Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 08/19/19 in all areas

  1. 19 points
    Pessoal, lancei um novo site de estações meteorológicas, o Estações do Brasil, que pode ser acessado no seguinte link: http://estacoes.forcontrol.com.br/ O site está na versão beta, por isso existem alguns pequenos bugs e ajustes que devem ser feitos, além do link ser provisório, já que o site ficará com o seguinte endereço: www.estacoesdobrasil.com.br. Fiz um resumo sobre o site e um passo-a-passo de como cadastrar estações, que pode ser acessado aqui. Espero que gostem do site e fiquem atentos, que vão vir muitas novidades ainda e novos recursos.
  2. 18 points
  3. 16 points
    E se setembro for apenas uma amostra do inferno que virá em outubro?
  4. 15 points
  5. 15 points
    Sobre o aquecimento da estratosfera acima da Antártida, queda abrupta do AAO, pacífico e atlântico resfriados, só podiam dar numa coisa....... BOMBA! Como comparação, achei parecido com a MP dos dias 10 a 15/09/2005. Euro 00z para setembro, só pra deixar salvo:
  6. 15 points
    Como se não bastasse, a AAO tá negativa e vai cair de novo. ATLÂNTICO FRIO + PACÍFICO NEUTRO COM TENDÊNCIA DE ESFRIAR + VÓRTICE POLAR ENFRAQUECIDO + AAO + ESTATÍSTICA DE VÁRIOS SETEMBROS RUINS SEGUIDOS. Se não for um Setembro com frio esse ano, eu desisto pra sempre desse mês.
  7. 14 points
    INMET divulga imagem com a soma total acumulada de precipitacao invernal que cai em solo brasileiro nesse ultimo inverno:😁
  8. 14 points
    Halos solares em Palmas hoje pela manhã. Halo solar 22° Halo circuscrito (é possível perceber a borda dupla ao redor do arco mais intenso (o circulo menor ao redor do sol é causado pela câmera) Circulo parélico Vídeo:
  9. 14 points
    Depois de vários dias seguidos de advecção constante e vento sul, a temperatura do mar segue em caindo como se estivesse em um gigante precipício! Temperatura do mar em alguns pontos de SC: 17,8°C Balneário Camboriú 15,8°C Baía Sul de Florianópolis 14,8°C Imbituba SST 12Z:
  10. 13 points
  11. 13 points
  12. 13 points
    Mas a rodada 12Z do Euro já deu um banho de água fria nos amantes do calor de plantão, e colocou muita chuva no Sudeste pro início de Setembro. Realmente será uma semana desafiadora pros modelos. Vão ficar doidinhos.
  13. 13 points
    Olá à todos... Vamos às informações da situação no leste paranaense e alguma coisa do nordeste catarinense... Boa notícia: já, desde ontem a chuva retornou de forma abrangente e generosa à nossa região. Nas últimas horas os acumulados pluviométricos ultrapassaram 20mm, fato q contribuiu de maneira definitiva ao fim das keimadas e da sujeira na atmosfera. Durante a madrugada ocorreram pancadas de chuva ainda de forma isolada acompanhadas de trovoadas, mas às 5h30 um núcleo bem desenvolvido passou sobre os municípios de Curitiba, São José dos Pinhais e Piraquara, com chuva forte e muitos trovões. A área de mau tempo se estendeu até o litoral catarinense, atingindo principalmente a região serrana de Joinville e a cidade propriamente dita. O ar frio q acompanhava a instabilidade avançou sobre o planalto e sobre as montanhas, baixando a temperatura (e isso ocorreu já no final da noite de ontem, mas se intensificou nesta manhã) até os 9°C em Curitiba, 7,5°C no planalto de Joinville e apenas 4,4°C no alto do Quiriri (Bradador). Observando as baixas temperaturas, cheguei a cogitar na possibilidade de ocorrência de chuva congelada no alto das montanhas, tanto no lado catarinense quanto no paranaense, já q na divisa dos estados ergue-se o Morro Araçatuba, com seus 1.673m de altitude. Pela lógica, a temperatura estaria cerca de 1°C inferior a registrada no Morro Bradador, q nakele momento era de 4°C. No entanto, observando a projeção de temperatura em outras camadas, vi q havia uma pekena inversão logo acima da cota dos 1.500m: 7°C na cota de 2.000m e 6°C na cota dos 3.000m. Uma pena, mas necessário para a manutenção da instabilidade. Pelo q eu pude observar, o ponto inicial de congelamento atmosférico começava próximo dos 4km de altitude. Então, tivemos bons momentos de chuva, e logo q a precipitação mais forte deu uma trégua, saí para fazer algumas imagens: 👆Um pouco de água da chuva que havia caído nas últimas horas... Céu cinzento chuva fraca, e frio de 8°C às 10h40 aproximadamente 👇 Uma vista para N/NW... a tristeza envolvendo a nossa região com seu manto frio e cinzento.. 👇 Já quase no retorno do meu passeio, me senti sendo observado e não resisti em registrar isso: não tenho idéia do q se passava na mente desse animal...talvez pensasse apenas no q iria comer mais tarde, depois q acabasse de comer o q estava comendo... Mas percebi q ao menos ele(s)estava(m) bem agasalhado(s) ha ha 🐏🐏 ⤵⤵⤵ A chuva retornou por volta do meio-dia e a temperatura permaneceu nos 8°C. Enquanto aki 8, no nordeste catarinense 6°C na Serra Smith (1.200m) e 3,5°C no Bradador (1.532m). Frio tbm no nosso litoral, com apenas 12°C em Paranaguá: Neste momento, 13h15, núcleos de trovoadas ainda atuam por aki. Não passaremos dos 9°C muito provavelmente nesta tarde..
  14. 12 points
    Alertas de grande perigo para onda de calor emitidos pelo INMET estão em vigor Eu pessoalmente nunca tinha visto alerta vermelho para onda de calor Fonte: http://www.inmet.gov.br/portal/alert-as/
  15. 12 points
    A próxima sexta-feira 13 promete ser do CAPETA!. Traços de 40ºC na região de Goiânia, possíveis 36ºC em BH e por aí vai (Europeu bota 37ºC dentro da região metropolitana).
  16. 12 points
    Apesar do nome, o fenômeno ilha de calor age muito mais nas mínimas do que nas máximas, como comentado pelo Wallace. Concreto e asfalto retêm calor e diminuem a perda por radiação nas noites frias, de céu limpo e sem vento. Tanto isso é verdade que, na cidade de São Paulo, várias vezes a estação do IAG, que é extremamente confiável, inclusive tem o nº OMM 83004, e fica num parque de 550 hectares (5,5 km²) tem máximas ligeiramente mais altas que a do Mirante de Santana, que fica em área totalmente urbanizada. Já nas mínimas, a estação do IAG ganha de goleada do Mirante, com valores quase sempre bem mais baixos. Inclusive, já vi referência a estudos (Embora não os tenha lido) que mostram que no centro das grandes metrópoles existiria uma espécie de "efeito caverna". As ruas que ficam na sombra dos grandes edifícios aqueceriam menos. Na cidade de São Paulo mesmo existem ruas no centro velho que ficam a maior parte do dia na sombra dos grandes edifícios.
  17. 12 points
  18. 12 points
    Hoje sem dúvida foi o melhor dia da semana em termos de temperatura: variação entre 11/27°C na maior parte da região de Curitiba (já mencionado pelo Lucas). Céu limpo na parte da tarde e sol brilhando intensamente 👇 Ao entardecer, infelizmente um grande incêndio na mata ressecada ao leste produziu tanta fumaça e fuligem q o Sol simplesmente desapareceu às 17h. Olhando o céu, parecia q uma tempestade estava se aproximando. As imagens eu fiz por volta do poente, às 17h50 👇 A nuvem de fumaça tomou conta da vila e também das vilas próximas. Me arrependi (tarde demais) de ter saído de casa fazer as imagens... O ar estava quase irrespirável. A fumaça baixou até quase o nível do solo com a calmaria do entardecer. Então, como se fosse neve, as cinzas transportadas de longe começaram a descer lentamente... Agora a temperatura já está em queda rápida e atinge 13°C.
  19. 12 points
    Máxima de 40,4°C em Palmas hoje no INMET CONV. Hoje realmente esquentou muito na cidade. Chegando em casa a noite vejo quanto deu no meu termômetro, ontem tive 39,9°C nele.
  20. 12 points
    Sim, sim, mas em todo caso as queimadas ajudam na emissão do gás. A propósito, a camada de fumaça aqui está assim:
  21. 11 points
    Últimas 2 últimas rodadas do GFS, principalmente a 12z que acabou de sair, mostra que a chuva finalmente poderá retornar no Brasil central no final do mês, incluindo até mesmo o oeste da Bahia e norte de Minas. É algo bem provável de acontecer, pelo que se tem observado na maioria dos anos.
  22. 11 points
    Estranho isso não ter virado destaque no fórum... bom ninguém da bola pro sul na verdade kkkkk Rio Grande do Sul deu um show hoje... Eu como amante de calor confesso, esse foi o melhor dia de inverno que eu já tive ♡
  23. 11 points
    Eu acho que o resumo que podemos dar pra esse inverno é "não chore por ter acabado, e sim sorria por ter acontecido". Eu estava sem esperança alguma de sequer baixar de 10° aqui em Sampa, vide o Mai-Jun terrível que passamos. Porém Julho e Agosto trouxeram bons momentos, mínimas e máximas bem baixas, dentro do que é possível em nossas paragens. O sentimento que fico para Setembro em diante é: o que vier é lucro.
  24. 11 points
    Boa noite... Uma espécie de pré-frontal favoreceu para a melhora no tempo na minha região. A temperatura máxima sofreu elevação de 5x°C e o Sol apareceu em alguns momentos do dia. A chuva também esteve de visita rápida ao amanhecer e agora a noite, mas não chegou a acumular 2mm. Imagem do final da tarde, por sinal, bem agradável com 16°C 👇 Para os próximos 2 dias a modelagem continua indicando muito frio e umidade. Na quinta-feira a advecção será tão intensa q durante a tarde é possível q tenhamos máxima abaixo dos 10°C. Será uma surpresa para kem estiver de passagem pela cidade de Curitiba, vindo do norte do país ou mesmo do oeste do Estado. Às 16h a temperatura poderá ficar em torno dos 7°C...
  25. 11 points
    Sábado de muitas nuvens pelo RJ, mas por volta de 15:00 o céu chegou a ficar parcialmente nublado por um tempo na região portuária da cidade do Rio, onde a máxima beirou os 24ºc durante esta abertura. Pouco depois as nuvens voltaram a dominar e a noite trouxe até pancadas isoladas de chuva, inclusive aqui em Niterói. Extremos de hoje: Galeão aero (ZN): 15,6ºc/23ºc Ipanema/Lagoa PWS (ZS): 17,6ºc/20,8ºc Praia do Pepino PWS (São Conrado, ZS): 17,7ºc/20,7ºc Rampa Pedra Bonita PWS (520 m): 14,6ºc/16,3ºc Helicentro Guaratiba PWS (ZO): 14,3ºc/22,8ºc Santa Cruz PWS (aeródromo Armando Nogueira, ZO): 15,2ºc/22,1ºc Nova Iguaçu Adrianópolis PWS (Baixada Fluminense, semi-rural): 13,5ºc/23,7ºc Niterói INMET: 15,5ºc/23,5ºc Duque de Caxias Xerém INMET (Baixada Fluminense, semi-rural): 12,1ºc/23,6ºc Marambaia INMET: 15,1ºc/21,4ºc Jacarepaguá INMET: 13,1ºc/22,4ºc Vila Militar INMET: 13,9ºc/24,1ºc Algumas fotos da tarde e do início da noite de hoje pela área do porto do Rio e Praça Mauá. Na foto 3 é possível ver o primeiro arranha-céu do Rio, o antigo prédio do jornal A Noite (hoje abandonado), e logo à esquerda um moderno edifício de escritórios contrastando. Na quinta foto o museu Museu de Arte do Rio(MAR), e na sexta a parte central de Niterói aparece bem ao fundo (dir) banhada por raios de sol que conseguiram encontrar uma brecha nas nuvens. Na última foto a construção histórica do antigo Touring Club iluminada.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.