Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/29/24 in all areas

  1. Tive a sorte de pegar um belíssimo pôr do sol na Orla do Guaíba na Zona Sul apesar do tempo estar nublado. Mas tinha uma brecha de abertura para oeste, onde o sol deu as caras antes de sumir. Agora faz 23,4° com 85%. Segue o vídeo.
    9 points
  2. Dia nublado, porém praticamente sem chuva em Belo Horizonte hoje. Predomínio de um tempo sem graça, que não ameaça chuva e os poucos períodos de sol eram bastante ofuscados pela nebulosidade. As temperaturas estiveram suaves ao longo do dia - apesar das mínimas típicas de verão pleno - com uma atípica uniformidade das máximas: 20,6 / 26,7 Pampulha 21,1 / 26,8 Cid. Jardim/ Centro 18,4 / 26,1 Cercadinho/Serra do Curral o céu às 14:00 👇 Por aqui, também percebi uma mudança do quadro térmico desde a última frente fria. O conforto térmico melhorou bastante e aumentaram os períodos amenos. Mas, como nem tudo é perfeito, estamos ainda com muito mais cara de verão do que do outono propriamente dito e isso fica evidente pelo dia de hoje, especialmente quanto às mínimas. O céu nublado persistente dos últimos dias também contribuem para deixar os dias mais frescos. Agora, 22ºC e chuvisca ou chove leve de vez em quando.
    5 points
  3. Eu ri dessa parte. Como rio de muitas outras palhaçadas suas. Só acho desnecessário esse "brinks" no final da tiração de onda pq vc não está ofendendo ninguém, está apenas dando a sua opinião de uma maneira mais legal, engraçada. É necessário perder esse medinho de que alguém da nossa "lista de amigos" possa ficar chateado com a forma que nos expressamos... e outra coisa, por que "brinks" e não "brincadeira" se nosso idioma é o português e essa palavra não está listada no dicionário formal? No inglês você estaria dizendo que está "na beirada/na borda". Mas na borda do quê? Do medo de se expressar e ofender a pessoa com uma opinião contrária? Isso me preocupa bastante, mas vamos deixar esse assunto para uma outra oportunidade. Mas sobre a sua queixosidade do "calorão" que fez hoje, Canoas ficou em posição 200 no ranking Ogimet, ou seja, nada tão espetacular, já que não há tantas estações assim no site. E mais uma coisa, o Sol aí na tua altitude nem é tão ardido quanto aqui, que estamos quase nos mil metros acima do nível do mar. 29/30°C é bem suportável. Antes da passagem da frente fria sim estava muito ruim. Bem, aqui está bem fresquinho agora, com 17°C e vou mais é aproveitar e agradecer ao fato de não morar em Canoas kkkkkkk brinks
    5 points
  4. Boa noite Aqui o verão já perdeu a sua identidade no momento da passagem da última frente fria (de trajetória continental no Paraná), que em termos pluviométricos foi um fiasco na região de Curitiba. Na ocasião ocorreram tempestades violentas em algumas áreas do Estado, como é comum durante a passagem relâmpago de frentes frias de outono/primavera. Posteriormente, em questão de horas a chegada do ar frio derrubou as temperaturas. Após a passagem dessa frente bombástica não houve mais registros de temperaturas muito altas, até porquê um novo sistema frontal marítimo reforçou o resfriamento e assim estamos desde então. Esse novo reforço de ar fresco possibilitou o registro de 21,8°C como máxima na terça-feira e 13,0°C como mínima na quarta-feira aqui em casa. Hoje ainda houve uma mínima excelente para Março, com 13,2°C e um nevoeiro surgiu ao clarear do dia, reforçando a idéia de um tempo outonal: então tivemos a temperatura baixa e o nevoeiro, ingredientes perfeitos para acalmar os corações daqueles que já não suportam mais a cara do verão e estavam receosos de que novamente a temperatura fosse dar um salto lá para as alturas. Mas como nem tudo é perfeito, dizem que "nevoeiro que baixa, é sol que racha", o céu limpou imediatamente após a dissipação da neblina, ou nevoeiro como preferir, e como nem tudo é tão imperfeito, apesar do céu limpo ao longo de todo o período, a máxima chegou somente nos 25,5°C. Ao longo da tarde a brisa fresca contribuiu bastante para uma tarde agradável. Sim, ainda teremos calor durante várias tardes e algumas madrugadas lembrarão Janeiro. Porém a soma geral dos números extremos não serão de maneira alguma páreos para os números de Janeiro ou Fevereiro e isso é um bom sinal de que a imagem tenebrosa do verão já ficou para trás. Aparecerá somente nos nossos pesadelos de inverno.
    5 points
  5. Caco, depois que eu entendi que o início do outono é justamente essa pseudo-estação que você chamou de “transição verão-outono”, eu abandonei esse termo empírico. Por uns bons anos eu segui essa teoria, mas pensando bem, eu passei a considerar este momento simplesmente como o início das mudanças típicas do outono. O início da estação ainda se assemelhando mais ao verão e o final dela com mais semelhanças ao inverno (que é o que você chamaria de “outono pleno”). Da mesma forma , na primavera, existia uma teoria aqui no BAZ que dizia que há uma transição no Brasil de “inverno - primavera”, chamada “primavera seca”. Não faz muito sentido , uma vez que o início da primavera é assim mesmo, essa dinâmica faz parte do início da primavera e não precisamos dar esses nomes empíricos.
    5 points
  6. Os últimos 7 dias foram muito nublados, chuvosos, o sol apareceu pouquíssimas vezes, as temperaturas mínimas tomaram o rumo esperado para a época do ano, ficando próximas dos 17 graus e as máximas caíram bastante, variando entre 21° e 24°. No conjunto do mês, março vai fechando com média de 18,7°/27,7° (0,7° acima do normal para o mês tanto nas mínimas como nas máximas) graças a essa bela ajuda que a última semana deu nas médias. A chuva na média das estações do CEMADEN em Lafaiete está em 161mm no acumulado do mês para uma média de 180mm. Acho que não chove mais 20mm nos próximos 3 dias... A previsão para os próximos 10 dias é cara de verão, menos opressor mais ainda verão, alguma chuva aqui, outra acolá, aí já mais aproximando com outono com a diminuição da chuva e com mínimas de 18°/19° e máximas de 26°/28°, aí ainda padrão de março já que o normal de abril seria 16°/25°. Hoje é o dia mais ensolarado dos últimos dias. Assim está a manhã em Lafaiete. Bom feriado a todos e um ótimo final de mês.
    4 points
  7. De fato há um corredor persistente, tanto que parece auge do verão aqui em MG, o sol mal apareceu desde o último final de semana e choveu até bem. Mas ainda assim, acho que tem mais semelhanças com uma ZCOU se fossem pelas regras antigas. De toda forma, é um corredor bastante tardio e surpreendente pelos acumulados em vários locais, como aqui em BH e região.
    3 points
  8. Sábado (16/03): Mínima: 22,8°C Máxima: 29,4°C Manha nublada em Buenos Aires e tarde de sol, céu parcialmente nublado e calor, com sensacao térmica chegando a 32°C na parte da tarde. A noite teve um pouco de neblina.
    2 points
  9. Bom dia! Como sempre, atrasado com os relatos aqui. Hoje vou atualizando como esteve o tempo em Buenos Aires nas últimas duas semanas: Sexta (15/03): Mínima: 20,1°C Máxima: 28,1°C Chuva: 0,1 mm Houve um pouco de garoa de manha. Durante o dia, sol e céu parcialmente nublado.
    2 points
  10. Ou seja, é a transição início de outono pra meio de outono. Kkkkkkk brinks Por aqui não, só não ta o inferno de antes, mas predominam ainda médias no patamar de Janeiro e Fevereiro infelizmente. Só ta parecendo agradável pq o verão em si foi um terror no geral.
    2 points
  11. Definitivamente, verão já foi "pras cucuias" E desde a última 6ªfeira, 22/Março... Máxima de 21,6ºC nesta 5ªfeira por aqui Mínima de 17,3ºC É..., já estamos em transição verão-outono há quase 1 semana, e assim continuaremos até a chegada da primeira MP mais forte para inaugurar o "outono" Qui Dilícia!
    2 points
  12. Muitas áreas de instabilidade atuando nesta manhã pela região. Variando entre chuva fraca a moderada:
    2 points
  13. Agora 31,3° com 59%. Sol ofuscado. Dia lixo, porco, desagradável. Vídeo de pouco depois do meio dia.
    1 point
  14. Mais um dia de outono no Rio de Janeiro, estou adorando. Hoje o dia amanheceu nublado e por volta de 10:30 começou a chuviscar seguindo até agora às 5h30 tínhamos 22 graus aqui no cachambi, agora são 13:17 temos agradáveis 24 graus, que beleza até dentro de casa já refrescou marcando 25 graus. O curioso essa temperatura no Rio se vê muitos com roupa de frio kkkkkk claro digo casaco leve blusa de manga comprida leve
    1 point
  15. Vamos aos números de 2016 (Anomalias em relação à 1991-2020)... Renan tem razão, em Sampa foi bem parecido com Juiz de Fora: Maio na média (-0,1°C na compensada) Junho foi bom, bem abaixo (-2,0°C na média compensada, acho que é isso que ficou na memória do pessoal) Julho acima (+0,5°C) Agosto +/- na média (+0,2°C) Setembro um pouco abaixo (-0,5°C) E teve um destaque que foi bom para os tempos atuais: 18 mínimas sub-10 no Mirante. Para os dias de hoje, é uma boa marca, embora não seja a maior do pós-2000. E pensar que o Mirante já teve mais de 50 marcas sub-10 num ano, na década de 1960...
    1 point
  16. Te entendo... também sou da turma da lâmpada de geladeira que prefere ondas de frio com céu aberto! Claro, é de vez em quando é bom ter aqueles dias com céu cinzento e máximas baixas, mas prefiro que predominem os dias frio com céu limpo, até o humor fica melhor! Sou da turma -1°C/18°C e não da turma 7°C/10°C 🤣
    1 point
  17. São Paulo 16/3/24, 23:00: O termômetro fora de casa aponta 28.6°, dentro 31., puta que pariu, câmbio desligo.
    1 point
  18. Março-2024 está com temperatura média simples de 23,6°C e compensada de 22,6°C no INMET-JF. Até o momento, esse é o segundo Março mais quente dos registros, perdendo para o tórrido Março-2007. A anomalia da temperatura média está em +01,4C @Carlos Campos, você havia me perguntado sobre a estação oficial do INMET daqui. A máxima absoluta de 32,1°C para Março é realmente bem sem graça, assim como os registros extremos de forma geral. Para mim o maior destaque é a menor temperatura máxima 24h, de bons 10,8°C em Agosto-84. Mas a estação já registrou diversas tardes sub-10 inclusive. A altitude de 930m, como eu disse, não condiz com a realidade da cidade. O frio de baixada é o mais sentido por aqui, coisa que a estação do INMET é incapaz de captar por estar em topo.
    1 point
  19. A convencional do Mirante veio com 34,7°C de máxima na leitura das 21h (0 UTC) de hoje. Se o dado não for revisto, é o novo recorde de máxima para um mês de março.
    1 point
  20. Pois é! A chuva acabou chegando aqui em Lafaiete por volta de 18h, acumulados modestos perto de vc, mas de 7mm a 10mm pra um dia que não se esperava por nada tá ótimo. Agora tá 23 graus, ao menos a noite vai ser mais digna!
    1 point
  21. 1 point
  22. São mais de 19 horas e ainda tem áreas da capital paulista que ultrapassam os 30 graus. Situação triste no aeroporto de Congonhas. Por lá, faz 31 graus na atualização das 19 horas. Em Cumbica, temos 30 graus no mesmo horário. O que mais desespera é que há poucas chances de termos ventos marítimos ou até mesmo chuvas. Eu achava que, por mais maluca que a atmosfera estivesse, nós já estaríamos livres dessa truculência toda em março. DEU!!!
    1 point
  23. É Renan... este calorão todo pode operar alguns milagres. Me lembro que mesmo naquele bloqueio de triste memória em jan/fev de 2014, aqui na cidade de São Paulo também tivemos pancadas rápidas e bem isoladas à tarde em alguns dias. ------------ Em Sampa, nada de novo: sol, alguns cumulus e... calor, calor, calor... Dentro de casa já está um forno, ventilador trabalhando a noite toda, sem trégua. Hoje, Mirante (Aut): 23,4°C / 34,1°C Interlagos: 23,6°C / 35,0°C IAG: 20,8°C / 34,6°C Eu tenho até medo de falar e queimar a língua amanhã... mas... parece que chegamos naquele estágio das ondas de calor em que as temperaturas dão uma estabilizada. As máximas e os valores horários de hoje nas automáticas do INMET foram praticamente iguais aos de ontem. Mas... vamos ver...
    1 point
  24. Onda de calor produzindo recordes em BH: 23,0 - 32,9C (INMET área central) 3ª maior mínima para a estação desde o começo das medições no local atual em 1986. 21,9 - 33,2C (INMET Pampulha) Maior máxima de março desde o início dos registros (2006), empatado com o dia 1 desse mês. 3ª maior mínima. 20,2 - 30,9C (INMET Cercadinho) 7ª maior máxima e 4ª maior mínima desde a inauguração da estação (2014) Nas máximas, somente estações novas tiveram marcas de relevância histórica (que entre, pelo menos, nos top-10 dos maiores registros) mas a estação de referência climatológica do município teve uma mínima muito relevante, que é a 3ª ou 4ª maior das últimas décadas para o mês. Ventilador muito necessário em todos os turnos do dia, casa muito quente. A última vez que vivi dias assim foi durante a última primavera. Por aqui também tivemos algumas nuvens um pouquinho mais carregadas no fim do dia, mas que não passaram de uma pré-ameaça. Nesse momento (19h), a Pampulha registra 27,3ºC.
    1 point
  25. Outro dia abafado por aqui, com mínima de 24.7 e máxima de 30.1. agora chove fraco e faz 25.8 graus, permanecendo esta xoxeza e abafamento até quarta feira.
    1 point
  26. Realmente, terror total! Extremamente desagradável, coisa que tivemos apenas no carnaval e alguns dias antes se considerarmos essas mínimas e a umidade tão alta com essa temperatura. Sobre o episódio de 11 de setembro, lembro até de como foi aquele dia. Um dos meus irmãos estava em NY, a 20 quadras das torres!! Foi traumático. Ainda 24,7°.
    1 point
  27. Agora 24,7° e 94% com chuva leve. Está um parto para baixar a temperatura mesmo com chuva. Ar tropical pleno! Segue o vídeo da tarde.
    1 point
  28. Curitiba hoje 23,4°C e 33,1°C Um temporal no sul da capital durante poucos minutos da tarde provocou algum estrago e derrubou árvores. A célula que produziu esse temporal foi pequena e avançou rápido. Consegui registrar a Cb aqui de casa, com a câmera voltada pro oeste. Foi algo muito rápido e em questão de minutos o Sol retornou: Neste momento no mesmo setor acima, porém mais distante, uma célula muito bem desenvolvida provoca forte temporal no sul da região metropolitana. Estou acompanhando os relâmpagos. Variação hoje no aeroporto Afonso Pena:
    1 point
  29. Terror total. E pensar que mínimas na faixa dos 23/25°C são corriqueiras em talvez 70% das cidades brasileiras no semestre mais quente. Já fico temeroso de pensar em como será a próxima noite. Sobre o vídeo, sempre que acontece de eu ver uma filmagem onde o foco é a aeronave, me lembro do 11 de Setembro. Isso ficou gravado na minha mente e não consigo evitar.
    1 point
  30. Pois bem, isso merece ser mencionado ! Em meus aproximados 24 anos que acompanho meteorologia, nunca, eu disse nunca, havia visto uma previsão diária apontar algo tão diferente do que aconteceu de fato....havia mínima chance de chuva para hoje (se ocorresse, seria rápida e isolada), mas a realidade é que uma instabilidade conseguiu se formar sobre Juiz de Fora, permanecendo praticamente parada até dissipar. Não foi grande o suficiente para pegar a cidade toda, mas foi fortíssima aonde caiu, e pegou bem aonde moro, na parte nordeste. Aconteceu o que eu JAMAIS poderia imaginar: O acumulado na minha estação chegou a INACREDITÁVEIS 59,4mm e , pasmem, foi o maior acumulado diário do ano ! Em um dia com BLOQUEIO, com alta em 500mb bem em cima !!!! Sinceramente....esse foi o temporal mais surpreendente de toda a minha vida, e não vou me esquecer disso. Não há como culpar os modelos de previsão, eles estavam em consenso...o que ocorreu por aqui foi um evento absolutamente fora do campo da previsibilidade, algo digno de nota, dos casos em que a natureza surpreende a ciência. A termodinâmica fez valer sua força, de uma forma fascinante ! Dá para perceber, no entanto, como a pancadona foi extremamente isolada e irregular. Veja os acumulados nas estações: Eu fui definitivamente o SORTUDO DO DIA. No mapa do Cemaden, NA REGIÃO SUDESTE INTEIRA, minha estação registrou o maior acumulado.
    1 point
  31. Apesar da previsão não indicar, o calor ajudou a formação de alguma nebulosidade e pancadas isoladas. Aqui em Lafaiete meu termômetro marca 29,3° após máxima de 31° No momento, daqui de casa, vejo uma formação de pancadas isoladas a leste da cidade.
    1 point
  32. A estação Registro do Inmet , que fica na região do Vale do Ribeira, tinha as 15 h 37,2 graus com umidade de 74%. Coloquei na calculadora de Sensação Térmica do site da Epagri, e dá uma ST de insuportáveis 61 graus. Se for real isso mesmo, é algo impressionante, chega a ser surreal.
    1 point
  33. Chuva muito forte agora. A temperatura caiu de 30 pra 20ºC em minutos.
    1 point
  34. Como dito e reiterado Adamantina vai tendo o período mais quente da sua história confirmado com folga. Não só aqui, vários locais do Brasil vem tendo médias muito altas desde agosto. Bom, nada mudou do meu último post para cá. Sigo com 9mm em março e temperatura beirando os 29,5ºC de média simples. Essa semana foi muito quente, mas quinta que veio o recorde. Minha estação registrou impressionantes 39,1ºC, o CIIAGRO 39,2ºC maior temperatura para Março batendo 2005. Presidente Prudente fez 37,7ºC igualando 2005 (histórico de 1967 para cá). De qualquer forma esse mês deve fechar como o março mais quente já registrado. Para quem anda feliz achando que vem mudança aí, as notícias não são boas, o euro ensemble e controle vem insistindo que o resfresco da semana que vem é rápido e fraco. Abril deve ser novamente um mês acima da média: Porém, de fato existe um friozinho fraco no fim de março. Adamantina: Tudo indica chuva mais constante na próxima semana depois de praticamente 30 dias sem chuva.
    1 point
  35. 1 point
  36. Área mais intensa da alta pressão em 500 hPa está em cima do Sudeste hoje.
    1 point
  37. Boa tarde. 1 e meia da tarde e chove em Friburgo, temperatura caiu dos 30 graus para 23 graus, essa eu não esperava!
    1 point
  38. 1 point
  39. Mais uma mínima desagradável aqui: 23,4°. Ao menos não foi a catástrofe dos 25,0° de ontem. E assim março vai catapultando sua anomalia para o alto, a esta altura simplesmente irreversível. Agora faz 28,8° com elevados 73%. Segue o shorts que fiz ontem no aeroporto enquanto esperava um desembarque.
    1 point
  40. A automática do Mirante teve 23,4°C de mínima hoje. Mas o que me espantou mesmo foi essa mínima de Interlagos (SESC). E também a de Curitiba que se não é recorde, deve estar muito perto. Hoje, a mínima do IAG foi 20,8°C. Mínima alta para aquela estação mas longe do recorde. Para relembrar, as maiores mínimas de 24 h do Mirante foram registradas no fatídico e tenebroso fevereiro de 2014: 25,4°C (04/02/2014) 24,7°C (03/02/2014) Pelas previsões de momento, o martírio pior vai até amanhã aqui em Sampa. A expectativa é que a partir de 2ª feira, as chances de chuva aumentem. Continuaremos assando mas... em fogo um pouco mais baixo. Vamos acompanhando pra ver se acontece mesmo...
    1 point
  41. Mais um dia de muito calor por aqui. Temos alguns cúmulos no céu.
    1 point
  42. Essas temperaturas mínimas no litoral norte catarinense.... 😪😥
    1 point
  43. Meu Deus, que tormento. Aqui tenho 31,3C com 66% e já estou achando difícil. Mas precisamos ter coragem, pois isso está chegando ao fim. Entretanto, é triste constatar que, pelo terceiro ano seguido, Março se comporta como auge do verão novamente, e sem chuvas. Um mês que já era morto climaticamente pela falta de dinâmica , e agora está querendo rivalizar com Janeiro e Fevereiro no calor.
    1 point
  44. E hoje mais um dia insalubre vindo pela frente, a mínima foi de 24,2°C e agora faz 33,0°C | 73,4%!!!
    1 point
  45. Máximas de ontem nas localidades baixas do Vale do Ribeira, com destaque para o super abafamento que tivemos e que já relatei outrora, fazendo com que essas máximas nem tragam a sensação real do que vivenciamos ontem: 39,9°C Miracatu (57 m)¹ 39,0°C Iporanga (109 m)¹ 38,7°C Pariquera-Açu "2" (28 m)¹ 38,6°C Sete Barras (27 m)¹ 38,4°C Pedro de Toledo (61 m)¹ 38,2°C Itaóca (191 m)¹ 38,0°C Eldorado (26 m)¹ 38,0°C Ribeira (188 m)¹ 37,9°C Juquiá (17 m)¹ 37,2°C Pariquera-Açu (43 m)¹ 36,7°C Cajati (69 m)¹ 36,1°C Barra do Turvo (164 m)¹ 36,1°C Jacupiranga (44 m)¹ 36,0°C Registro (35 m)² 34,6°C Iguape (4 m)¹ 33,5°C Iguape (3 m)² 31,8°C Cananéia (2 m)¹ 31,2°C Ilha Comprida (6 m)¹ Outras máximas pelo planalto sul/sudoeste paulista e áreas altas do Vale do Ribeira: 38,0°C Itapirapuã Paulista (579 m)¹ 37,2°C Taquarituba (640 m)¹ 36,9°C Itaí (653 m)¹ 36,7°C Guapiara (759 m)¹ 36,5°C Itapeva (743 m)² 36,0°C Itaporanga (621 m)³ 35,9°C Bom Sucesso de Itararé (844 m)³ 35,9°C Ribeirão Branco (788 m)³ 35,5°C Itaberá (696 m)¹ 35,5°C Itapetininga (639 m)¹ 34,8°C Itararé (736 m)¹ 34,7°C Juquitiba (690 m)¹ 34,7°C São Miguel Arcanjo (708 m)² 34,7°C Sarutaiá (842 m)¹ 34,5°C Apiaí (914 m)¹ 34,4°C Capão Bonito (709 m)¹ 34,2°C Barra do Chapéu (812 m)¹ 34,0°C Barra do Turvo (659 m)² 34,0°C Paranapanema (700 m)¹ 33,5°C Tapiraí (860 m)¹ ¹CIIAGRO ²INMET ³PWS
    1 point
  46. A mínima no SESC Inmet foi de 23.7 graus , creio ser a mais alta , ou uma das mais altas da recente história dessa estação, que desde que surgiu , conseguiu pegar apenas as piores ondas de calor de todos os tempos . Torço para que o SESC em breve pegue alguma onda de frio intenso, para que possamos ver o real potencial dela em situação de frio extremo . Vamos para mais 6 dias assim ...ironicamente quando eu entrar de férias, o clima vai resolver me sabotar hehe ...todo castigo para pobre é pouco hehhe.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.