Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/14/19 in all areas

  1. 13 points
    Não quero criar polêmica com ninguém, mas faz uma semana que só leio sobre transição para outono e sinceramente esse assunto tá chato demais. Sei que todos devem estar ansiosos para a volta do frio (assim como eu), mas ficar torcendo pra isso não vai fazer ele chegar antes. Aqui em SP mesmo, todos sabem que a “chave” só começa a mudar de verdade a partir da segunda metade de Abril, assim como na maioria do Sudeste, então vamos curtir o final do verão e deixar pra discutir transição na época apropriada. Moderador, sugiro que seja criado um tópico apropriado para isso, sou usuário deste fórum a aproximadamente 15 anos e apesar de não escrever muito, entro todos os dias aqui, já aprendi muito, gosto muito deste Fórum, mas acho que essa discussão já deu
  2. 7 points
    Após um amanhecer com cerração, sol vai aparecendo em Teutônia. A temperatura mínima de hoje foi de 16,1°C na Linha Catarina.
  3. 4 points
    O sistema já causou 122 mortes, sendo um dos ciclones mais mortais da África. A cidade de Beira com 500 mil habitantes está seriamente ameaçada!
  4. 3 points
    Isso vai ser uma calamidade. O JTWC sugere Idai atingindo em cheio a cidade de Beira. GFS e HWRF também há poucas horas do landfall A cidade de Beira é plana, baixa e fica à "beira dum estuário. Há favelas a beira-mar e a região receberá o pior da Maré de tempestade. Desenha-se uma catástrofe se não houver evacuações
  5. 3 points
    Beira deve começar sentir os efeitos do ciclone em menos de 24 horas.
  6. 2 points
    Não vi nenhuma evacuação ainda na área onde ciclone vai passar! Ciclone está na categoria 3. VENTOS sustentados em 195 km/h e pressão estimada 943 mbar.
  7. 2 points
    Radares, neste momento, mostram áreas de chuva no interior paulista. São Roque UNESP (Bauru e Presidente Prudente)
  8. 2 points
    O ciclo de substituição da parede do olho terminou e o olho está cada vez mais limpo. Ciclone poderia fazer landfall como categoria 3 ou 4.
  9. 2 points
  10. 1 point
    Novo México teve ontem um dos tornados mais fortes já registrados em Março. Classificação preliminar de EF2.
  11. 1 point
    Impressão minha ou vamos ter o 1º resfriamento do ano? De novo coincidindo com o dia 20 de março. E quando digo resfriamento não digo frio, e sim troca de massas de ar. Desde o início do verão predominaram apenas as massas quente e úmida da Amazônia e quente e seca do interior do Nordeste se alternando em MG. Pela primeira vez o vento vai soprar forte de sudeste e provocar uma mudança de dinâmica. A FF vai chegar ate Salvador pelo Europeu. Talvez seja a tal transição que alguns abortaram.
  12. 1 point
    Eu acredito que o outono climático pode até chegar em meados do dia 20 e 21 de SP para baixo. Mas no Centro-Oeste e em outros lugares do Brasil como Matopiba, norte de Minas eu creio que o outono climático comece mesmo só em Abril. Pois os modelos de previsão ainda apontam comportamentos de verão na atmosfera até o final de março em grande parte do Brasil.
  13. 1 point
    Boa tarde. Ontem por volta das 22h haviam fortes Cbs no oceano a leste da costa nordestina: Eles atingiram o continente ainda pela manhã e desde estão provocando temporais na região (a imagem de satélite abaixo é a atual): Em alguns locais o acumulado no Cemaden já passa dos 50 mm: PE: No AL: No SE:
  14. 1 point
    No oeste catarinense, algo muito simbólico é as andorinhas. Somem nas primeiras ondas de frio/outono, e voltam na primavera. É algo que ocorre todo ano. ice_video_20190313-161606.webm
  15. 1 point
    EUROPEU 12Z MANTEVE O FIM DO VERÃO CLIMÁTICO PARA DAQUI A 7-8 DIAS NO SUDESTE! Resta saber se será o início de uma dinâmica de outono pleno ou de um "quase-outono", hehehe.
  16. 1 point
    RENAN, antes de ocorrer esse frio de outono, que venha muita chuva no interior do Rio e Zona da Mata de Minas, aí em Juiz de fora a chuva tá bem escassa,aqui em Laje e Muriae o mês de marco choveu razoável, mas precíamos de mais chuva para chegar na media
  17. 1 point
    Foto do plátano de casa já amarelado com aproximação do outono...
  18. 1 point
    PNI-Campo Belo Fevereiro de 2019: Maior Máxima: 22,2C Maior Mínima: 11,7C Menor Máxima: 13,3C Menor Mínima: 0,0C Média Máxima: 17,9C Média Mínima: 8,6C Média Simples Mensal: 13,3C
  19. 1 point
    Em Sampa, os cupins alados, conhecidos por aqui popularmente como siriris ou aleluias, costumam aparecer mais cedo, geralmente em setembro. Em novembro normalmente já desapareceram.
  20. 1 point
    Continuamos os "tempos interessantes" que o Mafili adora cometar... não me lembro de ver acoplamento de El Niño tão tardio (não a toa, El Niño tem esse nome porque normalmente se estabelece próximo do natal e não em março como agora). Enfim... depois de tanto tempo nessa situação de neutralidade positiva "quase El Niño" uma hora acabaria por ocorrer esse acoplamento oceano-atmosférico. Mas tudo isso ocorreu devido aquele grande pacote de águas quentes que comentei na página anterior, gerado por uma forte onda Kelvin associada a oscilação Madden-Julian. A "torneirinha fria" que sai do Canal do Panamá segue fazendo a parte dela, sendo um bom gatilho para o resfriamento conforme já comentei, inclusive terá papel importante no enfraquecimento desse pacote de água quente que veio e disparou a TSM. No que eu acredito? Dados que acompanho mostram que esse El Niño fraco não vai durar e nosso inverno será em neutralidade, quiça com tendência de queda na TSM (principalmente 1+2). Os modelos em geral estão se mostrando extremamente voláteis, inclusive emendando esse Niño com um novo no final do ano (ou seria o mesmo?????). Tempos realmente interessantes...
  21. 1 point
  22. 1 point
    Número de mortos está entre 36 e 40 devido ao ciclone Idai. O sistema que deu origem ao ciclone causou intensas chuvas em Malawi e Moçambique, o que ocasionou em grandes inundações. Pelo menos 250 mil pessoas foram afetadas pelo ciclone nos dois países. Não da para descartar a chance de chegar na categoria 5. HRWF próximo do landfall.
  23. 1 point
    Os estudos na área são bem poucos e cada um fala algo diferente, pois além do El Niño/La niña a região e muito influenciada pelo MJO (http://www.bom.gov.au/climate/mjo/#tabs=MJO-phase) e também pela IOD (dipolo do oceano Índico: http://www.bom.gov.au/climate/iod/), o que faz com que cada estudo chegue a diferentes conclusões. Um dos estudos que li, que correlacionou apenas com ENSO, mostrou que os anos com maior quantidade de ciclones costumam ser os anos neutros. Durante o El Niño as temperaturas ficam mais elevadas na região, porém a tendência e ser mais seco e com maior cisalhamento, enquanto em condições de La Niña a tendência e ser mais frio e úmido. Logo nenhum deles acaba favorecendo a atividade ciclônica na área.
  24. 1 point
    Idai chegou na categoria 3. O ciclone se tornou o sétimo grande da temporada 2018/2019. Essa é a temporada com maior número de grandes furacões, superando 2006/2007.
  25. 1 point
    Como era previsto, Haleh chegou na categoria 4. A temporada de 2018/2019 empatou com 2006/2007 como a temporada de maior quantidade de grandes furacões (até o momento 6).
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.