Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 10/11/19 in all areas

  1. Pelas rodadas do CFS deste mês de outubro, aquela sequência de novembros agradáveis e com chuvas acima da média no Brasil central será quebrada neste ano. Média das últimas 12 rodadas do modelo Chuva - anomalia Temperatura - anomalia
    7 points
  2. Muito calor, e calor de respeito, já batemos 37,6 ºC após minima de 19,8 Amanhã vai ser o pico dessa mini onda de calor. Semana que vem com bastante umidade e com um relativo frio em alguns dias e o calor vai dar uma trégua por uma boa sequência. Configuração interessante para o fim da grade, faz tempo que não ocorre nada similar por aqui. Por ser no fim da grade, é difícil que se concretize.
    6 points
  3. Boa noite à todos.. Hoje, por conta de uma atmosfera extremamente límpida, com céu azul profundo e visibilidade superior a 40 km, os índices UVA ultrapassaram 9 e 10 já na segunda metade da manhã e atingiram o nível extremo (11) por volta das 11h30 👇 Radiação Solar quase chegando aos 400 watts! Mesmo com condição extrema de bom tempo (bom tempo absoluto, eu diria..) a temperatura máxima atingiu somente 26,5°C. Outro dia perfeito...
    5 points
  4. Olá à todos... Hj calor mais expressivo aki no leste paranaense. URA 55% e 27°C ao meio dia. Uma pekena mudança no quadro climático: os ventos giraram para o NW, anunciando mudanças nas próximas 48h. Fiz até um vídeo aki na chácara agora, pra mostrar a movimentação atmosférica presente neste início de tarde 👇 VID_20191011_122514329.mp4
    4 points
  5. Ele tem estado pessimista para nós, o CFS. Mas ele também indicava isso para Outubro e o mês está relativamente dentro da média normal na maior parte do país. Teve instituto aí que chegou a colocar uma primavera infernal de quente. Isso provavelmente não acontecerá.
    4 points
  6. Aldo Santos, moro a 30 km de Itaperuna, realmente é muito quente final da manhã e tarde, mas as noites são bem melhores do que no Rio, Santos e outras que têm pré-frontal.Já morei em Niterói de 1986 a 1990. Se ficasse hospedado em Além Paraíba-MG, na divisa com o Rio, sentiria mais calor do que em Itaperuna, os ventos de sudeste que sopram do litoral norte do Rio em direção ao Noroeste do Rio, como Laje, Itaperuna, não chegam em Além Paraíba, Sapucaia, Volta Grande etc.
    4 points
  7. Léo, estou me baseando nesse mapa abaixo do Weatherbells. Com destaque para a área retangular que mostra temperaturas na média ou um pouco abaixo. Está batendo muito bem com a realidade de JF e região da zona da mata, ao menos. Mas nos próximos dias devemos ficar um pouco acima de novo, e a segunda quinzena é quem vai decidir a parada de vez. Como você pode ver, dessa vez a ruindade geral vai para a região Sul e estado de SP.
    3 points
  8. E finalmente a maior cidade da Nova Zelândia teve enfim uma máxima acima de 20 graus depois de mais de 130 dias. A máxima anteontem em Auckland(Aeroporto) foi de 21,2°C. Além disso, foi o dia mais quente na cidade desde o dia 27/04(quando a máxima foi de 22,5°C)
    3 points
  9. Tempestade subtropical Melissa se formou na costa leste dos EUA. O ciclone vai ter uma vida bem curta. BULLETIN Subtropical Storm Melissa Advisory Number 1 NWS National Hurricane Center Miami FL AL142019 1100 AM AST Fri Oct 11 2019 ...NOR'EASTER CENTERED SOUTHEAST OF NEW ENGLAND BECOMES A SUBTROPICAL STORM... ...CHANGE IN STORM STATUS DOES NOT CHANGE EXPECTED IMPACTS FROM WIND AND COASTAL FLOODING ALONG PORTIONS OF THE MID-ATLANTIC COAST AND SOUTHEASTERN NEW ENGLAND... SUMMARY OF 1100 AM AST...1500 UTC...INFORMATION ----------------------------------------------- LOCATION...38.5N 69.6W ABOUT 190 MI...300 KM S OF NANTUCKET MASSACHUSETTS MAXIMUM SUSTAINED WINDS...65 MPH...100 KM/H PRESENT MOVEMENT...SSW OR 200 DEGREES AT 3 MPH...6 KM/H MINIMUM CENTRAL PRESSURE...995 MB...29.39 INCHES WATCHES AND WARNINGS -------------------- There are no coastal tropical cyclone watches or warnings in effect. For information on wind and coastal flooding hazards, see products issued by your local National Weather Service office at weather.gov.
    3 points
  10. Infelizmente, Renan, isso não se aplica à região da capital e boa parte do estado. O CFS, mais uma vez, vem acertando sua previsão de mais longo prazo. Veja como está o centro da cidade: Média máxima: 29,9C (+1,8) Média mínima: 18,7C (+0,2) Chuvas: 4,2mm (3,8% da média) Veja, não se trata de um mês bizarro (até o momento), mas temos anomalias positivas significativas nas máximas. Infelizmente esses valores devem piorar até o dia 20, já que a previsão é de temperatura bem acima da média, pra variar. Quanto às chuvas, o mês está devendo muito, já era para estar caindo algumas pancadas isoladas. Até o dia 20, o máximo que pode rolar é alguma pancadinha besta, que não vai alterar nada o quadro. Não tem calor extremo, não tem anomalias gigantes, mas não dá pra considerar o mês dentro da média. Diante dos outubros ferventes que tivemos nessa década, até parece um mês ok, essas mínimas amenas e tal, mas.... a realidade dos dados não mente: mais um pra coleção dos lixos da década de 2010. Sol e 26°C ao meio dia.
    3 points
  11. Wallace, vou tornar suas postagens diárias como padrão pra monitoramento aqui do Rio kkkkkk Simplesmente sensacional, diariamente, explicativo. Parabéns! Queria entrar na discussão do quão quente é determinado lugar. Dando meu ponto de vista, primeiro de tudo penso que o que é calor e o que é frio é bem subjetivo. Os organismos são diferentes, cada pessoa tem uma percepção. Sim, isso é óbvio, mas acho interessante destacar pois acredito ser o principal pra se entender a sensibilidade térmica de cada um. Eu já viajei bastante pelo centro-sul. 90% das vezes no Verão, no final de Janeiro. Já estive em Porto Alegre, Gramado, Brasília, Belo Horizonte, Ouro Preto, São Paulo, Aracruz, Cabo Frio, Campos, Paraty, enfim, uma infinidade de lugares. Mas NUNCA senti tanto calor, nem próximo, do que sinto no auge do verão carioca. De novo, é óbvio, passar 2, 3, 7 dias não é parâmetro, não é morar, vivenciar o clima o tempo inteiro mas dá pra ter uma noção mínima. Sou carioca, sempre morei no Rio e nunca estive em um lugar mais quente que aqui. Aqui no RJ tem muitos nordestinos, muitos amigos, que cansam de falar "ah mais no Nordeste é quente o ano todo". Sim mas no auge, os extremos aqui são piores, por conta da umidade. Pela média anual o Rio nem é tão absurdo, senão me engano algo em torno de 24 graus. Parece ótimo né? Parece. Mas no verão é de lascar. É aquela sequência brutal de 40 dias afinco 40 graus ou mais. Madrugadas de 28-30 graus. É muito chato. Extremamente desconfortável. Eu acredito que deve ter cidade mais quente que o Rio no verão mas tenho convicção de uma coisa: metrópoles ou cidades regionais, nenhuma é mais quente e desconfortável que o RJ no verão. Na média do ano não, têm várias mais quentes e que devem ser pior pra morar pra quem não gosta muito de calor, como eu. O interior do Nordeste deve ser terrível. Nem no sul se escapa. Verão nas cidades grandes de baixada é quente pra caramba. Na serra se escapa. Lembro de pegar 14 graus em Gramado em Janeiro. Que delícia rs Em resumo, penso o seguinte: entre as cidades grandonas, principais, nenhuma supera o Rio e o seu calor infernal.
    3 points
  12. Infelizmente é o aquecimento global/regional ou nova "dinâmica" que vem dominando nesta década. Já me acostumei com as novas médias de temperatura.
    2 points
  13. Mais um dia outubrino, desta vez passamos dos 30°C, mas pior mesmo experimentou a região de POA com máximas acima de 36°C. A notícia boa é que retornamos a normalidade por uns bons dias, a partir de segunda. Dias frescos, alguma máxima sub-20 ali e aqui. No entanto, até o fim de semana, as anomalias positivas ficarão muito altas, e infelizmente é difícil salvar este mês de uma boa anomalia positiva, pelo menos em Curitiba. E um dado aleatório que encontrei pra cwb: Set, Out e Nov de 2017 tiveram médias mínimas praticamente iguais, de 14,3°C ± 0,1°C. Diria eu um bug climático.
    2 points
  14. Boa tarde!! Hoje no Brasil (principalmente a região centro-sul) todo foi um dia ensolarado devido a influência do ar seco ou teve regiões com influência da frente fria do começo da semana (o dia todo nublado e com sensação de frio)?
    2 points
  15. Daniel85, tudo caminhando para 2019, ficar entre os 3 piores anos no acumulado de chuva anual desde 2012, os piores aqui em Laje do Muriaé, foram 2017 1ºlugar, 2014 em 2ºlugar e se novembro e dezembro ficar abaixo da média, 2019 deve acumular menos chuva do que 2014.
    2 points
  16. Obrigado por postar os quadros acima, mas Deus me livre se isso se confirmar. Chuvas abaixo da média combinadas com temperaturas acima é um cenário de tristeza por aqui.
    2 points
  17. Aqui na ZS de SP , tivemos um dia com bastante sol até as 16h , depois disso o tempo virou , nublou e tivemos neblina e garoa . Diferença bem forte nas máximas entre a ZS e ZN . Sesc Inmet variou de 15.8 a 24.5 graus Mirante variação de 16.7 a 29.8 graus .
    2 points
  18. Não sei se bate o calor dessas regiões citadas antes, mas a parte de campos de RR também é muito quente esse ano eu comecei a acompanhar um pouco o clima de Boa Vista, e sei que lá as minimas todos os dias, sem exceção são altas, junto com as máximas e a UR, que as vezes fica baixa, mas nem tanto, as vezes vejo no inmet a cidade com tipo 33° e 50% de UR, agora mesmo a cidade tá mais ou menos assim
    2 points
  19. Ainda falando sobre Auckland, segundo a previsão do Foreca, a maior cidade neozelandesa finalmente voltará a ter 20 graus na semana que vem: Máximas sub-20 em Auckland em 2019(até 30/09): Janeiro: 0 Fevereiro: 0 Março: 0 Abril: 16 Maio: 20 Junho: 30 Julho: 31 Agosto: 31 Setembro: 30 Ano(contando a máxima de hoje 01/10): 159 máximas sub-20.
    2 points
  20. Na Austrália destaque para frio na região de Melbourne. O aeroporto (estação aberta em 1970) registrou a menor mínima para Outubro, fez 1ºC. Na estação de Olympic Park a mínima foi de 4,2ºC, sendo o menor valor desde 1984.
    2 points
  21. Isso ia trazer sofrimento para os mais pobres, que em boa parte vivem em áreas que sequer esfriam, eles nem têm agasalhos.
    1 point
  22. Concordo contigo contigo. Esse ano, é sempre bom lembrar que tivemos anomalia positiva todos os meses até agora, sem contar que já começamos o ano com o mês mais quente da história climatológica da cidade e o mês anterior no caso Dezembro de 2018 ficou no Top-10 também dos meses mais quentes de Curitiba. Mas já diferente de ti, eu nem apelaria para uma das cidades mais frias do mundo. Eu acho que se tivemos uma primavera-verão ao menos aceitável com médias na casa dos 24º como tem aqui no Brasil como São Joaquim/SC, São José dos Ausentes/RS e Campos do Jordão já estava de bom tamanho. Quanto ao clima de Oymyakon eu não desejaria é uma vida extremamente difícil com temperaturas tão extremadas.
    1 point
  23. Noite começando agradável em São Paulo. 21/22 graus na maior parte da cidade. Já no extremo sul, 17/18 graus. Estações - CGE
    1 point
  24. Pois é. Eu tive que suportar o verão diabólico de 2019, os frustrantes outono 2019, e o inverno curto até que foi bom, e logo volta o inferno do calor. Isso que digo as vezes, se moro na capital mais fria do Brasil e já tenho nojo de calor, imagina quem mora na mais quente. Eu queria que o Brasil estivesse como essa montagem que fiz, totalmente azul:
    1 point
  25. Triste, meu sonho é ver o mapa de anomalias tudo azul e caindo nevascas sobre curitiba com temperaturas abaixo de zero.
    1 point
  26. Outro dia infernal de quente em Curitiba, fui obrigado novamente (Claro) a voltar da escola queimando e com coceira pelo calor e os pés literalmente cozinhando. E como pensei no caminho, "Era numa hora dessas que eu queria estar em Oymyakon". No momento ainda muito quente, 26.1 c em Curitiba.
    1 point
  27. A partir de amanha o calor vem forte para Curitiba e região variando entre 30º ~ 33. Já a partir de segunda-feira volta a chuva e podemos ter Máximas no começo da próxima semana na casa dos 17º que irão aumentar gradativamente ao longo da semana, mas estabilizada entre 25º/26º.
    1 point
  28. a chuva ta fugindo daki. Ainda não tem acumulação para o mês e a última foi há 13 dias. Apenas chuva rápida nesse meio tempo.
    1 point
  29. Aqui onde moro e a região do Sesc , que é extremo Sul , mas não chega a ser Serra do Mar , ainda temos chuvas de infiltração com uma certa regularidade .
    1 point
  30. Extensa área de chuva entre o oeste, sul e triângulo mineiro por conta da atuação do canal de umidade.
    1 point
  31. Hoje Curitiba teve uma bela mínima de 10,9°C. O motivo foi simplesmente o fato do céu permanecer limpo à noite. No entanto, a máxima foi de 27,3°C, lembrando um dia de Agosto. Com isso, esse primeiro decênio fechou com desvio +0,7 nas mínimas e +2,8 nas máximas. Os próximos dias vão aumentar mais o desvio positivo na máxima.
    1 point
  32. Após 4 dias, o sol reaparece com força nesta quinta feira em São Paulo. As temperaturas subiram bastante em relação a ontem, chegando a 27/28 graus nos aeroportos. Nesse momento ainda temos sol, porém as temperatura já tiveram uma queda. 21 e 24 graus em áreas centrais e também no norte da cidade. Já no extremo sul, 17/18 graus. Estações - CGE
    1 point
  33. Decorridos os 10 primeiros dias do mês de Outubro o Chuí/RS ao nível do mar tem média MáximA mensal de 20.6º. Enquanto Urupema/SC com 1.315 mts de altitude tem 21.2º segundo dados INMET e Epagri/Ciram. Ou seja a previsão da climatempo nem estava tão errada sim.🤣
    1 point
  34. Os boletins anuais do IAG mostram bem isso. Desde a abertura da estação no local atual, em 1933, o volume de chuva aumentou mas o número de dias de chuva/ano vem diminuindo. Frentes frias "secas" ocorriam no passado também aqui em Sampa. Só não sei se hoje são mais frequentes. Uma coisa que praticamente sumiu da maior parte cidade é o que o "Homem do Tempo", Narciso Vernizzi, chamava de chuvas de infiltração marítima. As chuvas leves a moderadas e contínuas que muitas vezes atingem o litoral com a presença de massas polares marítimas, "subiam" a serra e abrangiam toda a capital. Hoje em dia, elas ficaram praticamente limitadas ao extremo sul, perto da serra do Mar.
    1 point
  35. O calor do interior paulista faz jus à fama, é brabo mesmo. Mas tem um detalhe. Grande parte do estado acompanha o Centro-oeste e boa parte de MG: o "verão térmico" é na primavera. Isto é, as maiores médias de temperaturas máximas ocorrem em setembro/outubro. Que é uma época ainda de pouca chuva (Por isso mesmo esquenta mais), ou seja, é um calor seco, não tem o complicador da umidade alta. No verão mesmo, por causa da maior umidade, maior nebulosidade e chuvas frequentes, a temperatura não se aproxima dos picos registrados na primavera, embora ainda faça calor. Eu morei 6 anos em Santos e já fui infinitas vezes ao interior paulista, desde quando era muito criança, pois tenho parentes na região de Ribeirão Preto (Minha mãe é de lá). Em termos de sensação térmica, o calor do litoral é muito pior, por causa da umidade. As noites de verão em Santos também são terríveis pra quem não tem ar condicionado, devido às mínimas muito altas (Geralmente entre 22 e 25°C). Agora, aproximadamente de meados de abril a meados de novembro, os dias de calor em Santos costumam ser pontuais, geralmente em dias de ventos NO pré-frontais. Nesse período, Santos pode passar mais de mês sem chegar nos 30°C.
    1 point
  36. Dia úmido e de baixa amplitude térmica à vista. Já tivemos pancadas leves de madrugada e início da manhã, trazendo mais 02,2mm. Assim como ano passado, mais um Outubro dentro do script, sem bizarrices. O mês está com 19,4C de média no INMET, sendo que a normal 81-2010 é de 19,3C.
    1 point
  37. Bom dia ... O final da tarde de ontem foi incrivelmente belo e ensolarado, com temperatura agradável de 20°C às 17h e máxima de 22,9°C.. Em compensação, amanhecendo hoje como forte nevoeiro e 10°C... A massa de ar atuante é seca (nem kente, muito menos, fria) e facilitará uma boa elevação de temperatura, q deverá atingir 26/27°C durante a tarde.
    1 point
  38. Já houve um estudo da USP, acho que já comentaram aqui também que no caso da capital paulista ela ficou mais chuvosa, porém a quantidade de dias com chuva diminuiu. Ou seja a cidade ficou mais tempestuosa. Isto se deve ao fato de que no verão, a ilha de calor e a proximidade com o mar provoca muita atividade convectiva, tanto que mesmo quando altas pressões predominan, SP vai tendo suas chuvas de fim de tarde, no podre Janeiro de 2014 a cidade passou dos 100mm assim. A chuva só foi suprimida em fins de Janeiro e início de Fevereiro, quando a situação ficou extrema, que foi a alta de níveis médios passando de 5900 junto com a Asas praticamente "sentada" em cima da gente. Acredito que muito destas Ffs que deixam apenas o tempo nublado na cidade, talvez no passado sem tanta urbanização e com a Mata Atlântica mais preservada era possível a chuva se espalhar mais. Hoje ela fica confinada mais ao Sul da cidade, acredito que com o tempo a estação do INMET do SESC vá mostrar melhor este padrão.
    1 point
  39. Metsul prevê um longo período seco para o Sudeste em geral e para boa parte de MG (centro e norte) e ES, em particular (acho que a previsão de secura pega BH). Onde deve chover e nem é tão pouco assim é justamente no RJ.
    1 point
  40. A gente vai vivendo (não vou escrever "ficando velho", ok? Kkk) e vai tendo outras percepções. Eu sofro muito com o calor. Deve ser herança do meu pai, ele detestava o verão, tinha crises de enxaqueca e pressão baixa e todo o pacote e tb herdei isso. Mas, como já comentei noutro post dias e dias e mais dias de chuva fraca/garoa e baixa amplitude começam a incomodar (muito) quando se passa dos 40 anos e se MORA em locais assim. Por isso, cada vez mais quero dias luminosos, sem extremos que causem desconforto. Vou sempre gostar de frio, vou sempre amar o outono, a luz dourada e oblíqua do sol, as folhas vermelhas das extremosas e as amarelas dos plátanos, mas começo a entender os véios endinheirados dos EUA que fogem depois da aposentadoria para Big Sur ou Mendocino, na Califórnia.
    1 point
  41. Já fui muitas vezes em Porto Alegre (Embora faça muitos anos que não vou lá) em todas as épocas do ano. Pra mim, o verão de PoA é "brabo". Mas existem vários lugares no Brasil bem piores, na minha opinião. Vou citar os lugares onde peguei os "piores calores": 1. O vale do Ribeira, como o Juninho citou, pode ser insuportável no verão. 2. Corumbá 3. Cuiabá 4. Teresina 5. Santos e o litoral paulista podem ter noites literalmente indormíveis sem ar condicionado. 6. Embora não seja coisa de rotina, cidades do norte do RJ como Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, etc podem ser um forno também. Certa vez, passei 2 dias em Itaperuna e quase derreti. Como faz calor naquela terra. 7. Etc, etc
    1 point
  42. Leo, a maior parte do território brasileiro é ruim até para manter um determinado tipo de "padrão" climático por muito tempo. O q poderíamos chamar de "ciclo", seja ele qual for, não se sustenta. Acho q a única área do território nacional q consegue se manter íntegra a algum tipo de anomalia sustentável (no caso, a seca prolongada) é a região conhecida como "o polígono da seca" no interior do Nordeste. Estive lendo e já havia lido em outras ocasiões sobre esses períodos de estiagem no Sudeste do Brasil e alguns trabalhos de especialistas no assunto sugeriam q a diminuição periódica dos índices pluviométricos na Região estariam relacionados, não aos fenômenos El Nino ou La Nina...tampouco à diminuição das áreas florestais tanto na própria Região quanto na Amazônia e sim aos ciclos de maior ou menor atividade solar. Se realmente for essa a chave da kestão, significa q as ocorrências serão na maioria das vzs aleatórias e não padronizadas (não se seguirá, digamos, uma tendência de diminuição gradual e duradoura das estiagens, o q não seria tão mal). A verdade é q sabemos tão pouco sobre tudo q discussões sobre esses assuntos geralmente não terminam com resultados satisfatórios e sim com mais kestões em aberto... Abraço
    1 point
  43. O Pacífico Equatorial parece está esquentando novamente, segundo eu vi num site em inglês há um tempo, teve um especialista que tem outro site, que comentou que o Pacífico ficaria com El Niño fraco ou com neutralidade positiva até o primeiro semestre de 2020 quando começaria uma transição para La Niña em resposta à atividade solar, é possível que as águas frias no entorno da Indonésia migrem para leste e tragam uma La Niña mais forte no próximo ano, e com isso o inverno 2020 pode ser mais frio.
    1 point
  44. Uma onda de calor afeta parte da Ásia neste momento. Na região de Hong Kong a máxima chegou a quase 37ºC em alguns locais. O valor de 36,7ºC é o maior já registrado para Outubro. No Japão vários recordes mensais também foram quebrados. Com destaque para os 33,6°C em Kyoto (recorde antigo de 32,2 em 03/10/1961 - estação foi aberta em 1880); 33,1°C em Osaka (recorde anterior de 32,9 em 03/10/1961 - estação aberta em 1883); 32,4°C em Gifu (recorde anterior de 32,2 em 02/10/2013- estação aberta em 1883) e 31,4°C em Hiroshima (recorde anterior de 31,2 em 04/10/1961 - Estação aberta em 1879).
    1 point
  45. Resumo completo de setembro em Auckland(Nova Zelândia). E pelo quarto mês seguido a máxima não passa dos 20 graus(a última vez que Auckland teve 20 graus ou mais até o momento foi no dia 30 de maio): *Dados do Aeroporto de Auckland, ao sul da cidade. Vale ressaltar que em Auckland a temperatura dificilmente passa dos 30 graus.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.