Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 10/16/18 in all areas

  1. O inicio da tarde de hoje está sendo marcado pela formação de diversos núcleos de chuva isolados e pequenos. Um desses núcleos (não é o da foto) provocou 4 mm em Queimada Nova, foi a primeira chuva depois de 6 meses sem nada. Mas não deve ser só isso que teremos de chuva nessa semana não. Os modelos estão extremamente otimista, especialmente para a próxima noite, tanto GFS tanto o ECMWF indicam valores bastantes altos. Europeu: (chuva entre às 15 de hoje às 15h de amanhã) GFS: (chuva das 9h de hoje às 15h de amanhã) GFS: (meteograma)
    4 points
  2. MUITA CHUVA NA REGIÃO LESTE DO TOCANTINS. MAIS DE 67 MM ACUMULADOS EM APENAS 1 HORA NA CIDADE DE RIO SONO! JÁ SÃO 100 MM ACUMULADOS EM DUAS HORAS. NÃO CHOVE EM PALMAS
    4 points
  3. Tocantins continua tomado por nuvens carregadas. Choveu pouco em Palmas ,foram somente 5,6 mm acumulados. Em Rio Sono o acumulado já chega a 127 mm desde as 7 da manhã! Em Pedro Afonso já temos 83 mm acumulados!
    3 points
  4. Aldo Santos, vão vender para alguma cigana ou vidente como bola de cristal.
    3 points
  5. Boa tarde. Ontem ainda caíram algumas pancadas de chuva isoladas aqui no sertão. Patos foi a que mais registrou chuva (oficialmente; extraoficialmente foram registradas chuvas em várias cidades). Abaixo as que registraram chuva pela Aesa. Hoje de manhã ocorreu um chuvisco que durou cerca de 30 min, que apesar de molhar um pouco a terra não acumulou nada (<0,1 mm). A última atualização do radar da APAC ↓ (15h20 local) mostra vários núcleos no cariri da PB, o que gera expectativa de chuvas para mais tarde aqui no sertão.
    2 points
  6. De fato. Mesmo com a ressurgência, a média anual é maior que em Duue de Caxias. Principalmente por conta do inverno, mais suave no pé de serra da Baixada Fluminense devido às noites frescas proporcionadas pelo efeito baixada.
    1 point
  7. A última lá nina intensa foi entre 2010 e 2012, antes disso houveram dois episódios, um em 1988/1989 e entre 1998 e 2001. É um facilitador para invernos rigorosos aqui na América do Sul, vide 1988, 1999, 2000 e 2011.
    1 point
  8. Estava na hora de uma super la niña. Desde quando não ocorre uma ?
    1 point
  9. Loucura seria um super El Niño? Se for isso acredito que NÃO teremos... como falei meses atrás, se houver El Niño acredito que será fraco (talvez Modoki) de acordo com dados que acompanho. Apesar do recente aquecimento, ainda aposto em neutralidade positiva e meados do ano que vem caminharmos para uma Niña. Seguimos acompanhando!
    1 point
  10. Justamente, e interessante que não era raro ter uma névoa na praia, me lembro de ter presenciado esta situação algumas vezes, mesmo no verão (morei lá entre setembro e dezembro).
    1 point
  11. Raramente faz calor forte em Arraial do Cabo. A estação automática na cidade comprova isso. Por outro lado, raramente faz frio também, devido aos ventos constantes.
    1 point
  12. Sim, muito provavelmente, teria que ser algum fenômeno do tipo para gerar essa circulação vertical...e venta muito ali na região, inclusive as temperaturas máximas são bem mais baixas do que na Baixada Fluminense...não são comuns valores beirando os 40 graus como ocorre com os cariocas. E toda essa situação particular criou um bioma bem característico, com grande presença de cactos e vegetação típica de regiões semi-áridas, sem falar na areia bem clara. Eu morei uns meses em Arraial do Cabo e parece que você está em outro país, pelo menos em relação às paisagens naturais.
    1 point
  13. As pessoas iriam se surpreender com o calor de Além Paraíba, Nani. Aquilo lá é outro nível ! Fico na torcida por essas estações. E quem dera se Juiz de Fora tivesse uma automática na altitude correta do município, que fica em média a 700m.
    1 point
  14. Renan, em Além Paraíba ia registrar máximas bem altas, em relação a outras estações, por causa do efeito sotavento, o ar desce de Teresópolis e Sumidouro em direção ao vale do rio Paraíba do Sul na cidade de Além Paraíba aquecendo rapidamente, mais a distância que a cidade fica do mar, protegida dos ventos do oceano pela serra do Mar. Parece que a cidade de Santos Dumont estava na lista de automáticas do ano passado, junto com Cataguases, Itaperuna.
    1 point
  15. No entanto as loucuras verificadas em 2015 e 2016 estão descartadas, correto ?
    1 point
  16. Vai ser! Não tem mais volta! Esta tendência vem sendo ratificada rodada pós rodada! O "grosso" chega por volta do dia 24, mas antes, dia 19/20 já chega " a primeira leva" de ar frio.
    1 point
  17. Tira põe, tira põe....Temer voltou atras e agora horário de verão começa dia 04. https://g1.globo.com/politica/noticia/2018/10/15/planalto-informa-que-nao-havera-adiamento-e-que-horario-de-verao-comecara-no-proximo-dia-4.ghtml
    1 point
  18. Pois é... Vou adiantar uma informação que o pessoal do BAZ, que esteve lá, deve comentar mais tarde. A estação convencional do INMET-Mirante de Santana, em Sampa, está sem reportar a insolação desde setembro porque roubaram a esfera de vidro do heliógrafo. É a 2ª vez que isso acontece, a 1ª foi em 2003. Me pergunto o que uma criatura vai fazer com aquilo...
    1 point
  19. Instabilidade atípica para a época do ano aqui no NE (no norte da região). As nuvens em destaque estão ganhando força (no Cariri paraibano - a média não chega a 15 mm). Isso me lembra outubro de 2010. GOES 14 - 18h16 local Imagem do radar da APAC às 18h20 - hora local (a cor amarela é 10 mm/h)
    1 point
  20. Renan, poderia ficar bem abaixo da média, mas que chovesse acima de 100 mm do dia 19 até o término do mês.
    1 point
  21. O Pacífico está com grande dificuldade em decidir o que será no final do ano... tempos difíceis para os modelos! Segue o baile!
    1 point
  22. Cheguei de Frankfurt ontem e estava bastante quente para a época, até os alemães estavam comentando sobre esse veranico.
    1 point
  23. Verdade, me confundi com a Humboldt, mas de qualquer forma ela não influencia a região de Cabo Frio, ela basicamente só influencia alguma coisa ali pela metade sul da Argentina, não tem relação com as águas frias na região citada.
    1 point
  24. Inverno JJA nas estações mais frias do Sul do Brasil por ordem de média simples Urupema (Morro das Torres): 9,13° Urupema/Epagri: 9,25° São Joaquim (Cruzeiro): 9,55° Pinheiro Machado (Passo dos Pires): 9,55° Pinheiro Machado (Parque Charrua): 9,63° São José dos Ausentes/Mario: 9,69° Bom Jardim da Serra (Rio do Rastro Eco Resort): 9,89° São Joaquim (Postinho): 9,99° Bom Jardim da Serra (Rio Porteira): 10,05° São Joaquim (Pericó): 10,10° São Joaquim (Santo Antão): 10,22° Bom Jardim da Serra/Epagri: 10,58° São José dos Ausentes/Inmet: 10,98° São Joaquim/Inmet: 10,99° Caçapava do Sul/Inmet: 11,68° Vacaria/Inmet: 11,76° Cambará do Sul/Inmet: 11,77° Jaguarão/Inmet: 11,99° Canela/Inmet: 12,04° Quaraí/Inmet: 12,15° General Carneiro/Inmet: 13,14° *Mantiqueira, Mirante do Rio do Rastro, Herval e Vacas Gordas não entraram por falta de dados. Agradeço ao @Fernando Keiser, ao @Mario e ao @Allef Caetano pelos dados! Qualquer adendo/correção, me avisem!
    1 point
  25. Enquanto o Molion fala em Neutralidade, o BOM da Austrália aumenta pra 70% de chances pra El Niño.
    1 point
  26. Creio que sim. Mas ao que parece a resposta da chegada da água quente na subsuperfície está ocorrendo agora (todos os niños tiveram aumento, mas esse daí foi o mais abrupto). Não sei se essa bolsa será o suficiente pra aumentar e manter o aquecimento, acho que só o tempo dirá. Sinceramente, não estou pessimista caso venha mesmo um El Niño. Não espero um 2019 seco pra cá.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.