Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/17/20 in all areas

  1. Aproveitando que estou uns dias no Rio de Janeiro, vim passear em Juíz de Fora toda essa sexta-feira, dia 17/01, visitando meu grande amigo Renan Tristão e sua esposa, Ana Paula. Estou no sítio do Renan, onde ele tem a sua estação meteorológica e onde encontramos uma natureza exuberante da Mata Atlântica. Lugar de paz e maravilhoso! O tempo ficou encoberto, praticamente o dia todo, devido a influência do ar polar no oceano. A temperatura máxima em Juiz de Fora hoje foi 25,5°c. Muito agradável! Abraços a todos, com votos de MUITA PAZ!
    15 points
  2. Um vendaval causou estragos ontem em Serra do Salitre, cidade vizinha de Patrocínio. Choveu quase 42 mm em poucos minutos, mais do que o acumulado dos 15 primeiros dias de janeiro. O acumulado do mês chegou a 82 mm (a média é 311 mm).
    13 points
  3. Mínima de 14,6° hoje na automática do Inmet de Porto Alegre. É a menor temperatura pra janeiro desde 2013, quando fez 14,4°. Na convencional, no mesmo local, a mínima ficou em 14,3°. Para os registros dela, é a mais baixa para janeiro desde 1994, quando fez 13,0°. Considerem a que preferirem rsrs 🙄
    12 points
  4. Com as chuvas que caíram entre ontem e hoje, BH atinge a incrível marca de 410mm no inmet convencional em janeiro/2020! Para completar o cenário, as chuvas devem continuar nos próximos dias e podemos ser afetados por nova ZCAS semana que vem...
    11 points
  5. Achei muito meigo colocarem a linha do Equador na latitude de Salvador. Triste uma professora ver isso😭
    11 points
  6. 11 points
  7. As previsões seguem agressivas para as chuvas excessivas em Belo Horizonte. Em um mês que já acumula quase 350mm (107%), Climatempo coloca 50mm já para amanhã e o modelo europeu, diante de seu histórico muito conservador, prevê o apocalipse para os belorizontinos nos próximos dias: Espero muito que essa previsão não se cumpra!
    10 points
  8. MINIMAS - 17/01 4.7 - B Jardim da Serra 5.3 - Morro da Igreja 5.6 - S Joaquim Cruzeiro 5.8 - Urubici MN 6.8 - Bom Jesus 6.8 - S S Joaquim 7.8 - Urupema 8.1 - S J dos Ausentes 8.9 - Cambara do Sul 8.9 - Serafina Correa 9.1 - Lagoa Vermelha 9.1 - Painel 9.4 - Canela
    9 points
  9. *ALERTA PARA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO. PROJEÇÕES DE CHUVAS EXCESSIVAS MANTÊM-SE:
    9 points
  10. CONTRASTE: Serra Smith, em Joinville, teve máxima ontem de 26,2°C, ao passo que hoje ainda não foi além dos 13,4°C. 13°C é praticamente temperatura de inverno (visto o horário 12h30). Dia frio, portanto, no nordeste catarinense, assim como aki na região de Curitiba.
    8 points
  11. TIVE A MENOR DESDE 2012, 6,0 EM 2012 E 7,2 HOJE NA CLIMATERRA. E TAMBÉM NO INMET. 4,7 NA REGIÃO. EM CASA FOI A QUINTA MAIS BAIXA EM JANEIRO EM 22 ANOS DE DADOS.
    8 points
  12. Reportagem bem bacana, mas como já é de prache nesse tipo de matéria, há alguns errinhos, além do já citado pela colega kk por exemplo, quando o cara fala "mesmo em cidades próximas a diferença é grande", e cita como exemplo São Paulo e Rio de janeiro, que estão praticamente na mesma LATITUDE como se esse fosse o fator mais relevante na diferença de horário do nascer e por do sol entre as duas cidades, e não a LONGITUDE. Mas já é uma evolução pro jornal da Band, o mesmo q há um tempo atrás noticiou que sem o horário de verão o sol nasceria às 3:30 da manhã em alguns lugares do Brasil 😳😂
    8 points
  13. Mais um fim de tarde em BH₂O: Desde as 16h, chuvas moderadas com raios e trovoadas deixam a cidade em alerta para granizo e enchentes.
    7 points
  14. Com nada ao leste da costa do Ceará, tem que ter muita fé pra isso se cumprir. 😒
    7 points
  15. Bom dia! A quinta-feira foi ensolarada e absolutamente agradável em Buenos Aires. A mínima foi de 13,6°C e a máxima foi de 26,4°C. Ezeiza já teve sua primeira sub-10°C do ano. Hoje também vai ser agradável. Temos tempo ensolarado, 17,2°C, URA de 67%, vento leste a 7 km/h e pressao de 1.018,8 hpa. O dia deve seguir assim, com máxima de 27°C. O sol nasceu às 5h58 e se poe às 20h08.
    7 points
  16. Eu sempre me preocupo muito com o comportamento daquelas barragens que circundam a região de BH quando tem essas previsões de chuva excessiva. Imagina um adicional absurdo de pressão nesses reservatórios somados à saturação do solo em todo o arredor, ainda mais que algumas foram listadas como perigosas e caíram no esquecimento.
    7 points
  17. 6 points
  18. lugar bacana mesmo! Bela chácara! SObre hoje aqui em Curitiba: Estação Pilarzinho tivemos uma máxima SUB 20 hoje! 19,6 na Pilarzinho! 😊
    6 points
  19. Chegou bem antes. Se não houver nada que atrapalhe chove aqui no sertão à noite.
    6 points
  20. Chove de forma moderada desde as 7 horas da manhã aqui em Magé RJ, estranho que essa chuva não aparece no radar.
    6 points
  21. Acabei de ver as saídas mais recentes de fevereiro. Estão prevendo chuva abaixo da média no Sul e na maior parte de SP, e temperaturas dentro a abaixo da média em partes de SP(litoral e faixa Leste e oeste) e no litoral de SC e PR, enquanto em outros estados do Sudeste haverá muita chuva, principalmente em MG e ES. Será que isso é um sinal de uma pós frontal eterna em São Paulo em fevereiro? Seria um mês interessante se tudo isso se concretizar. Chances de ter um verão ameno por aqui.
    6 points
  22. Se o Foreca confirmar o que está previsto, São Paulo terá máximas interessantes nós próximos 10 dias(até dia 26). Nenhuma delas irá atingir a média de janeiro (que é de 28,2°C), além da anomalia no período ser grande(a anomalia média prevista será de -3, isso deve reverter a anomalia positiva do mês por aqui). Será que vamos ter algo que lembra janeiro de 1979? Naquele mês teve uma pós frontal duradoura (enquanto em áreas de MG o mês foi de muita chuva)
    6 points
  23. UBATUBA COM CERCA DE 150MM NAS ÚLTIMAS 24HS. AGORA QUANTO AO RIO DE JANEIRO, LAMENTÁVEL O DESCASO COM AS ESTAÇÕES DE MEDIÇÃO. SÃO CENTENAS SEM OPERAÇÃO! ALGUMAS REGIÕES, COMO NITERÓI, NÃO TEM NENHUMA EM OPERAÇÃO! LEMBRANDO QUE É OBRIGAÇÃO DO ESTADO MANTER ESSE SISTEMA DE ALERTA ATIVO.
    6 points
  24. É, pelo visto, já era a chuva na madrugada. Por enquanto não tem nadinha ao largo do Ceará. 🥱
    6 points
  25. 17,6C com 92% e pingando ainda, definitivamente incomum pra uma noite de verão em Blumenau
    6 points
  26. 5 points
  27. Hoje está quase 10 graus mais fresco do que ontem. Faz 22 C na fazenda em Carmo da Cachoeira/MG.
    5 points
  28. Quem dá boas notícias é o Europeu: Pela última rodada, ZCAS onde mais precisa aqui no Sudeste (norte), e pós frontal nos demais setores, garantindo muitos dias com temperaturas abaixo da média. As anomalias positivas de atualmente devem se anular com os próximos 10 dias.
    5 points
  29. Esta questão da Amazônia é uma questão ainda para ser melhor estudada, todos sabem que nosso regime de chuvas é abundante por conta dela, mas ninguém se arrisca a dizer se já estamos sofrendo as consequências. Seria o tal do ponto sem volta, acho que quem divulgar algum estudo sério sobre isso vai precisar ter bastante culhão. Eu particularmente percebo que as características das chuvas no verão estão mudando, estão ficando mais raros eventos de Zcas, mesmo sob condições mais favoráveis para que o evento ocorra. Parece que as chuvas estão se concentrando em eventos. Foi um tanto característico isto nesta última década e as pessoas não percebem muito porque no final do mes a média não fica ruim então esta tudo bem. Tem um podcast da Climatempo com o meteorologista César Soares. Há um trecho que ele fala sobre como seria o comportamento das chuvas se a Amazônia deixasse de existir.
    5 points
  30. A noite aqui foi um pouco abafada, mínima de 20,9 C. A partir de hoje deve chover e refrescar. A chuva e as temperaturas abaixo da média devem dar o tom da estação nos próximos dias. Confiramos.
    5 points
  31. Hoje teve 3 horários diferentes com a mínima aqui em Altônia, a primeira no começo da manhã, que ficou perto dos 25°, depois por volta das 17h após uma pancada de chuva, com 24°, e agora no fim do dia com 23°
    5 points
  32. Interessante reportagem exibida no Jornal da Band mostrando que o Anoitecer no Brasil pode ter até 2h de diferença entre um cidade e outra:
    5 points
  33. Diria que raro mesmo, considerando o horário e ainda com chuva! Desde o natal nao sei mais o que é baixar dos 25ºc dentro de casa, só com ar-condicionado. E agora atingir 21.4 com janela aberta, o ventinho é constante, delícia d+.
    5 points
  34. Não lembro de ter visto previsão de acumulados tão elevados qto esse de 124mm. Caramba!
    5 points
  35. Nesse momento as instabilidades se organizaram melhor e ganhou força, chove de moderado a forte na região Pongaí em direção a Borborema. Está ventando bastante com umas rajadas até bem fortes (creio eu na velocidade em torno de 40km/h). A chuva no distrito foi persistente na ultima 1h30min, mas de fraca intensidade, acumulando até agora 5,1mm. Em Cafelândia no CEMADEN já deu 46,2mm. Temperatura caiu bastante, antes os 36ºC no início da tarde agora 20,1ºC. Que queda!! Apesar de não ter chovido muito, a queda de TºC foi bem satisfatória já!
    5 points
  36. Principal gama de modelos continuam indicando a formação de um sistema de baixa de pressão na costa do Sudeste, no final da próxima semana, entre os dias 23 e 25 de Janeiro. Essa baixa iria se formar a partir da evolução de um canal de umidade entre ES e MG, sendo provavelmente uma ZCAS. Os modelos ainda não mostram direito o que poderia ser esta baixa, mas a saída desta manhã do modelo Europeu (ECMWF) sugere claramente a formação de uma baixa com núcleo quente, visível no campo de 850hpas. Apesar de mostrar núcleo quente em baixos níveis, as simulações do EURO mostram uma baixa com forte entrada de ar seco pelo lado oeste, o que mostra que a baixa seria SUBTROPICAL a princípio. Lembrando que o próximo nome para Ciclones Subtropicais e Tropicais a ser usado no Atlântico Sul será "Kurumi" Independente da formação ou não deste sistema, muita chuva deverá ser observada entre o ES e MG, por conta da formação deste canal de umidade. Projeção do ECMWF sugere mais de 500mm localmente nos próximos 10 dias nessas áreas.
    4 points
  37. Madrugada começando com temperaturas mais agradáveis e chuva franca em São Paulo. 20/21 graus nas estações do CGE. Leste paulista nesse momento.
    4 points
  38. Kkkk. Jesus, e eu pensando que seria mais um a passar pelo Ceará. Parece até que vai atingir o litoral do RN/PB em cheio. Mas como tá sem Cb no mar provavelmente as chances de sair algo no interior são maiores agora.
    4 points
  39. Distrito do Cruzeiro em São Joaquim/SC as 23:00hs já registra 8º, temperatura abaixo dos 10º também na região de Pinheiro Machado/RS. No Paraná das localidades monitoradas pelo Simepar o menor registro é aqui na capital Curitiba com 16.9º. Aqui ao lado em São José dos Pinhais, o aeroporto Internacional Afonso Pena já reporta 15º.
    4 points
  40. Não sei se consegues ler onde está escrito localização, moro em Rancho Queimado -SC, Grande Florianópolis.
    4 points
  41. RECORDE ABSOLUTO DE CALOR EM NOVA SANTA RITA E PORTÃO Uma onda de calor se formou ao estacionar uma massa de ar por aproximadamente 7 dias sobre o Rio Grande do Sul. Foi um sistema atípico, pois é raro uma massa de ar ficar aprisionada por tanto tempo em um mesmo local nesta região. Diferente de ondas de calor comuns, que tem padrão advectivo. As umidades relativas mínimas ficaram a semana inteira na casa dos 20-30%, devido à secura na massa de ar em aquecimento. Foram basicamente dois dias de máxima absoluta, dias 28 e 31/dez, mas com umidades diferentes. No primeiro, mais seco, céu limpo, sem formação de CBs, no último, pré frontal, úmido, com chuvas isoladas, que trouxe máximas recordes em diversos pontos do RS. Umidade Relativa em 2m: Temperatura e Vento em 850 hPa. Repare a circulação dos ventos mantendo o ar parado sobre o RS: Percebe-se que não existe direção de vento predominante entre os dias 27 e 31. Algumas poucas rajadas eram meramente causada por turbulência de aquecimento. Temperatura em 2m: Obviamente, modelos numéricos previram absurdos também, como 42/45°C para o dia 27/dez (na prática fez 37/39°C): Sequência de imagens do satélite para o dia 31/dez: Condições do tempo: 27/dez - 14:08 28/dez - 12:24 29/dez - 08:57 30/dez - 12:26 31/dez - 05:13 31/dez - 11:55 31/dez - 13:24 31/dez - 15:23 Desenvolvimento de uma CB sobre São Sebastião do Caí do primeiro núcleo de tempestades - 31/dez às 15:30 VID_20191231_142737.mp4 Após o instante do recorde de temperatura, próximo das 15h de 31/dez, duas linhas de instabilidades se desenvolveram passando na região metropolitana, fazendo as temperaturas caírem, o volume de chuva foi fraquíssimo, acumulando 1 mm em Nova Santa Rita, apesar dos núcleos que passaram. Ao norte, a partir de Novo Hamburgo, a primeira célula passou entre 15h30 e 16h00, e a segunda, atingindo toda a RMPOA, às 17h30. Abaixo, a imagem do Radar do Morro da Igreja para as 17:30 Temperaturas/Umidades registradas: NOVA SANTA RITA - BAIXADA PORTÃO - TOPO PORTÃO - VALE Percebe-se ausência de calor nas madrugadas. Os ambientes internos estavam quentes devido ao calor diurno associado à insolação, mas ausência de abafamento. Umidades relativas na casa dos 20/30% não são comuns para um período duradouro aqui. Dias amplitudinosos e temperaturas normais na parte da noite, até o amanhecer. Também haviam poucos insetos, devido à estiagem, solo seco dificulta a proliferação de mosquitos, mas foi notável a presença de pequenos besouros marrons/amarelos à noite. Evolução das temperaturas nas 3 estações: NOVA SANTA RITA - BAIXADA PORTÃO - TOPO PORTÃO - VALE Temperatura e Ponto de Orvalho para o dia 31/dez na estação de Portão/TOPO: Comportamento e padrões observados em detalhe dia 31/dez no instante da máxima histórica e chegada da instabilidade: De acordo com a imagem do radar mostrada acima, a célula de tempestade que se formou na direção norte às 15:30 fez com que caísse antes a temperatura nas duas estações de Portão, e somente na segunda linha de instabilidades,a temperatura caiu em Nova Santa Rita, pois esta atingiu todas as regiões. A temperatura em Nova Santa Rita conseguiu subir por mais tempo que as estações que estavam mais ao norte de um certo ponto da RMPOA no eixo Canoas/Novo Hamburgo. Quem estava a norte percebeu influência da piscina de ar frio da primeira célula de tempestade que passou ao norte. E ainda, perceba o pequeno delay no comportamento do fluxo de ar ao passar pela estação de TOPO e 7 minutos depois passar pela estação do VALE em Portão. Separei 4 pontos chave para cada uma das duas estação no gráfico abaixo para deixar evidente que a massa de ar está se deslocando e as temperaturas não são homogêneas. Considerando que a direção do vento seja de WNW, e que o fluxo de ar está se deslocando algo entre 600 e 900 metros e leva 7 minutos para ser identificado pelas duas estações, é possível calcular a velocidade do fluxo de vento em cerca de 4 a 6 km/h. A estação de Nova Santa Rita não consegue manter uma similaridade no comportamento, devido a distância ser de 17 km, bem maior que as duas de Portão, as interferências são tantas que torna imperceptível o padrão em mudanças sutis de temperatura e umidade. Só em alguma frente fria mais ampla e generalizada o efeito fica mais visível em escalas maiores. Normalmente em entradas de ar polar, que vêm de Sul, as linhas se invertem, no caso, VALE que está 2 km ao sul, é quem tem o pico registrado primeiro e, imediatamente em seguida, o TOPO. Máximas em algumas das principais estações de referência da região (PWS): 41.4°C (27/dez) - Teutônia/Languiru (IRIOGRAN8) 40.8°C (31/dez) - São Leopoldo/Cristo Rei (IRSSOLEO2) 40.6°C (28/dez) - Três Coroas/Itamar (ITRSCO2) 40.1°C (31/dez) - Portão/Topo 40.0°C (31/dez) - Portão/Vale 39.9°C (27/dez) - Teutônia/Linha Welp (IRIOGRAN35) 39.3°C (28 e 31/dez) - Nova Santa Rita/Baixada 38.8°C (31/dez) - POA/Auxiliadora (IPORTO67) 37.5°C (25/dez) - Barra do Ribeiro/Mate Doce (IBARRA13) 37.4°C (28/dez) - Campo Bom/Quatro Colônias (IRIOGRAN126) 35.6°C (31/dez) - Morro Reuter/Mato Comprido (IMORRORE2) Máximas de relevância em algumas estações do INMET/automáticas no RS na onda de calor: 40.3°C (31/dez) - Porto Alegre - Recorde para dezembro 41.0°C (31/dez) - Campo Bom 39.9°C (28/dez) - Rio Pardo - Recorde absoluto da estação 40.1°C (27 e 28/dez) - Teutônia - Recorde absoluto da estação 41.2°C (28/dez) - São Gabriel - Recorde absoluto da estação 39.8°C (28/dez) - São Luiz Gonzaga - Recorde absoluto da estação 39.3°C (28/dez) - Alegrete 40.0°C (29/dez) - São Vicente do Sul 38.3°C (28/dez) - Bagé Outros dados interessantes sobre o evento em outras estações: 1 - Instante da leitura das 19 UTC da automática do INMET de Porto Alegre, informando temperatura de 40.3°C, que é recorde absoluto para dezembro, e segunda maior temperatura da história da estação no Jardim Botânico. Mais tarde, a convencional confirmou a mesma temperatura, sendo este, o valor oficial para comparação histórica. A marca superada era de 39.8°C de 25/dez/2012 (+0.5°C), ficando atrás apenas dos 40.6°C de 06/fev/2014, recorde absoluto do Jardim Botânico/INMET. 2 - Campo Bom/INMET teve sua máxima absoluta empate com a onda de calor de 2014. Consta nos dados como 41.0°C a máxima do dia 07/fev/2014, a mesma do dia 31/dez/2019, com uma grande diferença nas mínimas, uma vez que em 2014, as mínimas foram altíssimas, em paralelo com as máximas. Em nov/1985, consta um registro de 41.9°C, mas a estação não era no mesmo lugar que está atualmente. 3 - Estação meteorológica urbana do bairro Chácara das Pedras, do proprietário @Marcos em Porto Alegre, localizada num pequeno topo próximo de casas, registrou a 3ª maior temperatura da história em mais de 20 anos de dados! 4 - Dados históricos também na estação Cristo Rei/São Leopoldo:
    4 points
  42. 17,7C no AlertaBlu/centro de Blumenau. Deve ser a mínima absoluta de Janeiro da série 2014-2020 de lá
    4 points
  43. Chuva moderada e 18,9C em Blumenau, mínima do mês batida. Obs: mínima da manhã foi 23,6C
    4 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.