Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 10/26/18 in all areas

  1. Mês de outubro tem sido chuvoso em Curitiba. Já choveu quase 270mm no INMET até hoje (25/10). Em casa, na minha estação, já superou os 310mm. Chuva que foi forte em alguns dias, trazendo alagamentos e muita lama, inclusive em parques.
    7 points
  2. Já na próxima madrugada, a circulação começa a se fechar no litoral desde o norte do RS até o litoral paulista, com fortalecimento dos ventos no sul do RS. Amanhã à tarde já teremos o ciclone plenamente formado. Ele deve provocar problemas devido aos fortes ventos desde o litoral norte do RS até pouco ao norte do Florianópolis. Em alto mar, o modelo europeu chega a apontar rajadas de ~150km/h. Repito: EM ALTO MAR. Nas áreas litorâneas citadas, rajadas devem ser pontualmente próximas de 100km/h, com o perigo maior se afastando ainda no começo de madrugada de domingo. Apesar do afastamento gradual do ciclone para leste a partir da madrugada de domingo, o mar se torna bastante agitado, configurando risco para algumas embarcações, e há risco de ressaca do litoral norte do RS até o litoral sul do ES no domingo. É um ciclone forte, mas muito, MUITO distante daquele cenário catastrófico que o mesmo modelo chegou a apontar alguns dias atrás. Daí a importância de se ter cautela na hora de passar a informação para o público.
    6 points
  3. Por ser uma baía bem estreita, pode ser que tenha ocorrido, além dos tsunamis, ondas de seicha, que são causadas pelo próprio movimento do solo e costumam ser geradas durante o terremoto, geralmente em locais mais afastados do epicentro mas não é regra.
    5 points
  4. 3 points
  5. - Sobre a questão da urbanização, tenho uma experiência pessoal e posso afirmar que a "São Paulo da garoa" ainda existe em algumas áreas da Região Metropolitana, no caso me refiro especificamente a cidade de Embu-Guaçu, provavelmente uma das menores e menos urbanizadas cidades locais. Meus pais moram especificamente numa região bem arborizada (um condomínio dentro de uma área de preservação), e é impressionante a diferença do tempo lá em relação à Capital. Mesmo no verão, ainda é possível ter aquela virada no tempo no meio da tarde, com o céu ficando cinza e com garoa. As máximas raramente passam dos 30ºC, e as mínimas comumente ficam abaixo dos 10ºC (este ano, por exemplo, eles registraram valores na casa dos 5ºC). É interessante que eu moro em Curitiba e muitas vezes ao ligar para eles, nas conversas sobre tempo percebo que as temperaturas são bem parecidas, exceto nas ondas de frio de inverno, quando as mínimas geralmente ficam 2 ou 3ºC mais altas. Quero ver se compro uma estação, nem que seja das mais simples, para ter mais dados da região.
    3 points
  6. Vídeo da Indonésia mostra que o tsunami chegou apenas 3 minutos após o forte terremoto!
    3 points
  7. Terremoto de M 6.8 registrado no Mar Jônico próximo à costa Grega hoje
    2 points
  8. Uma onda de frio relativamente forte para a época deve atingir parte da Europa já nas próximas horas. Aqui em Paris a previsão é que durante o fim de semana as máximas fiquem na casa dos 7-9°C e as mínimas próximas de 0°C, após uma semana também fria mas sem grandes marcas. Há previsão inclusive de neve em boa parte do leste e norte do país, mas quase nulas aqui na capital. Na terça feira no entanto, a temperatura deve voltar a subir até rápido já alcançando a faixa dos 15°C antes do final da próxima semana. No momento, 10°C e névoa aqui no bairro de Porte Dauphine ,16° arrondissement da capital francesa.
    2 points
  9. VÍDEO FEITO DE UMA EMBARCAÇÃO MOSTRA O MOMENTO EM QUE DESLIZAMENTOS GERARAM TSUNAMIS DURANTE O TERREMOTO DE SULAWESI Um dos vídeos mais didáticos que já vi sobre a hidrodinâmica de um tsunami.
    1 point
  10. Por aqui o tempo abriu bastante ao longo da tarde e agora temos uma calmaria absoluta! Tem caroço nesse angu, acho que o céu ainda vai desabar nas próximas horas.
    1 point
  11. Reparo desde há muito tempo que sua região tem muitos eventos extremos de chuva. Qual a precipitação média no ano ?
    1 point
  12. Perfeito, Vini ! Desta vez, o Europeu é quem recuou em suas previsões para esse ciclone frente ao que os outros modelos previam. Não sei qual dos modelos ditou a regra dessa vez, mas sei que não foi o Europeu.
    1 point
  13. Choveu muito aqui em Umuarama durante a manhã e o começo da tarde de hoje. Foram 85,2 mm (Simepar). O volume de chuva neste mês já se aproxima dos 400 mm. Volume de chuva que caiu durante a manhã e o começo da tarde de hoje:
    1 point
  14. Qual foi o outubro mais chuvoso registrado na estação do INMET em Curitiba? Este ano por lá já tivemos janeiro e março acima de 300mm(e entre os mais chuvosos da história para seus respectivos meses na cidade - no caso janeiro foi o 4° mais chuvoso já registrado e março o segundo mais chuvoso e por pouca coisa em relação a março de 1998). Em Curitiba outubro ainda não terminou mas vai terminar com chuva muito acima do normal, mais que o dobro da média. Detalhe: é o segundo outubro seguido em Curitiba acumulando mais de 200mm. Outubro de 2017 foi o mês mais chuvoso em Curitiba no ano passado. Se outubro for o mês mais chuvoso de 2018 em Curitiba, isso significa quebra de recorde.
    1 point
  15. Outro dia de tempo fechado, temperatura variando entre 17 e 22°C, e 25 mm acumulados.
    1 point
  16. O alerta do INMET foi inadequado. Previa baixo risco e apenas 30mm/h de taxa de chuva. Tivemos chuva torrencial, varias árvores caídas, alagamentos. 100mm/h de precipitação. Nesse quesito o CPTEC sai superior, por não detalhar a intensidade da chuva. Apenas diz chuvas intensas. Alertas de chuva mais detalhados devem ser feitos por radares.
    1 point
  17. O dia inteiro foi de chuviscos ou chuva fraca, céu totalmente nublado e máxima baixa de 20,9C na minha estação. O acumulado é de modestos 11,8mm.
    1 point
  18. RafaelBHZ, choveu 53 mm em Salinas e em Montes Claros 40 mm, todas no Norte de Minas.
    1 point
  19. Nos anos de Obama os EUA não foram atingidos nem por furacões de categoria 1.
    1 point
  20. YUTU ESTÁ CAMINHANDO PARA SE TORNAR UM SUPERTUFÃO HISTÓRICO! ESTÁ COM T 7.9 NO RAW DA ESCALA DVROAK, AO NÍVEL DE HAIYAN! UM DOS MAIS INTENSOS DOS ÚLTIMOS 50 ANOS NO PACÍFICO!
    1 point
  21. Yutu é a tempestade mais intensa do ano no mundo. Dvorak 7.9, Pressão mínima de 898hPa e ventos sustentados de 290 km/h. O mais impressionante é que segue ganhando força. Essas ilhas Mariana do Norte estão sendo devastadas neste momento.
    1 point
  22. Granizo em Roma: https://www.washingtonpost.com/weather/2018/10/22/severe-storms-unload-knee-deep-hail-rome/?noredirect=on&utm_term=.b6a12d0229a5
    1 point
  23. Com a formação de Vicente e Willa a temporada de 2018 do Pacífico Leste e a mais ativa já registrada. Pode ser a primeira a superar 300 de ACE!!!
    1 point
  24. Finland breaks October records with temperatures above 20 degrees On Sunday around 2:30 PM meteorologists in Ylivieska (central Finland), some 130 kilometres south of Oulu, recorded a high of 20.5C, breaking the previous October all-time high of 19.4C, recorded in Helsinki in 1985. Kruunupyy, Kuopio, Siikajoki and Kokkola-Pietarsaari also saw a return of summer with temperatures hovering around 20 degrees. Finland has been experiencing an abnormally warm autumn. On Saturday Vaasa recorded its warmest overnight temperature for October since 1961, with a low of 14.3 degrees Celsius, Henri Nyman from the Finnish Meteorological Institute told Yle. Continental Europe is experiencing warmer-than-normal temperatures, with southern Sweden seeing all-time high temperatures in the mid-20s this mont h. Finland’s single-day heat record for October was broken Sunday when temperatures reached above 20 degrees in Ylivieska, central Finland. (Radio-Canada) On Sunday around 2:30 PM meteorologists in Ylivieska (central Finland), some 130 kilometres south of Oulu, recorded a high of 20.5C, breaking the previous October all-time high of 19.4C, recorded in Helsinki in 1985. Kruunupyy, Kuopio, Siikajoki and Kokkola-Pietarsaari also saw a return of summer with temperatures hovering around 20 degrees. Finland has been experiencing an abnormally warm autumn. On Saturday Vaasa recorded its warmest overnight temperature for October since 1961, with a low of 14.3 degrees Celsius, Henri Nyman from the Finnish Meteorological Institute told Yle. Continental Europe is experiencing warmer-than-normal temperatures, with southern Sweden seeing all-time high temperatures in the mid-20s this month.
    1 point
  25. Há alguma relação entre a radiação solar e as temperaturas médias mensais; por exemplo, os meses com os menores indices uv coincidem com as menores médias e aqueles cuja radiação está no auge são os mais quentes do ano?
    1 point
  26. 07/07/2017 Número de manchas: 16 A nova mancha AR2664, surgida ontem, mais que dobrou de tamanho. O Observatório de Dinâmica Solar da NASA fez um time-lapse do crescimento: Por enquanto ainda não produziu nenhuma erupção solar de maior intensidade, mas isso poderia mudar se o crescimento desestabilizar seu campo magnético. O núcleo das manchas é duas vezes maior que a terra. Há chance de tempestades geomagnéticas este final de semana. A NOAA prevê 60% de chance de uma tempestade de classe G1 em 09/07. Créditos das informações e imagem: SDO/HMI/SpaceWeather.com
    1 point
  27. 05/07/2017: Pelo segundo dia, o Sol está sem manchas. É o 44º dia sem manchas este ano, contra 32 ano passado. Uma corrente do vento solar de alta velocidade se aproxima da Terra e deve chegar entre 08 e 09 de Julho. Esperam-se tempestades geomagnéticas fracas de classe G1. Créditos das informações e imagem: SDO/HMI/SpaceWeather.com
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.