Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 06/25/20 in all areas

  1. 26 points
    A FORMAÇÃO DE UM FORTE CICLONE EXTRATROPICAL NA COSTA DE SC NA PRÓXIMA SEMANA, INDICADA PELOS MODELOS, ALÉM DE TRAZER UMA POSSIBILIDADE DE NEVE PARA AS SERRAS GAÚCHA E CATARINENSE EM ESPECIAL, TAMBÉM TRARÁ FORTES RAJADAS DE VENTO POR TODA A COSTA DO CENTRO-SUL DO BRASIL. ABAIXO A PROJEÇÃO DA FORMAÇÃO DA BAIXA PELO MODELO EUROPEU. SAÍDA DESTA TARDE DO ECMWF SUGERE RAJADAS DE VENTO MUITO INTENSAS NO DECORRER DA QUARTA DA PRÓXIMA SEMANA COM ESTE CENÁRIO. PODENDO CHEGAR AOS 110-120km/h NAS SERRAS DO RS/SC, 80-100km/h ENTRE PR/SC (INCLUINDO CURITIBA), E 60-80km/h ENTRE SP/RJ/MG (INCLUINDO CAPITAL PAULISTA). EM ALTO-MAR AS RAJADAS PODEM IR A QUASE 200km/h. TRATA-SE DE UM CICLONE EXTRATROPICAL FORTE POR ORA.
  2. 23 points
    A temperatura mais baixa na Argentina agora é em Perito Moreno, provincia de Santa Cruz: -16,8°C e sensacao de -23°C. Apesar do nome, nao é onde fica o glaciar (que tá perto de El Calafate), mas sim uma cidade mais ao norte da província, mais perto de Chubut. As estacoes abaixo de zero agora sao essas:
  3. 23 points
    Mais de 9:30 da manha e somente agora comeca a amanhecer em Ushuaia, onde o sol hoje nasce às 9h59. Agora 1,5°C na cidade, com sensacao térmica de -4,3°C. De sexta até quarta a previsao é de mínimas entre -2°C e -5°C e máximas entre -1°C e 2°C.
  4. 22 points
    Bom dia à todos, começando a manhã com mínima de 5,6°C e já com uma parcela do céu coberto por nuvens altas e cores fortes entre às 6h40/6h50 👇
  5. 21 points
    Como me disse o Coutinho certa vez, uma massa polar se assemelha ao mar rebentando na praia. As latitudes mais altas (RS, SC, PR) são os pontos mais para dentro do mar, onde a água é mais funda, isto é, a massa polar é mais espessa, com maior suporte em altitude. Em SP, MS, GO (Geralmente, claro), já é o local onde a água bate nos joelhos, ou seja, o ar frio já tem menos espessura. No MT, AC, RO e AM são os locais onde a água já se espraia, batendo abaixo da canela, mal cobrindo o pé, isto é, o ar frio chega nessas regiões com pouca espessura, já "raso". Claro que isso depende da intensidade da massa polar. Massas polares históricas tipo 1955, 1975, 1979... podem chegar a SP com bastante suporte em altitude, com maior espessura. Aí elas atingem em cheio Campos do Jordão, passam pela Mantiqueira e cobrem todo o estado de MG (Caso de mai/jun de 1979). Outras, menos fortes, chegam aqui "rasas", sem suporte em altitude, e aí não atingem Campos do Jordão e nem passam a Mantiqueira.
  6. 16 points
    bom dia, madrugada de fevereiro em POA, muito desconfortável o abafamento, péssimo para dormir. algumas temperaturas agora nesta madrugada no RS (estações automáticas INMET): POA - 24,8 °C - começou a aquecer na última hora Campo Bom - 27 °C Santa Maria - 24,9 °C Instabilidades pré-frontais pegando já uma boa parte do RS, em algumas horas chegarão até aqui:
  7. 15 points
    Pelo menos uma semana seguida de temperaturas abaixo da média, segundo o SMN. E, contando com ontem, teríamos ao menos oito dias consecutivos abaixo de 15°C:
  8. 15 points
    Bom dia! Ontem Buenos Aires teve manha com céu parcialmente nublado e tarde de céu nublado, tempo escuro e garoa em alguns momentos. À noite o vento aumentou de intensidade, indicando a chegada do ar polar e o início da longa sequencia de dias frios aqui. Mínima de 9,9°C e máxima de 14,5°C. Hoje temos uma manha ensolarada, com 7°C e sensacao térmica de 4,8°C agora, devido ao vento sul a 11 km/h. O tempo seguirá aberto durante o dia, mas a máxima nao passa de 13°C, segundo o SMN. Caso se confirme, será a menor do ano. O sol nasceu às 8h01 e se poe às 17h51.
  9. 15 points
    Bom dia..Dia começou com chuva forte e com raios aqui em Belmonte SC. Foto feita por um amigo meu aqui próximo mas cedo A segunda imagem pelo simepar, mostra a atividade elétrica presente as 8:30 da manha na região oeste de SC
  10. 15 points
    Chovendo em POA. Que comecem os jogos! MetSul bateu o martelo quanto ao prolongado período de frio no RS que está chegando:
  11. 15 points
    GFS - temperatura média para as próximas 2 semanas Nos próximos 8 dias, já temos previsão valores baixos no sul do Brasil, Paraguai e centro norte argentino. Já no período entre 02/07 e 09/07, as temperaturas baixarão também em SP, RJ, sul de Minas, MS e sul de MT.
  12. 14 points
    Idem Juiz de Fora. Mínima de 09,6ºC na Davis, mas no INMET não baixou de 13,1ºC. Foram apenas 4 mínimas sub-10 neste decepcionante Junho de 2020. Acredito que não teremos mais sub-10 até o fim do mês.
  13. 14 points
    Marília-SP (Centro oeste paulista): TEMPO.COM: CLIMATEMPO:
  14. 14 points
  15. 13 points
    Previsões para São Paulo para as próximas 2 semanas Pelo meteoblue, poderemos ter bastante chuva no próximo final de semana, devido à passagem da frente fria. Além disso, à partir de sexta, teremos início a um sequência de máximas baixas. Já o tempo.com (baseado na 12z de hoje do europeu), indica um menor volume de chuva para o próximo final de semana. Em relação às temperaturas, cenário parecido com o Meteoblue. Poderemos ter um aquecimento relâmpago no dia 30 e à partir do dia 02 do próximo mês, uma sequência de dias frios com máximas bem baixas.
  16. 13 points
    Noite com um pouco de nuvens altas em São Paulo, mas em menor quantidade do que ontem. Nas estações do CGE, as temperaturas novamente variam bastante. Enquanto temos 20,5 graus na Sé, faz apenas 9,4 graus em Marsilac. Imagem do satélite do momento mostra essas nuvens altas atingindo o estado de SP. A cobertura está mais densa no sudoeste e região de Sorocaba. Pela animação, ela deve avançar para cá nas próximas horas.
  17. 13 points
    Comportamento climático De inverno ganhando força na península americana em convergência à atmosférica em altos níveis. Estagnação da rotação pela zona glacial, condicionando uma situação não muito comum de escoamento de massa Polar pelo Conesul. Situação de valores verificados em Julho2000. Projeções do final de junho, com diminuição ainda maior na primeira e segunda semanas de julho, vem apontando forte dinâmica Favorável no escoamento até latitudes de 30-35 LS o que trará condições absurdamente baixas de valores em 850, 700 e 500 entre 60-40 e fortes Quedas até 30. Teremos uma situação de frio rigoroso nesta primeira quinzena de Julho com, sequência de 3 MPs. Também verifica-se a Condição de bloqueios na latitude de 20-25 com projeção de ciclone mais ao norte litoral SC-PR, que darão a dinâmica das entradas continentais, com tendência neste momento de escoamento Sul- Sudeste. Temperaturas estarão muito baixas no sul, com risco de vida por hipotermia. Estaremos entrando amanhã nas mudanças abruptas deste fraco junho. Risco de eventos climáticos adversos .. devido a energia do sistema. Temperaturas em 850 deve chegar ao sul com valores entre -4/-9C e em 700 a valores de -8/-11C Em Lages 13C tempo bom, vento oeste.
  18. 12 points
    O frio vai longe em Buenos Aires agora. Espetáculo de inverno !
  19. 12 points
    Pré-frontal bombando mais ao sul, com registro há pouco de rajada <107 km/h> no Bradador em Garuva/SC. Como reflexo da intensificação dos ventos em altitude, a estação Serra Dona Francisca em Joinville registrou uma forte elevação da temperatura entre o início da madrugada e ~3h30. De 5,2°C a temperatura subiu para 14,8°C em apenas 3 horas em plena madrugada. Aki no leste do Paraná, cerca de 70 km ao norte do Bradador, os ventos sopram forte em altitude desde ontem, tanto q hoje cedo mesmo com calmaria absoluta no nível do solo, era possível avistar uma PIPA bem alto no céu, q já era vista no mesmo local desde a tarde de ontem. Essa imagem eu fiz logo ao amanhecer (7h15) 👇
  20. 12 points
    Tempestades atuando na fronteira Oeste e Campanha gaúcha, trazendo uma mudança definitiva de padrão no RS. Serão no mínimo 14 dias de frio intenso a partir de hoje. O inverno chegou.
  21. 12 points
    Noite de forte pré-frontal no oeste catarinense, faz 24,2C com 57% em Mondaí às 23:20 depois de máxima de 29,8C. Pelo jeito a máxima de amanhã será alta e invertida.
  22. 12 points
    Minha lógica? Isso é o básico do estudo dos fluidos. Vai dizer que o pico da neblina lá no amazonas é frio porque tem muita MP?
  23. 11 points
    Muitos raios no momentoPelas 9h teve uma pancada de chuva com bastante vento, e voltou a chover agora, mas até agora só chuva fraca.
  24. 11 points
    Aproveito para registrar mais uma sub-10 para Resende RJ!
  25. 11 points
    Dia bem característico de junho-julho aqui em Belo Horizonte, sem tirar nem colocar nada. Após frio entre a noite e o meio da manhã, a temperatura subiu bem e ficou agradável à tarde (com calorzinho no sol): Santo Agostinho...... 13,4 / 25,2 Pampulha................. 10,4 / 25,5 Cercadinho............... 12,1 / 22,6 Como não poderia deixar de ser, o predomínio foi de sol e cirrus: Agora a noite, o resfriamento é intenso e já faz frio do lado de fora, entre 17,6 e 14,4C às 20h.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.