Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/17/18 in all areas

  1. Estação da baixada de Pinheiro Machado voltou hoje, e tivemos uma BIG surpresa! O passo dos pires teve mínima de incríveis 3,1ºC no amanhecer de terça-feira! Isso mesmo amigos, tivemos geada em pleno mês de fevereiro na Campanha Gaúcha!!
    3 points
  2. A Forte atuação da Zona de Convergência Intertropical nesses dias vem trazendo fortes chuvas entre o RN/CE/PI/MA. ALGUNS ACUMULADOS NAS ÚLTIMAS 96 HORAS, NAS ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS DO INMET: Caxias/MA 156,2mm Natal/RN 150,6mm Bacabal/MA 124,4mm Esperantina/PI 114,8mm Mossoró/RN 98,6mm Fortaleza/CE 94,2mm O CPTEC expediu um alerta vermelho pra chuva intensa/acumulado de chuva entre o RN/PB.
    2 points
  3. Além de Frio, Fevereiro também pode chamar atenção pela Seca! Até o momento só foram acumulados 15,1mm no Mirante de Santana. Se acabasse hoje, fevereiro seria o mais seco da história! É possível que feche entre os 5 mais secos desde 1961. FEVEREIROS MAIS SECOS NO MIRANTE DESDE 1961: 1984: 32,5mm 2005: 99,9mm 2003: 109,4mm 2017: 127,3mm 1979: 133,7mm
    2 points
  4. Aqui em Sampa, este fevereiro pode fechar como o mais frio desde pelo menos 2008. Naquele ano o Mirante fechou o mês com 19,0 / 28,3 e 22,7 de compensada. O mais incrível é que em 2008, as médias ficaram levemente acima da normal 1961-1990... Segue abaixo a tabela e as anomalias deste mês no Mirante: MÁXIMA: 27,3° (-1,4°) MÍNIMA 18,5° (-1,0°) MÉDIA: 22,3° (-0,9°) Normal 1981-2010
    2 points
  5. Sete Barras - SP - Ciiagro 2000-2018 (definitivamente o vale do Ribeira é a região mais subtropical do estado) Ilha Solteira - SP - Ciiagro 1993-2018:
    2 points
  6. Anomalias até o dia 16 de fevereiro (em relação ao normal no mesmo período) - CPTEC: Em relação às máximas, boa parte do país segue com temperaturas dentro a abaixo da média. Os desvios mais negativos ocorrem no leste de Minas e ES, devido a ZCAS que atuou na primeira semana. Já quanto as temperaturas mínimas, boa parte do país até agora tem apresentado valores dentro a acima da média. Os maiores desvios negativos ocorrem em RS, SC e sul do PR. Por fim, os maiores desvios positivos de chuvas estão sendo observados na metade norte do sudeste, boa parte do nordeste e a parte oriental da Amazônia (TO e sudeste de PA), graças à atuação da ZCAS na primeira semana do mês. Já SP, sul de Minas e triângulo (na região sudeste) estão com chuvas abaixo da média. No Rio (capital) e litoral norte paulista, mesmo com os temporais, as anomalias ainda não estão tão acima da média.
    2 points
  7. Nao sei se concordam comigo, mas parece que está faltando muita atividade convectiva no leste de SP, ja reparei que vem desde a primavera, em situações normais começa alguma coisa em Outubro / Novembro em Dezembro aumenta e entre Janeiro e Março é a maior frequência, tanto que faz parte do noticiário sensacionalista diário destacar qual foi o bairro "premiado" do dia, sinceramente acho que o verão não se consolidou e estamos vivendo uma extensão da primavera. As chuvas estão dependendo muito de sistemas sinóticos e quando eles falham como foi esta ultima FF ficamos na pós frontal e os acumulados não aumentam
    1 point
  8. No final da tarde uma linha de instabilidade trouxe forte temporal em Pombal (PB), com muitos raios e ventania. A chuva forte alagou algumas ruas em pouco tempo, mas sem registros graves. Foto de Rafael Santos mostrando a linha próxima da cidade.
    1 point
  9. Apesar da passagem de um sistema frontal no meio dessa semana, trazendo uma massa de ar frio forte para a época e precipitações excessivas nos litorais paulista e fluminense (sobretudo na capital deste estado entre quarta e quinta feira), o acumulado de chuva nos últimos 5 dias (das 10 da manhã do dia 12 até as 10 da manhã de hoje, dia 17) tem sido pouco na região sudeste de um modo geral. MG, ES e centro norte fluminense estão com menos de 25 mm. Já os maiores valores estão no estado paulista (destaque para o oeste e litoral), centro sul do RJ (destaque para o litoral) e sul de minas. Embora de forte intensidade, o sistema não foi suficiente para organizar um significativo corredor de umidade que vai da Amazônia até o litoral. Apenas entre a manhã de terça e a manhã de quarta feira que a chuva foi mais significativa, mas se restringindo ao estado paulista (Grande SP ficou de fora), centro-sul de RJ e sul de Minas.
    1 point
  10. No meu caso eu estou monitorando as estações de São Mateus e Mauá. São Mateus está com 16,5/26,0 em fevereiro. Desvio de -1,6/-3,0 respectivamente. A Média Simples está em 21,2ºC (-2,4ºC) São Mateus acumulou até agora em fevereiro 33,4mm (a média na estação é de 214,8mm) Em Mauá está com 16,3/24,2. Média Simples em 20,3ºC O João Fachetti monitora as estações da Capela, Parelheiros e Vila Mariana.
    1 point
  11. Tarde de sábado agradável em São Paulo. Temperatura média está em torno dos 25/26ºC na cidade, e os ventos marítimos impedem a formação de pancadas de chuva na cidade. Imagens do Radar do CGE mostram alguma coisa se desenvolvendo apenas no extremo norte da RMSP. Talvez algumas pancadas avance para a Zona Norte, mas não será nada muito além disto. Já na região de Bragança Paulista chove forte com potencial de granizo inclusive.
    1 point
  12. A partir de hoje volto a reportar de Porto Alegre. Infelizmente deixo a Ilha da Magia, agora só em julho... Aqui em POA mais um dia de muito sol. Hoje deve fazer mais calor que nos últimos dias. Após mínima de 19,2°, espero máxima em torno de 31, 32°C no Inmet, com ar bem seco. A cidade segue bem abaixo da normal 1961-90: Mínimas: 18,8° (-2,0°) Máximas: 30,2° (+0,1) Compensada: 23,9° (-0,7°)
    1 point
  13. 1 point
  14. Renan, o mapa de chuvas do Europeu está bem otimista para a Zona da Mata. E aqui para Laje do Muriaé indicando de 125 a 150 mm até a noite do dia 25, se confirmar esses acumulados aqui, ficaria acima da média de fevereiro. Que venha essas chuvas bem distribuídas por uns 7 dias, para molhar bem a terra. Para Miraí e cidades um pouco ao norte valores de até 200 mm.
    1 point
  15. Infelizmente a alta no sistema nesse período úmido está aquém do esperado. O acumulado de chuva registrado nesse fevereiro tem sido apenas de 25.3 mm, sendo que a média para os primeiros 16 do mês é de 116 mm (total de 203.4 mm para os 28 dias). Já a alta tem sido de apenas 0.5%. O esperado para o período é de cerca de 5%. A situação só não está sendo pior devido aos dias mais agradáveis. Se tivéssemos tempo quente e pouquíssima chuva, o Cantareira já estaria registrando queda. Em fevereiro de 2016 (calor excessivo, muito pouca chuva e solo já seco na região), houve uma queda de 3.4% nos primeiros 16 dias, sendo que o acumulado no mesmo período estava em 34.7 mm. Agora resta esperar para que a chuva na segunda quinzena deste mês caia com mais força não só no Cantareira, como também em todo o leste paulista.
    1 point
  16. Modelos divergem para o cenário da próxima segunda-feira no sul do Brasil. Os ajustes nas próximas rodadas são essenciais para os acumulados de chuva e a possibilidade algum registro de tempo severo. Por hora a Campanha Gaúcha, que precisa de chuva, seria a menos agraciada.
    1 point
  17. E se o Euro estiver certo (tem sido bem certeiro), o Rio de Janeiro e toda RM podem estar numa situação de emergência total:
    1 point
  18. Algumas estações no sul do Uruguai tiveram mínimas incríveis nesta manhã El Edén, Maldonado: 5,9ºC La Riviera, Rocha: 6,6ºC Rocha (INMET): 7,1ºC Pueblo Eden, Maldonado: 7,2ºC
    1 point
  19. Que noite excepcional, temos 12,7ºC aqui em Pelotas gelo total..!!
    1 point
  20. Chelo, chelo, chelo e mais chelo. E o melhor, em pleno FERVEreiro!
    1 point
  21. ECMWF e GFS colocando 10ºC para Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste entre segunda e terça-feira. O interessante é que os modelos estão colocando uma boa estabilidade durante a madrugada e com céu limpo, acredito que possamos ter entre 5 e 6ºC na baixada do Passo dos Pires, se brincar sub 5. Valor sem dúvida formidável para fevereiro na região.
    1 point
  22. Ensemble do europeu projetando um restante de fevereiro com diversas entradas de frentes frias no RS e anomalias negativas, finalmente depois de 10 anos poderemos ter um fevereiro abaixo da média aqui na região. Incrível! Já por outro lado em março o modelo climático indica a persistência de muitos bloqueios ao longo do mês, provavelmente por conta da presença de uma crista em 250 hPa favorecendo advecção de ar quente para as latitudes mais altas e impedindo o avanço das frentes. Pelo modelo poderíamos ter uma onda de calor na segunda quinzena.
    1 point
  23. ECMWF 0z (em comparação com a 12z de ontem) intensificou a erupção de ar frio entre os dias 12 e 15 de fevereiro. CMC também concorda. Já o Geraldo Francisco Santos, vulgo GFS, não pega nada comparado a essa projeção do europeu.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.