Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/09/19 in all areas

  1. Europeu 12z para mostra muita chuva abrangendo áreas como e centro-norte e leste paulista, sul mineiro e centro-sul fluminense nos próximos 10 dias.
    5 points
  2. Os modelos diminuíram o potencial da mp que entrará dia 11. O europeu ainda dá a alta de mais de 1020 predominando no Sul se instalando no oceano; já o americano dá bloqueio no RS forçando a mp ir pro mar, diminuindo a chuva no Sudeste e dando mais chuva no Sul. O Foreca diminuiu o frio também. Essas rodadas me parecem anômalas, mas vamos ver.. Hoje um dia terrível aqui: mínima de 22,7°, mas agora já tenho 32,7° com 54% e cirrus típicos daqueles dias de calorão. Contando os minutos para a chuva.
    3 points
  3. E a estação de Colombo-PR que mudou pro Death Valley esses últimos dias?
    3 points
  4. Então @Felipe Backendorf, PODE ser que esteja errado, mas eu achei factível. Partindo do INMET sempre há de se desconfiar, afinal. Lembrando que essa é convencional. Não sei onde fica exatamente a estação (alguem sabe?), mas a cidade é bem rodeada pela baía de Paranaguá e a maritimidade atua bastante, mais que qualquer outra cidade do litoral. Ainda mais com o oceano super quente, com água a 31°C. Além disso, as mínimas costumam ficar rotineiramente entre 0,5°C a 1,5°C grau acima de Guaratuba, pelo Simepar (uma média bem chutada por minha conta).
    3 points
  5. Esses dados de Paranaguá estão certos? Nunca vi nada parecido com isso no sul, um verdadeiro inferno de mínimas altas... estou assustado
    3 points
  6. Saindo um pouco do Brasil e indo para o Chile: Olha o quanto choveu em Calama este ano. Somente ontem choveu 12mm em uma cidade que tem média de chuva ANUAL de apenas 5,6mm. Isso quer dizer que, em apenas UM DIA, choveu em Calama o equivalente a DOIS ANOS de chuva. Nesse site do Dirección Meteorológica de Chile(e também no Ogimet) tem dados interessantes dessas chuvas atípicas no Atacama. https://climatologia.meteochile.gob.cl/
    3 points
  7. - Quatros estações de Brusque: Centro: Rio Branco: Santa Luzia: Tomaz Coelho: - Mês mais quente da história; - As estações do Centro e Rio Branco se aproximam das estações mais quentes do Vale do Itajaí e Norte Catarinense; - Tomaz Coelho continua sendo uma das estações próximas do nível do mar mais frescas da região. Mais quente apenas que as estações do litoral.
    2 points
  8. Os modelos europeu, americano e canadense concordam da entrada de uma forte mp na Argentina na segunda, com pico de até 1028 mb! A questão é que a mp enfraquece depois e fica mais ou menos estacionada na costa sudeste da América do Sul com pressão em torno de 1020 mb. Os modelos europeu e americano convergiram no quadro: toda a semana com a mp enfraquecida no Atlântico Sul, precipitação no Sudeste concentrada em SP, RJ, ES e S de MG; muita chuva também no PR. O americano dá mais instabilidade em SC e RS. O bom é que teremos bem pouco calor. Na verdade nada, principalmente na faixa E das regiões Sul e Sudeste e nas serras, principalmente devido à posição da alta, com o ar frio em altura pegando a costa do Sul, e o tempo fechado com vento sul no Sudeste. Isso a semana toda. Leve aquecimento, talvez, no início da OUTRA semana! Se esse quadro se mantiver um pouco depois do dia 20, fecharemos fevereiro abaixo do normal, mas ainda assim longe de compensar janeiro. Aqui tive máxima de 37,6° e a u.r. chegou a 38%. Ainda assim um dia sufocante e terrível! Agora faz 32,9° e aumento de nuvens. Mas não vai chover, infelizmente.
    1 point
  9. Calor voltou com tudo em Sampa também. Já estamos praticamente com as mesmas condições observadas em janeiro. Ao menos, dessa vez, o calorão não durará por tanto tempo e logo nessa semana, o tempo mudará. Noite começando com temperaturas bem altas e céu limpo. Estações - CGE
    1 point
  10. Há um banco de nuvens com pequenos Cbs próximo ao litoral nordestino no momento. Espera-se que atinja a costa no fim da madrugada e manhã de amanhã e provoque chuva no litoral e no interior (pela tarde/noite). Satélite GOES 14, 1345 GMT
    1 point
  11. Ninguém comentou aqui, mas a equipe de manutenção do Inmet, voltou a colocar estações que estavam inoperantes para funcionar. Consertaram as estações de Sampaio Corrêa/Saquarema,Marambaia/Rio, Angra, Juiz de Fora e na quinta voltou a estação mais fria do Brasil, Parque de Itatiaia/Resende
    1 point
  12. As médias de Curitiba são uma hecatombe, uma POA com leve anomalia negativa no verão, o que é simplesmente inacreditável. Sem mais.
    1 point
  13. Calor retornando aos poucos em Sampa, mas ainda não é aquele absurdo que foi observado em boa parte de dezembro e durante janeiro. A noite desta sexta feira foi ainda agradável e a madrugada começa com 20/21 graus em boa parte de Sampa. No extremo sul, temperaturas entre 15 e 17 graus. Estações - CGE
    1 point
  14. A máxima já chegou a elevados 34°C nesta Sexta. Mínimas de 19/20 graus. Ar-condicionado indispensável desde a noite passada. 36,5°C em Mondaí e Nova Trento foram as máximas de SC.
    1 point
  15. Pelo que as previsões indicavam semana passada, a chuva está decepcionado aqui na região de BH pelo fato de não ser generalizada. Cada hora chove em um lugar diferente, nunca para todos.
    1 point
  16. Tipo Julho de 2013, quando todo mundo tava xingando o inverno e daí veio aquela bomba...ou como o inverno de 2000, eu tava xingando ele e de repente veio aquelas monstruosidades. Entendi agora o seu ponto, rsrs.
    1 point
  17. Boa tarde, e a chuva caiu ontem como se não houvesse um amanhã!!!! e em quatro dias já temos metade do esperado para o mês todo!!!
    1 point
  18. Tivemos dois tornados EF0 confirmados no Tennessee, dois EF1 confirmados no Arkansas e pelo menos mais dois ontem nos estados de Indiana e Ohio, que ainda aguardam classificação. Modelos ainda seguem mostrando risco de tempo severo na próxima terça.
    1 point
  19. Outra diferença inaceitável entre os modelos. Minha opinião é que o GFS esta certo nessa e o Europeu errado. O motivo? CFS continua indicando desde Janeiro volume alto de chuva na minha região, o volume do Europeu é baixo - indica chuva mais ao sul para SP. Em nenhum momento das últimas semanas e dias foi apontado convergência de chuva em SP, pelo contrário, o Europeu oscilou bastante inclusive apontando baixos volumes. Outra questão: a FF que vai avançar deve ser forte o suficiente pra levar chuva pro Norte de Minas e Sul da Bahia. Pra uma situação de convergência como a prevista o volume do GFS é mais realista. Nao analisei direito, mas parece que o Europeu acha que a formação da baixa vai causar muito chuva no sudeste. O GFS apresenta uma convergência maior com a FF? Mesmo assim o cenário dos dois modelos é parecido, pode ser que o Europeu esta subestimando algo.
    1 point
  20. Segue tranquilo o verao portenho. Depois de um dezembro com temperatura abaixo da média e janeiro dentro da normalidade, fevereiro também praticamente nao apresenta desvios. Do dia 1 até dia 7 estamos assim: Média das mínimas: 19,5°C (+ 0,3°C) Média das máximas: 28,5°C (- 0,1°C) Média simples: 24°C (+ 0,1°C)
    1 point
  21. Laura Ferreira explicou como a forte chuva que caiu na capital fluminense na última quarta-feira, 6, escapou dos radares meteorológicos. ??
    1 point
  22. Sensação ZERO de calor hoje em Belo Horizonte. Apesar de um pico de 24,1C nas aberturas de sol entre 16h e 17h, a capital passou quase 24h consecutivas oscilando entre 19 e 22 graus, sempre com céu encoberto e chuva. Os ambientes já estão bem frescos, inclusive noite passada foi a primeira em algumas semanas que durmo sem o ventilador, até senti frio leve. Hoje o acumulado foi de 18mm. Um verdadeiro oásis em meio a um verão tão severo. E pensar que dias assim eram pra ser relativamente comuns por aqui no verão.
    1 point
  23. O pico máximo da radiação solar já passou, agora os raios solares no Hemisfério Sul vão ficar cada vez mais inclinados até junho, só falta diminuir os picos de calor.
    1 point
  24. Máxima de 24,8ºC na minha estação! Essa valor bateu agora as 17hrs com o sol aparecendo. 26,5 mm acumulados. Menor máxima desde o dia 9 de Dezembro! Viva!
    1 point
  25. A quinta começou amena com mínimas entre 17 e 19 graus. Infelizmente as nuvens permaneceram maior parte do tempo e assim não batemos as marcas de terça. Agora de tarde as máximas já passaram um pouquinho da média, sendo o terceiro dia do mês que isto aconteceu. Esteve mais seco que o normal, e nos ambientes internos ainda não está tão quente (desde que não haja insolação direta). Mínima de 7,8°C no em Bom Jardim da Serra, 8,6°C em Urupema, 8,7°C em São Joaquim e 8,8°C em Painel. Já é possível perceber com mais intensidade nestes últimos dias que o sol está um pouco mais inclinado e há um pouco mais de sombras
    1 point
  26. O temporal de ontem acumulou 19 mm ao todo no meu pluviômetro. A chuva em si durou mais de 4h, porém praticamente todo o volume caiu nos primeiros 30 min. A chuva veio acompanhada de centenas de raios e de forte ventania. O radar da Funceme detectou núcleo extremo na zona rural, às 17h05: O maior volume foi registrado em São Domingos (cidade vizinha a Pombal), 39.6 mm, seguido de Diamante que registrou 27 mm. Inclusive, Diamante já superou a média mensal (que é de 137 mm) e está com 150 mm. Abaixo mais fotos de ontem (autoria de Rafael Santos):
    1 point
  27. Boa tarde pessoal, tudo bom? No finalzinho da tarde e início da noite da última sexta-feira (01/02), um forte temporal atingiu Florianópolis/SC com intensas rajadas de vento, chuva intensa e grande quantidade de descargas elétricas. Algo até impressionante e que ocorre pouco aqui na capital... Eu estava trabalhando no momento do temporal, mas obtive um tempinho para transmitir ao vivo pela Conexão GeoClima direto do terminal TICEN, no centro de Floripa, onde é possível observar os estrondos que os raios causavam. Sabe aquele assobio de varinha de marmelo quando sua mãe mostra o que está por vir? 😅🤣 Pois então, os raios faziam o mesmo som. Era muito intenso e ao mesmo tempo insano. TRANSMISSÃO AO VIVO DO TEMPORAL EM FLORIANÓPOLIS/SC Após transmitir ao vivo o temporal, tive que seguir as viagens que faço, lembrando que sou cobrador de ônibus aqui na capital. Ao sair do terminal, peguei muita chuva com granizo miúdo sobre a ponte Colombo Salles que liga a ilha ao continente. Estava fazendo a linha Abraão, onde havia energia elétrica. Após isso fui para o intervalo e realizei mais uma viagem sentido Aeroporto, onde não constatei nada de danos, nenhuma árvore caída, destelhamento, alagamentos, nada de nada! Seguindo pela Via Expressa 282, sentido garagem localizada em Capoeiras, em ambos os sentidos o trânsito circulava tranquilamente, isso por volta das 23h. Ao entrar na Av. Gov Ivo Silveira pela saída 2 da Via Expressa 282 sentido BR-101, próximo ao supermercado Angeloni, já foi observado uma escuridão sobre pontos do bairro Capoeiras, lado continental de Floripa. O primeiro dano observado era o muro de vidro totalmente destruído de uma loja de carros com alguns até danificados. Logo em seguida foi observado que o forro do Posto Angeloni, antes da divisa entre Florianópolis e São José, havia sido arrancado. Fechei a conta como qualquer outro dia de serviço, fui para o meu carro e já fui observando os danos na rua da empresa, onde se observava muitos galhos caídos pelo chão. Infelizmente, por ter o celular desligado e sem bateria, não foi possível realizar os registros dos estragos naquele momento. Ao sair com o carro pela rua principal, sentido túnel de Capoeiras, na rua Santo Saraiva, ao passar por ele, em ambos os lados se observava destruição. No lado esquerdo, uma igreja evangélica com destelhamento. As telhas estavam retorcidas... Do lado direito, uma placa de publicidade desabou por causa das intensas rajadas de vento. VÍDEO - PLACA DE PUBLICIDADE DESABOU COM AS FORTES RAJADAS DE VENTO Igreja Assembleia de Deus com telhado destruído A rua onde moro estava totalmente sem energia elétrica e com vários galhos de árvores espalhados. O local onde fica o meu carro e o carro do meu primo estacionado, tinha uma parte da árvore do terreno caído, vários pedaços de telhas quebradas e pregos. Por sorte, nenhum dos veículos estavam no momento do temporal ali estacionados. A tampa da caixa d'água do vizinho que estava presa se soltou com a força do vento e caiu no terreno da minha casa. Várias pessoas do local relatam que via os objetos sendo sugados para cima e girando fortemente. INICIATIVA Comecei a levantar todos os dados referentes ao forte temporal de sexta-feira: Radar, satélite, descrição do evento com base nas informações obtidas por pessoas que assistiram o temporal em "6D", sondagem e outros detalhes, como as câmeras de segurança de estabelecimentos locais. Como eu trabalho no transporte coletivo da capital que possuí câmeras em seus veículos, solicitei também, principalmente dos ônibus que estava fazendo a linha Capoeiras, Monte-Cristo e Promorar Ivo Silveira, podendo mostrar em HD o que aconteceu. Foi solicitado também com um ofício formal, as câmeras de segurança do posto do Angeloni na Av. Gov Ivo Silveira. Só estou aguardando agora... Será feito um vídeo explicativo e isso será usado como artigo que pode ser apresentado em um congresso brevemente. Ansioso!
    1 point
  28. Uma forte tempestade causou estragos ontem em Araxá. A estação do INMET registrou ventos de 83 km/h, 34 mm em 1h e a temperatura durante a chuva caiu para 16ºC. Houve queda de árvores, muros e choveu granizo em alguns bairros.
    1 point
  29. A neve deu espetáculo terça e quarta da semana passada aqui em Paris. Chegou já nas primeiras horas da manhã de terça e caiu sem tréguas até 14h, causando uma considerável acumulação (chegou a até 7 cm em alguns bairros) e muitos transtornos pela cidade, com interrupção do tráfico de ônibus e algumas linhas do trem suburbano(RER) por várias horas. Para mim, que venho das quentes terras do Rio de Janeiro e que só havia visto neve em montanhas andinas e numa breve e fraca queda em SC e Londres anteriormente, o lado ruim nem foi sentido e só pude apreciar a beleza da capital francesa ainda mais realçada com a neve .Por volta das 14h ela parou mas retornou pouco depois das 22h, numa forte mas breve pancada de cerca de 30 minutos. No começo da manhã de quarta ainda caiu mais um pouco, parando depois mas restando acumulada em pontos mais protegidos até a sexta feira! A máxima foi de apenas 1°C nos dois dias com neve, 3°C na quinta e 5°C na sexta, com menor mínima de -3°C na terça. Durante o fim de semana estive em Lisboa, onde as temperaturas tavam bem mais agradáveis e pude até apreciar um sábado de sol e máxima de "quentes" 18°C na charmosa capital portuguesa (no domingo já tinham mais nuvens e paramos nos 13°C). De volta hoje pela manhã à Paris, a segunda foi um raro dia de sol nesse inverno, mas a máxima não passou de 6°C e no momento tenho 2°C com tempo aberto, a madrugada deve ser negativa e há boas chances da neve reaparecer amanhã durante o dia, embora provavelmente mais fraca. Eis algumas fotos que fiz no evento da semana passada:
    1 point
  30. Ubatuba-SP (INMET-83786. Litoral norte paulista) 07/06: 9,3 / 22,2 08/06: 6,7 / 21,9 09/06: 11,2 / 17,5 10/06: 8,6 / 21,4 11/06: 8,7 / 23,2 12/06: 9,3 / 22,6 Itapeva-SP (INMET-83774, SO paulista) 05/06: 5,4 / 19,8 06/06: 5,8 / 17,8 07/06: 1,9 / 14,9 08/06: 1,6 / 12,4 09/06: 4,8 / 15,2 10/06: 1,2 / 16,2 11/06: 3,7 / 17,7 12/06: 3,2 / 20,8 13/06: 4,0 / 21,7 14/06: 4,4 / 24,4 Andradina-SP (INMET-83621. Extremo oeste paulista) 04/06: 8,6 / 20,4 05/06: 8,2 / 21,8 06/06: 8,6 / 21,6 07/06: 5,2 / 16,0 08/06: 2,4 / 14,0 09/06: 5,0 / 18,2 10/06: 6,4 / 19,4 11/06: 6,2 / 21,4 Jaboticabal-SP (INMET-83678. Norte de SP) 07/06: 5,6 / 22,2 08/06: 2,2 / 14,6 09/06: 3,4 / 13,6 10/06: 3,0 / 17,7 11/06: 4,8 / 21,6 12/06: 6,4 / 24,2
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.