Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 12/01/19 in all areas

  1. 17 points
    As granizadas voltaram a castigar o norte da Argentina no fds. Em Santa Elena, Entre Rios 👇 Em Salta (Carabajal) 👇 (Gustfront)
  2. 13 points
    Boa tarde... Dezembro começou como Dezembro deve ser: kente e instável. Hoje eu pude sentir muito bem o desconforto q o calor provoca, recebendo diretamente os raios solares no corpo e ainda tendo q fazer esforço físico ☀️😟 ...Não é nada boa essa sensação... Geralmente eu saio pedalar bem cedo nos fds, por volta das 6h30, mas hoje me atrasei e antes de completar o percurso de 48 km já estava literalmente destruído... 👇 A pressão baixou (não a atmosférica, a minha) e tive q descansar por cerca de meia hora antes de retornar. Óbvio q houve um exagero da minha parte nessa foto...eu gosto de drama 😳 Extremas de hoje: 12,4/32,9°C Um dia bonito e com nuvens altas pela manhã.
  3. 12 points
    Comecou o último mes do ano. Que nao seja tao quente!
  4. 11 points
    Boa noite! Mais um dia muito quente aqui em Petrolina. Hoje a mínima foi de altíssimos 27,7ºC, já a máxima chegou a 39,3ºC. Essa é a maior máxima para dezembro desde 1997. E só não subiu mais por que a partir de meio-dia houve um aumento na nebulosidade. Agora a temperatura está na faixa dos 34ºC.
  5. 11 points
  6. 11 points
    Bom dia... O zero grau apareceu nesta manhã de Dezembro na Serra Catarinense! Temperaturas às 6h da manhã na região serrana: No nordeste do RS: (Não observei todas as estações locais..)
  7. 10 points
    Ameaçando chuva na zona rural de Varginha sentido Carmo da Cachoeira. Altitude: 1000 a 1250m. No Inmet de Varginha 18.4 à 23.8.
  8. 10 points
    Comentando: Boa noite, durma bem, sonhe....sonhe muito... 😴🌜
  9. 10 points
    Tempestade em Tres Arroyos/Argentina, hoje às 4 da manhã 👇 (Juan Dibbern)
  10. 10 points
    Vendo os colegas discutirem, me pergunto: o que seria o verão climático? Seria o predomínio daqueles dias de sol pela manhã, muito calor e chuva forte à tarde/noite? Bom, penso que essa seja uma das caras da estação, mas nada mais veranil do que um dia chuvoso, não é mesmo? Isso falando de Minas. Esse excesso de nuvens que estamos observando há quase 20 dias e as chuvas associadas já mostram claramente que o verão está aí, escancarado. Afinal, nosso verão não é ensolarado. E as convecções? Já ocorrem também, embora elas tendem a ficar mais frequentes e mais típicas nas próximas semanas. Hoje o dia é encoberto na capital, tipico de quando o vento sopra do mar. Tanto é que a chuva que cair será fraca. Região central às 12h, com 24°C:
  11. 10 points
    Bom dia... Na tarde de sábado, houve também um registro de tornado em Nova Fátima/MS (Conexão Geoclima)
  12. 9 points
    Altônia, contando apenas a sede e os distritos principais -Frio histórico:0° pra baixo -Frio que é forte mas todo ano faz:0°-6° -Muito frio: 6°-10° -Frio:10°-15° -Friozinho:15°-18° -Temperatura sem reclamações:18°-29° -Calor:29°-33° -Muito calor:33°-35° -Calor que é muito forte mas faz todo ano:35°-38° -Calor histórico 38° pra cima
  13. 9 points
    ECMWF 00Z DE HOJE. O canal de umidade bem configurado entre o Norte e o Sudeste na acumulação de 10 dias. A região da campanha com pouca ou nenhuma chuva, além de vir a sofrer com uma provável onda de calor na semana que vem. Tudo dentro do script "padrão pré-2000":
  14. 9 points
    Pesquisei os dados e achei a informação que eu queria: - ESTA MÁXIMA DE 17,5ºC HOJE NO INMET-JF FOI A MENOR PARA DEZEMBRO DESDE DEZ-2005, quando tivemos 17,4ºC no dia 12/12/05 e 16ºC no dia 08/12/05. Além disso, foi a terceira máxima mais baixa para Dezembro neste século.
  15. 9 points
    Máxima muito baixa hoje no INMET-JF: 17,5ºC ! Possivelmente uma das mais baixas já registradas neste século PARA DEZEMBRO. Depois confiro os dados.
  16. 9 points
    Essa imagem mostra o quanto esfriou/esquentou nos últimos 7 dias. O resfriamento foi muito intenso.
  17. 9 points
    Inusitada essa friagem do dia 9 de Dezembro/18 em São Paulo. Mas não apenas em SP, qto no sul de Minas Gerais e provavelmente boa parte da região serrana da Mantiqueira. Em Delfim Moreira, extremo sul de MG houve o registro de geada e mínima de 0,4°C (estação Bairro do Charco/1.710m, do nosso amigo @Gabriel Cardoso) Tenho inclusive o print das temperaturas dakela manhã gelada, mostrando frio em boa parte do leste de São Paulo e registros de 2°C na Vila Inglesa (Campos do Jordão/SP) e em Camanducaia/MG. Aki em Piraquara, no mesmo dia a mínima chegou à 9°C e em Curitiba na estação A-hu, 10,2°C. Meu post no Facebook nakele dia: Na Serra Catarinense, 1 dia antes (8/12) a estação do @Fernando Keiser em Fazenda Santa Rita (1.317m) registrou 1,8°C, mas o menor registro em Bom Jardim da Serra foi -0,6°C. Em São Joaquim, -1,4°C. URUPEMA teve mínima de -2,1°C e no RS, Ausentes registrou -1,2°C no município. Claro q não poderia deixar de fora a tão aclamada Pinheiro Machado, onde fez 2,4°C. Também fiz um post sobre o frio em Santa Catarina e no nordeste gaúcho: Eu considero algo impressionante a ocorrência de TEMPERATURA NEGATIVA EM DEZEMBRO no Brasil. Será q teremos outros registros assim (ou perto disso) neste Dezembro de 2019? Espero q sim... Abraço fora de época
  18. 9 points
    Aqui em São Paulo, zona sul, uns 30 graus, só esperando o frescor pra amanhã.
  19. 9 points
    Bom, vamos ver se o CFS vai acertar sua previsão tanto para a precipitação quanto para a temperatura:
  20. 9 points
    Essa enchente de fevereiro de 1929 foi histórica na cidade e em grande parte do estado de SP. Na cidade de São Paulo, é a maior de que se tem registro. Pra quem pensa que enchentes na cidade de São Paulo são coisa recente... Naquela época, os rios Tietê e Pinheiros, os principais da cidade, ainda não eram retificados. Eram cheios de meandros. Bairro da Luz, centro da cidade de São Paulo, na enchente de fevereiro de 1929. Fonte: saopauloantiga.com.br A avenida Cidade Jardim na cheia do rio Pinheiros em fevereiro de 1929. Fonte: saopauloantiga.com.br O vale do Anhangabaú na enchente de fevereiro de 1929. O bairro do Bom Retiro na cheia de fevereiro de 1929. Área inundada na grande cheia de fevereiro de 1929. Fonte: Grupo Hímaco
  21. 8 points
    Na realidade o conceito de estação climática (e não astronômica) leva em consideração vários aspectos, o que significa obviamente que em cada lugar as características são distintas. Um exemplo de verão climático bem marcado em Maringá você vê no gráfico abaixo: veja o comportamento da temperatura dentro do quadrado branco, ela é mais estável se comparar com o que está fora dele. Veja também que durante a primavera, outono e inverno as temperaturas apresentam maior variabilidade e amplitudes. Outra coisa interessante a se observar é que nesse exemplo específico o "verão climático" começou junto com o verão astronômico, logo depois de um evento extremo de chuva de 110 mm no dia 20 de dezembro. O "outono climático" também teve um evento que marcou a transição lá pelo dia 20 de março com uma queda acentuada da temperatura. O que acontece algumas vezes é que essas mudanças de padrão nem sempre ocorrem na mesma data que a estação astronômica e no caso desse exemplo abaixo o inverno climático começou antecipado no final de maio/início de junho, com mínimas abaixo de 5 graus que costumam ocorrer em Maringá apenas no core do inverno em julho. Resumindo: em alguns locais a temperatura vai definir, em outros a chuva e em outros ambos, cada caso é um caso e tem muita relação com as mudanças de padrão atmosférico!
  22. 8 points
    O CFS tá uma beleza para as próximas semanas para SP: temperatura abaixo da média durante todo o mês(se houver calor no período, será tiro curto). Em 2019 nas capitais os extremos foram de -0,7°C(Curitiba) a 42,6°C(Cuiabá). De tanto calor que houve neste ano nas capitais, Cuiabá merece esse troféu(e é pouco provável que uma capital atinja uma temperatura similar neste mês).
  23. 8 points
    extremas hoje 17,2 a 26,2 ºC. Muito agradável. Atlântico resfriou, Pacífico leste teve um súbito aquecimento, niño 1+2 está em +1,5 ºC
  24. 7 points
    Belo Horizonte: Frio histórico: abaixo de 7°C Frio intenso: 7 - 11°C Frio normal:12 - 17°C Fresco: 18 - 27°C Calor: 28 - 31 Calor forte: 32 - 34 Calor histórico: acima de 35. De acordo com essa escala, hoje foi um dia fresco na capital, já que a temperatura variou entre 18 e 26 graus no centro. Muitas nuvens ao longo do dia, sem chuva.
  25. 7 points
    Tornado registrado ontem no Sul de MS. https://tv.uol/18CLe
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.