Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 09/28/19 in all areas

  1. MÁXIMAS SUB 20°C AKI EM PIRACITY: TOTAL 2019: 75 DIAS FEV: 5 MAR: 5 ABR: 2 MAI: 13 JUN: 12 JUL: 12 AGO: 13 SET: 13 MÁXIMAS SUB 15°C: 19 DIAS JUN: 1 JUL: 4 AGO: 7 SET:. 7 MÁXIMAS >< 10°C: 3 DIAS AGO: 2 SET: 1
    11 points
  2. A título de curiosidade, em Buenos Aires até agora foram 113 dias de máximas abaixo de 20°C, o que representa 42% dos dias do ano considerando o período de 1 de janeiro até hoje. Obviamente, essa proporcao vai baixar já que agora volta o calor. Em quanto a máximas abaixo de 15°C, foram 32 até agora.
    11 points
  3. Boa noite à todos... Como eu temia, a triste infiltração de ar frio oceânico retornou no meio da tarde, trazendo consigo as nuvens baixas e o vento gelado. É verdade q havia essa possibilidade nos boletins meteorológicos já desde ontem, mas sempre há uma fagulha de esperança de q o pior não irá acontecer. Começamos o dia com forte nevoeiro e 9°C: Ao meio-dia, um sol agradável e temperatura de 19°C. Aproveitei bem esse momento amigável do clima, já tendo consciência de q não duraria muito tempo... A tarde, já com sintomas de umidade vinda do leste... O declínio da temperatura ocorreu após às 15h... Muitas nuvens baixas chegaram pelo leste conforme a tarde avançava e às 5 da tarde o céu estava escuro e com uma atmosfera sombria. O começo da noite teve chuviscos e no momento 12°C. Existem 2 previsões diferentes para amanhã (sábado)... A máxima pode atingir 15°C ou pode atingir 24°C 🤔 (fico com a segunda opção 😳).
    11 points
  4. Interessante, em Queimada Nova o horário mais comum pra chuva é justamente no fim da madrugada e nas primeiras horas da manhã. Já fiz até uma pesquisa na estação mais próxima do INMET (Paulistana - PI) para comprovar isso. Esse gráfico representa a média de precipitação anual por horário entre 2007 e 2017. Só pra deixar claro, no gráfico o "16" representa chuva entre 16:00 e 16:59, por exemplo. Essa é uma condição bastante peculiar do sul do Piauí, é bastante comum dias em que se forma uma grande quantidade de núcleos nas primeiras horas da manhã enquanto no restante do dia não se forma mais nada.
    10 points
  5. Fortes chuvas nesta sexta-feira, causaram a morte de duas pessoas em Manaus/AM. https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2019/09/28/sobe-para-2-numero-de-mortes-causadas-pela-chuva-em-manaus.ghtml A Estação Convencional do INMET em Manaus, acumulou 143mm na manhã de hoje (período de 24h). Este valor é o maior para Setembro desde 1961. No Aeroporto Internacional de Manaus, o acumulado foi de 131mm, também aferido na manhã de hoje.
    8 points
  6. O dia de hoje foi extremamente quente na minha região. Em Paulistana - PI (estação mais próxima de Queimada Nova) a temperatura chegou a 39,7ºC. Essa foi a maior máxima já registrada em um mês de setembro na cidade. Além disso, foi a temperatura mais alta registrada desde 29/10/2016. Aqui em Petrolina a máxima na automática foi de 37,9ºC, 1 décimo abaixo do recorde histórico para o mês na convencional. Abaixo segue as máximas acima de 39 registrada na região durante a tarde de hoje. Destaque para os 41,6ºC de Oeiras - PI.
    7 points
  7. Hoje aqui na ZS de SP , tivemos o ressurgimento do sol , depois de 6 dias de ausência. Com isso a máxima passou dos 20 graus em grande parte da cidade , exceto no extremo do extremo Sul . Sesc Inmet teve variação de 13.5 a 20.9 graus . Agora já temos 14 graus .
    7 points
  8. Caros amigos, boa tarde! Acrescento que no dia 04/08, a estação meteorológica da CETESB, no Pico do Jaraguá (localizada a 1.135m de altitude e distante 27 km do centro), registrou a temperatura máxima de 8,7℃, entre 15 e 16 horas).
    5 points
  9. Não sei se vocês sabem, mas a automática de Manaus teve incríveis 121,2mm entre ontem e hoje (o que faz a capital do Amazonas entrar na temida lista de capitais que acumularam mais de 100mm em 2019, o que inclui São Paulo e Curitiba, mas na convencional divulgada pelo Rodolfo já diz tudo - o valor é aproximado, pois deve ter sido na casa dos 142 e décimos). Mas o mais impressionante é a maior chuva em 1 hora: 80,8mm entre 20-21 hora local. Não sei se é a maior chuva horária da história de Manaus, mas esse valor de mais de 80mm supera até mesmo os recordes de São Paulo (79,6 em 1967 no IAG e 77mm no Mirante em 2015). Vale lembrar que Curitiba teve recorde histórico de chuva em 1 hora ocorrido em fevereiro deste ano.
    5 points
  10. Bom dia! Resumo do tempo esta semana aqui: Segunda: manha ensolarada e tarde com céu parcialmente nublado. Tievemos um dia ventoso de noroeste. Mínima de 10,8°C e máxima de 19,6°C. Terca: dia ensolarado e seco, com URA mínima de 27%. A temperatura disparou à tarde: mínima de 11,5°C e máxima de 26,8°C. Quarta: ensolarado e muito seco, com URA entre 22 e 59% o dia todo. Também tivemos a maior amplitude térmica do ano e os primeiros 30 graus da temporada. Mínima de 14,2°C e máxima de 30,9°C. Quinta: ensolarado também, mas um pouco mais fresco gracas a um ventinho fraco vindo do rio da Prata. Mínima de 13°C e máxima de 27,4°C. Sexta: poucas nuvens e ameno, porque tivemos muito vento do rio. Mínima de 13,7°C e máxima de 19,4°C.
    5 points
  11. As menores máximas do ano em SP casam justamente com esses valores que vc falou que não tivemos . Menor máxima no Mirante foi 12 graus. E a menor máxima no Sesc foi 11.4 graus .
    5 points
  12. Sábado agradabilíssimo em Curitiba/PR, tempo bom com bastante sol e temperatura variando entre 10° ~ 20°:
    4 points
  13. E o sábado vai sendo de sol e algumas poucas nuvens. Agora faz 17,8°C, URA de 63%, vento noroeste a 14 km/h e pressao de 1.016,5 hpa. A mínima foi de 13,2°C e a máxima prevista é de 23°C. Esse vento noroeste está trazendo ar quente e amanha inclusive vamos nos aproximar dos 30°C novamente, segundo o SMN. Depois esfria e outubro deve comecar com temperaturas bem abaixo da média (setembro deve terminar próximo ao normal):
    4 points
  14. Na época do blog da Metsul, já há um par de anos, lá na pré história das redes sociais, quando o professor Eugênio nos brindava com suas análises (quanta saudade e quanto conhecimento adquiri naquela época), lembro que ele falou dessa possibilidade, como se o Brasil fosse um espelho dos EUA (ou vice-versa) em termos climáticos. Mas isso era termos "anedóticos": nunca ninguém realmente estudou isso, era algo que se percebia por meteorologistas experientes, mas era só observação empírica. E, em muitos anos, essa relação não era percebida. Lembro perfeitamente de um texto assinado pelo professor Eugênio falando de uma temporada de inverno especialmente fria na costa leste americana, enquanto Califórnia, Columbia Britânica e Alasca passavam por clima ameno. Falou que poderia, a título de observação (jamais como previsão "científica") ser indicativo de o próximo inverno no Sul e Sudeste do Brasil ser frio, baseado nessa observação. E que a porção oeste poderia ter temperaturas acima da média. Ele sempre ressaltou que esse tipo de observação não tinha valor, nem chancela científica, até que alguém se dispusesse a estudar essa possível correlação. Lembro também que o professor sempre valorizou o conhecimento popular. Certa vez, os maricás (um arbusto espinhento que tem uma floração absolutamente fantástica, a Mimosa bimucronata) espécie muito abundante no RS, estavam em florescimento constante há cerca de dois meses, em pleno verão gaúcho, e que, para os antigos, isso significava inverno frio. Meus pais sempre falavam isso e eu mesmo sempre vi essa relação. Algum jornalista de zero hora deve ter visto a postagem e fez uma matéria (não entrevistou ninguém da metsul e nem citou a fonte da inspiração dela, em caso claro de falta de ética), entrevistou um biólogo da UFRGS e outro da Furg e os caras falaram umas idiotices terríveis, tipo, "a árvore floresceu porque a temperatura caiu e ela "pensa" que é outono". Sendo que estávamos com temperaturas escorchantes. O repórter também confrontou os biólogos sobre o conhecimento popular e ambos foram debochados e arrogantes. Após a matéria, alguém então escreveu nos comentários do blog o que o professor achava da matéria de zh e ele, elegante como sempre, se limitou a citar ocorrências similares nos EUA e que a meteorologia de lá, a anos luz da brasileira, levava, sim, em conta o conhecimento popular e até tentavam estudar (como o caso da marmota Phil, que já se provou mais errar do que acertar). Hoje em dia não vê mais esse tipo de discussão em meteorologia, o que é uma pena. Muitos acadêmicos parecem esquecer que quem primeiro percebeu a existência do El Niño (e até o nomeou) foram pobres e analfabetos pescadores peruanos....
    4 points
  15. Essa menor máxima do Sesc é menor que a menor máxima vespertina de Ponta Porã/MS, veja bem, essa cidade na divisa com o Paraguai já teve máxima de 6 C em outros anos, ou até menos considerando o período da tarde, São Paulo oficialmente não teve uma máxima tão baixa assim, a menor máxima é 7 C em 1936 e teve esse valor à tarde em 1988, Ponta Porã tem até um pouco menos de latitude e altitude que Sampa e há anos em que esfria muito mais, o fator é a continentalidade, Sete Quedas/MS, a cidade mais meridional do Centro-Oeste, teve máxima de 11 C considerando o período da tarde em junho, o que empata tecnicamente com o Sesc na mesma latitude, realmente este ano foi um pouco decepcionante pro Centro-Oeste, pois o frio veio seco não deixando a temperatura baixa no período da tarde, queria anos como 2010 no quesito frio, naquele ano teve máxima de 12 C e mínima de 8 C em Campo Novo do Parecis/MT que fica em latitude próxima à de Salvador, inclusive esfriou lá de modo semelhante à capital paulista no mesmo ano, seria uma combinação La Niña - Atlântico quente?
    4 points
  16. Início de madrugada nublado e frio em São Paulo. Temperaturas entre 13 e 15 graus nas estações do CGE.
    4 points
  17. Em Caxias do Sul/RS 80 dias abaixo de 20°, e 25 dias abaixo dos 15°. Não houve máxima abaixo de 5°. Em Pinheiro Machado não sei, mais por motivos lógicos, pode colocar um aumento substancial sobre esse numero de Caxias do Sul com máximas abaixo de 20°, 15°(Creio que deve ter mais dos que os 113 dias informados pelo nosso amigo lá em Buenos Aires). Deve ter 'rolado' sub-5° também, essa marca lá não chega ser nada tão absurdo como pode parecer nas demais localidades.
    4 points
  18. Excelente. Eu adoro esse clima, mas prefiro um com mais altitude e sol, como de Guarapuava. Dito isso, alguém sabe me dizer quantas máximas abaixo de 20,15 e 10 tiveram Caxias do Sul e Pinheiro Machado este ano? Sub 5 rolou em Caxias e PM sem contar uma máxima na madrugada?
    4 points
  19. Ah, ainda falando sobre o acumulado de chuva em 2019: vale ressaltar que Boa Vista já ultrapassou a média anual com a chuva de hoje, com isso já são 6 capitais nessa situação. E tem três capitais que estão quase atingindo a média, com menos de 100mm faltando para superar: Belém(já mencionado aqui), Aracaju e Natal. Belém: 3047,3mm(média 3084mm, faltam 36,7mm) Aracaju: 1266,9mm(média 1300,2mm, faltam 33,3mm) Natal: 1652,6mm(média 1721,4mm, faltam 68,8mm) Ao término do mês, vou publicar a chuva acumulada nas capitais nos 9 meses do ano, antes do último trimestre do ano(estamos alcançando os 75% do ano e faltando menos de 100 dias para acabar o ano e também a década).
    4 points
  20. Outubro de 2010 também foi bastante chuvoso em Queimada Nova. Lembro como se fosse hoje do dia 28/10/2010, uma forte chuva atingiu a cidade logo no inicio da manhã (entre 8h30 e 12h00) que certamente ultrapassou os 100 mm. Esse foi um dos dias mais marcantes da minha infância. Como lembro que já havia chovido bem no inicio do mês, provavelmente outubro daquele ano ultrapassou os 200 mm. Sendo que a média na minha região para o mês é de pouco menos de 20 mm. Aliás a temporada chuvosa de 10/2011 foi a última acima da média em todo o sertão nordestino. De lá pra cá, todos os outros "invernos" tiveram, de modo geral, chuva abaixo da média no sertão, com alguns locais com chuva acima da média e maioria dos outros com chuva abaixo do normal.
    4 points
  21. No momento, termômetros registrando 12,4℃, na região de Parelheiros, 13,0℃ em Marsilac, 13,9℃ no Jabaquara e 15,2℃ no IAG (registro das 15 horas). No Mirante, a temperatura registrada às 16 horas foi de 15,7℃.
    3 points
  22. Lembra um pouco o sul do CE, onde é bem comum vermos nas imagens de satélite, nos horários de 6h a 9h da manhã durante a estação chuvosa, Cbs na região do Cariri (Crato, Juazeiro do Norte etc).
    3 points
  23. Exato, aqui não teve nenhuma sub-15 no ano, mas no final de Junho teve uma tarde em que ficou entre os 11° e 12°, mas aqui pelo atraso dos ventos frios, que chegaram só no meio da madrugada, a menor máxima ficou só com 16°x3
    3 points
  24. Depois de bater os 23° em Curitiba nesta sexta-feira, agora no final da tarde inicio da noite forte queda na temperatura com 13° com rajadas de ventos que derrubam a sensação térmica para até 5°.
    3 points
  25. Verdadeira gangorra das condições do tempo e das temperaturas essa semana em BH: 21/09: máxima de 35°C e sol 22/09: máxima de 30°C e sol 23/09: máxima de 23°C e nublado 24/09: máxima de 28°C e sol 25/09: máxima de 19°C e nublado com chuva 26/09: máxima de 17°C e chuvoso 27/09: máxima de 27°C e parc. nublado. Hoje a mínima ficou em 14,7°C e às 18h temos 25°C com céu aberto.
    3 points
  26. E apesar dos apesares vamos tendo outra tarde bem invernal. 2019 tá dando de lavada em 2018 e 2017 aqui pra Sampa.
    2 points
  27. Clima bem primaveril, agradável, vento de leste, máxima que atingiu 24,8 ºC. Muito calor esperado a partir de amanhã, 35 ºC ou mais esperado para segunda e terça, e quarta vai ser bem abafado antes da chuva. Depois a umidade vai ser persistente por uns 4 dias com temperatura bem amena.
    2 points
  28. Essas infiltrações marítimas são (ou eram, porque não vejo mais ninguém falar assim) chamadas tanto em São Joaquim, quanto no lado gaúcho da Serra, de "viração". Tem até uma música do Kleiton e Kledir sobre. Tentei escrever "viração" umas cinco vezes, mas o teclado insiste em "corrigir" para "vibração" (inclusive agora).... Mas que cousa! Pronto, amanheci o sábado mais parecendo um véio matuto lá do Boqueirão do que "um adulto jovem" dos anos 2010. Eita...
    2 points
  29. Impressionante a força latitudinal que tem no período invernal entre o paralelo 30ºS para 32/33ºS, ainda mais se acrescentar alguns metrinhos acima.
    2 points
  30. Cidade que eu não gostaria de morar, lá fez 39 C já no primeiro sábado de agosto num dia que Cuiabá se deliciou com uma mínima de 12 C e uma máxima de 21 C.
    2 points
  31. A garoa persiste aqu na ZS de SP desde ontem a noite , teremos mais um dia de máxima sub 20 . Sesc Inmet SP amanheceu com mínima de 13.5 graus . De amanhã até o próximo final de semana , a chapa vai esquentar aqui , máximas de até 34 graus sendo previsto .
    2 points
  32. Em Varginha, um dia na média de Setembro: mínima de 11.6, máxima de 25.7. Na fazenda e em baixadas, deve ter ficado abaixo dos 10°C.
    2 points
  33. No fim fez 30,9°C. A máxima absoluta para setembro é de 35,3°C, de 2013.
    2 points
  34. Segundo os mapas da reanálise do NCEP, de 01/09 até dia 25/09, a TSM do Pacífico Equatorial tava dentro da média. Anomalia de TSM na Bacia do Pacífico. No mesmo período as águas do Atlântico Norte se mantiveram bastante aquecidas (Fig. 1), o que refletiu no atraso das chuvas do sul da Amazônia - que apresentou, no mesmo período, anomalias positivas de Radiação de Onda Longa (convecção abaixo da média) (Fig. 2): Fig. 1 e Fig. 2, respectivamente. Fontes: https://www.esrl.noaa.gov/psd/data/composites/day/; http://climanalise.cptec.inpe.br/~rclimanl/boletim/0905/index.html.
    2 points
  35. Hoje no Vale do Itajaí as mínimas ficaram entre 14 e 16 graus em média e máximas entre 26 a 28 graus. Frio na serra. Urupema teve sua terceira menor mínima para Setembro. Fez 0,16°C. Em São Joaquim, 0,4°C e Bom Jardim Da Serra 0,5°C. Um pouco de divergência na chuva que só deve voltar com mais força na sexta que vem. Europeu com pouca chuva e GFS com acumulado maior.
    2 points
  36. Nossa, eu ficaria extremamente surpreso com uma chuva assim, pela manhã, em plena primavera. Já me é estranho chuva forte de manhã em plena estação chuvosa, imagina fora dela. Kkkkk. Eu não sei o que provocou essa chuva depois do dia 25, mas entre os dias 20 e 23 eu sei que foram devido a influência de uma ZCOU. Um dos eventos mais estranhos que já presenciei foi esse volume absurdo para qualquer época do ano (mais absurdo em se tratando de um mês com média de pífios 10 mm), que ocorreu no dia 27/10/2010 (imagem da direita) em Santa Inês (PB): Volumes acumulados na PB nos dias 26 e 27 de outubro de 2010 - Fonte: Aesa. Sobre isso, é verdade. Mais pro sul e interior, o último ano bom foi 2011 mesmo. Aqui na PB Cajazeiras teve 1723 mm naquele ano, um feito incrível que fez com que fosse o 3° ano mais chuvoso daquele local (em 2° vem 2008 com 1824 mm e em 1° 1985 com 1961 mm). Mas eu tenho críticas quanto a 2011, março poderia ter sido chuvoso também, num geral foi abaixo da média, no RN e na PB. Aqui mesmo foram só 20.3 mm, kkkk. Mas de todo modo foi um bom ano.
    2 points
  37. Boa tarde pessoal. Ao contrário do que eu imaginava no início do mês, setembro me surpreendeu positivamente. Aqui em Santos, estamos levemente abaixo da média no geral (primeira vez desde 2016) e o destaque vai para as máximas, que estão com 1ºC abaixo da média para setembro. Até agora, tivemos 14 dias em 2019 com máximas inferiores a 20ºC por aqui, considero um número bom levando em conta que estamos ao nível do mar. Segue abaixo resumo de setembro na estação Boqueirão/Cetesb em Santos:
    2 points
  38. Quantidade de dias com temperatura máxima abaixo dos 20° nas capitais Brasil 2019: - Porto Alegre/RS: 51 dias - Curitiba/PR: 51 dias - Florianópolis/SC: 29 dias - São Paulo/SP: 24 dias - Campo Grande/MS: 5 dias - Belo Horizonte/MG: 2 dias - Rio de Janeiro/RJ: 1 dia Todas demais capitais: 00 Quantidade de dias com temperatura máxima abaixo dos 15° nas capitais Brasil 2019: - Porto Alegre/RS: 13 dias - Curitiba/PR: 10 dias - São Paulo/SP: 5 dias
    2 points
  39. Pesquisando cidades altas do Nordeste olha que surpresa ótima , Piata Bahia
    1 point
  40. Tem as duas coisas coisas. A maioria é lareira, nos empreendimentos mais novos tem ambos.
    1 point
  41. Carlos, eu não me lembro de ser comum esse tipo de configuração já em Setembro. O que se destaca nesse evento é justamente a junção do cavado com o ar frio oceânico. Por isso as temperaturas máximas baixas em MG, até com registros históricos.
    1 point
  42. Máximas: 16,0ºC INMET CERCADINHO 17,8ºC na Automática Pampulha. 17,9ºC de máxima na minha estação (13 mm de chuva até agora ontem/hoje). 18,4ºC no INMET convencional.
    1 point
  43. Se Cuiabá já é difícil, imagine Phoenix, lá todo mundo deve ter ar condicionado, senão ninguém dorme, a média anual de Phoenix é ainda um pouco menor que a de Cuiabá devido ao inverno mais frio que não existe em Cuiabá, mas ainda assim supera a média de Goiânia, que faz calor semelhante a Cuiabá entre setembro e outubro.
    1 point
  44. Mario se dissipou porque se esqueceu de comer os cogumelos verdes pelo oceano.
    1 point
  45. Meu clima perfeito é o de Santiago do Chile. Verões agradáveis e invernos razoavelmente frios. Só seria melhor se fosse um pouco mais úmido, já que em Santiago costuma chover pouco e a secura incomoda.
    1 point
  46. 1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.