Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/18/19 in all areas

  1. 10 points
    Previsão 15 dias do novo GFS-FV3 mostra o que toda pessoa anti-social quer: Chuva no Carnaval.
  2. 4 points
    VCAN, Mas o curioso é que diferente do nordeste não estava apenas nos níveis altos . Análise do boletim técnico do CPTEC/INPE: nível 250hpa Observa-se a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre a Região Nordeste do Brasil, que favorece a nebulosidade presente em boa parte da Região. Sobre a Região Sul do Brasil nota-se outro VCAN, estendendo um cavado até o MT. Na interface entre estes sistemas, nota-se a difluência do escoamento, que gera divergência de massa neste nível e combinada com a termodinâmica, favorece a nebulosidade observada na imagem de satélite, que se intensifica principalmente a partir da tarde, devido ao aquecimento diurno. Sobre o continente, entre 20°S e 40°S, nota-se a presença do Jato Subtropical (JST), ao qual contorna o VCAN sobre o Sul do Brasil. 500 hpa Na análise da carta sinótica de 500 hPa da 00 UTC do dia 17/02, observa-se o aprofundamento do escoamento em altos níveis, refletindo no Vórtice Ciclônico sobre o Sul do Brasil.
  3. 4 points
    Máxima prevista para o SMN na quinta em Buenos Aires: 39°C. Em quase cinco anos aqui, nunca peguei tanto calor assim e acho que nunca vi preverem essa temperatura.
  4. 3 points
    O dia está sendo de chuva torrencial em Florianópolis. Já tenho 147,8 mm acumulados na minha estação aqui na Lagoa da Conceição desde a meia noite. Os acumulados já passam dos 160 mm em pontos da Ilha (168,9 mm em Santo Antônio de Lisboa). O dia é de vento sul constante e chuva vindo de leste-nordeste, típico de situações em que Floripa enfrenta enchentes terríveis. Resta torcer pra não cair toda a chuva que está prevista pra esta noite pelos modelos. Alguns sugerem que novas instabilidades vindas de nordeste atingiriam a capital, o que resultaria em valores excepcionalmente altos até amanhã de manhã. No momento chove fraco a 9,0 mm/h e faz 22,8° com 99%.
  5. 2 points
    150 mm em 17 dias é pouco. Meus cactus vão passar necessidade!
  6. 2 points
    Tá achegando aquela época do ano. Prognóstico para sábado, dia 23 de fevereiro There appears increasing consensus, within and among the various model output, that this feature will provide support for strong surface cyclogenesis to the lee of the southern Rockies by this weekend. Guidance generally indicates that the cyclone center will rapidly migrate from the Texas/Oklahoma Panhandle region into the Great Lakes on Saturday. This probably will include intensifying lower/mid tropospheric flow (to 50-70 kt in the 850-500 mb layer) across an evolving warm sector boundary layer that will become at least weakly unstable, across lower portions of the southern Plains through the mid to lower Mississippi Valley region. This environment may become conducive to the evolution of an organized mesoscale convective system, and perhaps discrete supercell development ahead of it, accompanied by the risk for damaging wind gusts and tornadoes. It remains unclear whether destabilization eastward and southeastward, toward the Mid Atlantic and Southeast, on Sunday will remain sufficient to support an appreciable continuing severe weather threat.
  7. 2 points
    A região da Serra do mar é De fazer inveja para regiões mais chuvosas do país lá no Amapá.
  8. 2 points
    E por enquanto, vou passando por mais um dia com grandes acumulados nesse verão, já bato os 112mm e segue chovendo moderadamente. Modelos indicam por volta de 100/150mm até amanhã de manhã, o que poderia resultar em grandes problemas para a região, seguimos monitorando.
  9. 2 points
    A chuva quase não parou hoje durante o dia no Vale do Itajaí. Houve um único momento que o sol apareceu entre nuvens com e um rápido pico que elevou a máxima a 24,9°C. No começo da noite voltou a chover fraco e na última hora teve chuva moderada a forte. Foram cerca de 30 mm nas estações. O maior acumulado até agora é de 97 mm. No litoral norte catarinense os acumulados são mais expressivos. A PWS do Centro de Barra Velha já acumula 228 mm, desde as 5h da manhã, quando começou a chover. Está sendo um final de semana típico de Outubro em Fevereiro.
  10. 2 points
    Rodolfo Alves, grandes acumulados nesse fevereiro na Baixada Santista, os maiores na rede do Cemaden até hoje a tarde. 657 mm Rod.Padre Manoel/São Vicente 604 mm Jardim Rio Branco/São Vicente 631 mm Sítio das Neves/Santos 552 mm Cota 200/Cubatão
  11. 1 point
    Pelo visto vai ter que passar o carnaval em Lima, Peru(principalmente se for de MG). Vai valer muito a pena trocar BH por Lima no carnaval pela previsão de chuva. Mas pelos modelos por dia a maior parte dessa chuva em São Paulo vai cair até o dia 28. Se não me engano pelo deslocamento da chuva prevista em 24h nos modelos GFS provavelmente teremos a passagem de frente fria nesse período. e no último modelo divulgado de chuva 24h entre os dias 1 e 5 a maior parte das chuvas durante o carnaval vai cair principalmente sobre MG e ES. PS: última atualização do GFS para março tirou praticamente toda a chuva prevista para parte de SP. Região da Grande SP teria um mês de março abaixo da média. A chuva vai ficar acima do normal em parte do RJ(incluindo a cidade do Rio), centro-sul de MG(incluindo BH) e alguns pontos isolados de SP(divisas com RJ e MS). Também tirou boa parte da chuva prevista no Nordeste. E grande parte do Sul terá chuva acima da média. A chuva ficará abaixo da média apenas no Norte Pioneiro Paranaense.
  12. 1 point
    Belo Horizonte teve um final de semana de tempo fechado e muita chuva. Entre sexta e domingo, o sol praticamente não apareceu e o inmet acumulou entre 82 e 103mm pela cidade. As temperaturas estiveram amenas, entre 18 e 26 graus. Hoje, apesar de algumas aberturas de sol, o céu continua cheio de nuvens e temos mais um dia agradável nesse fevereiro. Deve voltar a chover até o final da tarde, mas agora acho que não vai durar tanto como nos últimos dias.
  13. 1 point
    Olhando pelas imagens de satelite, o VCAN sobre o Sul do Brasil, MS e sul do MT parecia uma massa de ar frio pelo seu formato, por isso que choveu tanto em Minas, Rio e Espírito Santo, este cavado no Oeste do Brasil drenoum as instabilidades para lá.
  14. 1 point
    A defesa civil é fraca em qualquer tipo de alerta, deveriam ter emitido aviso desde ontem quando as chuvas se intensificaram no centro-norte de Minas, e em mídias mais acessíveis como os jornais locais, como por exemplo o G1.com.
  15. 1 point
    poderia ter facilmente morrido alguém pela gravidade da situação e lerdeza das autoridades. A defesa civil divulga alerta pelo """Twitter""". Como se pessoas "comuns" usassem isso. Palhaçada né? Meu celular é cadastrado no sistema de alertas e não recebeu nenhuma mensagem.
  16. 1 point
    O auge do frio deve ter passado na Europa, dezembro e janeiro foram bem frios principalmente no Leste, Centro e Sul do continente, quem viajou pra lá nos dois meses anteriores não teve o que reclamar.
  17. 1 point
  18. 1 point
    Boa (noite) já. Enfim, acabou-se o horário de Verão. Máxima de hoje foi 24,4. Média 20,3 e mais um dia abaixo da media histórica. Média do mês abaixou de 21,9 para 21,8 agora.
  19. 1 point
  20. 1 point
    Início de tarde com pancadas isoladas aqui em Queimada Nova - PI. Infelizmente não choveu, ficamos apenas com garoa inapreciável. Seguimos com 51 mm no mês, se continuar assim terminaremos o mês com chuva abaixo da média.
  21. 1 point
    Instabilidades avançando de leste no estado todo ontem e hoje, inclusive no extremo-oeste, o que é algo muito incomum. Animação do radar de Chapecó ontem: 160220192.mp4 Agora tenho 20,1°C e garoa entrando de leste.
  22. 1 point
    Os maiores volumes de chuva entre ontem e hoje na PB (hoje é domingo, poucos dados foram divulgados): São Mamede: 130 mm Patos (Inmet): 56.6 mm (com rajadas de 68.4 km/h) Juazeirinho¹: 36 mm Santa Teresinha¹: 32.8 mm Junco do Seridó¹: 30 mm A cidade de Sousa registrou chuva novamente porém não foram divulgados dados, mas já ultrapassou os 304 mm (entrou para os 8 fevereiros mais chuvosos desde 1910). Meu pluviômetro registrou 7.5 mm. ¹Cemaden
  23. 1 point
    CHUVA ACUMULADA NO MÊS DE FEVEREIRO ATÉ 17 DE FEVEREIRO EM SÃO PAULO/RMSP: 352,6mm - Marsilac/CGE 319,2mm - Santana Parnaíba/SAISP 314,6mm - Vila Prudente/CGE 276,9mm - Jabaquara/CGE 272,1mm - SÉ/CGE (Av. Paulista) 270,2mm - Oratório (Jd. Sonia Maria - Mauá)/SAISP 261,6mm - Av. do Estado x Cap. Pacheco Chaves/SAISP 247,4mm - Vila Mariana/CGE 258,7mm - Jardim Zaíra (Mauá)/SAISP 256,4mm - São Mateus/CGE 255,9mm - SESC Interlagos/INMET 252,6mm - Pinheiros/CGE 237,6mm - Córrego Ipiranga/SAISP 224,6mm - Butantã/CGE 217,4mm - Mercado Municipal/SAISP 215,6mm - Av. Aricanduva-Shopping/SAISP 211,3mm - São Caetano do Sul/PWS 210,2mm - Mooca/CGE 209,0mm - Marginal Pinheiros - Pte. João Dias/SAISP 204,6mm - Mogi das Cruzes/SAISP 201,8mm - Mirante de Santana Convencional/INMET 188,8mm - Campo Limpo/CGE 186,8mm - Freguesia do Ó/CGE 186,8mm - Santana/CGE 179,6mm - Itaquera/CGE 175,0mm - Perus/CGE 171,0mm - Jardim Romano/SAISP 156,6mm - Riacho Grande/CGE Estação Meteorológica de São Mateus bateu os 100,0mm acumulados as 7:00 de hoje, estabelecendo assim seu novo recorde de chuva 24 horas.
  24. 1 point
    Metade do mês se passou e por enquanto a situação em São Paulo parece ter voltado ao normal para um verão. As médias no Mirante (tive que compor com alguns dados de máxima da automática, pois não sei porquê estão faltando dados de vários dias na Convencional) estão entre 19,3º/28,1º sendo que as máximas estão mais de 3º abaixo do que foi registrado em Janeiro. A chuva já ultrapassou 201mm considerando o fechamento de hoje. Agora temos céu nublado com poucas aberturas de sol e temperatura de 22,2º na automática do Mirante.
  25. 1 point
    Máxima de ontem em Bariloche: 35,4°C. Hoje chega a 36°C!!! Deve ser recorde histórico ou muito perto disso. Terrível onda de calor na Patagonia Argentina.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.