Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 04/07/19 in all areas

  1. RECORDES DE CALOR EM SÃO PAULO: Seguindo o script, novos recordes de calor foram confirmados neste sábado na cidade de São Paulo. Na Estação Convencional do IAG a mínima oficial ficou em 21,6ºC na leitura desta noite, com isso tivemos a maior temperatura mínima da história do IAG para Abril! MAIORES TEMPERATURAS MÍNIMAS EM ABRIL - IAG (1933-2019) 21,6ºC - 06/04/2019 21,2ºC - 15/04/1987 20,9ºC - 02/04/1996 20,8ºC - 07/04/2005 No Mirante de Santana a estação automática registrou mínima de 22,4ºC as 21h00. Infelizmente não temos acesso a leitura noturna da temperatura mínima, mas provavelmente também teve seu recorde de mínima absoluta para abril quebrado ou no mínimo igualado. A estação convencional tinha 23,0ºC de temperatura instantânea as 21:00. MAIORES TEMPERATURAS MÍNIMAS EM ABRIL - MIRANTE (1945-2019) 22,4ºC - 06/04/2019 (Aut) e 02/04/2002 22,3ºC - 03/04/1999 22,2ºC - 03/04/2005 22,0ºC - 01 e 26/04/2007 No Caso da estação Automática do Mirante de Santana, os 22,4ºC representa a quebra do recorde de mínima para Abril, que era de 21,9ºC.
    8 points
  2. Sim. Mas estava me referindo à queda de temperatura provocada pela chuva e não pela entrada de ar firo. --------------------------------------------------------------------- Radar de São Roque neste momento mostra várias áreas de chuva próximas da Grande SP. Ótimo de estar chovendo no sistema Cantareira.
    4 points
  3. Ontem no início da noite ocorreu uma pancada de chuva com fortes ventos. A chuva durou 20 minutos e acumulou 12.5 mm.
    3 points
  4. Está horrível! Temperatura interna na casa dos 30°C com U.R. em 68% às 20h. Lá fora tenho sufocantes 28°C com céu encoberto. Desde Janeiro não ligo o ar-condicionado, mas hoje acho que vou ligar. Fomos iludidos com o início do mês ameno!
    2 points
  5. Justamente pela existência da ASAS no oceano que as massas polares chegam com mais dificuldade a porção centro-norte do Sudeste; a Bahia, Espírito Santo e parte de Minas Gerais são os estados mais influenciados pelas massas de ar seco, a questão chave é que a baixa altitude entre o norte da Argentina e a Amazônia funcionam como um corredor rápido para a circulação dos ventos frios quando são de origem continental, que mesmo rasos e de fraca intensidade como esta ocorrendo agora, alcançam facilmente o estado do Amazonas, enquanto mal passam do estado de São Paulo. Para uma massa polar resfriar todo o Sudeste ela precisa ter suporte em altitude acompanhado de pelo menos um cavado em médios níveis que permita um deslocamento vigoroso do frio, afastando a ASAS para o meio do oceano.
    2 points
  6. Boa noite! O sábado foi ensolarado em Buenos Aires, com friozinho de manha e temperatura amena à tarde. A mínima foi de 11,5°C e a máxima de 22°C. Agora temos céu limpo, 17,6°C, URA de 65%, vento noroeste a 7 km/h e pressao de 1.017,2 hpa. Para amanha a previsao é de outro dia ensolarado, com mínima de 13°C e máxima de 25°C, segundo o SMN. O sol nasce às 7h10 e se poe às 18h40.
    2 points
  7. Bom dia a todos, entre os dias 5 e 11 de agosto estive na serra da Mantiqueira fazendo a manutenção das estações de visconde de Mauá , bairro do garrafão em Alagoa , e instalação da Davis vue na baixada do charco, e colocação da ws 1400 IP no topo do próprio bairro, tive a imensa sorte de pegar 2 chuvas de granizo, uma no bairro do garrafão e outra no charco, além de que peguei uma grande geada na minha última noite no charco, registrando -3,8°C, bom, lá vão alguns registros feitos por mim: VISCONDE DE MAUÁ: DIVISA RJ/MG: BAIRRO DO GARRAFÃO/ALAGOA-MG: BAIRRO DO CHARCO/DELFIM MOREIRA-MG:
    1 point
  8. Acumulado de 134,0mm em Volta Redonda nas últimas horas....!!!!! Instabilidade praticamente parada:
    1 point
  9. Chove com trovoadas entre Ibirité e Contagem, nos arredores de Belo Horizonte neste momento. Acho que nos enganamos quando pensamos que aquela frente fria do início do mês seria a responsável pela virada na chave. O padrão de verão ainda continua a pleno vapor, tanto na formação de áreas de chuva quanto nas temperaturas.
    1 point
  10. enquanto isso agora faz 20ºC em Bariloche, um dia de verão. anomalias da América do Sul.
    1 point
  11. Friagem em latitudes equatoriais! A região norte do Acre amanheceu com temperaturas bem abaixo da média.
    1 point
  12. Concordo, elas são continentais em forma arredondada, acrescento na sua lista maio/junho-79, agosto-84, junho-85, março-87, maio/junho-88, aogsto-91, jun/junho-94, junho-96, junho-97, julho-98, agosto-99, julho-00, junho-01, maio/junho-04, maio e set-06, maio-07, abril/maio-08, junho-09, maio-10, maio e junho-11, julho-12, maio e agosto-13, junho-14 e junho-16.
    1 point
  13. O trajeto que a massa polar percorre ao entrar no continente sul-americano é determinante para a mesma se tornar continental ou marítima. Quando esta vêm do Oceano atlântico sul proveniente das Malvinas e margea o litoral leste até a Bahia, no Brasil, é classificada como marítima; geralmente o frio provocado por massas polares com esta tragetória é de intensidade fraca a moderada, com exceção dos casos em que um cavado amplificado formado pela maior ondulação do jato aparece ao largo do litoral Sul e Sudeste brasileiro, daí os ventos frios são advectados com maior intensidade para o interior, se o centro da massa fria for intenso isobaricamente, pode ocasionar frio intenso. As ocorrências mais pronunciadas de frio extremo ocorrem quando a massa polar é originária do Anticiclone Migratório Polar do oceano Pacífico Sul ou mesmo diretamente da borda oriental da Antártida, aqui o bolsão frio é muito mais intenso do que o normal; ao se aproximar da América do Sul comumente percorre dois caminhos, a Terra do Fogo/Ushuaia ou a região meridional dos Andes. Na porção oriental do nosso continente, há a formação de uma baixa pressão (ciclone extratropical) que, juntamente com um cavado sobre a Argentina, impulsionam os ventos polares para norte, primeiramente afetando o interior do continente e depois declinando as temperaturas nas áreas litorâneas, na medida em que o núcleo da alta polar adentra o continente, ocorre um aumento na sua pressão isobárica, empurrando o sistema frontal para as latitudes tropicais, por vezes ocorrem queda significativa de neve nas regiões ao sul do pararelo 25, na junção de umidade+baixas temperaturas. Neste segundo caso, a trajetória é continental, há casos atípicos quando seu centro passa sobre os estados do PR, MS e SP, assim não há contraste térmico entre o Sudeste e o Centro-Oeste verificado nas continentais normais.
    1 point
  14. Transição verão-outono com os dias contados! É de praxe que o outono "pleno" (by Renan) inicie, no Centro-sul, com exceção do sul gaúcho e serras de SC e RS, por volta de a partir da segunda quinzena de abril. E é exatamente isso que ocorrerá! Data da "virada da chavinha" entre 16/19 Abril. Ansioso...
    1 point
  15. Falta de espessura da alta, daí o ar frio escoa todo pro oeste do país!
    1 point
  16. Pessoal, Conforme conversamos no grupo de WhatsApp do BAZ, queremos fazer uma vaquinha para comprar uma estação meteorológica para o Sr Wolfgang de Itapiranga, ele tem mais de 80 anos de dados, anotados rigorosamente todo dia. Ele é um agricultor de poucas condições financeiras e não teria condições de comprar uma estação. Como eu vendo estações, me comprometi a vender a estação por 800,00 reais para poder ajudar. O preço normal de venda é 1500,00 reais. Então preciso saber quem tem interesse em ajudar, para depois definirmos um valor para cada um. Seria um belo presente de Natal a ele. Segue o link da Vaquinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/estacao-meteorologica-sr-wolfgang Quem não quiser fazer pelo site, me chame no privado que eu passo o número da conta. Estipulamos o valor de R$50,00 por pessoa.
    1 point
  17. Sr Wolfgang provavelmente passando os dados para o computador...
    1 point
  18. VENDO Servidor Data logger para Estação Meteorológica Meteohub Raspberry Pi 3 Este Raspberry Pi 3 é um servidor para estação meteorológica (Data logger), compatível com as principais marcas de estações meteorológicas do mercado. Possui o software de gerenciamento de estações meteorológicas Meteohub, com licença já paga.O Meteohub registra os dados da estação meteorológica a cada 1 minuto, faz o tratamento dos dados, gera gráficos e relatórios e envia os dados para a internet, seja no seu próprio site ou para a principais redes de estações meteorológicas do mundo, como o Wunderground.Tem capacidade para armazenar mais de 1 década de dados.Extremamente fácil de gerenciar e configurar, pode gerenciar diversas estações meteorológicas, possui baixo consumo de energia elétrica e reinicializa automaticamente em caso de queda de energia. Não há necessidade de utilizar um computador, este servidor faz todo o gerenciamento da estação meteorológica.Servidor novo, nunca usado e 100% pronto para utilização.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.