Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 06/17/19 in all areas

  1. Sul da Bolívia com 11° e boa parte do RS com 25-29°. Alegrete com 29,7°. Esse junho quase que certamente vai fechar como o junho mais quente já registrado no oeste catarinense (com base nos dados de Chapecó).
    9 points
  2. Últimos dados trazem mudanças no padrão do tempo para centro sul brasileiro, bem observado, até aqui este inverno climático características outonal em boa parte do centro sul de altitude e final de verão nas demais regiões. Porém as rodadas começaram a mostrar uma mudança a partir desta semana, com a entrada de uma massa polar impulsionada por um ciclone no atlântico sul na linha dos 40°S. Contudo ainda mais, para os que achavam o fim deste inverno, projeta-se em seguidas a intensificação de ciclones final de Junho e inicio de Julho, modelos começam a indicar AAO para começo de julho podendo chegar abaixo dos -3., também uma mudança no padrão ENSO e MJO. Tudo indica um inicio de julho com temperaturas entre -2C e -6C abaixo do padrão climático, tendencia de um padrão de inverno BOM nos próximos 20/25 dias, bem core deste inverno.
    9 points
  3. O inverno está tão medonho que jamais imaginei que em pleno junho eu tivesse que sair de Curitiba, no sábado com calor acima da média para época, para ter um dia de inverno no litoral do estado, em Matinhos! Pois a imagem é por volta das 13 horas, uma neblina muito forte, vento frio...temperatura na casa dos 21..22 graus mas sensação menor...e perdurou assim até o resto do dia....
    8 points
  4. Anomalias severas também em SC, vale do Itajaí e Grande Florianópolis estão assim:
    8 points
  5. Forte inversão térmica hoje em Curitiba: Imagem: Simepar
    8 points
  6. O ar polar que vai chegar ao sudeste daqui uns dias é tão fraco, mas tão fraco, que até chamar de peido polar é demais. Alguém tem alguma outra sugestão? Aqui em BH, apesar da monotonia, teremos condições típicas nos próximos dias: mínimas de 13/14 e máximas em 24/26. Muito bom.
    7 points
  7. Realmente, é uma diferença muito grande entre as 2 estações. Renan, você chegou a ver as leituras de 0, 12 e 18h UTC (21h do dia anterior, 9 e 15h)? Pergunto isso, porque envolve 3 termômetros diferentes: - As máximas são lidas no termômetro de máximas - As mínimas, no de mínimas - As leituras horárias no termômetro de bulbo seco do psicrômetro. Pra quem tiver curiosidade, no tópico abaixo pode ser visto como funcionam os termômetros de uma estação convencional:
    6 points
  8. Bom dia! Em Buenos Aires vamos tendo o OITAVO dia seguido sem sol, com céu nublado e super escuro, de deixar as luzes ligadas o dia todo. Está garoando neste momento, 17,4°C, URA de 96%, vento norte a 3 km/h e pressao de 1.016,8 hpa. Também temos um pouco de neblina, com visibilidade reduzida a 7 km. No meio da tarde teremos chuvas intensas (como hoje é feriado aqui e estou em casa, vou informando em tempo real) e essa situacao deve continuar até a madrugada ou manha de terca. Alguns modelos chegam a prever valores de mais de 80 mm neste período. Vamos ver se se confirma.
    6 points
  9. BH hoje vem tendo um dia com friozinho típico de junho: 14,7 C de mínima aqui em casa, 13,4 C na Pampulha e 13,2 no Cercadinho (parte alta de BH). Céu limpo e 20,3 graus no momento, com brisa fria. Florestal, a 60 km daqui e numa baixada de 750 mts., teve 8,9 graus. A minha máxima deve ficar em 24 graus hoje. Nesse fim de semana estive em SP e lá foi mais quente que aqui, variando entre 17 e 26 no domingo. Abaixo, seguem fotos de hoje em BH e ontem na Av. Paulista.
    6 points
  10. Tórrida BH pegou pesado hein? Aqui não é muito frio mas nossa média de máximas no inverno gira em torno dos 25°C e todo ano tem sub 10°C aqui. Goiânia é que registra 30°C com certa facilidade. Nesse cenário, a mínima seria 7°C ou até menos na estação do Inmet em BH e as demais estações também iriam surpreender, com alto risco do baixadão de Florestal bater valores próximos de 1°C, como aconteceu lá em 2016. Mas enquanto não acontecer eu não acredito e nem deposito esperanças.
    5 points
  11. O dia começou ensolarado com mínima de 12.3° e jeitão que ia esquentar bastante mas assim como ontem as nuvens chegaram e temos 20° no momento em Conselheiro Lafaiete
    4 points
  12. Depois de uma manha apenas com garoa, agora já chove fraco em Buenos Aires, com algumas trovoadas. Pelo radar, vai chover por várias horas (as chuvas estao vindo de noroeste para sudeste). Agora 16,5°C.
    4 points
  13. Dia absolutamente agradável em SP. Mínima de 16•C e 22/23•C na maioria da cidade ao meio-dia. Parece aquelas dias de Abril quando chega um arzinho frio lá do Sul e a temperatura desce.
    4 points
  14. Juiz de Fora está com anomalias positivas de temperatura em Junho, de acordo com os dados das estações do INMET em relação à normal 81-2010. A intensidade dos desvios positivos, no entanto, depende de qual estação você analisar. Isso porque está havendo uma grande diferença nas medições entre a estação convencional e a estação automática, apesar de ambas estarem uma ao lado da outra. @sjmolive , confira essa diferença: CONVENCIONAL: - Média máxima: 23ºC (+01,2) - Média mínima: 14,6ºC (+01,7) - Média compensada: 17,8ºC (+01,1) AUTOMÁTICA: - Média máxima: 21,8ºC (0,00) - Média mínima: 14,3ºC (+01,4) - Média compensada: 17,3ºC (+00,6) Uma diferença dessas é INACEITÁVEL, e digo que essa diferença tem ocorrido desde o ano passado. Comparando os dados de lá com os dados da minha estação, concluo que de fato o termômetro da convencional é que está descalibrado.
    4 points
  15. Friozinho presente nesse inicio de semana na região do Jalapão e MATOPIBA: Formosa do Rio Preto/BA: 12,8º Mateiros/TO: 13,7º Paranã/TO: 14,5º Luiz Eduardo Magalhães/BA: 14,8º Santa Rita de Cássia/BA: 15º Correntina/BA: 15,2º Gurupi/TO: 15,4º Alto Parnaíba/MA: 15,5º Delfino/BA: 15,6º
    4 points
  16. Tive uma mínima boa de 10,9 graças ao céu limpo à noite. Destaque para a estação do INMET de Nova Friburgo, com 06,1ºC.
    4 points
  17. Mínimas em Curitiba e Região, 17/06: Curitiba Orleans 6,4ºC Balsa Nova 7,4ºC Tijucas do Sul 7,8ºC Colombo INMET 7,9ºC Quatro Barras 8,4ºC Curitiba Barigui 9,0ºC Curitiba Pilarzinho 9,2ºC Curitiba Umbará 9,4ºC Aero Afonso Pena 9,6ºC Curitiba Simepar 9,8ºC Pinhais Simepar 10,0ºC Curitiba Ahú 10,3ºC Curitiba INMET 11,2ºC Destaques no Paraná: Porto Amazonas BASF 6,4ºC General Carneiro INMET 7,5ºC São Mateus do Sul INMET 8,1ºC
    4 points
  18. João Ignácio, seria uma tarde com um frio democrático,abrangendo todo Sul, metade do Sudeste, grande área do Centro-oeste,todo Acre e o Sudoeste do Amazonas. Já vi várias projeções do GFS quanto ao frio, mas essa imagem da rodada de 6Z de hoje é a melhor que me lembro em 6 anos de BaZ.
    4 points
  19. Boa noite! Hoje o dia foi nublado em Buenos Aires, com chuva quase que o tempo todo: do comeco da madrugada até o comeco da noite. A intensidade, na maior parte do tempo, foi fraca, mas tivemos várias pancadas moderadas, algumas fortes, inclusive com raios e trovoes, e outros períodos com apenas garoa. Depois dos 37,5 mm de ontem, hoje choveu mais 44,5 mm, totalizando mais de 80 mm em dois dias. A mínima foi de 13,9°C e a máxima foi de 17,4°C. Faz UMA SEMANA que nao temos nem um raio de sol na capital argentina, o último foi no fim da tarde do domingo passado. Agora temos céu nublado e um pouco mais de neblina, com visilibilidade restrita a 8 km. Faz 16,9°C, com URA de 98%, vento leste a 6 km/h e pressao de 1.018,1 hpa. Amanha vai ser outro dia nublado e vai chover bastante, inclusive com risco de temporais, principalmente à tarde e à noite. Mínima de 14°C e máxima de 19°C. O sol nasce às 7h59 e se poe às 17h49.
    4 points
  20. Por volta de 17.5•C/18•C aqui na Vila Olimpia. Santo Amaro CGE tem 17.8•C. O ventinho está incômodo trazendo sensação de frio. Quem diria!
    3 points
  21. Voltou a ocorrer chuva intensa no litoral do Pernambuco e da Paraíba entre ontem e hoje em função da Onda de Leste. Dados do PE: Fonte: APAC. Na PB o maior foi de 63.8 mm em João Pessoa (AESA). ____________________________________________________________ Os maiores valores mensais de Junho, até às 9h de hoje: No PE: Fonte: APAC e Cemaden. Na PB: Fonte: Aesa e Cemaden.
    3 points
  22. Mas, infelizmente, estações do Inmet, uma convencional e outra automática, lado a lado, registrarem temperaturas discrepantes está longe de ser algo raro. Muito pelo contrário, é bem comum 😑😑😑
    3 points
  23. Moro em BH há mais de 40 anos. Me lembro acordando cedo para ver as corridas de F1, eu morava no Cruzeiro e ventava muito, todos os dias de inverno, e a temperatura era muito mais agradável, sem comparação com hoje. Belo Horizonte hoje em dia é muito quente durante quase todo o ano, e o padrão de verão chuvoso (que amenizava muito as temperaturas na parte mais quente do ano) mudou muito também. Mas, no geral, é uma cidade com um clima muito gostoso, raro ter noites 'insuportáveis de quente', mesmo no auge do verão
    3 points
  24. Nani, quando a esmola é demais.... Por isso, precisamos esperar um pouco pra ver se esse cenário se mantém nas próximas rodadas ou se vira uma MP comum, gerando ainda mais frustração. Estou com as barbas de molho...
    3 points
  25. Brinquei um pouco porque Belo Horizonte dificilmente registra mínimas abaixo dos 10 graus na área central numa massa polar continental já que estas chegam até a cidade suavizada. Poucos eventos de frio em que o centro da alta fica sobre o continente que conseguem resfriar bastante a capital mineira, a última vez foi ano passado em maio.
    3 points
  26. Pena última saída do GFS será uma batalha épica entre o bloqueio e o ar polar do fim do mês e início de julho
    3 points
  27. Se mantiveram essa projeção por uns 5 dias aí da para se empolgar de verdade, por enquanto somente estamos na hipótese. Caso esse frio realmente ocorra como o indicado, mais da metade do Brasil terá mínimas abaixo dos 10 graus, incluindo as tórridas Goiânia e Belo Horizonte, geadas amplas dos papas gaúcho até o sul de Goiás, e hipoteticamente alguma mínima de -9 graus nas terras altas do Sul. Seria a mais ampla da década.
    3 points
  28. Não sei se esse frio é algo normal pra lá, mas eu andei conferindo umas previsões para lugares bem tropicais e me espantei: Díli é a capital de Timor-Leste, pequeno país ao Norte da Austrália, rodeado de água, numa latitude parecida com Recife (8º39S): Darwin é a capital dos territórios do Norte, na Austrália, a beira do mar e na latitude de Salvador (12º27S) Pelo site https://thetruesize.com fiz a comparação na unha o mais fiel possível respeitando as latitudes originais onde se encaixaria a Austrália em nosso continente:
    3 points
  29. Para vocês terem uma ideia do nível do estrago: está 21 graus agora na zona norte de POA. PARECE menos e eu estou com uma certa sensação de frio. Sim, tanto tempo de calor e ausência de frio e a mínima queda das temperaturas e é grandemente sentida. E não sou o único. Sim, é isso mesmo: um gaúcho, com família Joaquinense, está sentido um friozinho com 21 graus. Pode? Nesse trágico 2019, sim 🙄🙄🙄
    2 points
  30. Simplesmente maravilhoso aqui em JF também, pois a mínima foi de excelentes 10,9ºC na minha estação e o pico da máxima se deu na hora do almoço (23,4C), agora está um pouco mais encoberto e faz 20,5ºC. Dia normal e perfeito de Junho.
    2 points
  31. Eu gosto de dias nublados, mas uma semana pra mim é o limite, depois disso começa a ficar deprimente...
    2 points
  32. Restos polares bloqueados na altura do centro da Argentina, conseguiram chegar ao extremo oeste do MS, vejam só: Corumbá: 17,1C e ventos de sudoeste Porto Murtinho: 17,5C e ventos de sudoeste Já em Ponta Porã o ar polar não chegou, faz 22,2 graus por lá. Dia muito frio no centro argentino, porém este frio não chegará com a mesma força no Brasil.
    2 points
  33. Quanto às continentais, tenho que concordar com você, é um parto para a temperatura cair na região central. Consegue ter sub 10°C às vezes, mas a dificuldade é enorme. Florestal e Sete Lagoas que se destacam nestes eventos.
    2 points
  34. Boa noite a todos! Gostei das notícias postadas acima por alguns daqui do grupo falando sobre fim do bloqueio atmosférico, mudança do padrão de circulação, oscilação do Atlântico e etc. Tudo isso sinalizando para um inverno mais próximo da normalidade que outono. Alguém pode nos dar elementos mais concretos sobre isso? Não vi nos modelos (até 10 - 15 dias) nada muito significativo sinalizando esta mudança. Inclusive parece que a bomba polar do GFS ficaria bloqueada no Sul. Comentários bem-vindos. Que venha o frio, amigos! Aqui no Centro de Juiz de Fora neste momento (22 h) , céu claro, 17 graus. Hoje tivemos mínima de 15 C e máxima de 24 C. O destaque aqui em junho tem sido as temperaturas vespertinas amenas, o que é normal para esta época do ano - desde o início do mês tivemos apenas 5 dias com máximas de 25 C ou mais. Os outros 11 dias tiveram máximas de 24 C ou menos, como foi o caso de hoje. Mas vale o registro - o calorão da tarde de algumas regiões mais ao sul do Brasil não chegou aqui...
    2 points
  35. Algo que esqueci de relatar: ventou muito durante toda a madrugada e de manha. A velocidade sustentada chegou a estar entre 35 e 40 km/h e as rajadas chegaram a 63 km/h no Aeroparque e a 70 km/h em Ezeiza. Agora a sudestada terminou e o vento amanha sopra de norte. A partir de terca, vira para oeste e passa a soprar forte novamente, levando a umidade embora e trazendo dias mais frios.
    2 points
  36. BH tem o clima agradável boa parte do ano. Poucas mínimas e máximas boas na área urbanizada, ou seja, na cidade onde vivem a maioria absoluta da pop. Agora, minha querida Beaga é mais quente que eu imaginei nos meses quentes. Boa parte da pop da região metropolitana ( praticamente 6 milhões de hab) vivem abaixo dos 950m onde se sente calor mesmo. O cenário muda nos bairros acima de 1200m. Se bem que achei Mangabeiras(1100m) fresco também. Sentir frio, é complicado. Encontra essa sensação acima de 1300m com facilidade, em Nova Lima.
    2 points
  37. Moisés Alexandre, senti falta de suas projeções de frio, neve, negativas. Como o quadro para mudanças no padrão do tempo se aproxima, você deu as caras e outros vão voltar a postar no Baz.
    2 points
  38. E pior que isso é o clima normal para aquele lugar. Não é uma onda de calor anormal.
    2 points
  39. Indaial teve 19°C, foi a mínima mais alta desde 2014. A máxima de 28°C foi a maior desde 2015. Não é expressivo em valores absolutos, mas é expressivo se considerar que não tivemos frio algum no mês.
    2 points
  40. Desculpem o off-topic. Como eu já comentei aqui, a costa leste do Nordeste recebe um pouco de ar polar derivado dos ventos em SE/L constantes nessa época do ano. Dá pra ter uma noção pelas temperaturas em 850 hpa, percebe-se o ar frio chegando quase a Linha do Equador no meio do Atlântico e jogando a brisa na costa leste nordestina: Se comparmos com outras regiões do globo, por exemplo, litoral da Colômbia, o litoral do Nordeste é bem mais ameno.
    2 points
  41. Dia meio "estranho" pois sem nenhum "aviso prévio" estamos tendo um domingo totalmente nublado e sem sol. Mínima de 14° e a máxima está sendo agora com 21° em Conselheiro Lafaiete
    2 points
  42. As anomalias deste junho até hoje em Porto Alegre estão típicas do pós-2000: mínimas: 15,0° (+3,5) máximas: 24,3° (+4,5) simples: 19,5° (+4,0) São dados da automática, com anomalias pra a semi-normal 2001-2019! Se pegarmos os dados da convencional, com uma normal maior (1974-2019), o negócio fica ainda pior: mínimas: 15,1° (+4,3) máximas: 24,8° (+5,0) simples: 19,8° (+4,5)
    2 points
  43. Que coisa, não?! Nem havia reparado que do lado da automatica de JF tem uma convencional... Estas médias são 1 - 16 jun19, não é? Porque, de fato, aqui no Centro de JF temos médias das mínimas 14,4 C (bate com as duas e tem a ver com as inversões térmicas - a minima aqui de baixo por vezes é menor que lá na UFJF. . E médias das máximas de 23,4 C muito mais compatível com a automática, já que lá no topo deve marcar máximas menores que aqui no Centro. Este termômetro de máxima ou está desregulado ou bate sol nele (de repente o abrigo está com buraco)... é o que parece mesmo.
    1 point
  44. 1 point
  45. Bom dia e boa semana! Depois de uma noite nublada e com chuviscos, a segunda-feira começa encoberta em Fortaleza. Uma coisa que eu reparei: pela climatologia, acredito que Fortaleza seja a capital litorânea mais seca do Nordeste. Estamos num “limbo” entre os grandes volumes do litoral maranhense e do litoral leste. A influência da ZCIT é mais extensa em São Luís, a influência dos DOLs é mais forte em Natal/JP/Recife/Maceió e as frentes frias conseguem atingir Aracaju e Salvador com certa regularidade.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.