Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 04/05/20 in Posts

  1. 4 points
    Carlos, na minha opinião nenhuma das estações oficiais representa totalmente a cidade de São Paulo. Pra começar, Sampa tem um relevo muito variado, com várias áreas bastante acidentadas (Não tanto quanto BH, que acho a campeã das capitais neste quesito, e nem tantos microclimas como o Rio). O ponto mais baixo da área urbana está a 718 m, na confluência dos rios Pinheiros e Tietê (Do município é 60 m apenas, no extremo sul). O grosso da área urbana fica entre 718 e 900 m mas existem bairros que passam dos 1.000 m (O Juzinho pode até me corrigir). O município chega a 1.215 m, na serra da Cantareira, ao norte. Só pra dar um exemplo, a distância entre o aeroporto Campo de Marte (722 m) e o Mirante (792 m) é de pouco mais de 2 km em linha reta. Em noites frias, de céu limpo e sem vento, o Campo de Marte (Devido ao efeito baixada, fica na várzea do rio Tietê) pode ter mínimas até 3°C mais baixas do que o Mirante. E os 2 locais estão em áreas totalmente urbanizadas. Por outro lado, os bairros mais ao sul têm muito mais influência marítima e menor insolação do que o resto da cidade. Eles podem "acompanhar" o litoral e a serra do Mar com chuva o dia todo enquanto o resto da cidade tem apenas céu encoberto. Já os bairros do extremo NO (Perus, Jaraguá e Anhanguera), que ficam "atrás" da serra da Cantareira, já têm uma leve influência do clima mais do interior, com mais insolação, etc. As estações do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) poderiam ter a função de representar as diversas regiões da cidade. O problema é que a grande maioria delas não está instalada em locais apropriados pra medir temperatura: ficam em cima de edifícios, de lajes, muito próximas ou até sobre áreas cimentadas/asfaltadas, etc, etc. Já que o objetivo maior delas é monitorar chuva. É por esse motivo, inclusive, que não podem ser consideradas como estações oficiais.
  2. 3 points
    Entardecer com grande diferença entre topo e baixada! Topo 19.5°C Baixada 14.3°C  Topo 13.5/22.4 Baixada 8.5/24.3
  3. 3 points
    Mínimas de hoje P. Prudente 12,1°C Ciiagro 13,8°C Pws Paraíso 14,8°C Inmet Região 9,1°C Rancharia/Inmet 9,5°C Sandovalina/Faz. Taquarussu. 10,9° Iepê/Ciiagro No Sul do Estado 6,8° Apiaí/Ciiagro 7,4° Barra do Chapéu/Ciiagro
  4. 3 points
    Foto do satélite do canal visível mostra céu aberto em praticamente todo o estado de SP. Dando um zoom no leste paulista, é possível notar nuvens (da infiltração marítima) cobrindo a baixada santista e litoral norte de SP.
  5. 2 points
    Boa noite, variou de 13 a 27°C hj na área urbana de Friburgo (UERJ). No momento faz 19°C. Foreca prevendo um bom período outonal a partir do dia 8 pra cá.
  6. 2 points
    Após um dia com céu limpo e sol forte, a noite começa com aumento de nuvens devido aos ventos que estão soprando do oceano. Nas estações do CGE, temos temperaturas entre 16 (extremo sul) e 19 graus (áreas mais ao centro).
  7. 2 points
    Boa noite! Aqui em Santos tivemos um dia nublado com algumas aberturas de sol, a máxima ficou em 27,9ºC e a mínima em 20,7ºC. Abaixo uma imagem de hoje divulgada pelo G1, ressaca forte e o mar cobrindo totalmente a faixa de areia: Para os próximos dias, previsão bem animadora se compararmos com abril de anos anteriores que ultimamente tem sido acima da média:
  8. 2 points
    As nuvens se afastaram do Sul... Uma bela imagem do final da tarde. Vacaria, final da tarde: Teotônia, final da tarde: Piriápolis, sul do Uruguai, durante a tarde:
  9. 2 points
    Eu sei que o assunto é frio, mas dei uma olhada na previsão de chuva e achei muito ruim: É isso mesmo? Irá chover entre 4 a 13 mm dessa FF na primeira quinzena? Como ficaram as previsões de chuva para Abril pelo CFS? Será que chove na média ao menos?
  10. 2 points
    Isso é incrível ! Meteograma assim, em 2019, só vi no início de Junho. E agora, no início de ABRIL, já vivenciarei ❤️❤️
  11. 2 points
    É muito bacana poder compartilhar fotos e vídeos do tempo num espaço específico para isso. Hoje, apesar da fumaceira q teve ao amanhecer, ainda registrei belas imagens do sol subindo no horizonte e do nevoeiro na baixada:
  12. 2 points
    Hoje algumas instabilidades voltaram a crescer depois de alguns dias na minha área do Nordeste. Imagem de satélite de agora Em Queimada Nova a chuva forte ficou concentrada no setor sul e oeste do município. Na cidade não choveu. Amanhã poderemos ter alguma chuva novamente. Foto tirada às 12:00.
  13. 2 points
    Apesar do amanhecer frio, estamos com um dia normal. No começo da tarde já estamos com 24°. O MeteoBlue estava certo e sensação de frio o dia inteiro apenas a partir de terça-feira. De todo modo ao menos o dia está muito bonito neste sábado com temperatura aceitável.
  14. 2 points
    Mínimas muito boas hoje no planalto norte de SC, minha pws em Itaiópolis registrou mínima de 5,0C e nem fica em baixada, destruiu os 8,4C de Fevereiro. Em Blumenau apesar do céu limpo a mínima não superou fevereiro, empatou com os 13,1C daquela data. No oeste ficou longe da mínima de Fevereiro, Mondaí/Linha Catres registrou mínima de 11,0C.
  15. 1 point
    Mais um dia de instabilidades no setor nordeste da Região Nordeste. No momento ouço trovoadas ao sul e tenho esperança de que chova hoje aqui. A chuva de ontem acumulou 17 mm no meu pluviômetro em 20 minutos de duração.
  16. 1 point
    Pelo INMET, variação de 15,1 °C a 26 °C em POA. Bela mínima, mas muito superior ao resto do RS como sempre. Um dia típico de um Abril bem comportado. Amanhã teremos aquecimento mais expressivo à tarde. No aguardo da próxima semana. Seguem as previsões para POA.
  17. 1 point
    Máximas já batida na capital paulista , grande diferença entre a ZN e ZS hoje . Enquanto o Mirante teve 27.6 graus de máxima ,mais ao sul no Sesc amenos 23.6 graus . Agora aqui na ZS muitas nuvens já no céu , indicando que provavelmente teremos uma noite nublada . Amanhã e segunda o calor volta com força .
  18. 1 point
  19. 1 point
    21.2/58% no topo. Dia agradável e extremamente aproveitável
  20. 1 point
    Estação do topo cercada e com a direção do vento correta agora. 18,9°C lá agora perto do meio dia. Iporã do Oeste/SC Incrivelmente, lá do topo da para ver o Rio Uruguai (15km em linha reta) e o RS, acredito que seja Vista Gaúcha/RS bem ao fundo
  21. 1 point
    Bom Dia! Mínimas Baixo Nordeste de SC 04/04/2020 9,9°C Itapoá 10,6°C Santa Isabel (Corupá) 10,9°C Schroeder 11,5°C Luis Alves 11,7°C Jativoca (Joinville) 12,0°C Rainha (Araquari) 12,6°C São João do Itaperiú 12,8°C Rio Cerro (Jaraguá) 12,9°C Vila Nova (Joinville) 13,1°C Quiriri (Garuva) 13,4°C Nereu Ramos (Jaraguá) 13,6°C Areias Pequenas (Araquari) 13,6°C Guarajuva (Corupá) 13,8°C Centro (Araquari) 13,9°C Floresta (Joinville) 14,0°C São João Abaixo (Garuva) 14,3°C Zona Sul (Joinville) 15,1°C Balneário Barra do Sul 15,4°C Barra Velha 16,5°C Pirabeiraba (Joinville) 17,8°C Ilha da Paz (São Francisco) 19,2°C Capri (São Francisco do Sul) Por Tai Leocadio Dados: EPAGRI/PWS
  22. 1 point
    Bom dia! Hoje a mínima bateu 6,1 na estação do simepar, já na PWS de baixada que eu monitoro, a temperatura conseguiu bater INCRÍVEIS 2,4°C.
  23. 1 point
    A estação de Castro não costuma ser tão boa para mínima, mas hoje foi uma surpresa, registrou 5,1°C, em área urbana. Rio Negrinho, topo, 5,2°C, mas essa em área totalmente rural. Todo o leste/sudeste do PR registrou mínimas por volta de 5°C/6°C, inclusive região de Curitiba. Infelizmente na capital em si, a estação do inmet é péssima para mínimas em certos dias. Mas tivemos ótimos registros em PWS's, o Carlos deve nos trazer detalhes. Enfim, primeiras sub-10 para boa parte do Paraná.
  24. 1 point
    Manhã gelada por aqui, ano passado somente em 24.05 tive a primeira sub 10°C.
  25. 1 point
    Bom dia a todos, Para minha surpresa, de Madrugada despencou no Bairro do charco, por volta de 00h estava 10,8°C e às 06h, 2,5°C, uma queda de 8,3°C.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.