Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 06/24/19 in all areas

  1. 9 points
    Em fim vamos estabelecer o inverno climático de fato no centro Sul, e ao estilo dos memoráveis. Projeção dos dados de ontem e hoje mostram a possibilidade de 5 pulsos polares chegando no Brasil. Teremos a entrada do primeiro nesta semana, com condições limítrofes de precipitação de inverno nas região do serra Nordeste RS e planalto Sul SC. Segundo pulso condição de instabilidade junto à cavado se formando na altura da região do chaco ( Paraguai, norte ARG) e o mas o interessante mesmo será a condição do terceiro pulso empurrado por uma massa polar muito forte, alguns modelos projetam ela chegando com -10/-6C em 850hPa que poderá trazer na região acima dos 1400m máxima abaixo Zero, o que há bom tempo não ocorre, situação de neve ainda é distante, dependerá do represamento da FF e deslocamento da MP, mas com certeza será histórica!!! Assim teremos uma condição de geada em praticamente todo Sul e boa parte de SP e MS, condições de termos quebra de recorde nas mínimas, nas estações novas, quiçá beliscando uma sub-10. No meu entendimento este sistema com esses 3 pulsos em sequência poderá ser o mais forte desde 2000.
  2. 9 points
    Depois de meses Florianópolis voltará a receber o frio vento "suli" na quarta feira: Vai ser um show de casacos uma vez que estamos todos desacostumados com qualquer forma de frio. Locais acima dos 500m na grande Florianópolis terão tarde sub-10.
  3. 9 points
    A massa polar de depois de amanhã deve trazer uma virada impressionante para o RS. Só para terem uma ideia Pelotas deve sair de 23/25ºC no dia 25 para 2/3ºC no dia 26. Essa massa por ser bastante seca e estável deve trazer temperaturas mínimas expressivas, com negativas em várias localidades e geadas amplas. Advecção fria e seca. As 18 horas do dia 25 00 horas do dia 26. Umidade despenca mesmo durante a noite. Ponto de orvalho para o horário E para a noite do dia 26 e madrugada do dia 27 Umidade em 850 hPa Umidade em 900 hPa As temperaturas mínimas podem surpreender e a geada será forte. Único porém é o vento norte que pode atrapalhar no final da madrugada, mas baixadas protegidas sem dúvida brilharão, especialmente na campanha, sul e centro do estado.
  4. 8 points
    Bom dia, Daniel. Não sei, pois a previsão desse modelo não se estende para além de 10 dias. Esta noite, cruze bastante os dedos, acenda velas, faça orações fortes...pois vai sair a nova rodada do EPS, a previsão de longo prazo do modelo Europeu, que nos dará um norte muito grande do que vem por aí.
  5. 6 points
    Opa, bom dia, meu nome é André, sou de Floripa e já acompanho o blog faz um tempo, mas depois do que apareceu no foreca hoje fui obrigado a me cadastrar, seria um sonho se isso acontecesse....
  6. 6 points
    Se ontem aconteceu uma decepção com a temperatura mínima, hoje ela surpreendeu por aqui e trouxe uma diferença enorme entre minha estação e o INMET. Minha estação: 11,1ºC INMET: 15,0ºC Bom Jardim de Minas também se destacou, @Ivan. Mínima de 06,9ºC hoje cedo por lá, e nos últimos 2 dias foi de 10,4C. A média mensal está em 14,9ºC.
  7. 6 points
    Eu ano que vem vou morar em Urubici ou são Joaquim, estou decidindo
  8. 5 points
    Outro modelo que está pegando de forma espetacular a grande erupção do início de Julho é o modelo Canadense, que inclusive é muito reconhecido pela Metsul em suas previsões. Pois vejam só a sua projeção:
  9. 5 points
    Como o pessoal já descreveu, finalmente virá a aguardada mudança do padrão sofrível que estamos tendo aqui no Sul para algo que pode ser um verdadeiro sonho. Os principais modelos estão insistindo na famosa abertura da porteira do corredor polar, principalmente para o Rio Grande do Sul. Seriam diversos pulsos, sendo que o primeiro já entra nesta terça no RS, trazendo uma quarta feira gelada no estado todo, seguida por uma madrugada gélida com geada na maior parte do RS. Será uma mudança radical e merecida, já que estamos saindo de um junho histórico, com anomalias na casa dos +4C em muitas cidades gaúchas. A previsão pra cá (POA), que já tinha melhorado muito, agora está incrível: Segue alguns meteogramas da rodada das 12z do ECMWF de hoje: Bagé Pelotas Santa Maria Canoas
  10. 5 points
    Média horária de algumas estações automáticas por Estado (região sul), em junho/2019 , até a presente data. Fonte: EPAGRI CIRAM Agroconnect Paraná General Carneiro - INMET 12,9ºC São Mateus do Sul – INMET 13,7ºC Inácio Martins INMET 14,0ºC Porto Amazonas – BASF 14,0ºC Curitiba – Pilarzinho PWS 14,8ºC Ivaí – INMET 15,7ºC Curitiba – INMET 15,9ºC_ (OBS: Estação fica off no frio, abaixo de 9ºC) Morretes – INMET 18,9ºC Foz do Iguaçu – INMET 19,4ºC Marechal Cândido Rondon – INMET 19,9ºC Santa Catarina São Joaquim – INMET 11,0ºC Água Doce – Villagio 13,6ºC Lages - INMET 13,7ºC São Bento do Sul – Mato Preto 14,1ºC Rio Negrinho INMET 14,4ºC Mafra – Espigão do Bugre 14,9ºC São Miguel do Oeste – INMET 18,4ºC Indaial – INMET 18,6ºC Joinville – Pirabeiraba 19,4ºC São José/Florianópolis – INMET 19,8ºC Rio Grande do Sul São José dos Ausentes – INMET 12,5ºC Vacaria – INMET 13,2ºC Canguçu – INMET 15,9ºC Bento Gonçalves – INMET 16,2ºC Bagé – INMET 16,4ºC Soledade – INMET 16,6ºC Uruguaiana – INMET 17,5ºC Torres – INMET 18,2ºC Santa Maria – INMET 18,4ºC Porto Alegre – INMET 18,5ºC
  11. 5 points
    PRIMEIRA SEMANA DE JULHO SERÁ DE UM FRIO ABSURDO NO SUL DO BRASIL! ANOTEM!
  12. 5 points
    É galera, depois de tanto sofrimento e espera, o inverno finalmente começará na região sul, e de forma violentíssima. Tendência completamente bizarra e oposta a esse maio e junho tórridos nas próximas semanas, tento não me empolgar demais, mas é preciso comentar. Sobre as mps previstas para o Brasil nos próximos dias: -1° Pulso 25 a 27/06: MP extremamente seca e fria para o RS, tardes do dia 25 e 26 geladíssimas, sendo a segunda com céu limpo, favorecendo a forte queda para a manhã do dia 27, que trará mínimas impactantes principalmente entre a campanha gaúcha e planalto. Ademais, grande advecção e tarde fria e nublada/chuvosa para o sul do MT, parte do MS, extremo oeste do PR, e oeste/sul de SC. -2° Pulso 30 a 02/07: MP com perfil bem parecido com a da primeira, só que mais forte, abrangendo SC e o sul do PR dentro do ar seco, com ocorrência de negativas generalizadas e com valores bem baixos nos planaltos. -3° e 4° Pulsos 03 a 08/07: Esses seriam os famosos hecatombes polares do maravilhoso mundo do final da grade. Euro determinístico já aponta a bomba engatilhada e subindo após o 2° pulso, negativas e geadas seriam totalmente generalizadas e iriam ficando mais fortes conforme os dias passam. Por enquanto bom se atentar a tendência, pq até lá, valores e abrangência irão mudar, mas a bomba eu tenho convicção de que vem.
  13. 4 points
    Que modelo o Climatempo usa na suas previsões? Olha essa previsão pra cá:
  14. 4 points
    Mapa do Windy para Quarta-feira às 16h com o ar frio raso dominando a baixitude do sul catarinense.
  15. 4 points
    BH hoje teve boa mínima de 14,3 graus aqui em casa, mesma mínima da Pampulha (zona norte) e quase igual à do Cercadinho (parte alta). O céu está com muito sol e a máxima deve ficar em 23 graus aqui em casa. Agora faz 20,2 C aqui. Ontem, tivemos friozinho de 14 a 23 graus na capital mineira, temperatura típica para Junho por aqui. Abaixo, foto de mais uma bela manhã junina na capital mineira.
  16. 4 points
    Hoje tivemos uma manha de céu nublado em Buenos Aires, com algumas aberturas de sol. Durante a tarde o tempo ficou mais fechado, com névoa e muito escuro,l como voces podem ver na foto abaixo, tirada nas proximidades da Casa Rosada - que está à direita - por volta das 16h. Foi um dia de temperatura bem alta para a época, com mínima de 16°C e máxima de 21,5°C. Agora temos céu parcialmente nublado, 16°C, URA de 95%, vento sul a 9 km/h e pressao de 1.008,5 hpa. Para amanha, a previsao do SMN indica céu com muita nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas à noite. Mínima de 12°C e máxima de 20°C. O sol nasce às 8h e se poe às 17h51.
  17. 4 points
    Merecido demais essa mudança na dinâmica do Sul. Finalmente o frio vem. Como demorou ! E com a porteira ficando aberta no Sul, evidentemente será questão de tempo para subir uma monstra pra cá também. Julho está pintando ser por demais emocionante ! Estarei em Campos do Jordão entre os dias 17/07 e 21/07. Auge do inverno, e do movimento absurdo de pessoas nesta cidade. Vou torcer para que tenhamos alguma grande massa polar atuando.
  18. 3 points
    Que bizarrice enorme esse frio em altitude na Bolívia, acho difícil vir nessa configuração
  19. 3 points
    A estação do Ciiagro de Rio Claro não representa muito bem o clima da cidade. Ela já fica bem afastada, na escola agrícola, na entrada do distrito de Ajapi. Enquanto a cidade de Rio Claro tem altitude média por volta dos 620m, Ajapi tem praticamente 700m. Talvez essa seja a explicação para a diferença tão grande entre os dados do Ceapla e do Ciiagro.
  20. 3 points
  21. 3 points
    Deu geada nos telhados aqui na onda de frio de 2016! A temperatura deve ter chegado a 0°C ou até um pouco menos no dia 13 de junho, pois no paço municipal de Mauá (cidade vizinha, de 400k habitantes), chegou a 1°C nesse dia. Qualquer hora eu posto as fotos!
  22. 2 points
    Enquanto a onda de calor não chega, no Reino Unido o destaque foi a chuva. Algumas localidades da Inglaterra tiveram seus recordes de chuva de junho quebrados. O mês de junho pode ser um dos mais chuvosos em mais de um século no país, com algumas estações terminando o mês com mais de 100mm. Houve até mesmo registro de tornados. https://www.itv.com/news/2019-06-19/wet-weather-could-make-june-most-rainy-in-years/ E o valor pode aumentar ainda mais, pois há previsão de tempestades no Reino Unido hoje e amanhã, e depois disso o mês vai terminar com uma forte onda de calor.
  23. 2 points
    Não conheço bem onde está instalada a estação, mas pelo que vi no site do Inmet, fica sim próximo a Esalq. Mas acho que não fica dentro, pois a Esalq também tem uma estação, e os dados das duas apesar de parecidos não são exatamente iguais. Mas creio que não seja baixada não. Digo isso por algumas estações do Ciiagro aqui da região. Nas estações de baixada, as mínimas tem ficado sub 10 já há algumas semanas e as máximas são também um pouco maiores. Em corumbataí, por exemplo, a mínima hoje foi de 5,5°C. Em Piracicaba, foi de 11,3°C. A estação de Corumbataí do Ciiagro, além de ter comportamento de baixada, possui a vantagem de estar em área rural, como acontece com todas as estações do Ciiagro. Já a do Inmet de Piracicaba, olhando pelo mapa, ainda está relativamente próxima à cidade. Também pelo site do Inmet, a estação está instalada à 566m de altitude, bem condizente com a maior parte das cidades da região.
  24. 2 points
  25. 2 points
    Não. A tempera costuma zerar nas superfícies de telhados, automóveis e vegetação antes da temperatura do ar, ou seja, os sólidos perdem calor mais rapidamente do que os gases e líquidos.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.