eu torço para que as previsões do Meteoblue e Weather.us, ainda que muito ruins, se confirmem no lugar desse gráfico estarrecedor do Meteored: O meteoblue coloca uma marca absurda de 34C no dia 01/05 mas ameniza o cenário a partir do dia 03 deixando uma margem de variabilidade para o que pode ocorrer... O Weather.us vai na mesma pegada um pouco mais suave ainda que o Meteoblue e dando margem pra mudanças maior a partir do dia 03... Lembrando que esse gráfico se baseia numa média geral dos modelos e as probabilidades apontadas pelos mesmos... O meteoblue considera mais o GFS... De toda e qualquer forma, até que o dia 03/04 de maio chegue vai ser um tormento que por vezes vai parecer não ter fim e o que mais dói é saber que será em SP em pleno outono e não no meio do cerrado brasileiro no paralelo 18°... É, o clima mudou e negar o aquecimento global torna-se cada dia mais inadmissível... Chocante 😢...
    1 point
  45. Anomalia positiva por volta dos +5 / +6 nas mínimas e nas máximas em Juiz de Fora nos próximos muitos dias, conforme a previsão do Meteored: Isso é MUITO BIZARRO....esse não é o clima verdadeiro da minha cidade em Maio...pesquisei aqui os dados do INMET e em nenhum outro ano desde 1973 (inauguração da estação) ocorreu algo semelhante nesta época.
    1 point
  46. Neste tópico eu me sinto o próprio aluno de graduação de geografia, na minha época lá na UFJF com meus outros colegas, e o Flávio sendo nosso professor de climatologia tentando botar ordem na sala que está desesperada, kkkkkkkkkk. Lembrei do meu saudoso professor de Climatologia, o Luiz Alberto, hoje aposentado. Naquela época, em 2005, ainda havia muita discussão na sala se as mudanças climáticas causadas pelo homem eram fato ou fake...bom, quase 20 anos se passaram e hoje em dia não dá mais para ter essa discussão, hehehe.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.