Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 10/10/19 in all areas

  1. O calor do interior paulista faz jus à fama, é brabo mesmo. Mas tem um detalhe. Grande parte do estado acompanha o Centro-oeste e boa parte de MG: o "verão térmico" é na primavera. Isto é, as maiores médias de temperaturas máximas ocorrem em setembro/outubro. Que é uma época ainda de pouca chuva (Por isso mesmo esquenta mais), ou seja, é um calor seco, não tem o complicador da umidade alta. No verão mesmo, por causa da maior umidade, maior nebulosidade e chuvas frequentes, a temperatura não se aproxima dos picos registrados na primavera, embora ainda faça calor. Eu morei 6 anos em Santos e já fui infinitas vezes ao interior paulista, desde quando era muito criança, pois tenho parentes na região de Ribeirão Preto (Minha mãe é de lá). Em termos de sensação térmica, o calor do litoral é muito pior, por causa da umidade. As noites de verão em Santos também são terríveis pra quem não tem ar condicionado, devido às mínimas muito altas (Geralmente entre 22 e 25°C). Agora, aproximadamente de meados de abril a meados de novembro, os dias de calor em Santos costumam ser pontuais, geralmente em dias de ventos NO pré-frontais. Nesse período, Santos pode passar mais de mês sem chegar nos 30°C.
    6 points
  2. Bom dia ... O final da tarde de ontem foi incrivelmente belo e ensolarado, com temperatura agradável de 20°C às 17h e máxima de 22,9°C.. Em compensação, amanhecendo hoje como forte nevoeiro e 10°C... A massa de ar atuante é seca (nem kente, muito menos, fria) e facilitará uma boa elevação de temperatura, q deverá atingir 26/27°C durante a tarde.
    6 points
  3. Vc entende agora o q passei a entender de uns 5 anos para cá. Na vdd eu já sabia do q eu gostava ou não gostava, mas não me dava a chance de admitir isso pra mim mesmo ha ha
    5 points
  4. Tivemos a primeira sub-20 aqui neste mês de outubro - hoje a temperatura variou entre 15,9 e 18,3 C - foi um dia frio de outubro que registrou a menor máxima desde 26/9/19, que marcou apenas 15,6 C. Interessante observar: a máxima hoje (18,3 C) foi exatamente 10 graus abaixo da máxima de ontem (28,3 C). Choveu bem desde ontem a noite, o que derrubou a máxima por aqui. No momento, 21h10m, céu bastante nublado, 16,1 C e UR 96%. Boa noite a todos!
    5 points
  5. Aldo, também tivemos maiores e mais frequentes períodos secos nas décadas anteriores à 1970. Não consegui baixar os arkivos completos do século passado, mas tenho em mãos os totais anuais/mensais e diários desde 1923. Os anos com acumulados inferiores a 1.100mm no sul da RMCurititba foram: 1924 (902,0) 1933 (778,2) 1934 (1.065,5) 1943 (1.044,0) 1944 (893,5) 1945 (963,3) 1956 (943,2) 1958 (1009,9) 1959 (919,8) 1967 (1034,7) 1968 (963,7) 1985 (949,6) 2006 (1.081,5) Após a década de 1970 só houveram 2 anos (em quase 50 anos) com acumulados anuais inferiores a 1.100mm (1985 e 2006), ou seja: tem chovido mais do q no período 1920/1970.
    5 points
  6. Baita decepção essa chuva aqui no leste, modelos sempre apontando volumes altos de chuva mas quando realmente chega o dia, não é capaz molhar nem a sola do pé, estamos sem chuva significativa desde começo de junho aqui na Grande Floripa, todos os meses abaixo da média e com forte estiagem nesses 4 meses, lagos e rios quase secos. É a pior estiagem da história da Grande Floripa.
    4 points
  7. Dia úmido e de baixa amplitude térmica à vista. Já tivemos pancadas leves de madrugada e início da manhã, trazendo mais 02,2mm. Assim como ano passado, mais um Outubro dentro do script, sem bizarrices. O mês está com 19,4C de média no INMET, sendo que a normal 81-2010 é de 19,3C.
    4 points
  8. Já houve um estudo da USP, acho que já comentaram aqui também que no caso da capital paulista ela ficou mais chuvosa, porém a quantidade de dias com chuva diminuiu. Ou seja a cidade ficou mais tempestuosa. Isto se deve ao fato de que no verão, a ilha de calor e a proximidade com o mar provoca muita atividade convectiva, tanto que mesmo quando altas pressões predominan, SP vai tendo suas chuvas de fim de tarde, no podre Janeiro de 2014 a cidade passou dos 100mm assim. A chuva só foi suprimida em fins de Janeiro e início de Fevereiro, quando a situação ficou extrema, que foi a alta de níveis médios passando de 5900 junto com a Asas praticamente "sentada" em cima da gente. Acredito que muito destas Ffs que deixam apenas o tempo nublado na cidade, talvez no passado sem tanta urbanização e com a Mata Atlântica mais preservada era possível a chuva se espalhar mais. Hoje ela fica confinada mais ao Sul da cidade, acredito que com o tempo a estação do INMET do SESC vá mostrar melhor este padrão.
    4 points
  9. Noite com céu muito nublado em São Paulo. Não chove no momento. Temperaturas entre 15 e 18 graus nas estações do CGE.
    4 points
  10. Hoje Curitiba teve uma bela mínima de 10,9°C. O motivo foi simplesmente o fato do céu permanecer limpo à noite. No entanto, a máxima foi de 27,3°C, lembrando um dia de Agosto. Com isso, esse primeiro decênio fechou com desvio +0,7 nas mínimas e +2,8 nas máximas. Os próximos dias vão aumentar mais o desvio positivo na máxima.
    3 points
  11. Os boletins anuais do IAG mostram bem isso. Desde a abertura da estação no local atual, em 1933, o volume de chuva aumentou mas o número de dias de chuva/ano vem diminuindo. Frentes frias "secas" ocorriam no passado também aqui em Sampa. Só não sei se hoje são mais frequentes. Uma coisa que praticamente sumiu da maior parte cidade é o que o "Homem do Tempo", Narciso Vernizzi, chamava de chuvas de infiltração marítima. As chuvas leves a moderadas e contínuas que muitas vezes atingem o litoral com a presença de massas polares marítimas, "subiam" a serra e abrangiam toda a capital. Hoje em dia, elas ficaram praticamente limitadas ao extremo sul, perto da serra do Mar.
    3 points
  12. Porto alegre tem muita latitude, não tem como o verão ser asqueroso e úmido como quase a totalidade do Brasil. Os últimos dias tem sido maravilhosos no leste de SC, céu azul se parece com ciclone. Apesar disso as temperaturas das tardes tem sido altas, na casa dos 27/29C
    3 points
  13. Metsul prevê um longo período seco para o Sudeste em geral e para boa parte de MG (centro e norte) e ES, em particular (acho que a previsão de secura pega BH). Onde deve chover e nem é tão pouco assim é justamente no RJ.
    3 points
  14. A gente vai vivendo (não vou escrever "ficando velho", ok? Kkk) e vai tendo outras percepções. Eu sofro muito com o calor. Deve ser herança do meu pai, ele detestava o verão, tinha crises de enxaqueca e pressão baixa e todo o pacote e tb herdei isso. Mas, como já comentei noutro post dias e dias e mais dias de chuva fraca/garoa e baixa amplitude começam a incomodar (muito) quando se passa dos 40 anos e se MORA em locais assim. Por isso, cada vez mais quero dias luminosos, sem extremos que causem desconforto. Vou sempre gostar de frio, vou sempre amar o outono, a luz dourada e oblíqua do sol, as folhas vermelhas das extremosas e as amarelas dos plátanos, mas começo a entender os véios endinheirados dos EUA que fogem depois da aposentadoria para Big Sur ou Mendocino, na Califórnia.
    3 points
  15. A Estação convencional de Goiânia que fica no 'centro nervoso' da capital goiana, como dito ontem fechou o mês de Setembro com 36.6º. E a estação automática que fica nas proximidades do Aeroporto Santa Genoveva uma região mais arborizada e descampada fechou com 36.1º.
    3 points
  16. Tem gente que de Porto Alegre que veio morar aqui no Vale e reclama da falta de vento. Falava que Porto Alegre era quente mas tinha vento que "deixava mais agradável". O litoral paranaense é mais quente e mais úmido que o Vale. O que é difícil lá são máximas absolutas muito altas. Mas pelo que sei chega a 37/38 e sem baixar de 50% com alguma frequência. Mas estamos falando apenas de sul. Se comparar Paranaguá com Cuiabá, a primeira fica "no chinelo" em relação a segunda. Cuiabá é MUITO mais quente. O calor no sul só pode se comparar na máxima absoluta, por vezes uma mínima com aquecimento adiabático e só. No resto, MT e RJ tem calor bem mais frequente, não tem como comparar. Vale do Ribeira deve estar na mesma.
    3 points
  17. Gostei muito de tudo o q vc escreveu. Foi claro e objetivo... Por favor, não pense q minha intensão com o post era a de convencer alguém a parar de discutir esse assunto. Não faria o menor sentido. Sobre o q iríamos debater? O "frio" já não é mais discutível este resto de ano e nossas conversas devem continuar. Abraço
    3 points
  18. 1 - Então não é de qualquer parte do país, como você disse... Aqui é Fórum de meteorologia, não de Astrologia. 2 - Quase todas as áreas que citaste depois de Porto Alegre, são mais quentes que Porto Alegre. Tem médias maiores, menos vento e mais umidade. O litoral paranaense não tem média máxima tão alta, mas mínima sim. Litoral de SP deve ser parecido. O RJ (longe do mar) deve ganhar em todos os quesitos também. Ainda que Porto Alegre tenha um verão quente, a única coisa que Porto Alegre consegue estar entre as mais quentes no calor é na máxima absoluta.
    3 points
  19. Vendo pelo ângulo de kem mora em um grande centro urbano, deve ser um horror vivenciar essas bruscas mudanças de temperatura. Fora o fato de q quando é calor, é calor demais. Quando é frio, frio demais e assim por diante. Não, eu não sei mais o q é isso... Mas já passei por experiências desse tipo e não é nada legal. Me lembro de um verão q passei 2 meses em Gravataí (POA) e outros tantos, até início do outono em "balneário" Arambaré (distrito de Camaquã, às margens da Lagoa dos Patos). Em Gravataí foi um pesadelo e em Arambaré, um "sonho de Verão". Foi um verão seco no leste do RS mas a sensação de desconto térmico era constante. Dormir todas as noites com ventilador ligado é algo impensável aki. Aliás nc precisei ter um em casa.
    3 points
  20. Foi um dia extremamente adorável hoje em Juiz de Fora, o tempo esteve sempre nublado e sem sol algum. Vários momentos com garoa e alguns com chuva fraca, e durante a madrugada teve chuva moderada. A máxima foi de 21,4C em minha estação e a mínima está sendo agora, com 18,2C nesse momento. 07,6mm de chuva. Amanhã podemos ter uma máxima sub-20. Às vezes eu agradeço muito por morar numa cidade assim, com vários momento de trégua no calor. Pode-se dizer que é uma cidade com clima bem equilibrado termicamente, onde o que predomina ao longo do ano são temperaturas agradáveis. Raros dias gélidos e dias tórridos -pelo menos até há pouco tempo, antes do nosso verão mudar-.
    3 points
  21. Não sei se bate o calor dessas regiões citadas antes, mas a parte de campos de RR também é muito quente esse ano eu comecei a acompanhar um pouco o clima de Boa Vista, e sei que lá as minimas todos os dias, sem exceção são altas, junto com as máximas e a UR, que as vezes fica baixa, mas nem tanto, as vezes vejo no inmet a cidade com tipo 33° e 50% de UR, agora mesmo a cidade tá mais ou menos assim
    2 points
  22. Wallace, vou tornar suas postagens diárias como padrão pra monitoramento aqui do Rio kkkkkk Simplesmente sensacional, diariamente, explicativo. Parabéns! Queria entrar na discussão do quão quente é determinado lugar. Dando meu ponto de vista, primeiro de tudo penso que o que é calor e o que é frio é bem subjetivo. Os organismos são diferentes, cada pessoa tem uma percepção. Sim, isso é óbvio, mas acho interessante destacar pois acredito ser o principal pra se entender a sensibilidade térmica de cada um. Eu já viajei bastante pelo centro-sul. 90% das vezes no Verão, no final de Janeiro. Já estive em Porto Alegre, Gramado, Brasília, Belo Horizonte, Ouro Preto, São Paulo, Aracruz, Cabo Frio, Campos, Paraty, enfim, uma infinidade de lugares. Mas NUNCA senti tanto calor, nem próximo, do que sinto no auge do verão carioca. De novo, é óbvio, passar 2, 3, 7 dias não é parâmetro, não é morar, vivenciar o clima o tempo inteiro mas dá pra ter uma noção mínima. Sou carioca, sempre morei no Rio e nunca estive em um lugar mais quente que aqui. Aqui no RJ tem muitos nordestinos, muitos amigos, que cansam de falar "ah mais no Nordeste é quente o ano todo". Sim mas no auge, os extremos aqui são piores, por conta da umidade. Pela média anual o Rio nem é tão absurdo, senão me engano algo em torno de 24 graus. Parece ótimo né? Parece. Mas no verão é de lascar. É aquela sequência brutal de 40 dias afinco 40 graus ou mais. Madrugadas de 28-30 graus. É muito chato. Extremamente desconfortável. Eu acredito que deve ter cidade mais quente que o Rio no verão mas tenho convicção de uma coisa: metrópoles ou cidades regionais, nenhuma é mais quente e desconfortável que o RJ no verão. Na média do ano não, têm várias mais quentes e que devem ser pior pra morar pra quem não gosta muito de calor, como eu. O interior do Nordeste deve ser terrível. Nem no sul se escapa. Verão nas cidades grandes de baixada é quente pra caramba. Na serra se escapa. Lembro de pegar 14 graus em Gramado em Janeiro. Que delícia rs Em resumo, penso o seguinte: entre as cidades grandonas, principais, nenhuma supera o Rio e o seu calor infernal.
    2 points
  23. No verão, só ano passado mesmo que não precisei. Arambaré é um lugar bem interessante. É uma pena que a infraestrutura não seja lá essas coisas. Faz milênios que não vou.
    2 points
  24. Cerca de 1,5 grau no JJA e 1 grau no JF. Mas acho que abril, maio, setembro aqueceram uns 2 graus mesmo. Setembro tá com 16,5 na última década. Ou seja, tá com a média que era a de abril entre 1880-1920.
    2 points
  25. Concordo. Em dezembro, em anos "bons" fica relativamente ameno até por volta do dia 10, depois o calor chega de supetão, não é uma coisa gradual, e fica, então é um mês muito muito ruim. Em anos ruins, começa a esquentar em fins de outubro, com picos medonhos de abafamento em novembro e dezembro.. Em janeiro, o sofrimento é total, não há muito o que fazer kkkk e considero o pior mês. Fevereiro tem péssima fama (tivemos uma onda de calor pavorosa em 2010), mas também é famoso por começar a registrar algumas noites e madrugadas frescas, algumas até frias (muita gente já tiritou de frio assistindo Carnaval de rua) e já sabemos que o verão está acabando, então, há anos em que o mês é horrível e noutros em que é bem suportável (melhor exemplo de mês de fevereiro maravilhoso: 2018 ❤️❤️❤️).
    2 points
  26. A média de chuva do período 1991-2017 na estação do IAG, na cidade de São Paulo, é de 1.558,6 mm. Agora, vejam alguns dados ANUAIS das décadas de 1930 e 1940. É fato que a intensa urbanização influencia no aumento do volume de chuvas mas... mesmo assim... 1933: 849,8 mm 1934: 1.071,7 mm 1936: 1.129,9 mm 1939: 1.059,7 mm 1940: 1.043,7 mm 1941: 1.123,0 mm 1942: 1.143,9 mm 1943: 1.071,5 mm 1944: 1.067,6 mm 1946: 1.086,7 mm 1948: 1.152,7 mm 1953: 1.196,9 mm 1954: 1.059,5 mm 1955: 1.097,0 mm Imaginem essas sequências nos dias de hoje...
    2 points
  27. Matheus, neste caso só tem um lugar aqui no Brasil que você consiga se sentir bem em praticamente todos os dias do ano. Esse lugar é o Parque Nacional do Itatiaia. Acompanhe os dados da estação no site das estações automáticas do INMET pra você ver. O parque está a 2500m de altitude, com picos de quase 2800m. É um lugar surreal e frio o ano inteiro. Acho que a maior temperatura já registrada por lá, desde que iniciou-se o monitoramento em 2013, é algo em torno dos 23 graus. Todas as noites, eu disse TODAS AS NOITES, a temperatura fica abaixo dos 15 graus. Frio constante e perpétuo, não importa o que aconteça no resto do país.
    2 points
  28. Leandro, cabem algumas observações, que componentes aqui do BAZ que têm estações meteorológicas podem explicar melhor do que eu. 1. É necessário saber se esses seus termômetros são realmente precisos. Se marcam a temperatura real. 2. Uma estação meteorológica de um órgão oficial, como o INMET, tem que seguir uma série de normas: a) Tem que pegar muito bem todos os ventos de todas as direções. Isso é importantíssimo. b) Devem ter uma distância mínima de obstáculos, a regra do 1:10. Para cada 1 m de altura do obstáculo, 10 m de distância. Por exemplo, se houver um edifício de 5 m de altura, a estação deve ficar a 50 m de distância. c) O solo em volta deve ser gramado. Cimento e asfalto irradiam calor nos dias de sol, aumentando artificialmente a temperatura. d) Os termômetros (Em convencionais) ou os sensores (Automáticas) devem ficar em abrigos. O abrigo protege do sol e da umidade (Chuva, orvalho, etc). A evaporação da água é endotérmica, isto é, rouba calor do ambiente em volta, falseando para menos as temperaturas. e) A estação deve ficar no sol, evidentemente com um bom abrigo, mas longe de fontes que irradiam o calor do sol, como muros, calçadas, viadutos, etc. f) O sensor ou os termômetros devem ter uma altura mínima do solo (1,5 m, se não me engano) Etc, etc. 3. A localização: baixada, topos, etc, influi nos extremos de temperaturas, como sempre se comenta aqui. 4. Essas diferenças que você comentou podem ser devidas as vários fatores: a) Estações em locais inadequados (Vide as regras acima. Lajes e telhados também irradiam calor em dias de sol) b) A topografia da região (Topo, baixada, encosta...) c) Estações descalibradas d) Proximidade da água, como lagos, grandes rios, mar... Etc, etc.
    2 points
  29. Aqui onde moro e a região do Sesc , que é extremo Sul , mas não chega a ser Serra do Mar , ainda temos chuvas de infiltração com uma certa regularidade .
    1 point
  30. O calor continua por aqui e teremos elevação das temperaturas até Domingo. Amanhã já chegarei a 32/33 e Domingo 35. Segunda começa a cair a temperatura e a próxima semana promete ser amena e com pouca variação de temperatura. Se o verão fosse assim, não seria tão ruim.
    1 point
  31. Esse membro tem um personagem muito ruim. 🤣 Agora escolheu apenas uma categoria aleatória (média máxima) e trocou Pinheiro Machado por Chuí. E ainda não trouxe nada que justificasse ou que realmente mudasse o que foi falado: que a previsão para Urupema estava errada. Agora vou escolher uma cidade aleatória para fazer uma comparação que não tem a ver com o assunto: São Joaquim nesses primeiros 9 dias teve média máxima de 19,9°C. "Brilhante".
    1 point
  32. Canal de umidade ainda continua atuando entre o centro oeste e o sudeste do Brasil.
    1 point
  33. Decorridos os 10 primeiros dias do mês de Outubro o Chuí/RS ao nível do mar tem média MáximA mensal de 20.6º. Enquanto Urupema/SC com 1.315 mts de altitude tem 21.2º segundo dados INMET e Epagri/Ciram. Ou seja a previsão da climatempo nem estava tão errada sim.🤣
    1 point
  34. Se é que existe aquela correlação entre eventos de frio/calor mas metades leste/oeste com a América do Sul (especialmente o Brasil) como vc apontou muito bem recentemente e que eu apontei lembrando que o professor Eugênio sempre dizia dessa possibilidade (realmente nunca estudada), esse mapa de anomalias para AGORA na América do Norte pode ser um mau sinal para nós no ano que vem. A porção Oeste dos Estados Unidos (incluindo o Alasca e obviamente a Colúmbia Britânica, Canadá) vem de um longuíssimo período de temperaturas muito acima da média - com intervalos de quebra - no outono/inverno (recordes de calor recentes em San Francisco, Anchorage, etc) que já tem coisa de uns dez anos (bate também com a crise hídrica da Califórnia). Uma hora essa chave iria virar. O professor Eugênio sempre dizia que em alguns anos não se notava nada dessa dinâmica (e há outras variáveis como El Niño, La Nina, aquecimento do atlântico, mudança do posicionamento da Asas, etc etc etc) para bagunçar o quadro. No entanto, dos períodos que ele acompanhou e que tinham correlação, funcionava quase com um espelho. O que é interessantíssimo de se acompanhar.
    1 point
  35. Rio Sapé: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPRIMAVE5 Fazenda Cidade Verde: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPOXORU2 Fazenda São Luiz: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPRIMAVE4 A mínima este ano na fazenda no Rio Sapé foi de 4,3 C no dia 8 de julho ❄️
    1 point
  36. Março é quente, sim, mas é um quente "normal" , digamos, porque a umidade cai bastante. Tivemos os bem conhecidos exemplos recentes de abril fora da casinha. Espero que tenham sido exceções e não uma mudança de padrão. Assim como dezembro pode seguir bem ameno e, por volta do dia 10, dar um salto no calor e na Ura que segue por toda a estação, um mês de abril "normal" também pode ser cálido até por volta do dia 15, quando as noites e madrugadas esfriam também de modo um tanto abrupto. Esse seria o padrão. Olhando, temos um verão bem curto, na verdade, são três, quatro meses de calor. Pode passar disso? Pode, mas não é nada usual. Ao menos por enquanto. A questão da ura elevada para todo o RS (incluindo a Serra) e excetuando-se partes da Campanha é um complicador. Seria interessante se tivéssemos um índice como o Humidex canadense.
    1 point
  37. Dia muito abafado em Belo Horizonte, bem desconfortável. A temperatura nem foi tão alta assim, variou entre 20 e 29°C, mas a sensação foi de muito calor. O céu se manteve inconstante ao longo do dia, ora aberto ora mais nublado. Pode chover fraco amanhã. ................................................................................... Sobre o verão, aqui ele pode ser bem quente e abafado (embora seja raro máximas acima de 35 e mínimas acima de 23), mas também pode ser muito ameno e agradável: No período compreendido entre 1° de novembro de 2011 e 13 de janeiro de 2012, ou seja, 73 dias corridos, BH teve apenas 3 máximas de 30°c ou mais. Nesses 3 meses, que são o verão climático puro, não houve nenhuma temperatura sob-32 na capital mineira. O tempo ficou constantemente fechado e chuvoso nesse verão, com 1420mm acumulados nesses 3 meses e temperatura média compensada foi de 21,7°C.
    1 point
  38. Eu tinha um colega de faculdade que era da Ilha de Marajó e ele dizia que era muito semelhante (porém pior) ao verão de POA. E é um calor que não dá folga ao longo do ano. É difícil de acreditar. Teresina é famosa também, mas também são famosas cidades do interior de São Paulo e Mato Grosso. Lembro que antes da popularização dos splits era comum que os aparelhos de ar condicionado não dessem conta de refrigerar escritórios e casas em Porto Alegre. Eu senti isso na pele. O ar condicionado mal fazia cócegas. Grande invenção essa, o split. 😊
    1 point
  39. 1- Evite reporta minhas opiniões. Eu falo de lugares que eu morei, e não de lugares que passei 2 ou 3 dias. 2- O que é calor não depende apenas de dados brutos meu querido. Tu não deves sabe disso pelo visto. Uma coisa é 40° com 10% de URA, outra coisa é 38º com 60% de umidade. Por isso RM de Porto Alegre, Vale do Itajaí, áreas baixas de Santa Catarina Paraná, e São Paulo, Espirito Santo e Rio de Janeiro são sim as áreas onde o calor é mais infernal por causa da sensação que a umidade trás a essas localidades. Eu conheço de conviver por causa do meu trabalho 11 estados portanto meu conhecimento sobre o clima do país é bem mais do que teoria, é literalmente sentir na pele.
    1 point
  40. Já fui muitas vezes em Porto Alegre (Embora faça muitos anos que não vou lá) em todas as épocas do ano. Pra mim, o verão de PoA é "brabo". Mas existem vários lugares no Brasil bem piores, na minha opinião. Vou citar os lugares onde peguei os "piores calores": 1. O vale do Ribeira, como o Juninho citou, pode ser insuportável no verão. 2. Corumbá 3. Cuiabá 4. Teresina 5. Santos e o litoral paulista podem ter noites literalmente indormíveis sem ar condicionado. 6. Embora não seja coisa de rotina, cidades do norte do RJ como Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, etc podem ser um forno também. Certa vez, passei 2 dias em Itaperuna e quase derreti. Como faz calor naquela terra. 7. Etc, etc
    1 point
  41. Eu acho o verão da região de Blumenau e Joinville , como toda aquela parte baixa do Vale o pior verão do Sul do país . E talvez um dos piores do Brasil. Os litorais de PR , SP e RJ além do Vale do Ribeira em SP são abomináveis no verão.
    1 point
  42. Ah é? Então tem alguma prova que Porto Alegre é mais quente nesses meses que outras partes do país? Você tem algum dado? Ou é novamente achismo da sua parte?
    1 point
  43. Carlos, sobre esses ciclos de chuva, seria necessário um estudo mais aprofundado. Mas, claramente, o estado de São Paulo era menos chuvoso no período aproximado de 1930 a 1965 do que a partir da década de 1980. Qualquer mapa de chuva do período 1930-1970, mais ou menos, mostra médias de 1.100 a 1.250 mm em grande parte do estado (Dados do INMET, DAEE, etc). Atualmente, essas médias estão entre 1.300 e 1.500 mm, aproximadamente. Na cidade de São Paulo, o posto do Jardim da Luz, no centro da cidade, tem dados de chuva desde 1887. A gente nota um período mais chuvoso entre 1887 e 1930, aproximadamente, mas não tão chuvoso quanto o período a partir dos anos 1980. Constam 3 anos muito secos: 1893 Jardim da Luz: 899,1 mm 1933 Jardim da Luz: 844,2 mm IAG: 849,8 mm 1963 IAG: 866,4 mm Mirante: 894,9 mm
    1 point
  44. Credo. Acho que nunca poderia acostumar com o interior do Nordeste ou mesmo Mato Grosso (dizem que o organismo humano se acostuma a tudo com o tempo, seja o fulano se mudando para o Death Valley ou para Yakutski ou Norilski (cidades em que o curto verão pode ser bem quente e abafado pela umidade nas alturas, chegando fácil aos 30 e muitos graus em Yakutski. E dependendo de onde estiver pode ser literalmente devorado por mosquitos ou percevejos... Um diliça..🙄). De qualquer forma, temperaturas de 30 e lá vai pedrada são hiper comuns nesse horário aqui em janeiro e são um suplício. Ainda estou apostando num verão ameno. Acho que La Nina vai dar as caras bem antes do outono-inverno. Mesmo com os dias de calor previstos, está tudo bem ameno ainda por aqui, nada para desespero, muito pelo contrário. Temperatura ainda nos 26 graus. Sol e algumas nuvens agora.
    1 point
  45. O dia ontem foi de intenso calor no Chile. Na capital Santiago a máxima chegou a 33,1ºC, sendo o terceiro mais valor já registrado, aproximando do recorde de 33,3ºC de 10 de Outubro de 1941. A máxima mais alta foi em Llay Llay, onde fez 38,9ºC. Destaque também para amplitude que superou 30ºC em algumas localidades.
    1 point
  46. 1933: Primavera do Leste abaixo de zero?! Em 22 de junho chegou a 1,2 C em Cuiabá e - 2 C em Presidente Murtinho a 54 km de Primavera, em linha reta menos, sentido Barra do Garças, lá é conhecido como a Aldeia Indígena do Sangradouro, fica na reserva indígena, hoje é município de General Carneiro, é bem possível que mínimas negativas tenham ocorrido aonde hoje é o município de Primavera, inclusive aonde está a cidade, na época inexistente, locais aonde hoje é o lago são ainda mais prováveis, há muitas nascentes na cidade com matas de galerias, é um divisor das bacias hidrográficas do Prata e Araguaia-Tocantins, o que é cantado até no hino do município, essa informação sobre o frio eu peguei dum site que depois não achei mais.
    1 point
  47. Se Cuiabá já é difícil, imagine Phoenix, lá todo mundo deve ter ar condicionado, senão ninguém dorme, a média anual de Phoenix é ainda um pouco menor que a de Cuiabá devido ao inverno mais frio que não existe em Cuiabá, mas ainda assim supera a média de Goiânia, que faz calor semelhante a Cuiabá entre setembro e outubro.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.