Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 07/22/20 in all areas

  1. 23 points
    Bom dia pessoal, e vamos caminhando à passos largos aos momentos finais de um mês de Julho (outro) de péssima qualidade para a maioria das regiões do país. Antes do tempo quente e seco que ainda está se configurando para o período da tarde, temos um começo de manhã freskinho no planalto curitibano. A mínima aki na vila chegou aos 4,1°C e novamente a fumaça foi destake lá na baixada, deixando o cenário igual ao q observei ontem, porém hoje temos Cirrus 👇 Mínima abrigo: 4,1°C Abrigo às 6h50: 4,4°C 👇 Mínima relva: 1,4°C Relva 6h50: 2,1°C 👇
  2. 19 points
    Bom dia. Outra madrugada gelada na região. Aqui em Catolé precisei de 3 cobertas grossas pra dormir porque tava difícil. Kkkk. Mínimas sub 17: Pico do Jabre (PB): 13,6°C* Monteiro (PB): 13,7°C São Gonçalo (PB): 14,6°C (2° menor valor pra julho) Cabaceiras (PB): 15,1°C Maturéia (PB): 15,2°C* Arcoverde e Ibimirim (ambas no PE): 15,8°C Piancó (PB): 16,1°C * Garanhuns (PE): 16,2°C Caruaru (PE) e Barbalha (CE): 16,3°C Tauá (CE): 16,5°C Dados das automáticas do INMET. * Pws
  3. 19 points
    A insônia tá forte aqui hoje. Tá nevando no nordeste kkkkk
  4. 18 points
    A beleza do q é ruim.... YouCut_20200722_074407985.mp4
  5. 17 points
    Previsão do CFS para agosto baseado nas rodadas dos últimos 3 dias mostra uma possível atuação da ASAS no país, visto que as chuvas poderão se concentrar no Prata e as temperaturas poderão ficar abaixo da média áreas de MG e do nordeste, enquanto em SP, MS e sul do Brasil, acima da média. Vamos ver se isso se manterá nas próximas rodadas e se de fato se confirmará. Anomalia de chuva Anomalia de temperatura
  6. 15 points
    FIM DE MADRUGADA E COMEÇO DE MANHÃ GELADOS NO NOROESTE PAULISTA. AQUI EM JOSÉ BONIFÁCIO AGORA FAZ 12,2°C. NOS ÚLTIMOS DIAS TIVEMOS (destaques para manhãs frias e tardes quentes): Segunda: 11,7°C -28.8°C. Terça: 12,5°C - 29.3°C. Quarta: 12,2°C - ...
  7. 13 points
  8. 12 points
    Trágico também estão as chuvas neste ano e nos ultimos meses. Julho está com 3 mm acumulados e deve ser um dos mais secos, sem previsão nenhuma pra chuva tão já.
  9. 12 points
    Bom dia a todos, Maringá, nesse momento com 19 graus.
  10. 12 points
    1990 e 2000 foram anos que agradaram a todos os que gostam do frio, massas polares amplas e intensas, com neve nas serras sulinas e geadas no Sul, SP, MS, MG e região serrana do RJ. 2010 teve frio amplo em abril, maio e junho, julho o maior destaque foi o interior do continente (no Brasil, o Sul, MS, MT, RO, AC e AM se destacaram), fora a neve de agosto que pintou de branco as partes altas do RS e SC após dez anos sem isso acontecer. Se no final deste mês ocorrer uma onda de frio intensa junto com a neve, este ano não será perdido, ficará semelhante a 1965 que teve maio frio, junho quente, julho com frio na metade do mês e agosto gelado com umidade fora de época no Brasil central.
  11. 11 points
    Fiquei até preocupado agora, com os adjetivos usados pela MetSul. Eles são tão técnicos em suas postagens, que quando usam palavras como "estupefatos", "assustadoras" etc, é que o bicho deve tá pegando mesmo. Parece que a região mais setentrional do planeta, que compreende a Sibéria e o Ártico, têm um aquecimento acima da média mundial. Diante dessas notícias, já deixando de lado as teorias da conspiração (senão daqui a pouco a gente vai tá discutindo se a Terra é plana), fica a pergunta sobre o quão exageradas são aquelas previsões climáticas para 100 anos, que mostram um cenário extremamente pessimista... Outra coisa que gostaria de ponderar é que, além da queima de combustíveis fósseis (como foi falado), outro agravante é a destruição das florestas, que acaba liberando carbono aprisionado no lenho das plantas. Ciclo este que nós podemos mudar a curto prazo (diferente do petróleo e afins), por um ato simples e acessível: plantando árvores. Parece papo de ambientalista chato, mas é isso mesmo. Eu já plantei mais de 30 árvores aqui no meu lote e nas redondezas, o que é uma pequena contribuição ao sequestro do carbono no planeta. Felizmente, muita gente já entende isso e esse tipo de atitude cresce a cada dia.
  12. 11 points
    Que bom. Pelo menos a gente não fica iludido por muito tempo, né ? De matar mesmo é quando eles tiram o frio faltando 5 dias pro evento ou até menos.
  13. 9 points
    Ontem pela manhã tinha 13°C aqui em casa mas na estrada cheguei a verificar 10°C numa baixada não muito longe daqui. Esse friozinho noturno tem mantido a casa geladinha durante todo o dia dispensando o ventilador e o ar-co para esta pobre criatura involuntariamente confinada ao trabalho doméstico. Outra coisa que notei outro dia pedalando à tarde foi que o sol me pareceu menos quente que o costume. A gente ouve falar em mínimo solar mas não sei se há alguém mede isso para que a gente possa conferir essa intensidade de radiação medida e não na base do achismo.
  14. 9 points
    Fico muito feliz de ver que o negacionismo climático perdeu tanto espaço no BAZ, era inimaginável isso 4 anos atrás.
  15. 9 points
    É...o inverno 2020 não está pra brincadeira aqui no Sudeste. Fazendo de tudo para tentar ser o pior da história ! Ao menos o Europeu coloca um pouquinho mais de ar polar chegando aqui. Mas tá difícil....muito difícil.
  16. 9 points
    Entendo, caro Peregrine. Em Filosofia, você usa o método dialético. É um ótimo método e creio que seja muito válido para as Ciências Humanas. Em Ciências Exatas, usamos o Método Científico que se baseia nos trabalhos Popper, com a ideia de Falseamento. Neste método, de maneira simplória, você faz uma hipótese sobre um assunto (desenvolve sua teoria) e depois verifica se as projeções dessa sua teoria correspondem ao observado (experimentalmente) no "mundo real". Aqui estão diversos estudos, publicados em décadas diferentes, por autores diferentes. Todos eles acertam no aquecimento devido ao CO2, alguns superestimam, outros subestimam. Mas isso faz parte da ciência. Ninguém diz que Newton está errado só porque ele não previu as correções da Relatividade Especial para corpos próximos a velocidade da luz, apenas que o modelo dele não correspondia ao todo. Aqui estão diversos estudos. Um deles, inclusive, está hospedado no domínio da Faculty of Arts and Sciences de Harvard, este: https://sites.fas.harvard.edu/~eps5/writing_assignment/CLIMATE_BKGD/Sawyer_Nature_1972.pdf . Que foi publicado na Nature. A Nature é uma revista com peer review(1), provavelmente a mais influente do mundo. Também Harvard é, provavelmente, a universidade mais influente do mundo. Não estou falando isso para usar argumento de autoridade, que é uma falácia lógica que um filósofo como você bem conhece, mas apenas para convidar você a reflexão sobre o que a imagem do vídeo mostra: será mesmo que uma instituição e um jornal, ambos com enorme prestígio, se ergueram fazendo propaganda? Eis aqui (1) a grande diferença entre um vídeo no YouTube e os artigos supracitados. Para fazer uma publicação em um periódico, você passa por um crivo enorme para que seu trabalho seja avaliado e publicado. Se você acreditar em mim, te digo: meu primeiro artigo foram 3 meses de diálogo com os revisores para ser aceito para publicação.
  17. 8 points
    Sou da área de TI e matemática. Eu entendo perfeitamente o que você quis dizer. Na matemática é impossível você ter uma ideia aceita sem a demonstração teórica. Fugindo do assunto só um pouquinho, analiso seu ponto de vista me lembrando de um antigo problema matemático chamado "O último teorema de Fermat". Não sei se o conhece, mas um breve resumo: Pierre de Fermat formulou um teorema que dizia que não haviam soluções inteiras para a fórmula aⁿ + bⁿ = cⁿ, com n > 2 e o escreveu no pé de uma página da sua cópia do livro "Aritmética de Diofanto" a frase "descobri uma demonstração maravilhosa para este teorema mas este rodapé é pequeno demais para conte-la". Mais de 350 anos depois, Andrew Wiles provou o teorema, depois de muitos anos recluso dentro de sua casa. Ele publicou uma vez a solução, e continha um erro mínimo, mas esse erro mínimo quase acabou com a carreira dele, precisou de um ex-aluno para terminar a demonstração e por fim, conseguiu. A matemática é uma ciência exata, e não permite voltas, suposições, "achismos". É por isso que é a matéria que mais gosto, pois ela não é subjetiva. Então é muito difícil de lidar com alguém que chega a dizer que o teorema de Pitágoras está errado, ou que Newton errou ao criar o cálculo diferencial, por que não tem como estar errado uma coisa que foi embasada em argumentos e passos lógicos. Creio que teve bastante trabalho em seu estudo, por que para se criar um prédio em qualquer área das exatas, precisa explicar cada tijolo. 
  18. 8 points
    Crateús: 52,0 mm Umari: 89,6 mm Imagem de satélite daquele dia:
  19. 8 points
    Realmente essa previsão está meio fora da realidade. Enquanto isso, o tempo.com, baseado na 12z de hoje do europeu mostra algo diferente, indicando o fraco resfriamento para este final de semana e a MP trazendo uma queda mais forte à partir do dia 30.
  20. 8 points
    Eu vou repetir mais uma vez que só considero esse tal ICA com referência bibliográfica de impacto no meio científico, mas aos outros pontos vamos lá. Não houve fase fria entre as décadas de 1940 e 1970, houve um período de estabilidade. Não sei ao certo o motivo, mas o retorno do aquecimento pós 1970 pode estar relacionado ao aumento importante do uso de petróleo e de carvão mineral a partir de meados da década de 1960, o que fez com que a concentração de gases do efeito estufa aumentasse muito. De fato, o uso já era crescente antes, mas num nível bem inferior. Faz sentido pensar na atividade solar como modulador natural do clima, desde que haja um impacto significante na dose de radiação solar que chega ao topo da atmosfera. Aproximadamente 50% dessa radiação chega à superfície, aquecendo a atmosfera de baixo para cima. Só que se você tem componentes que são fortes absorvedores de radiação no infravermelho termal (o calor, sendo mais informal), você acaba por compensar parte do feedback negativo na temperatura que ocorreria por uma menor irradiância chegando até a superfície, pois o calor fica retido. Para uma compensação total, seriam necessários sucessivos ciclos solares muito fracos, ao longo de muitos anos, para diminuir a quantidade de radiação terrestre retida. Sobre poeira cósmica, prefiro não opinar pois não conheço nada sobre. Mas para haver condensação de água na atmosfera (formação de nuvens, por assim dizer), é necessário que haja núcleos de condensação, que são partículas higroscópicas que servem de catalisador na formação de gotas. Sobre a Lua, conheço um pouco apenas de seus efeitos nas marés devido a ação da força gravitacional.
  21. 7 points
    Boa noite. Dia bastante quente aqui em Aparecida de Goiânia-GO, máxima de 31,7°C e a miníma chegou aos 14,1°C, tempo continua bastante seco e o dia foi bastante ensolarado. No momento faz 20,7°C e a úmidade do ar em 59%.
  22. 7 points
    O sopro polar oceânico durou pouco e Belo Horizonte voltou a esquentar: INMET Santo Agostinho..... 16,4 / 26,8 INMET Pampulha................ 14,6 / 27,7 INMET Cercadinho.............. 14,4 / 24,8 PWS Palmares..................... 17,5 / 28,8 PWS Mangabeiras............... 16,0 / 26,6 O dia foi ensolarado e agradável, porém com temperaturas altas pra época. Segue imagem de uma das avenidas mais bonitas de Belo Horizonte (Av. Barbacena) hoje pela manhã: Na sombra, confortável. Ao sol, senti calorzinho na caminhada.
  23. 7 points
    Aliás, se alguém aí sabe de algum lugar que está esfriando, pode mandar, trarei dados do local pra provar se isso é verdade ou não. Tabelamos muitas regiões do planeta e nota-se resfriamento em um total de 0 delas. Eu só tabelo aeroportos afastados de centros urbanos ou estações totalmente rurais.
  24. 6 points
    Parece que teremos algo bem significativo para o alto do PNI
  25. 6 points
    Olhou no Tempo.com né ? Aqui está normal, MP segue aparecendo:
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.