Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 04/08/19 in all areas

  1. MAIS UMA PANCADA DE CHUVA SEVERA AQUI. 39,9mm EM VINTE MINUTOS DE CHUVA!
    8 points
  2. Em contato com o DISME de São Paulo, o INMET me confirmou que a mínima registrada na Estação Convencional do Mirante de Santana no sábado (6), incluindo a medição noturna, foi de 22,6ºC. Portanto, agora oficialmente temos um novo recorde absoluto de maior mínima para abril em São Paulo! MAIORES TEMPERATURAS MÍNIMAS EM ABRIL - MIRANTE DE SANTANA (1945-2019) 22,6ºC - 06/04/2019 22,4ºC - 02/04/2002 22,3ºC - 03/04/1999 22,2ºC - 03/04/2005 22,0ºC - 01 e 26/04/2007
    6 points
  3. A ASAS é diferente de mp marítima ou da mp que se maritimiza após passar pelo continente! Ela é um anticiclone semi-permanente formado pela circulação geral da atmosfera. Ao longo do ano está ali sobre o atlântico sul tropical/subtropical, variando de posicição e intensidade. Sua circulação gera os alísios de sudeste e todos os demais fenômenos associados ou iniciados por esta componente dos alísios (ZCIT, JBN e etc). Portanto seu papel é crucial !! Acontece que infelizmente, as vezes, ela se desloca mais para sudoeste e se haver alguma configuração de bloqueio nos médios e altos níveis da troposfera, o terror está armado. Os cavados frontais não consegue se amplificar de maneira alguma para as baixas latitudes e consequentemente os sistemas transientes são totalmente bloqueados. Pra variar a ASAS em superfície drena o ar quente das baixas latitudes para as latitudes mais altas.
    5 points
  4. Nos últimos 2/3 dias houve enfraquecimento das chuvas aqui na PB mas ainda ocorreram algumas pancadas fortes ontem: Fonte: Aesa, Empaer. Recorte - Satélite Goes 14 - 19h de 07/04 Cacimba de Areia está com 811.4 mm no ano, a média anual é de 663.4 mm. Já é o ano mais chuvoso desde 2009 no local.
    5 points
  5. Desta vez também estou na festa. Chovendo intensamente com raios aqui em Juiz de Fora, temperatura que era de 30 graus já caiu para 22, e já acumula 20mm.
    4 points
  6. Houve alagamento em vários pontos da cidade: Também houve um deslizamento de terra que atingiu um bar, teve 3 feridos (segundo as notícias, todos estão bem). Apesar de que qualquer chuvinha alaga Volta Redonda, dessa vez o volume de chuva foi bem alto.
    4 points
  7. Pirassununga fez -1°C dia 18/07/2000 fonte:folha19/07/2000
    4 points
  8. 3 points
  9. Chuva forte nesse momento aqui no Tatuapé. Dentro de casa, infelizmente o calor continua. 28 graus de meu quarto. Temperaturas em 21/22 graus nas estações do CGE. Valores um pouco altos para a hora nessa época do ano. Radar de São Roque
    3 points
  10. Aqui hj: 17.4/29.0 Amanhã parece ser o último dia do "verão", espero! Depois da manhã parece que as máximas começam a ficar compatíveis com a estação.
    3 points
  11. Tá insuportável esses últimos dias. Alto verão! 21,8/33,4 sem baixar de 56% 25,6°C e 93% de UR... ponto de orvalho em 24,4°C Absurdo!
    3 points
  12. Acumulado de 134,0mm em Volta Redonda nas últimas horas....!!!!! Instabilidade praticamente parada:
    3 points
  13. Justamente pela existência da ASAS no oceano que as massas polares chegam com mais dificuldade a porção centro-norte do Sudeste; a Bahia, Espírito Santo e parte de Minas Gerais são os estados mais influenciados pelas massas de ar seco, a questão chave é que a baixa altitude entre o norte da Argentina e a Amazônia funcionam como um corredor rápido para a circulação dos ventos frios quando são de origem continental, que mesmo rasos e de fraca intensidade como esta ocorrendo agora, alcançam facilmente o estado do Amazonas, enquanto mal passam do estado de São Paulo. Para uma massa polar resfriar todo o Sudeste ela precisa ter suporte em altitude acompanhado de pelo menos um cavado em médios níveis que permita um deslocamento vigoroso do frio, afastando a ASAS para o meio do oceano.
    3 points
  14. Chove muito forte em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro nessa noite, sobretudo na zona sul carioca. Na última hora, o acumulado chega a impressionantes 85 mm no bairro do Jardim Botânico e 58 mm em Copacabana. Diversas ruas não só desses dois bairros como também de bairros como Botafogo, Leme, Ipanema, Leblon, Gávea e Lagoa encontram-se completamente intransitáveis. Continua chovendo forte no momento aqui em Copacabana, com muitos raios, relâmpagos e trovões, e a chuva forte começa agora a atingir a zona norte, mais especificamente a região da Tijuca.
    2 points
  15. Houve mais uma boa pancada de chuva por aqui, e o acumulado diário já totaliza 43,2mm. MAGNÍFICO !!!
    2 points
  16. Segundo a Defesa Civil de VR, foi a maior registrada em 12 anos (essa informação não se refere apenas a Abril, mas sim de todos os meses).
    2 points
  17. Perdizes, Zona Oeste. O vento está causando uma leve sensação de frio. Choveu toda manhã, tenho 20•C! A foto foi às 10:30. Agora chove mais forte novamente. Chuva de vento.
    2 points
  18. As anomalias positivas de temperatura estão grotescas neste início de Abril. Para normalizar, será preciso ocorrer algum forte evento de frio. Os próximos dias serão friozinhos, mas nada demais. Mesmo com o suposto superaquecimento da estação convencional, ainda assim dá pra termos uma ideia das anomalias. Até ontem (dia 7): Máximas: 28,7ºC (+03,9) Mínimas: 18,7ºC (+02,6) Média: 22,3ºC (+02,7) - Só perde para o fatídico Abril de 2016, que teve média de incríveis 22,4ºC. Evidentemente, neste Abril-19, passaremos longe daquela bizarrice ! Mesmo assim, acho provável fecharmos acima da média.
    2 points
  19. Exato. É a mesma alta. Não é à toa que, com ASAS fortes e centrados mais ao sul, ocorre quase que um nivelamento das temperaturas entre Porto Seguro e Porto Alegre. Isso quando não acontece de a capital gaúcha estar, até mesmo, mais quente. Como foi nos casos do começo de julho de 2006, boa parte de julho de 2008, agosto de 2012.
    2 points
  20. O bairro com maior acumulado é o Jaçanã/Tremembé: 55,5mm até 22:20. Para o mês de abril isso é bastante chuva, mas quase toda a chuva caiu em 1 hora, o que é algo excepcional para o mês. Enquanto isso outros bairros estão com acumulados mais modestos (até mesmo alguns bairros vizinhos da Zona Norte estão com chuva fraca no momento, o que comprova que praticamente toda essa chuva na Zona Norte ficou restrita ao extremo da ZN). Também teve vários raios na região, mas a atividade elétrica não foi tão intensa como ontem(que teve mais de 9 mil raios na cidade, sendo que mais de 1000 raios caíram no chão) e nem sequer teve núcleos elétricos aqui na região. Se foi detectado isso hoje no Jabaquara será mais um dia com trovoadas na conta do IAG.
    2 points
  21. Essa mancha vermelha está bem aqui em cima mesmo. O pluviometro do cemanden na Vila Mortari (bairro vizinho), acusa 39 mm nas últimas duas horas.
    2 points
  22. Mogi Guaçu-SP 07/04/2019 Minima :20,2°C Máxima 30,2°C Chuva: 31,2mm
    2 points
  23. As médias mensais em Belo Horizonte no inverno são menores do que no MS e Paraguai justamente por causa da ASAS, com seu giro anti-horário deixa as temperaturas amenas por vários dias, só perde pela falta de dinâmica atmosfera, que na planície do Pantanal/Chaco é extrema, em grandes ondas de frio as vezes ocorre das temperaturas caírem mais de 20 graus num único dia.
    2 points
  24. A ASAS tb não é um demônio completo. Sem ela o clima por aqui seria algo parecido com o calor de Campo Grande, Triângulo - mesmo no inverno faria bem mais calor sem os ventos alísios pra trazer o ar fresco do oceano. O frio do CO é temporário, dura apenas alguns dias. Eles tão no caminho de onde o ar quente desce para regiões de média latitude.
    2 points
  25. enquanto isso agora faz 20ºC em Bariloche, um dia de verão. anomalias da América do Sul.
    2 points
  26. 155mm é perto do o que caiu em duas horas nalgumas cidades na região serrana na desgraceira de 2011😱 E o Centro de Operações ainda está só em Estágio de Atenção.
    1 point
  27. Impressionante mesmo essa chuva. Vendo o radar do Pico do Couto, nada mudou. A cidade continua com chuva fortes de forma generalizada.
    1 point
  28. Boa tarde. A previsão aqui para Curitiba melhorou. Temperaturas outonais, que vão subir, mas lentamente. ATé então, mínimas de 15 graus PARA BAIXO e máximas de no máximo 24 nos próximos 3,4 dias. Maravilha. Estamos em um período chuvoso. De sábado para cá, mais de 70 mm. MAs essa chuva deve passar e então os dias agradáveis virão. Hoje máxima de apenas 19.
    1 point
  29. No que tange às temperaturas, acho que, daqui para frente, sucederão, enfim, temperaturas de outono. Porém as mínimas, ainda deixarão a desejar. Portanto, na minha opinião, ainda continuamos em transição verão-outono. Para um "outono pleno", as mínimas necessitam cair de forma mais consistente. Ainda estamos tendo mínimas de um "verão brando/light"...
    1 point
  30. Show as informações nos últimos dias por aqui, uma verdadeira aula sobre o entendimento da dinâmica atmosférica na América do sul. Eu sempre tive muita curiosidade sobre os eventos do passado que propiciaram neve na região de Campos do Jordão como em 1964 ou 1966 (que eu acho que foi a última vez) . Tem um tópico no Baz sobre CDJ mas não se fala muito tecnicamente dos eventos se foram causados por Mp's oceânicas ou continentais e o cavado que propiciou isto se foi associado a algum ciclone extratropical como foram muitos dos episódios do sul Tem um blog de um rapaz que junta vários fatos históricos e o pouco que se fala de um dos eventos percebe se que houve frio em altura porque a Ponte aérea na época precisou ser fechada. http://meteorologiaeclima1.blogspot.com/2010/08/nevou-por-uma-hora-em-campos-do-jordao.html
    1 point
  31. De fato massas polares marítimas podem ser englobadas por ela, intensificando-a. Principalmente quando está deslocada mais próxima do nosso continente. Geralmente ocorre muito nestes meses atípicos do nosso inverno, mas também ocorre em situações normais.
    1 point
  32. Sim, julho de 2017 tb foi outro clássico! Sincelo no alto do Pico da Bandeira e ar polar oceânico chegando até Palmas-TO, enquanto o RS teve um dos meses de julhos mais quentes do histórico.
    1 point
  33. E não afeta a automática? Estão no mesmo local, não? Sigo achando que tem algum problema com a convencional.
    1 point
  34. Temperatura de 20,6ºC aqui no centrão de Sampa (Largo de São Bento).. Máxima de 21,3ºC por enquanto. Chuva bem fraca no momento.
    1 point
  35. Sim, e até naquele evento de Julho de 2017 isso também aconteceu. Já em Julho de 2004, o resfriamento causado pela MP marítima foi muito mais acentuado, creio que deve ter haver com a força do cavado na ocasião.
    1 point
  36. Andoni, na estação Retiro/Volta Redonda somou 169mm até 21 h 10, a chuva lá começou ás 18 horas
    1 point
  37. Está horrível! Temperatura interna na casa dos 30°C com U.R. em 68% às 20h. Lá fora tenho sufocantes 28°C com céu encoberto. Desde Janeiro não ligo o ar-condicionado, mas hoje acho que vou ligar. Fomos iludidos com o início do mês ameno!
    1 point
  38. Está explicado o porque a faixa leste paulista é a região mais chuvosa do estado, em especial o litoral e áreas próximas da Serra do Mar(inclui também o extremo sul da RMSP). Só para se ter uma ideia, algumas áreas da faixa leste tem média de chuva anual de mais de 4000mm
    1 point
  39. Por aqui tivemos um dia de calor, digno do verão amazônico. Em Barra do Piraí, 22°S. Região central da cidade. 360m de altitude. Mínima de 22,8°C Máxima de 34,1°C U.R. não baixou dos 50% Enquanto isso, no Oeste da Amazônia, o ar polar já ultrapassou a linha do Equador.
    1 point
  40. Muita chuva também em partes do litoral Cearense e na capital . acumulados dos últimos 35 dias pelo Cemaden - Acaraú Centro CE com 741 MM. - Fortaleza Pres. Kennedy com 724 MM. No acumulado do ano no litoral Paulista, surge as primeiras estações com sub 1600 MM acumulados em 2019. São Vicente - Jd Rio Branco - 1601 MM São Vicente - Pe. Manoel - 1604 MM
    1 point
  41. O trajeto que a massa polar percorre ao entrar no continente sul-americano é determinante para a mesma se tornar continental ou marítima. Quando esta vêm do Oceano atlântico sul proveniente das Malvinas e margea o litoral leste até a Bahia, no Brasil, é classificada como marítima; geralmente o frio provocado por massas polares com esta tragetória é de intensidade fraca a moderada, com exceção dos casos em que um cavado amplificado formado pela maior ondulação do jato aparece ao largo do litoral Sul e Sudeste brasileiro, daí os ventos frios são advectados com maior intensidade para o interior, se o centro da massa fria for intenso isobaricamente, pode ocasionar frio intenso. As ocorrências mais pronunciadas de frio extremo ocorrem quando a massa polar é originária do Anticiclone Migratório Polar do oceano Pacífico Sul ou mesmo diretamente da borda oriental da Antártida, aqui o bolsão frio é muito mais intenso do que o normal; ao se aproximar da América do Sul comumente percorre dois caminhos, a Terra do Fogo/Ushuaia ou a região meridional dos Andes. Na porção oriental do nosso continente, há a formação de uma baixa pressão (ciclone extratropical) que, juntamente com um cavado sobre a Argentina, impulsionam os ventos polares para norte, primeiramente afetando o interior do continente e depois declinando as temperaturas nas áreas litorâneas, na medida em que o núcleo da alta polar adentra o continente, ocorre um aumento na sua pressão isobárica, empurrando o sistema frontal para as latitudes tropicais, por vezes ocorrem queda significativa de neve nas regiões ao sul do pararelo 25, na junção de umidade+baixas temperaturas. Neste segundo caso, a trajetória é continental, há casos atípicos quando seu centro passa sobre os estados do PR, MS e SP, assim não há contraste térmico entre o Sudeste e o Centro-Oeste verificado nas continentais normais.
    1 point
  42. Pior ainda, não provocam frio intenso e depois viram aqueles bloqueios secos de uma semana, dez dias. O ideal seria que tivesse uma trajetória híbrida, com o centro passando sobre o sul do Brasil e a frente fria chegaria até Minas Gerais sem problema algum.
    1 point
  43. Andoni, deve ter sido das chuvas mais fortes, num espaço de 1 hora que você presenciou na cidade. Aqui na minha região de tempos em tempos ocorre chuva bem forte no mês de abril, na madrugada de 9 de abril de 1992, medi 90 mm de 1 h 30 min até 3 h, como a chuva voltou ás 4 da madrugada e continuou pela manhã, medi 145,5 ás 9 da manhã. Choveu mais 32 mm após ás 9 horas até 18 horas, total de 177,5 em 17 horas. Teve também uma chuva em abril de 1987, que medi 76 mm em 40 minutos.
    1 point
  44. É verdade que a cidade de Caçador já registrou -14°C?
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.