Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 05/13/19 in all areas

  1. No século XX algumas frentes frias conseguiram chegar simultaneamente até o litoral do Alagoas e norte do estado do Amazonas, em 1928 por exemplo numa onda de frio que causou neve em Curitiba com acumulação significativa; na tão comentada onda de frio de 1979 onde o centro da massa polar passou sobre o estado de São Paulo a frente fria chegou até o litoral de Sergipe e a 60 km da linha do Equador; em 1988 no mês de julho uma frente fria chegou até Recife enquanto quase todo o país congelava. Os registros de frentes frias/massas polares que chegam até te a linha do Equador pelo estado do Amazonas é mais frequente do que aquelas que chegam até Pernambuco porque o relevo do interior da América do Sul, do centro da Argentina até a Amazônia é de baixa altitude, daí qualquer sistema frontal de média intensidade consegue chegar até o Acre, para alcançar o litoral do Nordeste sendo continental é necessário um cavado intenso em todos os níveis da atmosfera e um ciclone extratropical na altura do litoral de SC para direcionar o anticiclone frio para norte.
    11 points
  2. CONFIRMADO....!!!! LEITURA NOTURNA DO MIRANTE, NÃO BAIXOU DE 21ºC A MÍNIMA. COM ISSO TEMOS UM NOVO RECORDE ABSOLUTO DE MAIOR MÍNIMA PARA MAIO NO MIRANTE DE SANTANA! OUTRO DADO IMPORTANTE: O IAG TEVE A 3ª MAIOR MÍNIMA DE TODA A SUA HISTÓRIA NESTE DOMINGO. MAIORES MÍNIMAS IAG - MAIO (1933-2019) 19,4ºC - 29/05/1992 19,0ºC - 03/05/1989 18,9ºC - 12/05/2019 18,8ºC - 26/05/2015
    8 points
  3. Europeu: mais um modelo que indica uma possível forte erupção polar para essa data-chave, que é 23/05:
    8 points
  4. Importante dizer que a 12 Z do Europeu veio sem nada. Muita gente já está se ouriçando para um evento que ainda falta 10 dias. GFS é melhor nem falar. É uma rodada com MP outra sem MP...
    6 points
  5. Um belo gradiente de temperatura. Noroeste bem mais frio que o primeiro planalto.
    6 points
  6. Nevoeiro dissipou por duas horas. Agora ele já voltou e com uma garoa junto. Meio dia e faz 14,0°C.
    6 points
  7. Pode-se dizer que o mês mais ameno é julho, quando eventualmente as temperaturas no final da madrugada/início da manhã conseguem se aproximar dos 21ºC. Falando das tardes, todas de todos os meses são quentes, exceto em dias chuvosos. Uma tarde de 27ºC é fria (e excepcional) para os padrões fortalezenses. Climatologicamente os meses mais quentes do ano são novembro e dezembro. Novembro também é o mês mais seco do ano (em dezembro já começam as primeiras pancadas de chuva). Pra resumir as temperaturas em Fortaleza: raramente descem para menos de 23ºC e raramente sobem além dos 33ºC.
    5 points
  8. Há uma linha de instabilidade ao largo do litoral do Ceará. Desde o meio da manhã dava para perceber a evolução desse núcleo. Pela experiência, é bem improvável que essa instabilidade avance pelo continente. Por enquanto, muito sol e calor em Fortaleza. No céu, apenas alguma nebulosidade alta e rala.
    5 points
  9. Entardecer de domingo dia das mães em Porto Alegre: 16º ~ 21º
    5 points
  10. Em Goiânia, a segunda-feira começou de maneira tipica para a época na região. Tempo bom, céu de brigadeiro e friozinho pela manha (17,6º), com o passa das horas a temperatura dispara, podendo chegar aos 32º, com a umidade relativa do ar caindo drasticamente... Avenida 136, Setor Marista, Goiânia/GO - Brasil
    4 points
  11. A semana começa com instabilidades em Porto Alegre: 19º
    4 points
  12. Máxima de 18,6° hoje, a mais baixa do ano A mínima por enquanto está sendo agora, com 15,7°, se continuar com esse ritmo talvez ainda hoje possa ter a temp. Mais baixa do ano (a anterior é 13° no dia 18/04) Por do sol mais frio do ano até agora
    3 points
  13. E o que dizer do clima de uma das cidades mais frias do estado, Guaramiranga ?
    3 points
  14. Chegaria rasgando tudo já no dia 23 pro 24, amigo. Nessa simulação, São Paulo (Mirante) chegaria facilmente ao mesmo valor verificado em Junho-16, ou mais frio. Varginha teria geada boa e mínima negativa na sua fazenda, e minha estação registraria a menor mínima desde que comecei os registros em 2012.
    3 points
  15. 3 points
  16. E realmente está mais frio no noroeste do PR do que em Guarapuava
    3 points
  17. Mínima de 23,5°C em Barra do Piraí. Choveu durante a madrugada. Tenho 33 anos e não me recordo de um Maio com essas características climatológicas. Continuo assustado!
    3 points
  18. Dia bem outonal hoje. Nevoeiro a tarde toda. Máxima de 16,8°C de madrugada. Algumas fotos no município hoje (Iporã do Oeste/SC):
    3 points
  19. PNI - CAMPO BELO, ABRIL DE 2019: Maior Máxima: 21,1ºC Maior Mínima: 12,2ºC Menor Máxima: 12,8ºC Menor Mínima: -6,3ºC Média Máxima: 17,7ºC Média Mínima: 4,4ºC Média Simples Mensal: 11,1ºC
    3 points
  20. A fada GFS trouxe um lindo cenário do mundo das fantasias: Quanto ao friozinho de desta semana aqui em São Paulo, chegaria na segunda a noite, depois terça e agora só na quarta...
    3 points
  21. Renan, acho que vou sonhar um pouco, queria que Minas, Rio e sul do ES registram-se as menores mínimas para maio em 51 anos(em 1968, o Rio e Minas registraram mínimas bem baixas no dia 30 e 31). No centro de Friburgo marcou 1,2ºC no dia 31/5/1068(foi a menor mínima de maio nas normais de 1961 a 1990).
    2 points
  22. BH também teve elevada máxima de 29 graus, após uma mínima de 18 graus. Dia quente para um mês de maio e que propiciou uma atípica "chuva de verão" no fim da tarde aqui em Contagem, a 20 km de BH, de onde tirei a foto abaixo. E o detalhe é que, depois dessa pancada de 30 minutos atrás, volta a cair outra pancada de chuva nesse exato momento.
    2 points
  23. Lá é bem mais frio que Fortaleza. A média das máximas gira em torno dos 25ºC e das mínimas em torno de 18ºC. Consta no site da prefeitura do município que a menor temperatura já registrada por lá foi de 10°C. Considerando que é tecnicamente impossível (impossível por ser MUITO raro) a temperatura baixar pra menos de 20°C em Fortaleza, pra gente isso é um “frio” congelante.
    2 points
  24. E a máxima de hoje ficou em elevados 29,4ºC... porém, deve ser a maior temperatura dentro de um período muito, muito longo. Acredito que vamos ter um festival de máximas sub-20 essa semana (pelo menos umas 2 ou 3). Vai durar bastante tempo o anticiclone marítimo.
    2 points
  25. Tivemos um março quente e um abril histórico de tão quente e seco no RS. No final de abril veio a mega baleia polar que virou a chave definitivamente. Mas, ao invés de termos temperaturas de outono, tivemos frio muito abaixo do normal e de forma constante. Foi um outono bom? Foi. Foi um gelo. Não houve transição. Saímos do calor para o frio intenso. Como o outono é a transição e não tivemos transição, climaticamente falando, não houve outono. Mas que foi um ano ótimo, não há dúvidas. Mais uma vez, me refiro ao RS.
    2 points
  26. Isso sem falar em 2013, onde o efeito compensatório também aconteceu, e também em 2000. Acho que na maioria das vezes acontece esse efeito, então vamos torcer para que seja o caso agora, porque TÁ FEIO DEMAIS por enquanto.
    2 points
  27. Muito bom para ser 2019 ...vou botar minhas barbas de molho.
    2 points
  28. Em 2015 essa lógica não funcionou. E de certa forma, também não em 2012. E também não em 1986. Estou falando a partir do ponto de vista geográfico do RS. Mas, esses foram exceções (pelo que eu lembro). Em geral, essa compensação realmente ocorre. O exemplo mais recente certamente é 2016 (o ano sem outono), que saímos do forno de abril direto para o inverno, sem escalas. Outro exemplo foi 1984, ano de uma das maiores ocorrências de neve em Porto Alegre, após um verão e outono abrasador.
    2 points
  29. Avanço de frentes frias pelo oeste estão associados a grandes eventos continentais como 1975, 2013, a última grande frente fria a atingir o estado de Roraima foi a do final de abril de 2016. Aquela que colocou fim na onda de calor que assolou o mês de Abril. Já do lado leste a dinâmica é diferente, o caminho precisa estar livre, precisa de uma boa MP, mas mais que isto, o ciclone extratropical precisa estar posicionado mais a norte, tipo no litoral de SP e não na altura do Uruguai ou do Rs como a maioria. Eu devo ter guardado em algum HD uma carta sinótica de um evento que ocorreu em Junho de 2010 (se não me falha a memória) quando uma FF conseguiu avançar até o estado do RN. Algo bem raro, mas lembro que a região de Porto seguro teve uma sub 15, João Pessoa teve mínima de 18 ou 19 graus neste evento e deve ter sido recorde.
    2 points
  30. Assim como já houve frentes frias que vieram do norte e influenciaram o clima na América do Sul. Não sei se é comum ou raro mas já ouvi sobre.
    2 points
  31. Boa pergunta. Mas para refinar a sua dúvida, depende de qual "longe" é a sua referência. Lembro de uma que já ultrapassou a linha do Equador lá no no Amazonas. Mas nestes casos, dificilmente avançam pelo leste do país, atingindo por exemplo o interior da Bahia e Tocantins. Acho interessante a resposta para estes dois casos, tanto a leste quanto a oeste. Mas se por um acaso houve alguma frente fria que já conseguiu derrubar as temperaturas em ambos os lados do continente, aí será uma baita surpresa pra mim também.
    2 points
  32. Ontem tivemos a menor máxima do ano em Porto Alegre: 20,2°, registrados às 7h da manhã. Pelo UTC ficou 20,5°. A temperatura despencou durante a tarde, e o dia foi todo nublado e ventoso. Chegou a chover fraco em alguns momentos. A temperatura bateu 17,6° às 15h, e a mínima ficou nos 16,4° à meia noite. Hoje, a expectativa era de termos a primeira máxima sub 20° do ano, mas aberturas de sol à tarde frustraram meus planos. Tivemos pico de 21,5°. E seguimos sem baixar dos 13,0°, a mínima do ano, de março. A partir de amanhã, 2019 vai se tornar o único ano a chegar em 13 de maio sem ter baixado dos 13 graus, desbancando o ano passado.
    2 points
  33. 1 point
  34. Eu comparei com o aeroporto de Natal o mês de Agosto de 1999 com esses dados , e o Aeroporto teve mínimas médias 4 graus acima. Esses dados estão com erro, confio mais nos dados do Aeroporto , bem mais coerentes .
    1 point
  35. João Pessoa registra 18~19ºC todos os anos, geralmente a mínima anual fica por aí. Sobre a MP citada, creio que foi essa (não tenho imagem maior):
    1 point
  36. Junho e julho são, ambos, os meses do inverno climático de Sampa. A despeito de, no calendário, o inverno só começar pelo dia 20/6. Portanto, tivemos sim um bom inverno em Sampa em 2016. E, dos 2 meses de "outono clássico", abril foi totalmente perdido.
    1 point
  37. Sim, isso mesmo. Falei pelas estações astronômicas, mas, climatologicamente, não teve outono mesmo.
    1 point
  38. O núcleo continua ao largo da costa cearense. O sol ainda está torrando Fortaleza, mas já dá para observar nuvens carregadas na direção do mar (E/NE). Com o tanto de calor que tá fazendo, se essa instabilidade conseguir passar pelo continente, pode vir até com raios. Mas tudo ainda está no campo das ideias, hehehe. De acordo com o bom e velho app nativo de tempo do iPhone, faz 31ºC, 64% de umidade, 36ºC de ST, vento 27 km/h L.
    1 point
  39. Exatamente. É comum ouvir comentários como “tal FF conseguiu chegar até a costa da Bahia”, algumas vezes até mesmo na costa de Sergipe/Alagoas. Será que alguma já chegou a ultrapassar esses estados, conseguindo atingir, por exemplo, o litoral de Pernambuco, mesmo que bem enfraquecida?
    1 point
  40. Uma curiosidade que tenho: o quão longe uma frente fria já avançou no território brasileiro? Em que ano isso aconteceu?
    1 point
  41. Acabei de ver a previsão do SImepar aqui para Curitiba e o Simpear está acreditando de fato nisso:
    1 point
  42. Também tenho minhas dúvidas se a Índia seria um Arábia 2 sem o Himalaia. A cadeia do Himalaia barra as chuvas pelo lado sul, potencializando-as e possibilitando índices pluviométricos assombrosos. Tem uma cidade do norte da Índia (Não Me lembro o nome) que já chegou a acumular absurdos 8.000 mm em um mês. Honestamente, não consigo sequer imaginar o que é ter 8.000 mm em um mês. Mas os ventos que ajudam as chuvas da monção vêm do oceano Índico, de sul a SO. Acredito que boa parte da Índia seria menos chuvosa sem o Himalaia mas não desértica. Devido, pelo menos em parte, à barreira das montanhas, o lado norte (Tibet e províncias acidentais da China) são semi-áridos a áridos.
    1 point
  43. De acordo com o mapa abaixo, esta foi a última vez que o planeta Terra teve temperatura média mensal abaixo do normal: Fevereiro de 2014. Já faz alguns anos...
    1 point
  44. Postando dados de estações de altitude daqui da região neste último abril...
    1 point
  45. Artigo de Henrique Morize, extraído do Diário Oficial da União, de 1893. Fala de alguns eventos marcantes de frio no século XIX, inclusive da famosa neve de 30/07/1858, que teria causado a morte de 3.000 cabeças de gado em Lages/SC, além de "quedas de neves muito frequentes durante o inverno em Curitiba".
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.