Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 10/30/18 in Posts

  1. Amanhã (31) e quinta (1º) podemos ter tempo severo na Louisiana, Mississippi, Texas e Arkansas. Poderia ocorrer alguns tornados fortes, baseado em dados de hoje. Modelos indicam outra ameaça no Dixie entre 06/07 de Novembro
    2 points
  2. Hoje, 29/10/2018, começa a funcionar a Estação Meteorológica do TOPO ! A instalação da minha terceira estação meteorológica começou as 19h30 da noite com o acompanhamento do capataz da propriedade. A montagem se deu lá no local de instalação para ser possível o transporte dentro do carro até lá. Levou cerca de uma 1h30 até montar as 3 partes que eram compostas a estrutura do abrigo meteorológico: 1 - Cano de ferro de sustentação com espera para base parafusada. 2 - Venezianas e porta 3 - Madeiramento do telhado Algumas diferenças e aperfeiçoamento em relação à estação da baixada: 1 - Telhado com 3 águas, ao invés de 2, nas direções de incidência solar Oeste (tarde), Sul (manhã) e Norte (inverno), com porta para o Sul. 2 - Base com ripas entrelaçadas e transversais parafusadas, permitindo ventilação pela face inferior também, mantendo rigidez estrutural 3 - Lonas laterais duplas e presas por uma tabua de madeira, garantindo melhor resistência ao vento e vida útil. 4 - Telhado feito em Forro de PVC ao invés de madeira, mantendo a cor branca para sempre e evitando que apodreça com a ação das chuvas. 5 - Substituição de arruelas no telhado por chapinhas metálicas contínuas ao longo do comprimento dos parafusos, aumentando rigidez. A montagem se deu através de um buraco feito com cavadeira, e fixação do poste já com a base. Em seguida a colocação das venezianas e parafusamento na base (furos e esperas já prontas). Depois parafusar estrutura de telhado e amarrar o madeiramento com um cabo de "fio de telefone" na estrutura de base para evitar que vento forte possa arrancar o telhado inteiro. Então fixado o suporte de chapa metálica nos dois pinos para o termômetro, conectar ao notebook e dar o comando para iniciar registração de dados. Quando passei de avião na volta de São Paulo em 17/10/2018, instantes antes de pousar no Aeroporto Salgado Filho, fotografei a área mostrando o local exato (seta vermelha) que foi instalada a estação: Agora o objetivo é monitorar! Ainda nesta semana devo fazer um cercado com arame farpado, pois, segundo o responsável, o gado pode bater no abrigo e deslocar, pois nesta época eles ficam bastante curiosos. Já aproveito para tirar mais fotos durante o dia e fazer a primeira coleta de dados de lá.
    2 points
  3. Uma pancada de chuva com muito vento provocou alguns estragos durante a tarde ontem em Queimada Nova. O vento forte destelhou algumas casas, causou o rompimento de alguns fios da rede elétrica, além de outros estragos. Acredito que as rajadas tenham ficado entre 70 e 85 km/h. D O acumulado foi de apenas 6 mm. Detalhe importante: NENHUM modelo previa se quer pancadas de chuva em Queimada Nova ou em municípios próximos (e em outros não tão próximos assim). Hoje não choveu, já amanhã pode haver pancadas de chuva segundo os modelos. Outubro chegou aos 40 mm, bem acima da média para o mês.
    2 points
  4. Hoje foi um dia muito feliz pra mim, pois nasce mais um ponto de monitoramento no meu sistema. Portanto, agora teremos 3 locais de monitoramento nos campos por aqui (CASA, BAIXADA e TOPO). Mais extremos, mais médias, mais riqueza de dados, análises e comparativos virão a partir de hoje para a zona rural da nossa querida RMPOA. Post completo com mais detalhes da nova estação:
    1 point
  5. Pressão mínima reportado foi de 953 mbar. Uma rajada de 161 km/h foi registrada em Isabela.
    1 point
  6. Dia extremamente aprazível em JF. Máxima de apenas 20,1C na Davis, a 720m de altitude. Mínima de 15,1C, com sensação de frio pela manhã. Agora cai um chuvisqueiro aprazível, com 16,7C. Outubro bom, embora longe de ser histórico.
    1 point
  7. Dia clássico de primavera hoje na região, de amplitudes: MIN/MAX Mondaí 13,4/33,1 Caibi 12,6/30,3 Itapiranga 12,7/29,7 Iporã do Oeste 12,5/29,2 Maravilha 10,5/28,2 São Miguel do Oeste 12,9/27,6 Minha máxima de 29,2ºC de hoje foi a mais alta do mês. Está faltando um pico de calor, um dia com máximas mais altas na região, quem sabe amanhã, parece favorável. Ontem tive 11,5ºC de mínima e hoje 12,5ºC
    1 point
  8. Enquanto isso, POA vai emplacando mais um mês acima da média. Até ontem estava em +0,9°. Esse ano não tem como ficar na média: teria de dar anomalia de -2° ou menos em novembro e dezembro. Hoje variação de 16,1° a 26,1° e vento E. Agora faz 23,3° com 61% e volta e meia temos umas rajadas
    1 point
  9. E ainda falando no quesito chuvas de outubro no Mirante, esta década, de 2010 até aqui(incluindo o deste ano que só falta confirmar na quarta já que não vai chover até lá), a média de chuva neste período está abaixo da normal 81-2010. Não tivemos nenhum outubro(além de julho e agosto) nesta década acima de 150mm(os que ficaram mais próximos desta marca foram 2011 e 2017), sendo que os meses de outubro que ficaram com chuva acima da média nesta década tiveram desvios positivos bem baixos, não chegando a 20% de desvio, ou seja, os mais chuvosos ficaram ligeiramente acima da média.
    1 point
  10. Algumas considerações sobre os últimos dias de outubro: Aqui em São Paulo outubro vai terminar com chuva próximo da média histórica, 120,1mm. Pouco provável que ultrapasse a média, pois só há previsão de chuva na quinta (e aí já seria novembro). Vitória(ES) com a chuva dos últimos dias já ultrapassou a média anual de chuva, e ainda falta novembro e dezembro para terminar o ano(Pior: novembro e dezembro são os meses mais chuvosos do ano em Vitória, estes meses correspondem a cerca de 25% da chuva anual, ou seja, vai aumentar ainda mais a chuva de Vitória em 2018, muito provavelmente vai fechar acima de 1600mm. Porto Alegre(que em 2018 teve vários meses com chuva acima da média e está próximo de atingir a média anual) muito provavelmente terá um outubro bem abaixo da média. Só um improvável caos generalizado na quarta de madrugada/manhã(porque pelas previsões tem previsão de chuva em POA na quarta) pode reverter a situação.
    1 point
  11. Até o dia 28/10, a média das T máximas em Curitiba (inmet-aut) é 21,7°C (-1,4) Ou seja, é muito parecido com a média de Agosto (21,5°C), com direito a 11 máximas sub 20 e provavelmente mais uma hoje. Outubro não sendo Outubro, loucura. Já choveu inclusive mais que o dobro do esperado.
    1 point
  12. Meio dia, temperaturas entre 17 e 19 graus em SP. Mínima foi de 13.6 com sensação de 8 no Mirante de Santana. Que baita mês.
    1 point
  13. Oscar se forma no Atlântico. o sistema é previsto para ganhar força e se tornar um furacão na segunda. O ciclone é o sétimo a ser subtropical da temporada, maior quantidade já registrada.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.