Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/15/19 in all areas

  1. Verão a todo vapor no estado de SP e sul de MG. Março vem tendo até agora, em muitas cidades, a maior taxa de precipitação/dia deste verão climático em Itajubá. Até hoje, a estação do Estiva, pertencente ao Cemaden, registrou 191mm, enquanto que a estação localizada no bairro Santo Antônio registrou 193mm. É visível o padrão que se segue e que, segundo o modelo europeu, não deve arredar o pé até pelo menos o dia 22. "Ah, mas algumas mínimas foram baixas neste mês!" sim, de fato, mas é bastante comum as mínimas caírem a 15~16°C em alguns dias no meses de verão por lá - o que torna o verão de lá bastante agradável no sentido de ter conforto térmico dentro das casas na maioria dos dias. Agora falando sobre a circulação no país como um todo, em março é comum que as primeiras altas mais fortes adentrem o continente, trazendo ar frio e provocando resfriamento em parte do Sul e oeste do MS. Uma dessas deve entrar por volta do dia 19, causando forte queda nas temperaturas no RS, SC, porção mais ao sul do PR, sul e oeste do MS, e também pode haver queda mais leve no sudoeste do MT e sul de RO. É o outono (transição de fato) querendo começar nestas regiões. Dando maior enfoque agora sobre regiões tropicais, não se espera a formação de nenhuma zona de convergência de umidade nos próximos dias devido à predominância de circulação anticiclônica em médios e altos níveis no Sudeste e Planalto Central. Toda a chuva prevista deve vir de áreas de instabilidade, ou pela maior atividade delas devido a aproximação de sistemas frontais pelo litoral.
    7 points
  2. acho que ninguém ta curtindo nada. Estao apenas chorando o desastre que foi esse verão. Só entro aqui pra compartilhar minha raiva.
    7 points
  3. E LÁ VAMOS NÓS DE NOVO?? Alguns dos principais modelos estão agora sugerindo a formação de uma Baixa Pressão daqui a 7-13 dias entre a costa do ES e da BA. Esta baixa hoje, pelos modelos, poderia vir a ser tropical inclusive. O primeiro deles é o GFS. O Modelo americano vem há várias rodadas insistindo nesta baixa. Porém na solução das 6Z desta sexta-feira foi ao extremo e sugeriu o que seria um claro FURACÃO com 970hpas. Mais uma daquelas rodadas do GFS que é para ficar nos arquivos. Se observar a configuração em médios e altos níveis, observa-se uma condição típica para Ciclone Tropical pelos seguintes fatores: - 250hpas: Em Altos Níveis, o Ciclone está afastado do forte cisilhamento (Wind Shear), visto na corrente de Jato Subtropical o que favorece para sua intensificação. - 500Hpas: A evolução de um Anticiclone ao leste da baixa favorece para que o sistema tenha um progresso lento e não se desvie do mar, o que favorece sua intensificação mediante a águas quentes (vide mapa abaixo). - 700 HPAS: Nota-se nas camadas intermediárias da atmosfera que não haveria entrada de ar seco. A Baixa é alimentada por umidade totalmente. Característica típica de sistemas tropicais. Além do mais, a Baixa estaria numa "sopa efervescente" com temperaturas do oceano próximas a 29-30ºC. Outros modelos, de forma mais distante também estão sugerindo a formação desta baixa, dentre eles: CMC 12z que inclusive coloca landfall da baixa no Espírito Santo. FV3 ICON Veremos o que os modelos nos reservam nos próximos dias.... Se será só mais um Ciclone que ficará nos modelos, ou se sairá do papel.
    6 points
  4. Março que começou quente, aos poucos vai se aproximando da média. 2019 aqui até então (Iporã do Oeste/SC): Hoje o 8º dia com nevoeiro no mês e mínima de 16,9°C
    6 points
  5. Há transição sim, Caco, duas ao ano, popularmente chamadas de outono e primavera. Esse negócio de transição verão-outono é uma complicação à toa. Aliás, em se tratando apenas de temperaturas: Interessante, vejo aqui um verão típico (exceto por janeiro, quente demais, o que pode ter causado essa impressão de que a volta à normalidade seja transição), sem transição nenhuma por ora.
    6 points
  6. 2018 EM ALGUMAS ESTAÇÕES DO BRASIL: Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves (Inmet) Bom Jesus (Inmet/Convencional) Caçapava do Sul (Inmet) Cambará do Sul (Inmet) Campo Bom (Inmet) Canela (Inmet) Erechim (Inmet) Jaguarão (Inmet) Lagoa Vermelha (Inmet) Porto Alegre (Inmet) Porto Alegre (Aeroporto Salgado Filho) Quaraí (Inmet) Rio Pardo (Inmet) Santa Maria (Inmet) Santa Rosa (Inmet) São Francisco de Paula (Água da Rainha PWS) Santa Rosa (Inmet) São José dos Ausentes (Inmet) São José dos Ausentes (Mario PWS) São Luiz Gonzaga (Inmet) Serafina Corrêa (Inmet) Torres (Inmet) Uruguaiana (Inmet) Vacaria (Inmet) Santa Catarina: Bom Jardim da Serra (Epagri) Bom Jardim da Serra (Rio Porteira PWS) Bom Jardim da Serra (Rio do Rastro Eco Resort PWS) Bom Jardim da Serra (Campos de Santa Bárbara PWS) Criciúma (Epagri) Curitibanos (Inmet) Florianópolis (Inmet) Florianópolis (Aeroporto Hercílio Luz) Florianópolis - Carijós (Epagri) Florianópolis - Itacorubi (Epagri) Florianópolis (Ratones PWS) Itapiranga (Epagri) Painel (Sítio Torradinho PWS) São Joaquim (Inmet) São Joaquim (Cruzeiro PWS) São Joaquim (Pericó PWS) São Joaquim (Postinho PWS) São Joaquim (Santo Antão PWS) Urupema (Epagri) Urupema - Morro das Torres (Epagri) Paraná: General Carneiro (Inmet) Mato Grosso do Sul: Porto Murtinho (Inmet) Três Lagoas (Inmet) Amazonas: Manaus (Inmet)
    5 points
  7. Eu quero é mais chuva para encher os reservatórios e deixar a grama verde! Frio pode ficar para maio~agosto XD
    4 points
  8. riscou o disco mesmo hein? que saco ficar lendo o tempo todo a mesma coisa. Muitos estão parando de ler o fórum por conta desse tipo de comportamento TROLL
    4 points
  9. Fevereiro em casa (Florianópolis): *Desconsiderar velocidade e direção do vento
    4 points
  10. FEVEREIRO 2019 - VALE DAS TRUTAS - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES/RS
    4 points
  11. Ainda sem notícias de como está a real situação por lá. O jeito é esperar e torcer para que o pior não tenha acontecido.
    3 points
  12. Fevereiro/2019 em Matão-SP (Vila Pereira) Depois de um início de mês tórrido, com a 3ª maior temperatura máxima da minha série (perde para duas marcas em fevereiro de 2014), a situação se normalizou e o mês conseguiu ainda fechar com anomalia negativa nas máximas e quase na média nas mínimas. Na média simples, a anomalia foi de -0,53°C. Itajubá-MG (Unifei) Em Itajubá, um mês praticamente dentro da média. Iniciou tórrido também, com quebra da maior temperatura máxima para fevereiro desde a instalação em abril de 2010 (a marca anterior era de 34,5°C em 2014). A média de mínimas foi a maior da série para o mês, fato que se deve, talvez, à chuva que ficou acima da média e pelo número alto de noites nubladas.
    3 points
  13. CFS - Abril - média da últimas 12 rodadas Chuvas Sudeste levemente acima da média. Boa parte do norte, abaixo da média. Temperaturas Praticamente todo o país acima da média.
    3 points
  14. 3 points
  15. Após um amanhecer com cerração, sol vai aparecendo em Teutônia. A temperatura mínima de hoje foi de 16,1°C na Linha Catarina.
    3 points
  16. Não quero criar polêmica com ninguém, mas faz uma semana que só leio sobre transição para outono e sinceramente esse assunto tá chato demais. Sei que todos devem estar ansiosos para a volta do frio (assim como eu), mas ficar torcendo pra isso não vai fazer ele chegar antes. Aqui em SP mesmo, todos sabem que a “chave” só começa a mudar de verdade a partir da segunda metade de Abril, assim como na maioria do Sudeste, então vamos curtir o final do verão e deixar pra discutir transição na época apropriada. Moderador, sugiro que seja criado um tópico apropriado para isso, sou usuário deste fórum a aproximadamente 15 anos e apesar de não escrever muito, entro todos os dias aqui, já aprendi muito, gosto muito deste Fórum, mas acho que essa discussão já deu
    3 points
  17. 2011 foi o retorno do inverno à antiga! A MP do final de junho foi MARCANTE! Registrei 2,5ºC aqui na Granja Viana com geada fraca após jejum desde set/2002! Inverno MUITO BOM! Fez frio constante e forte desde o início do outono até meados de julho em São Paulo e no Sudeste, com ligeira pausa. O restante de julho foi intensamente forte em termos de frio na região Sul. Agosto e a primavera também foram muito interessantes. Ano excelente para o frio.
    2 points
  18. Klinsmann, Caco, Fiquei assustado ao constatar que em Julho de 2001, no finalzinho do mês, teve uma fortíssima MP chegando até Juiz de Fora, e creio que tenha chegado arrasando em SP também. Confesso que não me lembrava dela ! Vejam: 27/07/2001 (pré-frontal): 27,6ºC / 13,9ºC 28/07/2001: 18ºC (máxima à meia-noite) / 07,6ºC 29/07/2001: 15ºC / 06,3ºC E no dia 30/07/2001 já começou a esquentar rapidamente... Porém a MP mais forte aconteceu em Setembro, entre os dias 16 e 19.
    2 points
  19. Eu também...ESTAVA ansioso, hehehehe. Mas os modelos diminuíram bastante as possibilidades de qualquer friozinho.
    2 points
  20. Tinha uma MP na minha previsão! Verão segue a todo vapor hehe
    2 points
  21. Em Florianópolis, este 14 de março foi de variação de nuvens, com pancadas de chuva e aberturas de sol. Tivemos vento sul constante, mas fraco. A mínima aqui na Lagoa da Conceição foi de 22,4°, e a máxima atingiu 27,5° logo às 8h29min da manhã! Os próximos dias devem ser muito parecidos com hoje: aberturas de sol e pancadas de chuva, tudo acompanhado de vento sul fraco. Aliás, amanhã vamos completar 10 dias que chove diariamente por aqui. Verão pleno, e que segue até o fim da grade. Normal: estamos em março.
    2 points
  22. Forte rotação nesta célula na Geórgia.
    2 points
  23. Hoje tivemos diversos tornado warning em vigor nos EUA. Em alguns momentos do dia foram mais de 10. Até o momento somente 7 reportados, mas creio que número deve aumentar.
    2 points
  24. Possível tornado também em Ohio. Paducah, KY preliminar EF2.
    2 points
  25. 2 points
  26. Tornado confirmado deve passar ao norte de Flint, no Michigan
    2 points
  27. A convecção em torno do olho deu uma explodida nas últimas horas antes de adentrar o continente O estuário que margeia a cidade de Beira receberá durante horas os ventos soprando do mar para o continente e ainda o centro da tempestade, isso vai gerar uma inundação extremamente mortal.
    2 points
  28. FEVEREIRO/2019 - BAIRRO FARROUPILHA - SOLEDADE/RS
    2 points
  29. A estação Fazenda Cesário, em Sousa (PB), a 50 km a oeste de Pombal, registrou 36 mm em apenas 20 minutos no Cemaden.
    2 points
  30. Caco, mais uma vez, não quero criar polêmicas com ninguém, nem ser mal educado, só quis dizer que esse assunto de transição está chato demais, além do mais, tópico movimentado não significa necessariamente qualidade de informações, afinal, não estamos em nenhuma mídia social, prefiro poucas e boas, onde possa realmente aprender e saber o que está acontecendo no Brasil e mundo. Vc, assim como eu, já tem um bom tempo de casa e já viu muitas boas pessoas passarem por aqui e deixarem o Fórum justamente por questões parecidas a esta. Minha intenção é unicamente ajudar a melhorar a qualidade e relevância das informações aqui postadas, para assim atrair cada vez mais pessoas que agreguem valor. Um Abs
    2 points
  31. Três Coroas/RS terminou fevereiro com praticamente a mesma média de fevereiro 2018. A diferença foi a média mínima um pouco mais alta e a máxima mais baixa. Chuva ficou em 134mm no pluviômetro CEMADEN do centro da cidade.
    2 points
  32. Postei os dados diários de 2018 em dezenas de estações do Brasil:
    1 point
  33. Parece que o outono pleno vai começar a todo o vapor na semana que vem. Foreca prevê máxima de apenas 22°C no dia 21. A frente fria do começo do outono deve mudar a dinâmica da atmosfera na cidade. Os temporais(que a cidade vem sofrendo desde o começo do ano) realmente só vão parar assim que o verão acabar. O Foreca está prevendo que o dia 24 será ensolarado, sendo assim, provavelmente será o dia que vai marcar o começo do período de dias mais ensolarados em São Paulo.
    1 point
  34. Particularmente acho bastante complicado estas discussões sobre médias anuais, principalmente quando se trata de estações do INMET. Sou um grande crítico dessa fórmula das médias compensadas. O fator 2 vezes a temperatura das 21 horas é um grande complicador porque vai favorecer lugares que tem um forte resfriamento após o por do sol, como baixadas ou planaltos que sofrem com brisas. Locais que tem uma duração do dia maior, no verão, serão prejudicados (sim tem locais que no verão 20:30/ 21:00 horas ainda é dia). A melhor média é a horária porque pegará todos os instantes do dia. Infelizmente é impossível ter médias horárias das convencionais, então o recomendado seria a média simples. Outra questão a se comentar são as características de relevo. Baixadas puxam as médias para baixo. De repente se comprar locais com as mesmas características de relevo em Caxias e Lages, fique mais claro a questão latitude x altitude. A contribuição de cada uma.
    1 point
  35. Ao me aposentar, vou morar em uma destas duas cidades. Fico na dúvida, pois em Lages há mais dias com geadas, ao passo que Caxias maior probabilidade do fenômeno da neve ocorrer. Lages também tem o verão mais brando. Por outro lado Caxias é muito mais interessante em termos de metrópole e estrutura urbana. Já Lages está mais próximo à Sampa. Caxias à PoA... Dúvida cruel! Mas acho que vou de Caxias!
    1 point
  36. Para o norte/ nordeste me parece ok, o dipolo está puxando a zcit mais para o sul, mas de resto, sei não, diria que está com cara de bloqueio entre PR e SP, ja de temperatura não faz muito sentido, esta mancha azul parece estar relacionado a área de chuva acima do normal e não de ar frio, na Argentina se o norte fica quente o sul deveria estar mais frio e esta quente tudo. A partir de Abril temos que voltar a monitorar a AAO. Sinceramente, não espero nada este ano, está década está tão bizarra que postaram aqui que o análogo deste inverno será 2015, então não duvido nada acontecer de ser mais um inverno ruim. Se pelo menos chover com alguma regularidade, já fico feliz porque sofro com ar empoeirado.
    1 point
  37. Esse mapa de abril está parecido com as anomalias regionais ocorridas no abril de 2009. Naquele mês choveu bem abaixo da média no Amapá e norte do Pará.
    1 point
  38. Duas células produzindo tornados no Michigan nesse momento. A região está sob um aviso pra tempestade severa com probabilidades baixas de registrar tornados Michigan, há pouco
    1 point
  39. Abril de 2004 foi muito quente; literalmente uma extensão do verão climatico, na última semana uma massa polar continental vinda da Patagônia conseguiu resfriar grande parte do país inaugurando o outono. Maio continuou com as ondas de frio continentais; porém mais amplas ao ponto de chegarem até Brasília e no Planalto da Conquista, na Bahia, e até no Acre; junho foi ainda mais frio com duas ondas de frio continentais muito abrangentes, quando causaram geadas intensas no Sul, SP, MS, MG e serras do RJ, a mínima foi de -8 em São Joaquim e nevou no PNI.
    1 point
  40. Outono "pleno" só para meados de abril...E dura pouco; no máximo 1 mês, e olhe lá...
    1 point
  41. PNI-Campo Belo Fevereiro de 2019: Maior Máxima: 22,2ºC Maior Mínima: 11,7ºC Menor Máxima: 13,3ºC Menor Mínima: 0,0ºC Média Máxima: 17,9ºC Média Mínima: 8,6ºC Média Simples Mensal: 13,3ºC
    1 point
  42. Fevereiro aqui na região: Casa: Nos INMET's: Automática de Resende está off desde 23/02. A convencional só reporta mínimas 🤢
    1 point
  43. MAIS RECORDES HISTÓRICOS NO IAG EM 2019 Além do recorde absoluto de fevereiro tanto em chuva, quanto em temperatura, mais dois de proporções históricas foram batidos em Janeiro. Janeiro 2019 terminou como o mais quente de toda a história do IAG nas máximas e na temperatura média simples. E nas mínimas ficou no TOP 5. A máxima média de 32,4ºC destruiu o recorde anterior que era de 31,8ºC em Janeiro 2015. Na média Simples os 26,1ºC, quebrou os 25,6ºC do mesmo mês e ano. A Onda de Calor de Janeiro em São Paulo foi sem precedentes no IAG. MAIORES MÁXIMAS MÉDIAS NO IAG (1933-2019) 32,4ºC Janeiro 2019 31,8ºC Janeiro 2015 31,7ºC Janeiro 2014 31,6ºC Fevereiro 2014 31,4ºC Fevereiro 1984 MAIORES MÉDIAS SIMPLES NO IAG (1933-2019) 26,1ºC Janeiro 2019 25,6ºC Janeiro 2015 25,5ºC Janeiro 2014 25,4ºC Fevereiro 1984 e Fevereiro 2003 e Fevereiro 2014 25,3ºC Fevereiro 1994 MAIORES MÍNIMAS MÉDIAS SIMPLES NO IAG (1933-2019) 20,0ºC Fevereiro 1998 19,9ºC Janeiro 2001 19,8ºC Fevereiro 2001 - Dezembro 2012 19,7ºC Janeiro 2019 - Janeiro 1995 19,6ºC Fevereiro 2016 - Janeiro 1998 - Janeiro 1999 - Quanto as chuvas, eis agora os 5 meses mais chuvosos da História do IAG MESES MAIS CHUVOSOS NO IAG (1933-2019) 653,2mm Janeiro 2010 470,7mm Março 1991 469,6mm Fevereiro 2019 466,3mm Janeiro 2011 430,5mm Fevereiro 1995
    1 point
  44. Divulgado o boletim de fevereiro do IAG. Fevereiro histórico no IAG: Não foi apenas a temperatura máxima histórica para o mês. Foi o fevereiro mais chuvoso de toda a história da estação, superando o de 1995 com 430,5mm(superou em quase 40mm o recorde). Foi o mês mais chuvoso no IAG desde janeiro de 2010(quando acumulou 653,2mm) e a primeira vez desde janeiro de 2011 que o IAG tem um mês fechando acima de 400mm. Além disso, fevereiro de 2019 se tornou o terceiro mês mais chuvoso de toda a série histórica do IAG, atrás apenas de janeiro de 2010(653,2mm) e de março de 1991(470,7mm). Janeiro de 2011(466,3) agora ficou para trás. Outros fatos: a maior chuva em 1 hora no mês foi 59,9mm entre 18-19hs de 16/02, mesmo dia da maior chuva do mês com 95,5mm. Mais detalhes: http://www.estacao.iag.usp.br/Mensais/Fevereiro2019.pdf
    1 point
  45. Fevereiro de 2019 fecha abaixo da média 1992-2019 em Indaial: Média: 24,2C
    1 point
  46. Eis o melhor trimestre DJF dos últimos anos em Blumenau: Muito bom de extremos e com dinâmica farta. Nem parece pós-2000...
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.