Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/05/19 in all areas

  1. BAIRRO DO CHARCO Janeiro de 2019: TEMPERATURAS: Média simples mensal: 18,09ºC Média máxima: 25,30ºC Média mínima: 10,88ºC Menor mínima: 6,4ºC Maior mínima: 15,5ºC Menor máxima: 18,9ºC Maior máxima: 27,5ºC Mínimas < 10C: 13 OBS: Mês com máximas muito altas como na maior parte do Centro-sul. CHUVAS: 181,4mm acumulados.
    6 points
  2. Inacreditável de estar vendo isso após um janeiro tórrido! A última vez que vi algo parecido foi ainda no início de dezembro. Seja muito bem vindo refresco! Estações - CGE
    5 points
  3. Já são algumas rodadas que o euro indica essa BALEIA polar entrando no Brasil a partir dos dias 11/12 de fevereiro, então por mais que por enquanto as chances de acontecer não são altas, vale a pena deixar salva no fórum essa rodada. Provavelmente teríamos vários recordes para o mês em várias partes, principalmente no oeste. -12/02 -13/02
    5 points
  4. Boa tarde. Novamente ocorreram chuvas intensas na PB e no RN entre ontem e a madrugada de hoje. Na PB o maior volume foi de 181,5 mm em Nova Floresta, seguidos de 123,2 mm em Cuité e dos 85 mm de São Vicente do Seridó. Meu pluviômetro registrou 4,5 mm. Em Nova Floresta a média para fevereiro é de 75,2 mm. O recorde de chuva em 24h tanto para fevereiro quanto para a série histórica foi quebrado. Foi também a chuva mais intensa no Cariri Paraibano desde o evento dos 199 mm de São José dos Cordeiros em fevereiro de 2011. No RN o maior volume ocorreu em Jaçanã (fronteira com Cuité e Nova Floresta), com 171 mm, seguido de Coronel Ezequiel com 84 mm. _____________________________________________________________________________________________________________________________________ E hoje está sendo mais um dia instável. Na imagem do satélite Goes 14 acima, das 15h15 local, nota-se inúmeras áreas de instabilidade em grande parte do NE. Há 10 min. passou uma pancada com trovoadas aqui que acumulou 5 mm.
    3 points
  5. Quanto a minha recente viagem ao Canadá, bom, tenho várias fotos, mas quero mais falar o que peguei em termos de temperatura. Meus amigos e parentes estavam achando loucura ir para o Canadá em janeiro (com esposa e filha de 14 anos), mas como viajamos com frequência e já fomos em muitos locais frios (inclusive já morei nos EUA), achei uma ótima experiência. Meu receio era não poder aproveitar os locais por causa do frio, e confesso que isto ocorreu somente na 'metade' de um dia. Foram no total 15 dias (10 a 25 de Janeiro) , em Montreal, Quebec, Kitchener (perto de Toronto), Toronto e novamente Montreal. Resumo: (não menciono sensação térmica, e sim a TEMPERATURA mesmo). Dia mais frio: 17/jan, em Quebec, máxima de -19 e mínima de -27,8 (foi esse dia que falei acima kkk). Dias com temperatura mínima abaixo de zero: Todos. Dias com temperatura máxima acima de zero: 2 Temperatura máxima: 24/jan, 2,9 (Em Montreal). Dias com queda de neve: 7 Neve acumulada máxima: cerca de 50cm, em Quebec (eita terrinha fria). Maior mínima: -6,8, em Montreal Menor máxima: -19, em Quebec Média das máximas: -8,3 Média das mínimas: -19 Média geral da viagem: -13,6 RESUMO: Foi excelente, deu para aproveitar numa boa, faria de novo com todo o prazer. Estávamos bem preparados e comentei com minha esposa que, se nos preparássemos assim para o inverno da Europa, morreríamos de calor. E, no final da viagem, teve dia que a gente achou -7, -8 até agradável. Coisa de louco? Não sei, mas que valeu MUITO a pena valeu.
    3 points
  6. Queimada Nova teve nesta madrugada a chuva mais volumosa em 58 dias. Foram 5 mm mas já dá pra aliviar a seca, principalmente por que a chuva deve ter sequência durante a semana. Foi um núcleo grande que provocou essa chuva. No interior do município a chuva foi mais volumosa, estimo pelo radar que em alguns pontos podem ter chegado aos 25 mm. Alguns acumulados expressivos do sertão do PI e PE hoje: 52,2 mm em Canto do Buriti - PI 46,3 mm em Petrolina - PE (distrito de Rajada) 42,8 mm em São João do Piauí - PI
    3 points
  7. Tempo fresco nos últimos 2 dias aqui: Anteontem 19,6°C/24,6°C Ontem 17,0°C/25,3°C Previsão para cá está bem anormal para fevereiro. Mas estou gostando, uma dinâmica interessante, sem monotonia. Veremos se vai manter ou não essa MP.
    3 points
  8. Esse valor é recorde para Ushuaia? Não me lembro de já ter presenciado isso na terra do fogo. O mundo está louco! E sobre a baleia do dia 11, é tudo que o sudeste não precisa. Foi em uma MP de dezembro que o bloqueio começou.
    3 points
  9. Meninos, está acontecendo o Armagedom e eu não estou sabendo, ou é erro no termômetro:
    3 points
  10. Vou fazer um exemplo: 12 UTC (10 da manhã) inst. 22.2 Max 22.5 min 21.0 Inst é o instante, as 10 da manhã fazia 22.2 Max é a maior temperatura no intervalo entre 9 e 10h, no caso 22.5 Min é a menor temperatura nesse mesmo intervalo
    3 points
  11. GFS continua agressivo com a MP da semana que vem, Europeu 12Z mudou totalmente sua característica com uma baixa pressão incomum para a época e trajetória bem continental, e os modelos de prazos maiores EPC e CFS também mostram esse forte resfriamento a partir do dia 12 ou 13. É, amigo...Fevereiro engatou uma nova tendência para nosso verão !
    2 points
  12. Outro dia mais confortável. Na estação do Centro, barranca do rio, a mínima foi de 19,2°C. Mais ao sul fez 16,5°C no Santa Luzia e 16,6°C no Tomaz Coelho. As máximas ficaram em torno de 26°C. Se a nebulosidade diminuir um pouco, amanhã de manhã será parecido. 5 cidades de SC baixaram de 10°C. Urupema foi a 6°C pelo segundo dia consecutivo.
    2 points
  13. Eu acho que dão muita importância para a região dos ninos do pacífico, e acredito que isto acontece porque influencia muito os EUA, temporada de furações, etc... Já no Atlântico Sul somos nós os mais impactados, mas não há grandes estudos sobre ele e ok é o seu aquecimento, mas o que anda aquecendo tanto o Atlântico Sul assim.
    2 points
  14. A previsão de semana que vem mostra um SETUP mais adequado a ZCAS, com uma maior proximidade do VCAN e divergencia de ventos. Se o sistema avançar muito a chuva vai pro Nordeste e o ar frio avança no sudeste.
    2 points
  15. Tornado na região de Toledo, oeste do Paraná, ontem, 04/02/2019:
    2 points
  16. ESTE É O QUARTO INVERNO QUE ACOMPANHO DIARIAMENTE EM JACKSON HOLE, DE LONGE O MAIS NIVOSO.
    2 points
  17. É verdade que já tivemos terríveis ondas de calor que vieram após uma forte massa polar, sempre em épocas mais quentes, tipo Outubro e Dezembro. Mas isso não é uma regra, então, estarei torcendo por essa MP.
    2 points
  18. Discordo, tomara que se concretize, temos um histórico grande de ondas de calor em quase todos os meses, é justo uma compensação, não tem nada a ver com os outros meses, abril do ano passado foi quente e apenas em maio tivemos frio decente, os outros meses foram fracos em termos de frio exceto setembro.
    2 points
  19. O recorde de Ushuaia, se não me engano, é 29,x°C. -------------------- Quanto ao bloqueio no Sudeste, as MPs tendem a reforçar a ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) em superfície. Mas o maior culpado foi o bloqueio em altitude, em 500 hpa. Aqueles que conhecem mais podem me corrigir, se eu estiver errado.
    2 points
  20. Eu achava que era muito extremo essa temperatura por lá, pois a média das máximas é 14C, mas segundo a World Meteorological Organization o recorde para ushuaia é de 29,5 para janeiro e de 28,9 para fevereiro.
    2 points
  21. 2 points
  22. Vai secar a atmosfera. Estamos precisando de chuva, não de ar seco e frio. Espero que não se confirme.
    1 point
  23. Renan, a chance de automática do PNI voltar, é em fevereiro, vão começar a liberar as diárias para as equipes de manutenção,tenho mandado email para o FaleConosco do Inmet direto, cobrando a volta de estações do Rio fora do ar,ontem saiu do ar a estação de Marambaia, onde choveu muito ontem até hoje de manhã.
    1 point
  24. Renan, infelizmente pelo GFS 12Z, vai secar todo Rio, Zona da Mata, Sul de Minas a partir do dia 13, chove bem ES, Leste de Minas , Grande BH e o resto do estado de Minas. Foi a maior furada a previsão de chuva para hoje no Noroeste, Zona da Mata. O Inpe/Cptec indicando aqui para o Noroeste do Rio, chuvas de quarta a sexta, e a partir do sábado até terça sem chuvas. Ontem no boletim técnico do Inpe/Cptec indicava uma ZCAS de quarta a domingo. Na atualização de hoje mudou para Z.Conv. Umidade de quarta a sexta. Precisamos muita chuva até o dia 12, pois depois vai esfriar e secar para nós. Preferia menos queda na temperatura e mais chuvas.
    1 point
  25. Janeiro 2019 na região: Dados diários: Em Resende: 3ª maior média máxima pra um janeiro, atrás de 2015 (diferença de centésimos) e 2014 com 33,9°C Como são dados da automática, é necessário aguardar os valores da convencional. As leituras noturnas da convencional não são divulgadas diariamente desde 2017/2018 Em Valença: Janeiro 2019 superou 2014 e 2015. 2014 foi 20,1/33,5 2015 foi 20,4/33,9 JANEIRO DE 2019 ESTÁ DE PARABÉNS....!!!! 🤢🤮
    1 point
  26. Esse ciclone repete o mesmo padrão de maio do ano passado, quando o Pacífico estava mais frio e o Atlântico mais quente. Isto reforça um fevereiro abaixo da média, que foi o que ocorreu da metade de maio até o mês de junho. Quiça um outono antecipado. Aqui variação de 19,3° a 29,1°. Máxima um pouco decepcionante, mas com u.r. de 45%. Isto daqui é a Disney perto de janeiro.
    1 point
  27. Vamos ver se esse modelo GRAF da IBM no final do ano melhora as coisas. A ideia é pegar dados de aviões, celulares e até de PWS. O modelo deve ter resolução de 3km e rodara a cada 1 hora, diferente de 6 horas do GFS e 12 horas do Europeu. https://newsroom.ibm.com/2019-01-08-New-IBM-Weather-System-to-Provide-Vastly-Improved-Forecasting-Around-the-World https://www.wunderground.com/cat6/IBM-Introducing-Worlds-Highest-Resolution-Global-Weather-Forecasting-Model
    1 point
  28. Muito agradável o dia de ontem e hoje aqui na ZS de SP . Ontem variamos de 17.5 a 21.7 Já hoje a variação de 17.0 a 22.4 Dados da estação Sesc Inmet , foto do final da manhã aqui na região da Billings
    1 point
  29. Boa tarde, dois dias seguidos agradabilíssimos aqui em Curitiba que eu vi na estação AHu próxima de casa: 04/02: 14,8 19,7 05/02: 15,2 20,5
    1 point
  30. Duas noites seguidas sem precisar usar nem ventilador, é até estranho pra dormir porque a gente se acostuma com o ruído branco do ventilador/ar-condicionado. Hoje a mínima no Alertablu que fica numa região central e urbanizada de Blumenau cravou nos 20.0ºC, Inmet Indaial 18.5ºC. Temperatura interna no quarto estava em 23.5ºC na hora de dormir. Detalhe que na quinta estava quase 33ºC. Os números falam por si só sobre o alívio desde domingo.
    1 point
  31. Pessoal, raramente posto algo. Passei as férias no Canadá, em pleno janeiro (retornei faz uma semana). Se houver algum lugar onde eu possa colocar como foi a experiência de passar uns dias naquela terra fria, me avisem. Foi no mínimo divertido.
    1 point
  32. Renan, que essa massa polar da semana que vem, organize muita chuva no Noroeste do Rio, Zona da Mata e sul do ES. Que as chuvas comecem hoje a noite e prolonguem até o domingo,estamos precisando de água na terra. Segundo o mapa do GFS 00Z, a partir do dia 12 as chuvas vão ser empurradas para o ES, centro-norte de Minas e Goiás. Esqueci de comentar aqui, Viçosa registrou o recorde de máxima para fevereiro, dia 3 registrou 35,3ºC, o recorde anterior já durava 50 anos, era de 35,0ºC no dia 17/02/1969. Na convencional de Itaperuna-RJ marcou 40,5ºC no dia 3, acho que é o recorde para fevereiro desde 1961.
    1 point
  33. 1 point
  34. Antigamente uma ou outra massa de ar polar virava block power, mas não era generalizado como hoje. Se não torcermos por algo que nos refresque vindo do sul, vamos torcer para que, afinal? O lance é entender até que ponto o Pacífico tem influenciado para que, de uns anos pra cá, esteja sendo tão fácil e frequente a ocorrência de altas em 500 hPa. Tem gente que fala que é o aquecimento do Atlântico que propicia os bloqueios. Ainda acredito que não: esse aquecimento pode até reforçar a alta em 500, mas precisa ser visto qual fator é que está na gênese da lazarenta.
    1 point
  35. Até mesmo o Charco teve algumas tardes em que seria possível se banhar numa piscina sem sentir frio. Como será que foi no PNI ? Infelizmente todas as estações estão offline.
    1 point
  36. Que bom ver os ânimos bazianos voltarem ao normal. Eu também estou aliviado, não porque tenha feito frio aqui hoje - não fez - .... Mas, pelo menos, o calor voltou ao padrão totalmente normal. A máxima foi de 29,5C na minha estação (a menor do ano, kkkkkkkkkk). A primeira sub-30 ! Bizarro ! Choveu fraco de manhã e depois parou. Não houve mais chuva. A previsão mostra que ela pode vir forte amanhã, vamos ver.
    1 point
  37. Gabriel Cardoso, o bairro do Charco tem um clima bem ameno, comparado ao janeiro de 2019 quentíssimo em grande parte do Sudeste. O que aconteceu com a estação do bairro Garrafão, sem dados desde outubro?
    1 point
  38. Boa tarde a todos. Sou novato aqui no fórum e leigo em meteorologia, porém interessado na área. Eu estava olhando os dados gerados pelas estações meteorológicas (http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=estacoes/estacoesautomaticas) e percebi que na temperatura há três valores para o mesmo horário: Inst, Max e Min. Porque há três e não apenas um valor e qual a diferença entre eles? Muito obrigado.
    1 point
  39. tomara não se concretizar, tem que vir na época certa a partir de abril. Depois vem um março ou um abril quente e de nada adianta. dia muito agradável com 27,4 após máxima de 28,5 ºC. A mínima desceu a 17,8 ºC
    1 point
  40. As maiores e mais amplas anomalias positivas estão na costa leste da América do Sul e sudeste da Austrália, justamente as regiões que sofreram terríveis ondas de calor! Agora a tendência, ao menos aqui, é baixar um pouco a TSM, mas isso só será possível com uma mudança de padrão. Concordando com os modelos, que mostram uma primeira metade de fevereiro na média ou abaixo, tínhamos um quadro similar no outono de 2018: Pacífico Sul abaixo da média e Atlântica Sul muito quente (ainda que o Pacífica tenha esquentado um pouco nos últimos dias e o Atlântico esteja mais quente no Brasil que na Argentina). Na ocasião, as mp´s entraram aqui a partir da metade de maio e se estabeleceu um padrão de domínio de mp's. A diferença é que há 10 meses atrás não tínhamos um quase-El Niño, mas a similaridade das condições do oceano me fez apostar numa melhora para fevereiro. Deu certo. Mantido o quadro (mesmo quase com El Niño), aposto numa antecipação do outono neste ano com bastante chuva, ao menos no Sul. Hoje variação de 18,3° a 25,9°. Agora 25,8° (o sol predominou a partir de minutos atrás) com 68%. Dia EXCELENTE!
    1 point
  41. Boa tarde. Como disse ontem, ocorreram de fato fortes temporais na PB, no PE e no RN em decorrência da ZCIT entre a tarde de ontem e a madrugada de hoje. Alguns locais registraram de 50% até 150% a média do mês. No PE: Amaraji: 162,0 mm (média de 107,0 mm) Cabo de S. Agostinho: 70,8 mm (média de 113,8 mm) Primavera: 64,0 mm (média de 100,0 mm) No RN o maior foi de 140,0 mm no município de Venha-Ver (média de 128,0 mm). E na PB: Boa Ventura: 92,0 mm (média de 138,1 mm) Santo André: 84,5 mm (média de 81,0 mm) Coremas: 81,0 mm (média de 136,6 mm) Diamante: 80,0 mm (média de 137,0 mm) Mãe D'Água: 78,0 mm (média de 96,2 mm) Meu pluviômetro registrou meros 4,8 mm. __ Hoje será mais um dia de fortes temporais, podendo sair novos locais com acumulados iguais ou superiores a 100 mm.
    1 point
  42. Não sei se é um sonho mesmo, alguém me acorda, porque não está fazendo 30 graus ao meio dia. Faz DEZESSETE. E o sol sumiu!
    1 point
  43. Antes que a situação mude drasticamente, acho interessante registrarmos as condições que trouxeram um Janeiro tão quente: - Atlântico Sul muito quente; - Pacífico próximo ao Chile frio; - Pacífico próximo ao Peru e Equador quente; - Pacífico central quente, mas com algumas águas frias; - Atlântico norte, Índico e Pacífico norte quente.
    1 point
  44. Bom dia, mínima de 17,8°C, abaixo do esperado que era 19°C. Menor valor desde o dia 09/12 também.
    1 point
  45. Mínima de 18,3°!! Que maravilha!!!! Menor valor desde o dia 9/12, quando tive 15,9°. Agora faz 18,8° com 75% e céu quase limpo.
    1 point
  46. Hoje o Puchalski colocou mínima de 7 a 9°C para Urubici no final de semana. Mas tenho uma dúvida. Será que ele está se referindo a cidade de Urubici ou a qualquer ponto do município, como Vacas Gordas, por exemplo. Fica a dúvida, já que ele não considera PWS. Se der 7°C em Urubici, imagina em Urupema...
    1 point
  47. Vídeo sobre a neve no Brasil: http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?t=4619
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.