Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/13/19 in all areas

  1. Temperaturas no PR às 12:15 (simepar): 16,7° - Curitiba 20,1° - Guarapuava 20,4° - Ponta Grossa 20,8° - Paranaguá 22,4° - Apucarana 24,7° - Londrina 25,1° - Maringá 25,1° - Umuarama 25,1° - Cascavel 26,9° - Foz do Iguaçu 27,3° - Toledo 28,9° - Santa Helena
    6 points
  2. 4 points
  3. Boa tarde. Muita instabilidade em grande parte do NE (satélite goes 14, 1745 gmt). Vários locais da PB já tiveram chuva intensa desde a madrugada (cemaden). No momento ouço trovões deste núcleo:
    4 points
  4. Parece-me que os alertas são emitidos apenas para tirar o poder público da reta: "se realmente houver tempo severo, eu avisei" mesmo que, para isso, tenham que alertar de forma desnecessária frequentemente. Já comentei várias vezes, a defesa civil daqui alerta para pancadas de chuva de qualquer intensidade, nem usam mais a palavra previsão. Os alertas são quase os mesmos para chuvas de 5mm ou tempestades com raios, ventania e granizo. E, quando estas ocorrem, esses alertas ficam mais intensos por um período, até a poeira baixar. Pelo menos aqui, a defesa civil não tem embasamento científico nenhum nos seus pronunciamentos. Institutos como climatempo, inmet e outros têm maior critério e alertam quando realmente há potencial de chuva mais forte. Ainda assim, creio que exageram. A grande maioria dos casos devia ser para atenção, até mesmo devido ao caráter aleatório das nossas chuvas convectivas. Os alertas deveriam ser bem esporádicos, para riscos reais de enchentes, deslizamentos de terra, destelhamentos e não para a chuva que pode atrapalhar seu final de semana ou complicar o trânsito.
    4 points
  5. Refresco hoje, mínimas na região: Frederico Westphalen 15,0°C São Miguel do Oeste 15,2°C Itapiranga 15,4°C Maravilha 15,4°C Iporã do Oeste 15,7°C Mondaí 16,0°C
    4 points
  6. Euro 12z - chuva para os próximos 10 dias Acumulados melhoraram em SP, sul de MG e triângulo. Ótimo para as represas.
    4 points
  7. Um time-lapse interessante da inundação na Austrália: WhatsApp Video 2019-02-07 at 17.34.06.mp4
    3 points
  8. Boa tarde. A máxima de hoje foi... à meia noite! Dia friozinho. 19,3 a máxima. Desde então a temperatura caiu, subiu, caiu, subiu... Enfim, dia agradável aqui em Curitiba.
    2 points
  9. Tempo fechado c/ 24•C em Varginha. Agradabilíssimo! Sem mormaço, e algumas gotinhas de chuvas dispersas.
    2 points
  10. O INMET divulgou os dados consolidados de 2018 e me matou uma dúvida que tinha com os dados da cidade de Bom Jesus/RS e como previa, Pinheiro Machado bate de frente com a alta Bom Jesus e seus 1050 mts de altitude(3ª cidade mais fria do Rio Grande do Sul) a cidade serrana fechou 2018 com 15.76º e Pinheiro M. com 16º.
    2 points
  11. A chuva deu um olé bonito no leste do PR. A previsão para a precipitação errou de forma magnifíca, colocando 99% de chuva para todo o período da tarde e não caiu gota alguma. Caiu um pouco de chuva à noite. Curitiba tem 35,8 mm acumulados até hoje. Vamos ver se a próxima semana trará água.
    2 points
  12. Modelos no geral mataram a possibilidade de formação de um eventual Ciclone Tropical, e até mesmo diminuem a possibilidade de um sistema subtropical simétrico. A formação da baixa é esperada para ocorrer neste final de semana, e hoje o mais provável que o sistema seja assimétrico (associado a um sistema frontal). O GFS é o único que ainda mantém possibilidade de um sistema subtropical simétrico entre os dias 16 e 17. Neste caso, viria a ser nomeada de IBA. Outros modelos como FV3, UKMET e CMC agora sugerem uma baixa assimétrica, ainda que de núcleo quente. Neste caso, a baixa não viria a ser nomeada. O Modelo Europeu recuou tanto que nem sequer mostra a baixa direito mais. O NOAA em sua análise diária para a América do Sul esta tarde, também sugere que a baixa será assimétrica, e assim sendo, associada a um sistema frontal. Já o CPTEC no seu Boletim Técnico, mostra a baixa simétrica sem associação frontal, o que pode levar a um Ciclone Subtropical. Em sua análise para 48 horas, o Centro Hidrográfico da Marinha (CHM), fala apenas em áreas de baixa pressão na costa do Sudeste na tarde do sábado.
    1 point
  13. Sim não coloquei em uma questão de disputa. A questão é a na Temperatura média anual são cidades com média beeeem parecidas, contudo, tudo nos leva a crer que por questões de décimos Bom Jesus na média ANUAL é mais fria, e isso acontece basicamente pelo verão mais ameno em BJ. - O mês mais quente em Bom Jesus ano passado foi somente a 19.5º, já em Pinheiro M. foi a 21.7º. - Em Bom Jesus o mês mais frio bateu 10.2º, em Pinheiro caiu para a marca de um digito, com 9º de média mensal. - Em BJ a menor média máxima mensal no ano ficou em 15.1º, em Pinheiro caiu a 12.5º. - Em BJ a menor média minima mensal ficou em 5.9º, em Pinheiro M. caiu a 3.8º. Ou seja na cidade de Pinheiro Machado se sente mais frio e se sente mais calor o que mostra o seu 'ar' de clima temperado. Se isolamos o inverno pinheirense a disputa de P.M. é com Ausentes, S. Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra décimo a décimo... Por fim o que podemos dizer é que Ausentes, Cambará, Bom Jesus, Pinheiro Machado e São Francisco de Paula são as 5 Cidades mais frias do Rio Grande do Sul na média anual. Isso pra mim está nítido e outra coisa interessante é que apesar de 2018 não ter sido tão ruim no Pampa, ainda assim ficou com um desvio positivo de 0.8º na estação convencional de Bagé/RS. Enfim, Bom Jesus ou Pinheiro M. ambas tem um clima que a nível de Brasil é para pouquíssimo, uma delicia !!!
    1 point
  14. Aqui o tempo fechou de madrugada e até choveu. Acumulei 0,7 mm ou um pouco mais. Mínima de 17,9° (16,9° no INMET). Bom valor. Ontem a máxima foi de 25,9°, mas passou grande parte do dia em 23°/24° e caiu de noite. Mínima de 19,9° à meia-noite. Agora faz 26,7° com 56%. Esperava mais nuvens, mas está bem agradável.
    1 point
  15. Dia SENSACIONAL em sampa, muito além das expectativas! No momento, 20,9ºC no centro. A máxima atingiu meros 21,7ºC. Sempre nublado e com vento considerável.
    1 point
  16. AlexPira, não sei se você tem conhecimento, mas existe uma lei federal de 1997,obrigando os estados a criarem seus serviços meteorológicos estaduais,com estações de monitoramento de chuva e temperatura,meteorologistas de plantão. Por isso temos o Ciiagro-SP, Simepar-PR, Epagri-SC,o mais equipado com Radares, extensa rede meteorológica etc. nos outros do Sudeste temos o SIMGE-MG, com uma rede pluviométrica, um Radar que não funciona. e o INCAPER-ES com algumas estações meteorológicas e pluviométricas. no Rio funcionou de 1997 até 2007 o SIMERJ(virou papel no governo de Sérgio Cabral),tinha estações meteorológicas(viraram sucata). Temos o INEA-RJ que faz alerta de chuvas e possui um boa rede pluviométrica/hidrológica. e no RS acho que não existe. No Nordeste alguns estados tem seus órgãos de monitoramento meteorológico e muito eficientes(lá o mais importante são as chuvas).
    1 point
  17. 5,2 URUPEMA 6,4 M.IGREJA 7,0 URUBICI 7,4 S.JOAQUIM EM CASA DEU 9,0 16,7 AGORA
    1 point
  18. A última noite foi bastante confusa com ventos NO/NE e temperatura subindo e descendo até 02/03 da manhã. Lembrando as noites de aquecimento adiabático no inverno. Depois refrescou, resultando em mínimas entre 17 a 19 graus agora de manhã. No momento variando entre 20 e 21 graus com tempo nublado. Os modelos não foram bem. Na serra, Urupema foi a boa de marca de 5,26°C, a menor do ano. O refresco vai até Domingo.
    1 point
  19. Caros, não querendo polemizar e tb na qualidade inferior de alguém quem somente muito mais lê o fórum que contribui ativamente, mas qual o sentimento geral sobre os alertas meteorológicos brasileiros? Aqui em São Paulo estamos em alerta laranja, mas se choveu mais de 30 mm e muito...em alguns pontos se da a impressão que o tempo pode inclusive mudar para parcialmente nublado....seriam os alertas feitos mais na emoção (ex: reflexo da ultima tragedia no Rio, a qual, diga-se de passagem, não teve alerta nenhum) do que na ciência?
    1 point
  20. Sobre as enchentes em Queensland, tem um dado interessante que achei e vou publicar aqui: Townsville quebrou o recorde de chuva para o mês de fevereiro. A cidade já acumulou quase 1000mm de chuva em apenas 9 dias de fevereiro. O recorde anterior para fevereiro era 960,8mm em fevereiro de 2009. Falta menos de 150mm para Townsville quebrar o recorde histórico mensal(1141,7mm) que é o de janeiro de 1953. O mês de fevereiro ainda não está na metade, mas a previsão em Townsville é de sol até segunda. Não descarto essa possibilidade de recorde por lá até o dia 28. PS: usando o tradutor.
    1 point
  21. Já ocorreu chuva muito forte hoje a tarde e a noite no Rio e Minas; Numa estação do INEA/RJ choveu 78 mm no começo da noite, fica perto de Guapimirim Na hidrológica do Cemaden/São Lourenço choveu 105 mm
    1 point
  22. 1 point
  23. Diferentemente de ontem, quando tivemos muito sol, hoje o predomínio foi de céu nublado e calor muito abafado em Sampa. Na zona norte, o predomínio foi de nuvens médias, altostratus. INMET-Mirante de Santana (Aut): 23,2°C / 28,7°C INMET-SESC/Interlagos: 20,8°C / 30,3°C IAG: 21,8°C / 29,4°C (Até 16h verão, 18h UTC) Como já comentado pelo Juninho, no momento chove em quase toda cidade, com maiores acumulados na zona sul.
    1 point
  24. Carnaval seco e ensolarado por favor!!! No restante do mês pode chover e esfriar a vontade .
    1 point
  25. Que assim seja, estamos precisando mesmo! O último março muito chuvoso aqui na PB ocorreu em 2008, ou seja, há 11 anos.
    1 point
  26. se preocupa não Rafael: O Globo - Empresários contratam Fundação Cobra Coral para redistribuir chuvas e reduzir efeitos de frente fria que atingirá o Rio
    1 point
  27. Esta matéria de um blog chileno da um panorama de como foi caótico este Janeiro na América do sul. http://blog.meteochile.gob.cl/2019/02/08/un-activo-verano-en-el-cono-sur/
    1 point
  28. Nesta segunda-feira, os modelos ainda divergem em relação ao sistema de baixa pressão que deverá se formar no final de semana na costa do Brasil. Ainda que a divergência permanece, por enquanto, não há indicativos que este sistema se torne um sistema tropical. Por enquanto no geral, os modelos se dividem entre um Sistema Subtropical assimétrico (com associação frontal) ou subtropical simétrico, o que levaria a nomeação de IBA. O GFS desta tarde traz uma baixa normal, nascendo na costa do Sudeste, e se movendo em direção ao alto-mar. Pelo diagrama de Ciclofase, percebe-se que a baixa é assimétrica, associada a sistema frontal. Neste caso não haveria nomeação. O FV3 (a nova versão do GFS em fase de testes), na rodada desta tarde, sugere algo similar também, com a baixa se formando e indo em direção ao mar. Supostamente assimétrica também, porém ela toma uma direção mais ao sul, antes de se afastar de vez. Mais cedo na saída das 6Z, o FV3 sugeriu um Ciclone Tropical. A Baixa se formaria na costa de São Paulo, e desceria paralelamente a costa do sul, chegando a 998 hpras, o que provavelmente sugeria uma tempestade tropical. O modelo trazia até um landfall no Rio Grande do Sul. No diagrama de Ciclofase do FV3, fica claro que a baixa atingiria o núcleo quente em todos os níveis da atmosfera, no momento que se aproximaria do Rio Grande do Sul. Em termos de simulações, esta foi a mais agressiva até o momento. Outro modelo que também veio agressivo, foi o regional COSMO, do INMET. Na saída desta tarde, o modelo apresentou a baixa se formando na costa do sudeste e avançando em direção ao alto-mar, a medida que se aprofundava em 999hpas. Embora se aprofundasse, pelo campo de ventos, dá pra ver que o pico máximo estaria afastado do núcleo da baixa, o que sugere um sistema Subtropical. Neste caso, também aparenta ser simétrica, o que a levaria a nomeação de Iba. Outro modelo premiado, o UKMET, considerado o 2º com melhor performance para o Hemisfério Sul, sugere um cenário similar ao FV3, com a baixa nascendo no litoral de São Paulo/Paraná e descendo em direção ao sul. Como o modelo não tem outros campos, não fica claro se o sistema seria de origem tropical. Porém claramente seria no mínimo um Subtropical Simétrico. Enquanto isso o Modelo Europeu que já sugeriu Ciclone Tropical nas rodadas anteriores, esta tarde vem com outra solução outlier. Mostra a baixa nascendo no sul do país, e indo para o oceano. Aparentemente o sistema parece ser assimétrico, o que não levaria a nomeação. O METOFFICE, serviço de meteorologia do Reino Unido está agora emitindo um Guidance (aviso) para formação de Ciclone Tropical na costa do sul do país daqui a 5-6 dias. MET OFFICE TROPICAL CYCLONE GUIDANCE FOR NORTH-EAST PACIFIC AND ATLANTIC GLOBAL MODEL DATA TIME 12UTC 11.02.2019 NEW TROPICAL STORM FORECAST TO DEVELOP AFTER 120 HOURS FORECAST POSITION AT T+120 : 26.7S 45.5W VERIFYING TIME POSITION STRENGTH TENDENCY -------------- -------- -------- -------- 12UTC 16.02.2019 26.7S 45.5W WEAK 00UTC 17.02.2019 27.6S 44.8W MODERATE LITTLE CHANGE 12UTC 17.02.2019 28.9S 46.0W MODERATE LITTLE CHANGE THIS INFORMATION IS PROVIDED AS GUIDANCE FOR TROPICAL CYCLONE RSMCS. IT REQUIRES INTERPRETATION BY TROPICAL CYCLONE SPECIALISTS AND SHOULD NOT BE CONSIDERED AS A FINAL PRODUCT. BULLETINS ARE NOW AVAILABLE WHICH PROVIDE EXPLICIT GUIDANCE ON CENTRAL PRESSURE AND MAXIMUM WIND SPEED. FOR FURTHER INFORMATION CONTACT TROPICAL_CYCLONES@METOFFICE.GOV.UK MET OFFICE, EXETER, UK TOO 111559 Pela localização, as 0UTC do dia 17, estaria mais ou menos nesta posição: Não há menção da baixa no site do NOAA para a América do Sul, e nem no Boletim Técnico do CPTEC. Diante de tantas divergências nos modelos, resta aguardar o que pode vir no próximo final de semana. Um eventual cenário de Ciclone Tropical não pode ser descartado, mas parece improvável no momento, visto que só é observado em raras rodadas. O mais provável por enquanto é que fique entre Subtropical Simétrico e assimétrico.... Isso irá decidir se será nomeado ou não. Com relação a impactos na costa do sul ou sudeste, ainda é incerto falar, porém no momento, a tendência da maioria dos modelos e rodadas é para afastamento do sistema para o mar. Vamos acompanhando....
    1 point
  29. Média de 21,0 a 28,0. "Frio". Com todas as aspas do Universo. E isso tirando a terça da grade de 15 dias. Mas espero que pelo menos venha uns 150 mm nos próximos 10 dias...
    1 point
  30. Com certeza os engenheiros dessa linha férrea não estudaram direito as áreas de enchente neste trecho.
    1 point
  31. Tornado na Índia ontem. O tornado foi em Faridabad, nos arredores de Delhi.
    0 points
  32. Aqui está o sumário de janeiro na Austrália: http://www.bom.gov.au/climate/current/month/aus/archive/201901.summary.shtml. Para terem uma ideia, a anomalia positiva EM TODO O PAÍS ficou em 3,37°! Um verdadeiro absurdo! Há anomalias positivas (mín, máx, média) que ficaram até 2° acima do recorde anterior! E uma cidade de Nova Gales do Sul teve mínima de 36,6°, a maior da história da Austrália. Coisa de louco!
    0 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.