Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/09/21 in all areas

  1. Nessa situação também, não tem ZCIT que desça. No lugar da alta do açores atuou uma baixa pressão bem forte nesses primeiros dias de janeiro. Tá tudo invertido. Mas é janeiro, espero que mude. Segundo o GFS podem sair pancadas de chuva beeem localizadas nos próximos dias aqui no sertão, com a formação do novo VCAN, mas prefiro não contar muito com isso. Ontem houve locais com acumulados entre 10 e 15 mm, a meu norte e nordeste.
    13 points
  2. Esqueci de postar aqui: a chuva dos últimos dias em Virginia, sul de Minas.
    13 points
  3. Falando em previsão, os modelos tiraram a chuva prevista para a próxima semana em toda a faixa leste do país, incluindo também o sudeste e o sul da bahia. Agora teremos uma faixa seca quase em vertical, indo do norte do nordeste até o RJ, com exceção da região serrana e zona da mata mineira. Aquela previsão do GFS que foi postada por você aqui no BAZ, de muita água no leste do sudeste, evaporou. Agora é SP, PR e MS que estão com sorte, com risco até mesmo de uma ZCAS posicionada mais a sul. Aqui no estado, a região do triângulo, noroeste, RMBH e zona da mata estão com as chuvas dentro do normal nesta temporada, mas o sul, leste, norte, vale do jequitinhonha e boa parte da região central estão indo mal e as perspectivas não são das melhores. Esse posicionamento do VCAN me parece ser o responsável pela ZCIT estar tão a norte e também pela dificuldade enorme de chover no leste do sudeste e na Bahia, pois atua como um bloqueio. Seria isso mesmo?
    11 points
  4. MADRID COLAPSADA, ALGUMAS ÁREAS COM MAIS DE 60 CM E SEGUE NEVANDO INTENSAMENTE. IMAGENS HISTÓRICAS!
    10 points
  5. Essas pequeninas Cbs circuladas na imagem abaixo estão pipocando na região de Quatá e Tupã com deslocamento NE. Muito cedo para falar qualquer coisa, mas pode sobrar algo aqui nessa madrugada, incluindo outras áreas no centro e nororeste do estado que não tiveram chuva hoje. Muito abafado com 26,2°C.
    10 points
  6. Fortaleza está na borda, então, em tese, deveria chover. Mas, pelo que percebi ao longo do tempo, há alguns VCANs que provocam muita nebulosidade alta/média, mas praticamente nada de chuva. Quanto à ZCIT, o dipolo do Atlântico Equatorial está desfavorável ao deslocamento dela para o norte do Nordeste: E, pra piorar, o Atlântico Equatorial Norte aqueceu ainda mais nos últimos 7 dias: Resultado:
    9 points
  7. @Peregrine, que coincidência, olha essa postagem que fiz, aqui no BAZ, em... 8 de janeiro de 2020 ☝️ Rodada de 08/01/2020 do CFSv2 para fevereiro de 2020 Agora, o mesmo modelo, no mesmo site, na mesma data (em 2021) para o mesmo mês [fevereiro (de 2021)] 👇 Sobre as imagens que publiquei antes: A primeira imagem é de uma matéria que a Climatempo publicou em 20 de dezembro de 2019 A segunda e a terceira mostram previsões feitas pela FUNCEME em janeiro de 2020 A quarta e a quinta realmente se referem ao que já tinha ocorrido, mas é importante mostrá-las, pois elas são a confirmação das boas expectativas que existiam, sim, em janeiro do ano passado. De extra, vou deixar uma imagem da situação dos oceanos em 21 de janeiro de 2020: Para não ficar 100% no off-topic, sobre as condições desta noite: Nada de especial. Aqui em Fortaleza, temos apenas alguns cirrus, resquício de um forte núcleo que atuou no Piauí há algumas horas. O sábado deve ser ensolarado, sem nada de chuva.
    8 points
  8. Ai gente. Só pode ser meme isso. Dá muito bem pra dar uma batidinha, uma saculejada a cada 10 minutos pra não chegar nesse ponto.
    8 points
  9. Ontem cedo, logo após o nevoeiro se dissipar: Hoje está bem quente, agora 28,2° e 72% de umidade.
    7 points
  10. Dia começando muito quente em Adamantina, a mínima foi de 21,6ºC já às 11h tínhamos 29,2ºC com 62,1% de U.R. Ontem o dia foi quente devido a falta de nebulosidade com máxima de 32ºC com a umidade alta a sensação de calor era ainda maior. Ontem deu uma pancada de chuva na cidade por volta das 21h, chuva rápida. É notável que há uma falta de chuvas em áreas de SP, MS e centro do país, um bloqueio em 500hPa tem suprimido a convecção nesses locais. A previsão é que esse bloqueio enfraqueça a partir de terça com a aproximação de sistemas frontais no Centro-Sul, quanto a hoje sem mudanças, as regiões que possuem uma boa orografia e permitam o processo termodinâmico local devem receber pancadas bem isoladas e que às vezes podem ser fortes. O bloqueio está sobre o MS/MT e GO. O Europeu tem colocado uma convergência de umidade na semana que vem pegando Adamantina, vamos ver se confirma, hoje e amanhã sem previsão de chuva, janeiro + falta de chuva = CALOR.
    7 points
  11. Começando sábado com sol e agora 23°C com bastante vento (leste)...
    7 points
  12. Hanói no Vietnã teve hoje máxima de apenas 12,6 graus , detalhe bobo é que Hanói fica na latitude de Vitória aqui no Brasil , e Vitória não registra isso nem de mínima 🤣🤣🤣
    7 points
  13. O modelo europeu prevê que a próxima semana será chuvosa com acumulados entre 50 e 60 mm por aqui. GFS, por sua vez, prevê apenas 14 mm em chuvas isoladas. Nunca vi tamanha discrepância dos dois modelos em tão pouco tempo. Já começando por amanhã em que o ECMWF prevê chuvas localizados e o GFS não prevê nada. Abaixo a previsão até sexta-feira do europeu e do GFS, respectivamente. Vamos ver quem se dá melhor, tomara que seja o europeu.
    6 points
  14. Promissão (Ciiagro) com 33,7°C e 50,3% às 15:00. Haja abafamento... Aqui estou com 33,1°C e alguns cúmulos persistentes. Boa parte das instabilidades estão no leste do estado, com deslocamento leste. Ou seja, nem deriva deve ter hoje, é necessário convecção a oeste daqui para ocorrer alguma pancada, justamente na área onde há maior movimento de ar subsidente. Fim de semana vai ser de calor infernal, janeiro com pouca chuva é sempre um desastre. Ainda bem que as projeções são de mudança. WRF aparentemente um pouco perdido
    6 points
  15. Bom dia! Por volta das 03:00am aquelas aquelas pequenas áreas de instabilidade que estavam proximas de Tupã a muito custo chegaram na região de Cafelândia. Percebe-se que era uma parcela de ar mais quente provavelmente com CAPE maior deslocando-se a NE, toda hora brotava e morria essas Cbzinhas (radar abaixo). Mas no fim só foi uma espécie de FQ para abafar mais a noite (em termos de T°C, nada sinótico), pois nada choveu aqui. Hoje segue com muitos cúmulos e sol forte, tomara que chova muito! Temperatura de 30°C.
    6 points
  16. Bônus: Ávila, cerca de 90 km de Madrid, temperatura baixíssima por lá: variação de -3/-9°C. 1100-1200 mt de altitude. Neve muito forte por lá. Na imagem, a famosa muralha. 2° imagem: Salamanca. Cerca de 200 km de Madrid. Altitude na csda de 800/900 mt. Neve por lá deve aumentar e seguir para Galiza e Portugal.
    6 points
  17. Aqui em Fortaleza foi um janeiro bom, ainda que tenha sido o menos chuvoso do período 2016-2020. A maior chuva daquele mês aconteceu justamente no dia 8, acho que uns 60 milímetros
    6 points
  18. Jonatas Dias, em Vila Inhomirim/Magé/Cemaden, acumulou 112 mm até 21 h 30. Na estação Cemaden/Alvorada distrito de Carangola, teve dois temporais hoje, no meio da tarde e no início da noite outro, choveu 104 mm, fica 53 km em linha reta ao norte daqui de Laje do Muriaé.
    6 points
  19. Noite com um pouco de chuva em São Paulo. Diferentemente dos dias anteriores, hoje tivemos a entrada da brisa marítima e que trouxe algumas nuvens estratos mais baixas. Nas estações do CGE, as temperaturas estão entre 20 graus no extremo sul e 22/23 graus em outros locais da cidade. Radar de São Roque mostra chuva fraca em parte de São Paulo. Além disso temos um núcleo de chuva forte ao norte da Campinas.
    6 points
  20. Esse evento de neve em Madrid está magnífico, o pior do frio está por vir. Euro continua colocando temperaturas extremas para a capital. É praticamente um frio russo nos próximos dias! Dale..
    6 points
  21. Variação hoje 18,2/27,6°C Dia de céu parcialmente nublado a nublado, com período de sol mas sem chuvas na região.
    5 points
  22. Estremoz, Alentejo. Próximo a fronteira da Espanha, na cota dos 400-450 mt. Dia por lá variou entre -1 e 2°C (área urbana). No verão, possui temperaturas bem altas. Chega a 40°C. No outono e primavera, grande amplitude térmica é normal. Não é tão quente nas máximas como as vizinhas (Avis e Elvas por ex), mas não faz feio. E, após 15 anos, a neve. Em janeiro de 2006, Portugal esteve coberto de neve.
    5 points
  23. Teresópolis: O dia começou ensolarado e com temperaturas em elevação, às 11:00 o dia nublou e logo depois veio chuva fraca a moderada, agora sem chuva e temos neblina com temperatura bem amena 21º C. Uma nova instabilidade se desloca em minha direção vindo de Guapimirim e começo a escutar de longe algumas trovoadas bem esparsas.
    5 points
  24. Pinhel, Beira Alta. Dia muito gelado em Portugal. Nas áreas do interior norte, próximas ao litoral, como no Minho (Braga, Guimarães etc), as mínimas rondaram até nos -6°C. Onde o tempo não estava fechado, negativou. Agora à tarde, marcas expressivas são vistas em todo país. A neve já caiu em localidades próximas a fronteira de Espanha, mas mais altas, acumulo foi possível. Em outras, como no interior do Alentejo e algumas localidades de Trás-os-Montes, a neve derreteu ao tocar o chão - mas ainda existe janela para queda. Às 15:00: Estremoz com 0°C. Évora 2°C. Portoalegre também 2°C. Castelo Branco 2.5°C. Beja e Elvas 3°C (todas estas cidades com baixa altitude). Na Guarda, excelente marca de -3°C (1000 mt). Trancoso -1°C. E a temperatura segue caindo na medida que o ar mais frio vai entrando ao país. No fim da tarde, deverá estar muito gelado próximo ao litoral e mesmo em locais como Lisboa e Porto
    5 points
  25. Lendo e vendo o noticiário espanhol antes da chegada da neve se falava na nevasca do século. Pois bem, ela tá tão forte que tá perigando ser a maior já registrada na capital da Espanha. Impressionante. E continua nevando. Madrid é costumada com frio, principalmente noturno, mas seco. Neve não é rara mas nevascas como essa são raríssimas e a cidade não tem a menor estrutura pra um evento desses. Daí a cidade colapsa. Olhando de fora algumas imagens são lindas (pra mim que nunca vi neve é encantador). Mas os problemas advindos dessa tempestade são incalculáveis. Congelamento de encanamento, árvores caídas, interdição de ruas e estradas, queda de telhados, enfim, uma série de coisas. Fora o lamaçal que vai ficar quando a neve derreter. Já podemos tratar como um evento histórico e único. Sobre os voos, conforme colocado pelo colega ai encima me pergunto: desde o início sabia-se dessa nevasca, talvez não dessa forma, mas sabia-se mas mesmo assim permitiram os voos das Américas rumo a Madrid. Sabia-se do risco né? Arriscaram.
    5 points
  26. Ontem a tarde os noticiários já diziam que era a neve mais intensa desde os anos 80, desde então a neve só aumentou.
    5 points
  27. O Foreca está prevendo mínima de -28˚C e máxima de -24˚C em Moscou na próxima quarta-feira. Seria uma onda de frio muito forte. Vamos acompanhar:
    5 points
  28. No fim acabou sobrando somente essa célula de chuva a meu norte durante esta noite, mas que morreu logo em seguida. Tendo em vista que eu não esperava nada no dia de hoje, já que as previsões floparam, foi uma surpresa ver que se formaram essas chuvas isoladas. Esse janeiro de agora está me lembrando o janeiro de 2017.
    5 points
  29. 5 points
  30. Osasuna x Real Madrid jogando debaixo de neve em Pamplona
    4 points
  31. Paulistana - PI em 2020 (Aut-Inmet) - Temperaturas: Anomalias em relação ao período 2007-2020. Marcas importantes e recordes ao longo do ano: 2º janeiro com menor média 24h desde que a automática foi instalada (09/2007) com média de 26,69ºC. Janeiro de 2016, o mais frio, teve média de 26,68ºC. Junho mais frio desde 2006. Também foi a primeira vez desde 2006 que junho foi o mês mais frio do ano. Segundo julho com menor média de mínimas do século (20,40ºC) perdendo apenas para julho de 2008 que teve média de 20,37ºC. Os 18,4ºC do dia 26 foi a menor mínima registrada em julho na automática, empatado com 17/07/2017 e 27/07/2011. A primeira máxima acima de 36ºC de 2020 foi registrada apenas no dia 18/09. Foi a primeira máxima sob 36º mais tardia desde 1994. Outubro com maior média de máximas (36,9º) da série histórica (iniciada em 1975, mas com falhas de 1986 a 1994). A máxima do dia 8 de 39,9ºC foi a maior máxima registrada em outubro e a 4ª maior incluindo os outros meses. Novembro com menor média de máximas dos registros (32,64º), superando 1976 por apenas 2 centésimos. A máxima do dia 4 de 23,9ºC foi a menor máxima diurna já registrada na automática, pois a estação só está reportando de dia e pela madrugada a temperatura deve ter sido pouca coisa maior. Como a diferença de 11/2020 para 11/1976 foi quase nenhuma, se a máxima desse dia estivesse correta novembro de 2020 terminaria com média superior ao de 1976. Ano perfeito, seja pelas chuvas ou pelas temperaturas! 2020 foi o ano com menor média de máximas (32,62ºC) desde 2000 (32,57º). Tivemos um verão e um inverno muito agradáveis, recordes de calor em outubro (para não perder o costume) e um novembro, mês que deveria ser o mais quente do ano, mais frio em mais de 40 anos. Enfim, climaticamente, um ano impecável que certamente deixará muitas saudades!
    4 points
  32. Esse frio intenso que faz no Sul da Ásia todo ano é uma compensação do inverno mais fraco na Índia, o Himalaia reduz a intensidade das massas polares por lá e elas são direcionadas na direção leste. A latitude da neve chega até o paralelo 25N no interior do continente, não raro até o Trópico de Câncer.
    4 points
  33. Os voos que foram mantidos nesta 2° onda da pandemia na Espanha, boa parte vindos da América Latina está manhã, foram desviados para AGP (Málaga) e BCN (Barcelona). Existem outros aeroportos mais próximos de Madrid com pista suficiente para aterrisar avioes de larga fuselagem, no entanto, Málaga e Barcelona são opções sem neve e com estrutura para aeronaves e passageiros. Bem como Sevilla e Valência. Em Barajas/Madrid, faz -2°C e neva com boa intensidade.
    4 points
  34. Boa noite, chove na área urbana de Friburgo agora a noite, após a cidade enfrentar uma tarde abafada com máxima de 25°C nas Braunes. Temperatura as 21 horas de 21°C.
    4 points
  35. Na foto de 2020 a árvore da esquerda já estava nos seus momentos finais. Ela foi cortada pouco antes do início da pandemia 😂 Um dos coqueiros do fundo foi cortado recentemente E, no canto inferior direito, ao lado do muro branco, percebe-se que o dono daquela casa plantou uma bananeira (literalmente) durante a pandemia. Essa bananeira surgiu aí umas três semanas depois que o comércio foi fechado. O que o tédio não faz 😂🤪 tem até uns pés de mamão ao lado da bananeira. O cara aproveitou o tempo pra fazer um pomar. 😁
    4 points
  36. Kkkkkkkkkkkkkkkkk eu acho que esse é o vídeo mais alegre que eu já vi por causa de uma chuva🤣🤣.
    4 points
  37. NEVASCA SEGUE EM MADRID. SEM HORA PARA CESSAR... IMAGENS IMPRESSIONANTES. FONTE: SKYLINE WEBCAMS
    4 points
  38. As chuvas de ontem acumularam 24mm no inmet Santo Agostinho, com isso chegamos a 194mm em janeiro de 2021, valor que representa cerca de 59% da média mensal. Hoje, a RMBH teve um dia parcialmente nublado, com nuvens médias e altas predominantes. Eu não vi chuva na capital, mas pode ter caído algo isolado pela RM. As temperaturas variaram entre 19,9 e 30,5C, o que confirma o que tem sido o padrão nesta estação chuvosa: sol, calor, aumento de nuvens e chuvas com raios à tarde e à noite. O característico tempo mais fechado e chuvoso, por incrível que pareça, deu as caras mais em outubro. Algumas CBs se formaram, mas não evoluíram para chuva. Reparem na cor parda da água da Lagoa da Pampulha, barrenta, devido às chuvas abundantes desse começo de ano: O fim da tarde foi totalmente desinteressante, com céu encoberto por nuvens altas, sem sol, sem chance de chuva, sem nada: Um abraço a todos.
    4 points
  39. Muita chuva, desde novembro do ano passado tem chovido muito pra cá!
    3 points
  40. Não vejo "polêmica" alguma. Apenas discordo do seu ponto de vista. Quando me referi as fotos, era apenas para te dar uma noção de como são elaborados modelos estatísticos. Não sei se você compreendeu. Quando discordo de sua opinião sobre La Nina, procuro justificar minha posição. Inclusive pedindo exemplos de como La Nina vem atuando desde Novembro no Brasil, não obtive resposta. Vejo um pouco de contradição em suas colocações. Em Janeiro de 2020 as perspectivas eram ruins, vínhamos com El Nino (fraquinho). As projeções apontavam chuvas abaixo da média. Agora em 2021, como você mesmo afirma, poderemos ter um La Nina de moderado a forte e as perspectivas são ruins. Sua análise foge a minha humilde compreensão. Se discordar é ser arrogante, deixo a critério dos amigos.
    3 points
  41. As chuvas não tem se formado com frequência neste início de Janeiro, no entanto, destaque para o calor umido nestes dias, máximas entre 31-32°C com umidade que fica entre 55-60% durante quase toda tarde, dando uma sensação maior de calor.
    3 points
  42. Essa mínima de - 13 C é inferior ao recorde do Observatório de - 10,X C e próxima do recorde de Barajas de - 15,X C, pois bem, isso aumenta a expectativa de algo sinistro com relação ao frio no Brasil, e até aqui no Mato Grosso, num futuro próximo, quem sabe este ano ainda.
    3 points
  43. Aqui em Teresópolis o mesmo padrão, por enquanto ainda sem maiores problemas. Guapimirim e Piabetá já acumulam volumes bem significativos e já devem apresentar alguns transtornos.
    3 points
  44. Nuvens e trovoadas em 8 de janeiro... ...de 2020. Nesse dia, tivemos as primeiras trovoadas do ano. 8 de janeiro de 2021:
    3 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.