Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 04/29/18 in all areas

  1. Quem é o do sul da "gema" sabe que o clima anda virado de uns 7 anos pra cá, esquentou muito com alguns poucos lampejos fortes de frio, como as nevadas de julho/agosto 2013 (primavera fria tbm) junho de 2016 e fevereiro 2018. Resta a gente saber até quando vai isso.
    4 points
  2. Esse é disparado o Abril mais quente. Vejam a lista abaixo: 1941: 17,3/26,3ºC (21,8ºC) 1945: 15,7/27,7ºC (21,7ºC) 1980: 17,1/25,4ºC (21,4ºC) 1993: 16,1/26,7ºC (21,4ºC) Esse vai fechar com 18/28ºC (23ºC). Além disso das menores máximas mensais para abril, esse vai ser a maior com 23,2ºC (contra 21,9ºC de 2015). Mas a cereja do bolo é a mínima absoluta de 14,0ºC, simplesmente 3,4ºC a mais que a maior mínima absoluta até então, 10,6ºC ocorrido em 1986. Abaixo as mínimas absolutas e as menores máximas, de 2000 pra cá:
    3 points
  3. A termos de frio, a baixa na costa do Chile é a PIOR coisa que pode acontecer. Mesmo que não houvesse bloqueio, não haveria mp para entrar, dado que essa baixa joga o ar frio para o meio do Pacífico. Ela é a certeza da falta de frio. Aqui deu máxima de 31,8°. Agora faz 29,9° com 58% e muitos cirrus, efeito da instabilidade no Uruguai. Muitíssimo abafado.
    2 points
  4. Estatisticamente, não é novidade termos abril/maio quentes no RS. O que preocupa è o constante e permanente aquecimento das águas da costa. Há anos, salvo um ou outro ano, está aquecido. Temos tido uma repetição escaldante. Otmista, creio ser um ciclo reversível a médio longo prazo. O ano que vivemos pode marcar algo excepcional. Comparado com o enorme ciclo terreno, é nada. Comparado aos registros que temos, de 100, 120 anos, no Brasil, é o fim do mundo. Já que viveremos menos que 100. Em Forno Alegre o abril é fevereiro, sem dúvida!
    2 points
  5. Agora sim um relato mais completo das chuvas desta madrugada em Buenos Aires. O começo da madrugada foi com chuva fraca e algumas trovoadas, da mesma forma que havia sido praticamente todo o sábado. Por volta das 3h30 acordamos todos assustados com a quantidade e intensidade dos raios (olhei pela janela e a maioria dos apartamentos da vizinhança estavam com as luzes ligadas). Não demorou muito para que a chuva caísse com muita intensidade, raios e granizo. Foram aproximadamente 50 mm no total, então posso estimar com tranquilidade que tivemos pelo menos 40 mm em 20 minutos de chuva. Aliás, estações meteorológicas do norte da Grande Buenos Aires chegaram a registrar 50 mm em 15 minutos. Acho que foi a chuva com maior taxa de precipitação que já vi em toda a minha vida para o período de 15-20 minutos (quatro anos morando aqui em Buenos Aires e 23 anos que morei em São Paulo). Aqui em casa, por precaução (já que estavam previstas chuvas fortes), fechei todas as janelas e persianas de madeira, já que em outra oportunidade tive uma janela quebrada pelo vento. Ainda assim, o piso do apartamento ficou quase que completamente inundado. Jorrava água pelas frestras das janelas e portas e caía uma verdadeira cachoeira de um sistema de aquecimento a gás que tenho na cozinha (não sei o nome em português, aqui é calefón) e que tem um tubo que leva o gás pra fora (é uma chaminezinha, mas tapada, o que mostra que a chuva caiu bem na horizontal mesmo). No amanhecer novamente fomos acordados por raios intensos, seguido de um temporal de aproximadamente 28 mm em cerca de meia hora e novos problemas de água entrando por todos lados. A cidade e a região metropolitana viraram (e continuam sendo) um caos: houve alagamentos, queda de árvores, postes, outdoors, tetos voaram, houve desabamentos de posto de gasolinas, de uma escola na Grande Buenos Aires, vidros de várias residências estouraram, o metrô permanecia inundado de manhã e fechado em vários trechos. No Aeroparque a água decia feito cachoeira em alguns pontos do saguão. Um raio caiu no meio de um show que estava sendo realizado ao ar livre num estádio, destruindo o cenário, mas por sorte sem feridos. Aliás, uma observação: acredito que só não tivemos feridos e mortos pelo horário que caiu a chuva. Foi durante a madrugada, que havia menos gente circulando e, além disso, essa tempestade toda caiu após um sábado inteiro chuvoso, em que já havia menos gente na rua (se o sábado tivesse sido estável, provavelmente mais gente estaria na rua de madrugada). O total de chuva apenas hoje já chega a 104,3 mm, já que segue chovendo, agora com menor intensidade. Deixaria de chover nas próximas horas.
    2 points
  6. Acumulado desde 9h de ontem a 9h de hoje em Buenos Aires: 108 mm. Só hoje: 93,8 mm, de 0h a 11h.
    2 points
  7. Vocês querem ver o quão quente está nossa costa? Deliciem-se.
    2 points
  8. Segue o verão aqui em Florianópolis. EURO dá minima de 23ºC no dia 1º de Maio. Importante destacar que 23ºC é a média máxima do mês de Maio! Floripa deve fechar a primeira semana com médias de 22 (+6) /26 (+3).
    2 points
  9. A gente estava saindo do verão, numa transição para o outono desde o dia 20 de março, quando ele voltou em plenitude a partir da metade de abril. Houve calor intenso em torno do dia 10, esfriou um pouco e acabou. Estamos sob verão climático que, pela primeira vez, vai entrar em maio. Dinâmica porca. Agora incríveis 26,1° com 73%. Isso é fora da realidade para esta época. Ao menos há chuva vindo para cá. Só espero que chegue!
    1 point
  10. 1 point
  11. Será que vem uma super marítima por aí? O CFS segue insistindo numa GRANDE anomalia negativa no sudeste nas próximas semanas...É bem característico de marítimas poderosas causarem anomalia positivas no Sul RS, Buenos Aires, Uruguai.
    1 point
  12. Dados esclarecedores. O pior cego é aquele que não quer ver o fato de que há aquecimento.
    1 point
  13. Previsão de anomalia do NCEP para maio na América do Sul. Deve ficar acima da média desde RJ, S de MG, SP até o Sul. O RS e o Uruguai devem ficar com +2° de anomalia. Se isso ocorrer, teremos um dos maios mais quentes já vistos, similar ao de 2012. As anomalias positivas novamente coincidem com o Atlântico superaquecido entre nossa costa e a Patagônia.
    1 point
  14. Em POA tivemos os seguintes recordes históricos (em 110 anos): - médias dos meses de jan/2011, ago/2012, ago/2015, abr/2016, set/2017, abr/2018; - quebra de recorde de calor nas médias dos períodos jun-jul-ago/2015 e mai-jun-jul-ago-set/2017 - médias de fev, mai e dez/2012 entre os mais quentes da história; - maior onda de calor da história em jan-fev/2014; - quebras de recorde de picos de calor (maior máxima ou maior mínima) em fev/2010, fev 2012, dez/2012, fev/2014, abr/2016; set/2017 - os três anos mais quentes da história foram, na sequência: 2017, 2012 e 2015. E podemos facilmente quebrar o recorde histórico de maio/2018 caso não se confirme a mp do dia 7-8 em diante. Isso não é só alarmismo: é desânimo total.
    1 point
  15. Atualizaram o dado de chuva e já temos 107,3 mm hoje. A média para todo o mês de abril, para que vocês tenham uma ideia, é de 118,8 mm.
    1 point
  16. Nem parece que batemos um recorde de 29C a pouco mais de uma semana. Muito frio nesses ultimos dias....amanha forecast de maxima de 5/6C , .....muita chuva, vento e sensacao termica de -2C. ....ja quase em Maio.
    1 point
  17. Abril interessante aqui no sertão da PB nas convencionais do Inmet. Em Patos, este mês está tendo a menor média máxima (31,6°C (-1,5°C)) para abril desde o abril de 2008, quando fez 31,7°C de média máxima (antes deste abril, só abril de 1984 teve uma média máxima mais baixa, com 30,8°C). Já em São Gonçalo, este abril está tendo a menor média máxima (30,8°C (-0,9°C)) para abril desde o abril de 1985, quando fez 30,6°C de média máxima. As mínimas estão muito próximas da média, já que o fator (tempo fechado) que fez segurar as máximas também fez segurar as mínimas.
    1 point
  18. Tempestade severa passou há uma hora por Buenos Aires. Durou uns 15, 20 minutos, mas certamente a mais forte que vi aquí, talvez a mais forte que ja vi na vida. Fechei as janelas e persianas de madeira externas e ainda assim, com o volume de agua e com o vento, o chao do apartamento todo molhou (estou aqui secando). Tambem impressionou a quantidade e intensidade dos raios e choveu granizo, felizmente pequeno. Por toda a cidade, buscando no Twitter, há relatos de tetos que voaram, vidros que estouraram, arvores caídas e inundacoes e o tempo todo ouço sirene de bombeiros. Quando amanhecer vamos ter melhor noção dos estragos.
    1 point
  19. É verdade que outono quente não significa inverno frio, e que já houve vários exemplos contrário. Mas fora esse paralelo, não vejo nada de comum de 2018 com 2000. E mais: aquele outono quente, acima da média, e não um inferno com o atual (no RS particularmente, mas pegando todo o Cone-Sul)!! O cenário é outro, a começar pelo fim do La Niña agora e o Atlântico quentíssimo mais ao sul.
    1 point
  20. Meu amigo, depois do Gamboa aparecer por aqui é realmente um prazer você também estar entre nós, desde há muitos anos. Olha, falar em mudanças climáticas é complicado, né, pois não há como comprovar nem negar. O inegável mesmo é que tem havido, sim, uma tendência de aquecimento global....que parece estar desacelerando aliás. E que poderá facilmente reverter para um resfriamento sim, não duvido. Mas, enquanto o planeta ainda aquece, não é coincidência esses recordes de calor no Sul, creio eu. E boa parte do hemisfério sul com temperaturas anormais. Enfim, estranho. Mesmo sob condições não tão adversas assim, onde num passado recente já tivemos outras situações atmosféricas muito mais desfavoráveis, ainda assim esses bloqueios anômalos seguem devorando o centro-sul e causando essas bizarrices. Todo ano tem acontecido uma bizarrice, repare só. De 2014 pra cá.
    1 point
  21. O BAZ é sempre igual. Rsrs Gente, estamos no dia 28 de abril e já estão enterrando o inverno. Se estivéssemos em 94 e 2000 o povo em Junho estaria se descabelando e falando que estaríamos realmente vivendo uma mudança climática. É o que aconteceu? Geadas até na região metropolitana de Goiânia. Particularmente acho extremamente improvável um outono inverno sem frio (exceção foi 86). Sentiremos frio forte sim. Acalmem-se. Sinto falta daquelas comparações excepcionais que o Caio fazia, tentando identificar os análogos. E qual a opinião dos nossos mestres daqui: Coutinho, AAA, Rodolfo, Bruno e tantos outros? Abraços a todos
    1 point
  22. Previsão do ECMWF para Pelotas. Baseado nisso a previsão para o início de maio seria: Dia 1: 16/22ºC (+5/+1ºC) Dia 2: 18/21ºC (+7/+0ºC) Dia 3: 18/27ºC (+7/+6ºC) Dia 4: 20/26ºC (+8/+5ºC) Dia 5: 21/33ºC (+10+12ºC) Dia 6: 19/30ºC (+8/+9ºC) Dia 7: 21/31ºC (+10/+10ºC) Se fizer 33ºC simplesmente vai pulverizar qualquer recorde de calor dos últimos 100 anos em maio. Isso tudo depois de enfrentar o Abril mais quente da história. **Anomalias em relação a média de maio na normal 1981-2010 que é 11/21ºC (11,4/20,5ºC). I
    1 point
  23. Felizmente terminamos o inverno no hemisfério Norte em um agora oficial La Niña. Agora o período de imprevisibilidade da Primavera. Onde faz sentido algumas coisas pertinentes. Ondas de leste + La Niña equilibraram as chuvas em partes do Nordeste. A Amazônia do Norte com chuvas significativas. Alguma estiagem abaixo do trópico de Capricórnio mais ao interior. Aparentemente observo uma tendência a estação seca prematura para minhas bandas. No aguardo
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.