Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 08/30/20 in all areas

  1. 15 points
  2. 15 points
    Até pouco tempo atrás, sempre considerei aquelas divisões astronômicas das estações, mas ficava encucado com algumas coisas que não batiam. Até que aprendi, aqui no BAZ, sobre as estações climáticas e estas me parecem muito mais exatas do ponto de vista prático. A primavera já começou e o símbolo da estação são os ipês amarelo, que já começaram seu espetáculo por aqui. Uma foto que fiz ontem, praticamente esfregando na minha cara que o inverno passou e que estamos em SETEMBRO 😁: Hoje a capital amanheceu com 16,9C e a previsão é que chegue aos 28/29 à tarde. Bom dia a todos!!
  3. 14 points
  4. 12 points
    De mi jardin por ahora el unico arbol que me esta avisando que se viene la primavera es el duraznero, sin embargo el resto de los caducos estan repletos de llemas y brotes que parecen que van a explotar en cualquier momento.
  5. 12 points
    Ah, isso com toda certeza, o desmatamento é cruel em todos os sentidos, desde a morte de nascentes, assoreamento de rios, compactação de solo e morte de fauna. Mas me refiro somente às questões climáticas. Uma região de mata nativa e outra muito alterada, ambas podem ter os mesmos mm anuais, porém aquela alterada vai parecer mais seca devido à fatores físicos não climáticos. É importante separar isso pra não remediar pelas causas erradas. Esse problema no Brasil Central, de todo ano nesse período ficar esse cenário meio apocalíptico, de fim de mundo (calor intenso, queimadas generalizadas, céu opaco, sem perspectiva de chuva) é um exemplo disso. Há certa mudança climática (aquecimento, como em boa parte do planeta), mas a seca, não perspectiva de chuva são totalmente sazonais e as queimadas são problemas daqui de baixo e não da atmosfera. As médias de chuva no Brasil Central só começam a aumentar no final de setembro, ainda assim na forma de pancadas isoladas. Mapa para setembro: Boa parte do CO tem média de 35 - 60mm em setembro, ainda baixo. Existe um aquecimento, mas creio que todo esse cenário passa a ideia de que a região está em profunda crise climática quando, na verdade, é pura sazonalidade mal administrada pela burrice humana.
  6. 11 points
    O evento de frio deste mês não passou batido pela vegetação, na manhã do dia 21, fez 4° com vento, o que já é o suficiente para prejudicar plantas mais fracas, como o mamoeiro.
  7. 11 points
    Bom dia. Depois de 10 dias seguidos de sub 10, hoje não tivemos. 10,9 na PILARZINHO aqui em Curitiba. Já está 28 graus. Ontem não bateu 30 graus, mas hoje eu arrisco que iremos bater. Final da tarde começará a esfriar e aparentemente teremos 3 dias frescos na sequência.
  8. 10 points
    Em relação a isso, me recordo que há um tempo atrás, uma pessoa (o Carlos Alberto de Ribeirão Preto do blog http://meteorologiaeclima1.blogspot.com/, não mais atualizado) comentava que quando vem vários dias bem quentes acompanhados com aquele céu esbranquiçado significa que entre 2 ou 3 semanas as chuvas começam a retornar no estado de SP (e também outras áreas do Brasil central). ------------------------------------------------------- 12z de hoje do europeu intensificou a "grande onda de frio" prevista pela Climatempo para a segunda semana de setembro. Pelas temperaturas, a capital paulista poderá ter dias de céu encoberto por nuvens vindas do mar. Em relação às chuvas, a expectativa é um pouco animadora para o sul e leste paulista. Mas para o interior, ainda nada. Já pelo Brasil, temos expectativa do retorno das chuvas no centro norte de RO e no estado do Acre. Embora no MT e outras áreas do sul da Amazônia, ainda não tenha essa previsão, pode até ocorrer algumas pancadas. digo isso, já noto que entre o fim do inverno e início da primavera, esses locais costumam ter chuvas que não estavam sendo previstas pelos modelos.
  9. 9 points
    Temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla): TEMP MÁXIMA 16.39 a las 09:17:00 TEMP MÍNIMA 8.28 a las 23:58:00 Hoy la mañana esta un poco nubosa pero soleada, fria y seca, estoy disfrutando y tomando unos mates bajo el sol en mi jardin. La temperatura minima fue baja, unos 2°C/3°C en toda la ciudad. Actualmente a las 10 de la mañana la temperatura supera un poco los 8°C :
  10. 9 points
    Grande contraste térmico ontem (novamente) na região de Curitiba 👇
  11. 9 points
    As chuvas voltam a acontecer no Sul da Amazônia em agosto, e no Sul do Brasil também há um aumento considerável nos índices de precipitação. Reflexo do ápice da ASAS sobre o Brasil central e interior nordestino, essa área agora costuma registrar máximas entre 35-39 graus. Em setembro normalmente acontece o retorno das chuvas no oeste do MT, centro-sul do MS e SP além do Sul de Minas Gerais. Nesta área o acumulado mensal supera os 50mm, o centro-sul brasileiro após o paralelo 20S no início da primavera é influenciado pelas tempestades que se formam no Paraguai e Argentina
  12. 8 points
    Manhã de domingo com avanço da frente fria pelo sul. Dá pra ver a fumaça logo a norte das nuvens: Criciúma já registra temperaturas bem mais baixas que ontem, quando registrou máxima de 32,2C: SATC Temperatura: 16.1 °C Umidade: 95.7 % Vento: 8.0 km/h S 185 ° Barometro: 1019.1 hPa Subindo Rapidamente Chuva Diaria: 1.6 mm Aqui em Blumenau o dia é bem quente e úmido, faz 25,4C com 74%. É possível que os 28,9C de ontem sejam superados. Céu feio e esfumaçado de pré-frontal.
  13. 8 points
    TERREMOTO DE 4.6 GRAUS NA ESCALA RICHTER ATINGE A BAHIA NESTA MANHÃ. TREMOR CONSTA NO SITE DO USGS.
  14. 7 points
    Enquanto isso em Curitiba: 29°. Hoje a tarde o Barigui como todos os demais parques vai bombar.
  15. 7 points
    Quem me dera que o Vale do Paraíba Fluminense tivesse o verão de JF. O que nos alivia é subir a Serra de Ipiabas! Por lá o clima é muito próximo ao de JF. 😅
  16. 7 points
  17. 7 points
    Máxima de 35,7C hoje em Mondaí com umidade baixando a 27,7%. Maior temperatura e menor umidade desde a onda de calor de março. Fim de agosto está sendo um desastre pras médias. Média máxima por lá já se aproxima dos 26C.
  18. 6 points
    Aqui los durazneros producen en noviembre en el norte y desde diciembre a febrero en el sur del pais. Este ejemplar solo produjo una vez, es muy joven y por lo que recuerdo lo hizo en pleno verano. Al mediodia 9°C en la estacion Prado de Montevideo y soleado.
  19. 6 points
    Este duraznero és de mi vecina, entonces no se muy bien cuando florece, pero hasta donde yo sé, los durazneros producen en noviembre, así que lógicamente estarían floreciendo ahora, o durante las próximas semanas. Yo tenho algunos durazneros, pero están en un lugar un poco lejos de casa, y la última vez que los vi no tenían hojas, tal vez ahora ya tengan flores.
  20. 6 points
    A estação do SIMEPAR-MARINGA é confiável? Impressionante a mínima registrada lá hoje: 24.4°C. Até as 6 da manhã não havia baixado de 25.1°C!
  21. 6 points
    Bom domingo! O sábado em POA foi muito desconfortável (para mim) na primeira metade da tarde. Este período foi similar, em termos de umidade, à tarde de sexta-feira, com a diferença de que ontem foi muito mais quente. Ao longo da tarde esse abafamento foi amenizando, mas sem perder a carinha de verão. Apesar dos muitos raios no horizonte, o primeiro período de chuva teve apenas ~0,4 mm em torno das 19 h. Pelas 21-22 h, a chuva retornou, e se intensificou, após uma breve pausa que teve direito a aberturas breves e enganosas no céu, e o dia fechou com ~4,8 mm. As temperaturas ficaram entre 15,4 °C e 30,6 °C, com sensação de calor maior do que esses valores sugerem. Na madrugada de domingo, já acumulamos 6,2 mm. A temperatura segue em declínio até 12,8 °C conforme registro das 8 h. É previsto que a máxima não subirá muito hoje. Os próximos dias pelo visto serão amenos, sem nenhum calorão (como os da segunda metade da semana que passou) vindo tão cedo. Ainda bem!
  22. 6 points
    As 7:30 no Simepar Londrina 17 Apucarana 22 Maringá 25 No aeroportos MARINGA 20 Londrina 19 Maringá e Londrina estão entre 500 e 600 metros Apucarana está a 800 metros e fica no meio do caminho entre Maringá e Londrina . Pergunta que não cala , em qual buraco essa estação de Londrina Simepar está instalada. Esse é a minha velha indagação de pelo menos uns 10.. Como londrina é 90 km daqui um dia pego o carro e acho o Iapar ... Sei que tem uma floresta no Iapar de Londrina.
  23. 6 points
    O curitibano está gostando do verão fora de época.
  24. 5 points
    INMET Varginha 12.2 de mínima. Agora 28.2°C. PWS Coqueiral, baixada, mínima de 7°C. Agora 29.3°C por lá.
  25. 5 points
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.