Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 04/25/19 in all areas

  1. O distúrbio de leste ontem provocou algumas pancadas durante a noite no sertão da PB e do PE: Os volumes na PB (AESA): Meu pluviômetro registrou 5 mm. No PE eles foram mais altos (APAC, Cemaden):
    6 points
  2. Bom, estou aguardando links de artigos científicos sérios que negam o aquecimento então. "cientista" que da palestra por aí e nega que a camada de ozônio existe, ou que coloca data marcada para uma super la niña, talvez até algum que faz vídeos do youtube de pouca pertinência, desses "cientistas" não me interesso.
    4 points
  3. Esse tópico de Abril merece a morosidade que está tendo, igualzinho ao seu respectivo mês. É impressionante, meus amigos ! Mais uma vez, os modelos arregaram e não colocam frio algum para o início de Maio. Retiraram a possível MP que teria.
    3 points
  4. Não colega, os cientistas que discordam da teoria do aquecimento global antropogênico também se baseiam em provas e estudos concretos, como já citei a variabilidade climática há muito estudada que ocorreu da época do Egito Antigo até a atual era, a Idade Contemporânea. A teoria dos ciclos quente/frio não tem como objetivo passar pano para aqueles que defendem a destruição dos biomas terrestres e nem criar expectativas para os amantes do frio, e sim analisar com embasamento científico que mesmo antes de surgirem as primeiras indústrias, houveram períodos tão ou mais quente como estamos vivenciando nesta década.
    3 points
  5. O Pacífico tá numa seca de La Niña forte, já faz 8 anos que não temos uma. Tá na hora, já.
    3 points
  6. Eu te respeito seu ver brother, o importante é gente buscar conhecimento , mesmo nois aceitarmos ou não na meteorologia. ✌️
    3 points
  7. O atual El Niño Modoki parece estar dando seu último suspiro... aquele grande pacote de águas sub-superficiais quentes que se deslocaram com a onda Kelvin no início de março (gif abaixo) já terminaram de emergir e atrás delas vem águas mais frias. Além disso, o gráfico de anomalia do vento zonal mostra fortes áreas com valores negativos para os próximos dias (ou seja, alísios intensos) em boa parte do Pacífico, favorecendo a derrocada do Niño. Alguns parâmetros como TSM na região 3.4, IOS e termoclina já estão no patamar neutro ou quase! Já os modelos, esses ainda muito instáveis: uns apontam neutralidade no final do ano, outros neutralidade pró-La Ninã (fraca) e outros chagam a indicar a volta do El Niño. Só teremos mais certeza desse cenário no início de agosto, até lá seguimos observando...
    3 points
  8. O colega discorda das pesquisas e dos cientistas, e fala com toda a certeza do mundo que não há influência dos gases de efeito estufa no aquecimento atual. Num geral é mais fácil ser negacionista, requer menos entendimento e aprofundamento do assunto, assim como o próprio gosto pelo frio influencia em acreditar que o aquecimento é natural, pois se espera ser revertido. Eu também já pensava assim. Isso é pura pseudociência, afirmar um milhão de coisas sem trazer fontes ou um argumento concreto. Utilizar "mitos" e repetir "o que se ouviu" não é se basear no conhecimento científico existente sobre o assunto. Ficar achando que tudo que a física e química explica sobre o assunto é mentira, é coisa de conspiracionista. Não se deve utilizar da política e o que o lado midiático apresenta, como justificativa para negar aquilo que é fato nas áreas físico-químicas sobre o comportamento dos gases.
    3 points
  9. Kenneth se tornou o ciclone mais intenso da temporada e o primeiro ciclone tropical intenso a fazer landfall no norte de Moçambique. Em seu pico de intensidade, os ventos sustentados eram estimados em 215 km/h e a pressão barométrica em superfície em 934 hPa. A interação do sistema com o continente enfraqueceu ligeiramente o ciclone, que depois de tocar terra deverá se mover muito lentamente, o que vai causar níveis de precipitação catastróficos podendo chegar a UM METRO E MEIO de chuva, inclusive em locais mais populosos que foram poupados pelo ventos intensos do olho do ciclone.
    2 points
  10. Pelos fatos, é óbvio que existe um aquecimento. Porém, as previsões catastróficas obviamente foram palavras ao vento. Então, uma narrativa que era nomeada de "Aquecimento Global", foi substituída por "Mudanças Climáticas". Ou seja, fez frio ou calor, ocorreu qualquer sistema um pouco diferente, entrou na narrativa dos aquecimentistas.
    2 points
  11. Por aqui já tivemos frio bem tardio em outras ocasiões, até no meio do Maio. Ainda estamos longe de recorde. Isso aconteceu nos piores anos e 2015 salvo engano, foi o último ano assim.
    2 points
  12. 2 points
  13. Vale a leitura. https://www.skepticalscience.com/translation.php?a=17&l=10
    2 points
  14. Kenneth tem ventos sustentados de 185 km/h e rajadas de mais de 230 km/h. Equivalente à Categoria 3 na escala SSHWS. Ele passou ao norte das ilhas Comores nesta a tarde e deve chegar na região norte de Moçambique na noite da Quinta-Feira (25/04) como um intenso e perigoso Ciclone Tropical. Vale pontuar que a região de Beira não vai sofrer impacto algum desse sistema.
    2 points
  15. 2 points
  16. Diante dessa percepção, fica claro que a análise dos invernos depende de onde se está falando, realmente. Enquanto vc coloca 2017 como o pior, eu o coloco como o melhor de todos! (Que me lembro, lógico) BH passou mais de 40 dias seguidos sob anomalia negativa. No começo de julho, veio a baleia marítima que trouxe mínimas de 9 a 6 graus pela cidade e máximas de 19 a 15C COM SOL. Não achei nada xoxo, fazia frio todos os dias, ora mais ora menos. As tardes variavam entre frescas e levemente frias, sempre com muito vento e nebulosidade variável. Sou do time 2017.
    2 points
  17. Groenlândia não era verde na época que foi descoberta. Só foi chamada de Greenland por Erik the Red, usando o nome como estratégia para atrair pessoas para a colônia, e esse nome ficou. "men will desire much the more to go there if the land has a good name." https://sagadb.org/files/pdf/eiriks_saga_rauda.en.pdf https://ancientstandard.com/2010/12/17/how-greenland-got-its-name/ https://web.archive.org/web/20120411212816/http://cambridge.academia.edu/JonathanGrove/Papers/397439/The_Place_of_Greenland_In_Medieval_Icelandic_Saga_Narrative https://news.nationalgeographic.com/2016/06/iceland-greenland-name-swap/
    2 points
  18. grazadeus tem uma luz no fim do tunel...e sim, estou me animando com uma temperatura NA MÉDIA. ate lá predomina o "bafo tropical".
    1 point
  19. Pavoroso, um mês de Abril em que somente aquele de 2016 bate no quesito ruindade, eu tive máxima de elevados 30,4ºC por aqui, e o calor aumenta nos próximos dias. MAGNÍFICO OUTONO.
    1 point
  20. Ao menos pra cá está um vergonha completa. Errando tudo até pra 12/24 horas. Pra hoje dava 28°C e sol, está 20°C com chuva chegando. Esses dias dava 3mm e máxima de 23°C, deu 71mm e máxima de 18°C. Fora que está toda hora tirando e colocando frio, dentro da grade de 10 dias. Tá chato demais de acompanhar as previsões. Porém ao que tudo aparenta o problema nos erros de modelagem é na América do Sul.
    1 point
  21. O Europeu sempre leva a melhor. Maio já começa quente. No meu otimismo, cheguei a dizer aqui que achava este outono/inverno pudesse ser parecido com o do ano passado. Mas vai ser muito pior. As previsões do ano passado estavam certas.
    1 point
  22. Up. E artigos de grande impacto, senão não vale.
    1 point
  23. Mogi Guaçu 24/04/2019 Minima: 19,4°C Máxima:29,7°C Chuva: 0mm um dia quente hoje
    1 point
  24. Ah sim, eu tinha esquecido de citar o grande Rafael, coautor desse importante trabalho!
    1 point
  25. O problema do aquecimento atual e os aquecimentos do passado, é que hoje conseguimos ter uma ótima precisão para constatar esta tendência de aquecimento que insiste em não parar. Achávamos que em meados da década de 2000 esse processo tinha chegado no auge, mas eis que a década de 2010 se mostrou a mais quente já registrada pelos aparelhos. É mais fácil -e mais lógico mesmo- associar o aquecimento atual com a atividade humana, pois foi justamente a partir da década de 70 que o negócio começou a avacalhar. A década de 70, sabidamente, foi um período de fortíssimo crescimento urbano e industrial em vastas áreas do planeta (o maior boom já ocorrido na humanidade).
    1 point
  26. Discordar da teoria do Aquecimento global antropogênico não é pseudociencia, é apenas um ponto de vista diferente. O ser humano deve sim cuidar do meio ambiente, saber destinar corretamente o lixo produzido, não desperdiçar água, pensando nas futuras gerações. A principal divergência nada mais é do que a causa do atual aumento das temperaturas verificados nesta década, a maioria dos cientistas atribui isto a grande industrialização e urbanização verificados, enquanto que a outra parte argumenta que estamos vivendo somente num ciclo natural quente. Os efeitos das ilhas de calor nos grandes centros urbanos provam sim que em determinada escala, temos sim influência no clima. Mas é quanto aos ciclos de aquecimento/ resfriamento verificados desde pelo menos o Egito Antigo, são simplesmente balela?
    1 point
  27. O fato é que, aquecimento global antropogênico, existindo ou não, é muito melhor do que resfriamento. Eu amo o frio, mas é sabido que ele é péssimo para o desenvolvimento das civilizações, então eu não sei quais seriam os grandes revezes do aquecimento, sério...
    1 point
  28. Já se evidencia que o pico atual de aquecimento é maior que o do período quente medieval. Em relação ao periódo quente medieval, acredita-se também que foi causado por uma combinação de fatores, como mudanças na circulação das correntes marítimas, maior radiação solar e menos atividade vulcânica, e sabemos que este não é o caso do aquecimento repentino atual. Further evidence obtained since 2006 suggests that even in the Northern Hemisphere where the Medieval Warm Period was the most visible, temperatures are now beyond those experienced during Medieval times (Figure 1). This was also confirmed by a major paper from 78 scientists representing 60 scientific institutions around the world in 2013. It has now become clear to scientists that the Medieval Warm Period occurred during a time which had higher than average solar radiation and less volcanic activity (both resulting in warming). New evidence is also suggesting that changes in ocean circulation patterns played a very important role in bringing warmer seawater into the North Atlantic. This explains much of the extraordinary warmth in that region. These causes of warming contrast significantly with today's warming, which we know cannot be caused by the same mechanisms. https://www.clim-past.net/2/99/2006/cp-2-99-2006.pdf
    1 point
  29. ALTERAÇÃO NA POSIÇÃO DA ESTAÇÃO DA BAIXADA O objetivo desta mudança é manter distância da encosta, onde pode haver flutuações do efeito baixada, podendo não garantir 100% do potencial de mínimas absolutas, e centralizar no campo em terreno plano. Não deve trazer mudanças significativas nos valores de mínimas e máximas. A mudança foi feita dia 19/04/2019, com deslocamento de 34,5 metros sentido WNW, agora igualmente distante da encosta e das árvores que delimitam o espaço. A diferença de desnível em relação ao ponto anterior é desprezível na prática, pois não chega a meio metro, e a altura do sensor relativo ao solo, que antes era de cerca de 1,70 m ficou em 1,50 m. A altura da grama média antes era 15-20 cm e agora é de 5-10 cm. A qualidade e o cuidado na medição e coleta de dados será mantido, como sempre nas minhas estações. Seta indicando local antigo Local novo representado pelo X: Foto da estação:
    1 point
  30. ou seja baléla, eles manipulam dados, vi uma reportagem anos 1991 na globo ja mostavam essas agendas climáticas dizem que 2020 a terra ia ta 5 graus mais quente mar ia subir 2 metros kkkkk, segundo IPCC e Al Gore estamos perto de 2020, a terra aqueceu míseros 0,3°C dados da NOOA, kkkkkkkk A que é normal logico pontos do planetas uns aqueceu mais ou outros esfriaram mais, ou seja como podem falar 2100 vai ta assim se C0² causado pelo homem vai aumentar temperatura e subir o mar se não acertam as previsões para o Mês todo conversa fiada gente para com isso, eles vivem de teorias que não é provado só ver os documentos da NOOA são apenas suposições ai fazer pactos ridículos climáticos de bilhões de dólares, invés de investirem fim da fome e por infra estrutura em países superpopulosos para não ter trastorno coim impactos normais de clima quando chove demais neva de mais seca demais, enfim é tudo dinheiro, muitos estão saindo IPCC e NOOA denunciando as falcatruas e manipulações.
    1 point
  31. quem gosta de assunto climático sem viés politico recomendo esse canal do THIAGO MAIA, eu particularmente tenho aprendido muito recomendo a quem interessa.
    1 point
  32. @Sopron, eu era negacionista até entender a física por trás. Quando há uma maior concentração de gases do efeito estufa (fique claro, é um fenômeno natural, o aquecimento é provocado pelo desequilíbrio deste), há mais gases capazes de absorver a radiação de onda longa emitida pela superfície após o aquecimento dela pela radiação solar (de ondas curtas). Esses gases, absorvendo mais radiação, também reemitem mais radiação de onda longa, aquecendo mais a atmosfera e os oceanos. Os oceanos, estando aquecidos, liberam mais vapor, e conhecidamente o vapor d'água é um poderoso gás do efeito estufa. Então, resumidamente, temos o seguinte: mais CO2, CH4, entre outros na atmosfera liberando calor -> mais vapor d'água na atmosfera -> mais calor ainda retido na atmosfera. Então, mesmo alarmistas, as projeções podem fazer sentido pois os gases liberados não atuam sozinhos, eles provocam a retenção indireta de calor por outros compostos também. Isso que nem mencionei a energia que fica contida nos oceanos. A verdade é que gostamos do frio e não queremos aceitar que ele tende a ser mais raro.
    1 point
  33. Relatório de Anomalias Climáticas para Março, emitido pelo NOAA, colocou como um dos destaques do mês, a formação de Iba na costa do Brasil.
    1 point
  34. SST acima dos 30ºC em uma grande área do Oceano Índico Duas áreas de investigação estão ativas nesse momento. INVEST 91S ao norte de Madagascar, com alta possibilidade de que atinja a força de tempestade tropical dentro das próximas 24hr e INVEST 90S na região central do Oceano Índico com média probabilidade dentro das próximas 24hrs de fortalecer a tempestade tropical. Os próximos nomes são Kenneth e Lorna Os principais modelos apontam para a formação de um sistema de baixa pressão ao sul das ilhas Nicobar, no Índico Norte, que pode se intensificar para Ciclone Tropical ao se dirigir para a Baía de Bengala.
    1 point
  35. Bom dia, amigo. Infelizmente para nós, aquecimento global não é teoria. É fato. A teoria consiste no ser humano ser o principal responsável pelo aquecimento ou não, mas mesmo neste aspecto existe um consenso científico do homem ser o culpado. A meu ver, a grande questão agora é o quanto as previsões alarmistas estão certas, tipo "o planeta vai esquentar 2 graus em média até 2100". Não acredito muito nessas previsões não, pois ainda creio que a natureza consiga contrabalancear uma boa parte da poluição gerada pelo homem, caso entrem algumas variáveis naturais nesse bolo. De qualquer forma, é inadmissível que o CO2 ainda seja jogado de forma tão irresponsável na atmosfera. Existem tantas tecnologias limpas hoje em dia! Acredito que a renovação tecnológica e cultural, ainda neste século, irá acabar totalmente com essas emissões de CO2, e assim a atmosfera terrestre retornará para condições equilibradas. Isso se não entrar numa nova era do gelo, como alertam alguns (poucos) cientistas.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.