Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 03/23/19 in all areas

  1. 20 points
    URGENTE......!!!!!!!!!!!!!!! HABEMUS TEMPESTADE TROPICAL IBA.....!!!!!!!!!! CONFIRMAÇÃO OFICIAL VINDO AGORA PELO CENTRO HIDROGRÁFICO DA MARINHA (CHM))
  2. 14 points
    WRF na 0z veio com um poderoso furacão na costa. O centro de pressão seria inferior a 980 hPa. Temperatura ao redor de 28ºC em 850 hPa próximo ao olho. E positiva em 500 hPa, onde a temperatura costuma ser negativa! Rajadas de vento extrapolam a escala. Vamos seguir acompanhando!
  3. 14 points
  4. 13 points
    IMAGENS DO CANAL VÍSIVEL DEIXAM CLARO QUE A ENTÃO DEPRESSÃO TROPICAL (JÁ TEMPESTADE TROPICAL AO MEU VER) SEGUE GANHANDO FORÇA. CONVECÇÃO NÃO PARA CRESCER, INCLUSIVE JÁ CONFIGURANDO UMA "HOT TOWER". IMPRESSIONANTE!
  5. 13 points
    ANIMAÇÃO DA BAIXA, PRÓXIMO A COSTA DA BAHIA.... TEMOS UM OLHO FORMADO E GIRANDO
  6. 12 points
    ESTA PASSAGEM DO SCARTÔMETRO PELA COSTA DA BAHIA NÃO DEIXA MAIS DUVIDAS! HABEMUS TEMPESTADE TROPICAL IBA.... FALTA APENAS O CHM RECONHECER.... REPAREM.... 40 NÓS (74KM/H) DE VENTOS NO CENTRO DA CIRCULAÇÃO...... DIA HISTÓRICO MY FRIENDS...!!!!!
  7. 12 points
    URGENTE........... CPTEC AGORA RECONHECE FORMAÇÃO DE DEPRESSÃO TROPICAL NA COSTA DA BAHIA
  8. 12 points
    A respeito do núcleo do sistema olhem a temperatura em 850 hPa, ao redor de 26/27ºC. Como curiosidade o furacão Verônica no noroeste da Austrália (entorno de 28/29ºC): Ainda a respeito do nosso sistema olhem a temperatura em 700 hPa (bem positiva): E em 500 hPa aparece valores quase positivos, na região do núcleo. Pelo Euro sistema tropical. Ao meu ver são grande as chances de tropical, resta saber se é uma depressão ou tempestade. Receio os modelos estarem subestimando este sistema, considerando o desempenho ruim da modelagem nos últimos meses e o fato de ter poucas observações nesta região para inicializa-los.
  9. 12 points
    LANDFALL OU NÃO, DEPENDERÁ DO AVANÇO DE MASSA DE AR POLAR NO CENTRO-SUL NOS PRÓXIMOS DIAS. Com o grau de divergência se acentuando nos modelos em relação a seu trajeto, volto a reforçar novamente os mecanismos nos modelos que explicam se a baixa pode ir a dentro do continente ou não. Um Ciclone Tropical ou Subtropical é uma baixa "empilhada" em vários níveis da atmosfera. Portanto a sua previsão envolve tudo o que acontece ao longo de todas as camadas da atmosfera não só com a região do ciclone, mas bem como com o que acontece em milhares de quilômetros a sua volta. Por isso prever estes sistemas é bastante complexo e de difícil solução nos modelos. E acrescente a isso, uma região aonde Ciclones Tropicais são de rara ocorrência, o que diminui o "skill" (habilidade) dos modelos em executar cálculos para prever estes sistemas. Pois bem, no geral temos dois cenários envolvendo este sistema. O Setup principal será uma massa de ar polar irá avançar no começo desta semana sobre a Argentina e irá chegar ao Centro-Sul do Brasil, derrubando novamente as temperaturas na região Sul. Essa massa de ar polar (assim como todas as outras) em médios e altos níveis vem acompanhada de um Cavado (que é um sistema de baixa pressão não fechado). Este cavado é o fator chave da solução de IBA ir ou não para o continente. Na solução que até então era a massiva maioria dos modelos, o cavado iria ser forte. Em algumas soluções traz até um Vórtice Ciclônico sobre a Argentina e o Uruguai. Este cavado sendo forte, teria força o suficiente para ondular o Jato Subtropical. Ao ondular o jato subtropical, ele consegue atingir latitudes menores, e assim chegar na região do ES. Com isto, o Jato Subtropical por ter fortes correntes de vento, "fisgaria" a baixa e a levaria para alto-mar. Na solução outlier, defendida desde o começo pelo ICON, e agora parecendo que está ganhando mais adeptos, o cavado polar não seria tão forte, o que resultaria numa Massa de Ar Polar mais fraca também. Com o cavado mais fraco, ele não tem força de ondular o Jato Subtropical, o deixando zonal. Neste cenário, o Jato sendo zonal, não teria força de chegar ao ES, e assim "fisgar" a baixa. Sendo assim, o sistema se deslocaria para oeste, devido a uma crista de um Anticiclone a leste, e faria landfall (tocar em terra) no ES ou na BA. Nota-se também um padrão de bloqueio nessa solução do ICON, com a formação de Vórtice Ciclônico na costa do Chile, o que explicaria também o cavado não ter tanta força. Enfim, são váriaveis minusculas em um universo complexo que é a atmosfera que pode definir o futuro de Iba ir ou não para a costa.... Por isso que Ciclones Tropicais são tão desafiadores na previsão do tempo, e ao mesmo tempo tão fascinantes, por envolverem uma série de fatores na sua previsão.
  10. 12 points
    OLHAR DOS MODELOS NESSA MANHÃ Aumentou o número de modelos que agora colocam a baixa mais próxima da costa, e inclusive a trazem para um EVENTUAL LANDFALL ENTRE ES/BA Caso do UKMET que sugere uma clara Tempestade Tropical tocando em terra no ES. ICON e COSMO, os unicos modelos que davam essa solução, seguem firme neste cenário. O Modelo Europeu (ECMWF) ainda leva a baixa em direção a alto-mar, porém na solução desta madrugada, já se aproximou mais da solução destes modelos, colocando a baixa mais próxima da costa. O Euro também sugere a formação da tempestade tropical. Em caso de uma real aproximação e até mesmo landfall desta baixa, AINDA QUE "FRACA" COM 1000hpas, os impactos serão mais acentuados, principalmente no tocante a chuvas. Projeções de Chuva dos modelos que trazem a baixa para a costa divergem quanto a volumes. Uma das projeções mais agressivas, que é a do UKMET, coloca volumes de chuva superiores a 200mm (e acredite, o modelo pode estar subestimando ainda). QUERO DEIXAR CLARO QUE NÃO SOU METEOROLOGISTA, NÃO EMITO ALERTAS E NEM PREVISÕES, PORTANTO ISSO AQUI É UMA OPINIÃO PESSOAL MINHA PARA DISCUSSÃO NO FÓRUM. AO MEU VER OS MORADORES DA COSTA SUL DA BAHIA E DO ESPÍRITO SANTO DEVEM ACOMPANHAR DE PERTO A EVOLUÇÃO E PROGRESSO DESTE SISTEMA NOS PRÓXIMOS DIAS, DADA A INSISTÊNCIA DE ALGUNS MODELOS NESTE CENÁRIO. DE FATO É QUE A INCERTEZA PROSSEGUE.
  11. 12 points
    No geral, os modelos seguem sugerindo uma baixa pressão enfraquecida, do que deve nascer a partir de amanhã. GFS, FV3 (diagramas abaixo), e EURO sugerem uma baixa com pressão superior a 1000hpas, e potencialmente Subtropical. O UKMET por enquanto é o unico que ainda insiste que IBA será um furacão. A partir de amanhã, começaremos a monitorar IBA na prática. A baixa é prevista para se formar a partir de amanhã na costa da Bahia, com o processo de intensificação acontecendo entre o domingo e a segunda-feira. Os principais institutos meteorológicos seguem indicando chance de formação de Ciclone Tropical: DISCUSSÃO DO CPTEC: "Os modelos de previsão numérica seguem mantendo o posicionamento e o deslocamento do ciclone entre o litoral sul da BA e o ES, durante os dias 23 e 26/03, seguindo pelo oceano com trajetória orientada para sudeste a partir do dia 25/03, onde sua pressão central se intensificará distante da costa. Ao longo da madrugada e manhã do dia 23/03, a previsão indica que os ventos tenderão a ficar com intensidade moderada/forte (força 5/7 na escala Beaufort), principalmente no centro-norte do ES e sul da BA. Também a partir do dia 23/03, os modelos de previsão oceânica indicam uma agitação marítima ao longo da costa do ES e sul da BA, com ondas entre 3 e 4 metros de altura. Os modelos de previsão convergem para um início de núcleo quente, simétrico (até 3/4 dias) e não tão profundo, mais ainda não tem um consenso se o mesmo será um sistema profundo com núcleo quente. Três modelos de previsão indicam a permanência do ciclone mais junto ao litoral do ES. A temperatura da superfície do mar está com anomalia positiva sobre a região de influência deste sistema, com valores entre 1,5°C e 2°C" DISCUSSÃO DO NOAA PARA A AMÉRICA DO SUL: A Marinha do Brasil, órgão que irá classificar oficialmente o sistema, através da sua página no Facebook, também continua chamando a atenção para a formação de uma depressão ou tempestade tropical: Neste momento, um sistema frontal estacionário está atuando na costa da Bahia. Bolos de convecção são vistos explodindo no oceano em associação a uma baixa (associado ao sistema frontal, portanto assímetrica), e no interior da Bahia. A partir de amanhã com a formação da baixa, a tendência é que começará a explodir trovoadas no oceano.... Bem vindo ao monitoramento que começará amanhã.
  12. 11 points
    iMPRESSÃO MINHA OU TEMOS OUTRA BAIXA MAIS A OESTE NA COSTA DA BAHIA TENTANDO GIRAR E GANHAR FORÇA?? Alguem pode explicar, por que agora me perdi I
  13. 11 points
    Queimada Nova voltou a ter chuva durante a manhã de hoje. Foram 10 mm de chuva. A previsão de chuva continua nos próximos dias. Até o momento março está com 61 mm.
  14. 10 points
  15. 10 points
    URGENTE........ DEPRESSÃO TROPICAL ACABA DE GANHAR CLASSIFICAÇÃO INVEST 90Q POR PARTE DO NOAA, E COM ISSO AGORA ESTÁ SENDO INTERNACIONALMENTE MONITORADA
  16. 10 points
    Últimas Imagens do GOES 16 segue mostrando o Centro Exposto da Depressão Tropical 01. Alguma convecção segue crescendo em torno do centro, mas ainda não significativo.
  17. 10 points
    JUST IN: Primeiras imagens de satélite já mostram um pequeno centro com convecção explodindo próximo a costa da Bahia.... Provavelmente já se trata da baixa que iremos monitorar. Portanto ela já está em atividade. O ambiente é perfeito no momento. Na imagem em Vapor nota-se que não há nenhuma entrada de ar seco em torno da convecção, e também não há cisilhamento.... Com isso é altamente provável que este sistema será FULL TROPICAL. VAMOS ACOMPANHANDO
  18. 9 points
  19. 9 points
    PÁGINA DE MODELOS "TROPICAL TIDBITS" FINALMENTE ABRIU UMA ABA PARA O INVEST 90L VÁRIOS MAPAS CHEGANDO AGORA.....
  20. 9 points
    Pombal teve um temporal muito forte na tarde de ontem. Foi a chuva mais intensa do ano e a mais intensa desde 21/03/2016 (quando caíram 102.7 mm). Foram 60 mm em 50 minutos de chuva, com 23 mm em 10 minutos. Os ventos foram fortes, provavelmente passou dos 50 km/h pelos estragos (galhos quebrados/telhas derrubadas etc.). Eu gravei um vídeo da chuva: Pelo Cemaden: São José da Lagoa Tapada: 57.2 mm Manaíra: 32.4 mm Condado: 23.2 mm No sítio Angicos, em São Bentinho, foram registrados 105.2 mm. Santana dos Garrotes teve 31.3 mm (Cagepa). Cacimba de Areia teve 22 mm, Itaporanga 21.6 mm (Inmet) e São Gonçalo 21 mm (Inmet).
  21. 9 points
    Estação Meteorológica Convencional de Salvador acumulou apenas nas últimas 24 horas, 121mm. Efeitos da ZCOU que está sobre o Nordeste
  22. 9 points
    Imagens de Satélite estão evidenciando agora dois sistemas de baixa pressão em atuação. Um está mais próximo da costa da Bahia, e outro mais adentro no oceano, sendo este último com intensa explosão convectiva. A carta sinótica do NOAA elaborada as 9:00 já chama atenção para essa segunda baixa.... Vamos monitorando...
  23. 8 points
    QUE MOMENTO HISTÓRICO!! ESTOU MUITO EMPOLGADO E FELIZ. TORCENDO PRA IBA SE TORNAR UM FURACÃO, MAS LONGE DA COSTA. 😀 ❤️
  24. 8 points
    Imagens de Satélite estão sugerindo que a então Depressão Tropical está ganhando força. Desde a madrugada e a agora de manhã há muita convecção explodindo em torno do seu núcleo, e segue aumentando. Provavelmente haverá um upgrade na Escala Dvorak na próxima atualização. Pelas imagens em Vapor Dagua, nota-se que o ambiente é perfeito. Ar está totalmente úmido na região da circulação, sem nenhuma entrada de ar seco. Também dá pra notar que os valores de vento de cisilhamento são baixissmos. Este mapa mostra o shear (cisilhamento) baixo na região do núcleo da baixa. Outro fator que favorece a intensificação. Oceano que segue quente, com temperatura do mar em torno de 29°C. Modelos esta manhã prosseguem indicando em suas análises que o sistema é tropical de núcleo quente.
  25. 8 points
    ECMWF 12Z Intensificou e aproximou mais da costa. Por esta saída atingiria pressão central de 994 hPa Vento sustentado máximo de 100 km/h com rajadas de quase 150 km/h. Seria uma verdadeira Tempestade Tropical! Pode estar se rendendo ao cenário de landfall do ICON e do UKMET. Está ficando preocupante!
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.