Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/14/19 in all areas

  1. Não quero criar polêmica com ninguém, mas faz uma semana que só leio sobre transição para outono e sinceramente esse assunto tá chato demais. Sei que todos devem estar ansiosos para a volta do frio (assim como eu), mas ficar torcendo pra isso não vai fazer ele chegar antes. Aqui em SP mesmo, todos sabem que a “chave” só começa a mudar de verdade a partir da segunda metade de Abril, assim como na maioria do Sudeste, então vamos curtir o final do verão e deixar pra discutir transição na época apropriada. Moderador, sugiro que seja criado um tópico apropriado para isso, sou usuário deste fórum a aproximadamente 15 anos e apesar de não escrever muito, entro todos os dias aqui, já aprendi muito, gosto muito deste Fórum, mas acho que essa discussão já deu
    13 points
  2. Após um amanhecer com cerração, sol vai aparecendo em Teutônia. A temperatura mínima de hoje foi de 16,1°C na Linha Catarina.
    7 points
  3. Entre a tarde e noite de ontem houve chuva forte em áreas do PE e da PB. Os maiores volumes: Na PB (AESA): No PE (APAC): Manari: 98 mm Sanharó: 44.4 mm Maraial: 41.2 mm Tupanatinga: 33.9 mm Tuparetama: 30 mm Satélite goes 14, 21h de 13 de março
    6 points
  4. 5 points
  5. Boa tarde. Novamente uma tarde muito instável em áreas do Nordeste por conta da ZCIT: No momento Pombal tem chuva entre moderada e forte intensidade com trovões.
    4 points
  6. Eu sugeri a criação de um tópico só para esse assunto, o que daria mais destaque a isso e liberaria o monitoramento, mas o pedido foi completamente ignorado.
    4 points
  7. O sistema já causou 122 mortes, sendo um dos ciclones mais mortais da África. A cidade de Beira com 500 mil habitantes está seriamente ameaçada!
    4 points
  8. Chove forte agora na minha região , chuva em todo o extremo sul de SP .
    3 points
  9. Isso vai ser uma calamidade. O JTWC sugere Idai atingindo em cheio a cidade de Beira. GFS e HWRF também há poucas horas do landfall A cidade de Beira é plana, baixa e fica à "beira dum estuário. Há favelas a beira-mar e a região receberá o pior da Maré de tempestade. Desenha-se uma catástrofe se não houver evacuações
    3 points
  10. Beira deve começar sentir os efeitos do ciclone em menos de 24 horas.
    3 points
  11. Vai ter uma queda e não só por causa de chuva, visto que o volume previsto não é alto. Eu não aguento mais calor, hoje fez 33ºC aqui, 32ºC no INMET. A sensação chegou em 35ºC. No final do dia pingou três vezes e parou. Temperaturas dignas do auge do verão. CHEGA! Esta insuportável andar na rua desde Dezembro.
    2 points
  12. A convecção em torno do olho deu uma explodida nas últimas horas antes de adentrar o continente O estuário que margeia a cidade de Beira receberá durante horas os ventos soprando do mar para o continente e ainda o centro da tempestade, isso vai gerar uma inundação extremamente mortal.
    2 points
  13. Ciclone Idai está neste momento fazendo landfall em Moçambique.
    2 points
  14. O verão vive! Tivemos míninas altíssimas hj na capital . Sesc Inmet 21.3 Parelheiros 20.2 E a gélida Marsilac teve 19.9 Na última atualização o Sesc bateu nos 29.9 graus . Céu muito encoberto aqui na ZS.
    2 points
  15. Não vi nenhuma evacuação ainda na área onde ciclone vai passar! Ciclone está na categoria 3. VENTOS sustentados em 195 km/h e pressão estimada 943 mbar.
    2 points
  16. Radares, neste momento, mostram áreas de chuva no interior paulista. São Roque UNESP (Bauru e Presidente Prudente)
    2 points
  17. O ciclo de substituição da parede do olho terminou e o olho está cada vez mais limpo. Ciclone poderia fazer landfall como categoria 3 ou 4.
    2 points
  18. Duas células produzindo tornados no Michigan nesse momento. A região está sob um aviso pra tempestade severa com probabilidades baixas de registrar tornados Michigan, há pouco
    1 point
  19. Vídeo acima foi de 2h atrás. Próximo vídeo feito 4h atrás.
    1 point
  20. Falando em BDMEP, eu estou dando uma olhada nos dados de BH. Mas um problema que já reparei aqui é que às vezes a estação não registra dados corretamente. Exemplo: A cidade toda está em 12°C mas a do Inmet está em 17°C. Acho que esses erros estão na série histórica também. Não me lembro se em 2018 ou 2017, mas teve um dia exatamente com essa situação: Frio por toda a cidade e o Inmet registrou uma mínima de gritantes 19,2°C. A estação está em uma ilha de calor, mas algumas diferenças gritantes não se explicam por esse fato. Em tempo, continuamos sem chuva hoje em BH. Oficialmente eu desisto de 2019.
    1 point
  21. FEVEREIRO 2019 - VALE DAS TRUTAS - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES/RS
    1 point
  22. Foi um pulso de frio totalmente oceânico, no Sul e Centro-Oeste as baixas temperaturas foram normais para a época, já no Sudeste e Nordeste fez muito frio por causa da maior proximidade do centro de alta pressão, superior a 1035 hpa somado com uma ondulação de cavado no litoral do Sudeste.
    1 point
  23. Sendo que esse pulso frio de julho atuou até nas terras altas de BA e PE. Foi um dos pulsos frios mais abrangentes e duradouros da história recente, ainda que tenha ficado longe de provocar mínimas históricas no Sul.
    1 point
  24. Tanto o verão vive, que minha smpedias até agora estão maiores que as de fervereiro. Cfe tabela que postaram no zap do BAZ (e infelizmente apaguei) só é possível se falar em outono a partir de 1/4. O que tivemos de janeiro para fevereiro foi só a passagem de uma situação inusitadamente infernal para um mês normal de verão.
    1 point
  25. Caco, mais uma vez, não quero criar polêmicas com ninguém, nem ser mal educado, só quis dizer que esse assunto de transição está chato demais, além do mais, tópico movimentado não significa necessariamente qualidade de informações, afinal, não estamos em nenhuma mídia social, prefiro poucas e boas, onde possa realmente aprender e saber o que está acontecendo no Brasil e mundo. Vc, assim como eu, já tem um bom tempo de casa e já viu muitas boas pessoas passarem por aqui e deixarem o Fórum justamente por questões parecidas a esta. Minha intenção é unicamente ajudar a melhorar a qualidade e relevância das informações aqui postadas, para assim atrair cada vez mais pessoas que agreguem valor. Um Abs
    1 point
  26. Se você estiver certo, já podemos soltar rojões ! 2004 foi um ótimo inverno, com direito a um período extremamente frio no Sudeste em Julho, graças a uma enorme MP marítima que ficou estacionada por mais de semana.
    1 point
  27. El niño Modoky é quando ocorre o aquecimento das águas do Pacífico Equatorial apenas na região central (niños 3 e 4), enquanto que na costa do Peru a temperatura permanece dentro da normalidade ou mesmo mais fria; no el niño clássico (Canônico) todos os niños apresentam aquecimento. Os efeitos do el niño Modoky são mais brandos do que o do Canônico, no Brasil a seca no Nordeste é mais suave ou inexistente e nos estados sulinos não ocorre grandes enchentes. Eu concordo com você, apostaria num período frio dentro da média, algo semelhante a 2004.
    1 point
  28. O que vem a ser El Niño Modoky? Aproveitando, ESTOU OTIMISTA quanto a este outono/inverno! Explico: ESTATISTICAMENTE, muito raro ocorrer 3 anos em sequência com invernos médios ou ruins (2017/2018 e 2019). O terceiro (2019) deve ser, no mínimo, "mediano para bom"; quiçá bom/ótimo!
    1 point
  29. Novo México teve ontem um dos tornados mais fortes já registrados em Março. Classificação preliminar de EF2.
    1 point
  30. Impressão minha ou vamos ter o 1º resfriamento do ano? De novo coincidindo com o dia 20 de março. E quando digo resfriamento não digo frio, e sim troca de massas de ar. Desde o início do verão predominaram apenas as massas quente e úmida da Amazônia e quente e seca do interior do Nordeste se alternando em MG. Pela primeira vez o vento vai soprar forte de sudeste e provocar uma mudança de dinâmica. A FF vai chegar ate Salvador pelo Europeu. Talvez seja a tal transição que alguns abortaram.
    1 point
  31. Eu acredito que o outono climático pode até chegar em meados do dia 20 e 21 de SP para baixo. Mas no Centro-Oeste e em outros lugares do Brasil como Matopiba, norte de Minas eu creio que o outono climático comece mesmo só em Abril. Pois os modelos de previsão ainda apontam comportamentos de verão na atmosfera até o final de março em grande parte do Brasil.
    1 point
  32. Boa tarde. Ontem por volta das 22h haviam fortes Cbs no oceano a leste da costa nordestina: Eles atingiram o continente ainda pela manhã e desde estão provocando temporais na região (a imagem de satélite abaixo é a atual): Em alguns locais o acumulado no Cemaden já passa dos 50 mm: PE: No AL: No SE:
    1 point
  33. No oeste catarinense, algo muito simbólico é as andorinhas. Somem nas primeiras ondas de frio/outono, e voltam na primavera. É algo que ocorre todo ano. ice_video_20190313-161606.webm
    1 point
  34. EUROPEU 12Z MANTEVE O FIM DO VERÃO CLIMÁTICO PARA DAQUI A 7-8 DIAS NO SUDESTE! Resta saber se será o início de uma dinâmica de outono pleno ou de um "quase-outono", hehehe.
    1 point
  35. RENAN, antes de ocorrer esse frio de outono, que venha muita chuva no interior do Rio e Zona da Mata de Minas, aí em Juiz de fora a chuva tá bem escassa,aqui em Laje e Muriae o mês de marco choveu razoável, mas precíamos de mais chuva para chegar na media
    1 point
  36. Olha o que o Foreca prevê para São Paulo. Ansioso para o dia 20 chegar e acabar de vez com os temporais que a cidade vem sofrendo. Enquanto o dia 20 não chegar infelizmente os transtornos poderão se repetir. Este verão(que graças a deus só falta apenas uma semana para acabar) teve temporais quase que diariamente, especialmente depois do dia 20/01, o que no ano passado não ocorreu(apesar de que no ano passado o começo do outono ficou mais parecendo auge do verão, com temporais em boa parte desse período, o outono(fim das tempestades) começou assim que houve a virada de março para abril, no domingo de páscoa)
    1 point
  37. Foto do plátano de casa já amarelado com aproximação do outono...
    1 point
  38. PNI-Campo Belo Fevereiro de 2019: Maior Máxima: 22,2ºC Maior Mínima: 11,7ºC Menor Máxima: 13,3ºC Menor Mínima: 0,0ºC Média Máxima: 17,9ºC Média Mínima: 8,6ºC Média Simples Mensal: 13,3ºC
    1 point
  39. Em Sampa, os cupins alados, conhecidos por aqui popularmente como siriris ou aleluias, costumam aparecer mais cedo, geralmente em setembro. Em novembro normalmente já desapareceram.
    1 point
  40. Número de mortos está entre 36 e 40 devido ao ciclone Idai. O sistema que deu origem ao ciclone causou intensas chuvas em Malawi e Moçambique, o que ocasionou em grandes inundações. Pelo menos 250 mil pessoas foram afetadas pelo ciclone nos dois países. Não da para descartar a chance de chegar na categoria 5. HRWF próximo do landfall.
    1 point
  41. Idai chegou na categoria 3. O ciclone se tornou o sétimo grande da temporada 2018/2019. Essa é a temporada com maior número de grandes furacões, superando 2006/2007.
    1 point
  42. Como era previsto, Haleh chegou na categoria 4. A temporada de 2018/2019 empatou com 2006/2007 como a temporada de maior quantidade de grandes furacões (até o momento 6).
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.