Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 09/09/20 in all areas

  1. 22 points
    Bom dia! Acho que hoje sim podemos declarar oficialmente o início do período mais infernal do ano no centro-oeste e talvez de parte do sudeste (SE ainda pode ter outubrão). Se lembram desse post em set 2019? Então, here we go again... O grande ápice por enquanto, dessa onda de calor começa hoje, indo até segunda quando uma pequena incursão de ar frio continental empurra o ar quente para nordeste, mas nada que impeça de voltar depois,. Setembro 2020 promete bater recordes de medias em uma grande quantidade de locais (o mais garantido por enquanto é o leste do MS, região de Água Clara). Próximos 10 dias pelo euro: T850 sexta: T925 sexta: Dia mais quente do euro no centro-oeste, 42,8°C de máxima no domingo no bruto. Para SC, cenário bem indefinido ainda, bastante oscilação entre inversão térmica e possíveis picos severos de calor, não se assustem caso brote um 40C isolado em algum local do estado. A MTC esse ano está tão parruda quanto no ano passado, não vejo motivos pra ela não descer em alguns momentos com toda a força no sul do Brasil. É isso pessoal, se tratando de calor, nunca duvidem, mesmo tendo praticamente uma la niña formada, isso não é nada para o aquecimento global.
  2. 17 points
    Bom dia à todos... Permanecemos também com uma situação noturna mais condizente com meados de Outubro, onde as temperaturas geralmente não descem abaixo dos 10°C e a nebulosidade predomina em boa parte do dia. Nada de chuva por enquanto e a tendência é a permanência desse quadro horroroso pelos próximos 7 dias (ou até onde as previsões razoavelmente confiáveis se estendem). O amanhecer teve akele sol fraco, com alguma nebulosidade e muita fumaça q avança do centro do país e está sendo impulsionada pelos ventos kentes q ganham intensidade à partir de hoje. Ontem a variação térmica ficou entre 14,0/24,2°C com céu nublado e URA mínima de 60%. Temperaturas agradáveis mas a constância das mínimas elevadas e a tendência de máximas muito altas para os próximos dias vai acabar colocando este Setembro no topo do ranking dos piores das últimas décadas, além disso, com a situação pluviométrica do jeito que está, infelizmente só resta aguardar a chegada das chuvas primaveris.
  3. 17 points
    Bom dia. Manhã já aparesentando certo abafamento em Blumenau, mínima de 18,8C e 20,1C 99% com garoa fina às 9h. Hoje a temperatura ainda não sobe muito mas para amanhã em diante o europeu prevê tardes quentes além dessas mínimas péssimas que já estamos tendo. Não duvido que além de ser desastroso nas mínimas esse setembro ainda consiga anomalia positiva nas máximas. Nas temperaturas parece aceitável até o momento mas o ponto de orvalho mostra como está abafado em boa parte dos dias: Por padrão PO > 18C é considerado abafado.
  4. 14 points
    A situação no Centro-oeste anda tão tensa que mesmo pela TV percebe-se a fumaça na Arena Pantanal, onde estão se enfrentando nesse momento Cuiabá e Figueirense, pela série B do Campeonato Brasileiro, sob um calor de 31º.
  5. 14 points
    08/09 Mínima / Máxima 13.7 / 24.2 - Pico do Jabre 14.6 / 29.2 - Arcoverde 15.1 / 31.4 - Monteiro 16.0 / 32.4 - Maturéia 16.2 / 24.7 - Garanhuns 16.3 / 32.2 - Cabaceiras 16.8 / 24.3 - Caruaru (Serra do Cavalo) 17.2 / 30.9 - Ibimirim As máximas nas estações da Borborema já estão começando a aumentar. Pra muitos o período de estiagem já chegou, acho que Garanhuns e Caruaru são as únicas que ainda devem receber alguma quantidade razoável de chuva esse mês. Vamos ver. Tão falando de La Niña e, até onde sei, é um evento que aumenta a pluviosidade no sertão. 🤔
  6. 11 points
    Previsão para Cuiabá-MT, onde quebra de mais um recorde histórico parece ser inevitável.
  7. 11 points
    Nas montanhas é relativamente normal, até no meio do verão, mas com esta extensão e pegando também várias cidades pode-se dizer que é raro nesta altura de setembro (mas antes do meio do mês já se torna mais comum, como mostra a tabela abaixo com os recordes diários de neve em Lander desde 1891). No caso de Casper, a estação principal com registros contínuos mais antigos naquela parte do Wyoming é Lander, e a neve com acumulação que caiu por lá ontem (5 cm até 00:00 de hoje, e continuou nevando até quase o final da manhã de hoje elevando o total do evento para 12 cm) foi a maior e mais precoce desde 1929 (quando nevou 10 cm no dia 06/09). Em 1941 também caiu uma neve bem fraquinha no dia 07/09, menos de 1 cm. Em Cheyenne, a neve de hoje foi também a acumulação mais precoce desde 1929, embora tenha nevado bem menos que o previsto (1/2 cm até o fim da tarde, mas segue nevando bem fraco e pode aumentar mais um pouco). Por outro lado, neve com boa acumulação no início de junho é relativamente comum, já tendo passado dos 40 cm em 24 horas até quase no meio de junho em 1947 (os dados estão em polegadas). Os "traços" (T) ocorridos no auge do verão são todos granizo. Em Denver(CO), a neve de hoje foi a mais precoce desde 1962 (um ano antes ocorreu a neve mais precoce dos registros, nevou 11 cm no dia 04/09/1961).
  8. 11 points
    Pelo Europeu, ainda não. E ainda colocou um fim da grade surtado, com Máximas próximas dos 40 graus...em JF.
  9. 11 points
    A cidade de São Paulo teve 2 mundos diferentes hoje. Temperaturas para todos os gostos, diminuindo da zona norte para o extremo sul. Mirante: 17,8°C / 29,5°C IAG: 17,7°C / 27,3°C Interlagos: 17,2°C / 23,0°C CGE-Marsilac: 15,7°C / 21,1°C Na região metropolitana, a oeste: Barueri: 17,5°C / 30,7°C
  10. 10 points
    Bom dia! Pois é, nos últimos dias até estava dando tempo de a temperatura subir em toda a cidade, antes da chegada da brisa marítima. Mas ontem nao, nas estacoes do CGE foi desses 21°C em Marsilac até 31°C em Perus. Nas estacoes do CGE mais próximas de onde estou, que sao Penha e Aricanduva, a máxima ficou em torno dos 27°C. Hoje amanheceu nublado, mas o sol já está aparecendo. Nessas estacoes, a mínima foi de 17-18°C e agora faz 20°C. Hoje ainda acho que a maior parte da cidade consegue ficar abaixo dos 30°C. Já em Buenos Aires ontem o dia foi de sol, com aumento de nebulosidade à noite. Mínima de 11,4°C e máxima de 20,1°C. Aos poucos os dias de primavera vao chegando. Hoje está nublado, e há uma baixa possibilidade de chuvas mais tarde. Mínima de 12,6°C, agora 15,8°C e máxima prevista de 20°C.
  11. 10 points
  12. 10 points
    O mapa contém sim vária imprecisões, tanto que eles colocam na legenda a cor branca já prevendo essas áreas "indeterminadas". Vale ressaltar também que essa área de chuvas que vc cita ficou bem restrita ao litoral sul do Nordeste, ainda assim não deixa de ser uma imprecisão. Apesar disso, a ferramenta possui vários recursos interessantes, como número de focos e áreas já queimadas desde o início dos anos 2000, valioso para consultas históricas recentes e observação (aí sim com grande grau de acurácia). Mas é claro que se trata de um produto em desenvolvimento, e para a complexa dinâmica de previsões fica bem mais difícil gerar um mapa impecável. Creio que para as regiões naturalmente mais susceptíveis ao fogo como todo Brasil central o modelo está descrevendo (prevendo) muito bem o que está acontecendo e com precisão relativamente boa, incluindo as áreas de bordas (entre o vermelho e o verde), e cito um exemplo: na semana passada o risco de fogo na região de Marília e Bauru se extendendo por todo o sul de SP apresentava de médio a baixo risco, enquanto aqui na porção mais ao centro-norte e todo norte do estado com risco alto, delimitando com exatidão a divisão de áreas que conseguiram receber chuvas significativas na última FF mais democrática, entre os dias 17-19 de agosto, e as que não receberam chuva. O link com todos os produtos para quem quiser explorar um pouco: http://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal
  13. 10 points
  14. 10 points
  15. 10 points
  16. 10 points
  17. 9 points
    Bom dia! Sobre ontem: Ontem senti leve calor em POA, teve sol e nuvens baixas, variando de 14,6 °C a 21,6 °C. Com a presença de sol, percebe-se, após vários dias com céu encoberto, que os raios solares já estão mais ardidos devido à proximidade do equinócio de Primavera (agora lembrei que num post anterior acho que escrevi distraidamente "solstício de Primavera" vish! kkkk - fica aqui a minha autocorreção caso tenha sido o caso). Sobre hoje: Previsão de temporal com alerta pra praticamente todo o RS, Sobre os próximos dias: Pelo tempo.com teríamos chuva todo dia de hoje até a próxima quarta.
  18. 9 points
    Na região da borda leste das rochosas (especialmente do centro para o norte da área), assim como em várias cidades da parte norte dos EUA, as maiores nevadas tendem a ocorrer na meia estação mesmo, pois no inverno há menos umidade disponível para gerar grandes precipitações. Na lista das maiores nevadas de Lander, o primeiro evento do inverno só aparece no décimo lugar.
  19. 9 points
  20. 9 points
    Acontece no outono e primavera. Em alguns anos tem episódios mais severos que o padrão. Outubro 2019 em Denver por exemplo (Aeroporto internacional): Dia 9 teve máxima de 28,3C e no mesmo dia antes da meia noite já fazia -2,1C, e a máxima do dia 10 foi -1,6C. Do dia 26 para o 27 também é um bom exemplo dessa dinâmica. O estado do Colorado é bem único pela sua localização, Denver por exemplo mesmo tendo altitude, tem montanhas bem mais altas a oeste, tendo um potencial de aquecimento adiabático enorme. Tem ainda o ar quente e úmido que vem do golfo e o ar frio continental que avança desde o Ártico/Canadá, e isso somado aos efeitos do relevo (leste do estado de Colorado é planície), faz a região ser "mágica" para bizarrices da meteorologia, inclusive tornados impressionantes.
  21. 8 points
    Hoje o dia já começou quente por aqui, com mínima de 18.3°C. A tarde deve ser de muito calor no MS e MT, que devem esquentar mais amanhã e na sexta, com risco de quebra dos recordes históricos de calor. Projeções de hoje do modelo WRF:
  22. 8 points
    Mínima de 16° e máxima de 27° hoje, com muitas nuvens altas, e provavelmente fumaça junto delas.
  23. 8 points
    Quando começar a soprar os ventos de Norte as máximas no Cariri vão lá pra cima. Quem sabe ao mesmo tempo não sai algum evento extremo isolado de chuva também?
  24. 8 points
    A never tá forte no Denver https://www.earthcam.com/usa/colorado/denver/?cam=denver
  25. 8 points
    Fort Collins, CO - Scott Denning ONTEM - HOJE
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.