Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation since 02/28/24 in all areas

  1. Março já está extremamente quente e seco, e deve piorar muito mais, esse se não for o pior é um dos piores verões já registrados. O ruim seria bom para falar a verdade. Pelo tempo.com teríamos uma sequência absurda de mínimas e máximas altas para época. Essa semana foi previsto chuva, mas divergindo mais uma vez do previsto caiu duas pancadas ridículas que acumularam um total de 9mm. De acordo com o ensemble teremos o estabelecimento de um forte bloqueio novamente, algo que foi comum de setembro para cá. Os próximos 10 dias serão muito acima da média. Já a chuva fica represada no Uruguai e RS. Só um detalhe, Adamantina está com média simples de 29°C por essa sequência não é nada absurdo dizer que podemos chegar a 30°C de média!!!
    26 points
  2. Para quem sofre de ansiedade: Faz no mínimo 15 dias que o EPS insiste em todas as rodadas com o início do outono mais ou menos coincidindo com o astronômico. Porém não significa que vamos ir para o "gelo", apenas sairemos da superfície do sol para uma normalidade da época. Média 850mb entre 23 e 30/03: Após isso temos uma tendência de aquecimento se desenhando para segunda semana de abril, mas nessa época o potencial de calor já é bem menor que o de março. PS: Neste outono até o começo de outubro, quanto menor a latitude maior a incerteza quanto a anomalias negativas, será um ano mais difícil para regiões tropicais.
    23 points
  3. Boa tarde... Novamente tivemos uma manhã muito suave, com temperatura na faixa dos 15°C ao amanhecer e bastante sol. A atmosfera e a brisa fresca me fizeram lembrar as tardes de inverno sob tempo bom e ar seco. Então, saí feliz pedalar e até me esqueci do fato de ainda ser verão e estar às portas de um período bem quente. As fotos eu fiz por volta das 9h20 e a temperatura estava em 20°C. Embora ao Sol já estivesse de certa forma quente, na sombra estava friozinho e a umidade produzida pelo suor dava aquela sensação que temos ao sair da rua e entrar num ambiente com ar condicionado funcionando perfeitamente bem. Quero muitas e muitas manhãs assim, antes do inverno chegar 🫠 Agora, neste início de tarde já temos 30°C.
    22 points
  4. 20 points
  5. Fórum bastante movimentado hoje por conta dessa boa frente fria, que eu considero de alta qualidade para os padrões de Março. O resfriamento da MP por trás dela não é grande coisa, mas e daí ? Só de trazer um refresco já é excelente, com direito a vários dias amenos ou agradáveis a partir de amanhã em diante. A época do ano ainda não me permite sonhar com frio de fato, pelo menos não nessa latitude aqui. E a expectativa é que ainda possa fazer algum calor amanhã, especialmente na parte da manhã, e o vento vira para Sul na parte da tarde com a temperatura em acentuado declínio. É espero que a temperatura esteja por volta de uns 16/18 graus na maior parte da cidade amanhã à noite, com rajadas boas e chuva moderada. Será uma bela mudança de padrão, sem dúvidas. Eu e meu filho Lucas agradecemos.❤️🙏
    19 points
  6. Agora deixo aqui registrado o ESPETÁCULO que essa CB nos proporcionou ontem no final da tarde.
    19 points
  7. Mínima surreal em Curitiba: 23,4°C Aqui na minha estação em Piraquara: 22,3°C Foi simplesmente uma das piores noites da minha vida. Não dormi mais do q 3h e me sinto um zumbi agora pela manhã. Minha cachorrinha, a Mel, dormiu menos ainda e a todo momento mudava de lugar na cama, passando por cima de mim. Precisei deixar a janela escancarada e saímos algumas vzs de madrugada pra varanda pq no quarto não dava pra ficar. A mínima dentro do quarto foi 28,1°C. Agora, 9h da manhã a Mel está entregue ao cansaço, tadinha. Acho q algumas vzs as sensações podem se comportar igual a atmosfera, com delay de 1 dia ou mais: Sensação des-humana 🫥🥵
    19 points
  8. Essa estação do Alerta Rio de Guaratiba é completamente bugada. Como todos sabem, esses cálculos de sensação térmica (muito duvidosos por sinal), são baseados em temperatura e umidade, e essa estação não registra nenhum dos 2 corretamente. Primeiramente, sobre a temperatura. A estação de Guaratiba fica localizada exatamente no mesmo local do INMET de Marambaia, como é possível observar no mapa abaixo do site do INMET. Os pontinhos verdes são cada uma das estações. Hoje, por exemplo, o INMET registrou máxima de 38,5ºC. Ontem, o Alerta Rio registrou 40,0ºC, enquanto o INMET 38,0ºC. Ou seja, a estação do Alerta Rio está registrando máximas 2ºC acima da realidade. Quanto a umidade, infelizmente o INMET/Marambaia não está registrando dados de UR. Porém, há uma estação particular a 5,8 km de ambas que pode ser utilizada para realizar essas comparações (marcada com um ponto vermelho no mapa). Essa PWS (WS-1400) registra tempeturas bem próximas ao INMET de Marambaia. Ontem (16), o Alerta Rio registrou UR mínima de 55%, na PWS foram 47%. Sexta (15), a diferença foi de 74% no Alerta Rio contra 56% na PWS. Na quinta, foram 83% do Alerta Rio e na 64% PWS. Ou seja, são em média 15% de diferença na umidade. O resultado desses erros são essas ínumeras matérias com sensações térmica estratoféricas que o próprio Alerta Rio divulga. E por fim, mesmo utilizando dados reais de temperatura e umidade, eu acho bastante questionáveis esses cálculos de sensação térmica, sobretudo se tratando de calor. Como o próprio nome diz é uma sensação, algo biológico e pessoal, não vejo sentido em utilizar um número para isso.
    18 points
  9. A partir de agora os dados de todas as 566 estações automáticas do INMET estão disponíveis na plataforma interativa da Sigma Meteorologia, acesse e confira: https://sigmameteorologia.com/sigmaweb/stations.php
    18 points
  10. O dia em São Paulo é marcado por chuva fraca intermitente e temperatura bem agradável. Às 16 horas: - CETESB PICO DO JARAGUÁ: 15,8℃ (14h) - CGE RIACHO GRANDE (RM): 16,3℃ - CGE VILA MARIANA: 16,5℃ - CGE PARELHEIROS: 16,7℃ - CGE MARSILAC: 16,9℃ - CGE CAPELA DO SOCORRO: 16,9℃ - CGE JABAQUARA: 17,4℃ - CGE SANTANA: 17,5℃ - INMET MIRANTE: 17,5℃ - INMET SESC: 17,7℃ - IAG: 17,8℃ (15h)
    17 points
  11. Choveu muito em Belo Horizonte na última noite, bem mais do que estava previsto. Nas estações da cidade, foram 26 mm (extremo sul) até muito expressivos 77 mm na estação da Pampulha! A precipitação começou por volta das 21h e estendeu-se até boa parte da madrugada, quando a temperatura baixou para os 19ºC que comentei ontem. Hoje, temos um dia bastante diferente de ontem. O céu está nublado a encoberto e a temperatura cerca de 6ºC a menos que ontem no mesmo horário. Segue uma imagem do começo da tarde na zona norte da cidade: Temos um dia marcado por alternância de momentos de bastante escuridão com outros mais claros, mas sempre nublado. Algumas poucas aberturas de sol fraco ocorrem agora a tarde. Foi muito bom poder sair no horário de maior insolação do dia e sentir um ar fresco, um tempo bastante amigo. Nesse meio de tarde, temos 23 a 25ºC na cidade, um sábado extremamente agradável e confortável!
    17 points
  12. Situação complicada no sul do Espírito Santo. Alguns acumulados nas últimas 24 h (CEMADEN): Bom Jesus do Norte-Vista Alegre: 304,4 mm Bom Jesus do Norte-Rio Itabapoana: 251,8 mm Muniz Freire: 196,4 mm Alegre (INMET): 193,6 mm Rio Novo do Sul: 152,0 mm Vargem Alta: 150,6 mm São José do Calçado: 130,6 mm A cidade de Bom Jesus do Norte-ES fica na divisa com o RJ, separada de Bom Jesus de Itabapoana-RJ pelo rio Itabapoana, que faz a divisa.
    17 points
  13. 17 points
  14. Se fosse nos EUA, era papo de já estar organizando uma evacuação total de algumas áreas com históricos de tragédia. Mas vão preferir deixar o povo a mercê da sorte. Agora é torcer para que os modelos estejam completamente errados. Enquanto isso, manchetes como sensação térmica de 62°C é que ocupam lugares nos jornais...
    17 points
  15. Hoje de tarde, após às 16h30, um sistema formado a sudeste, na altura de Patos, avançou e provocou algumas trovoadas aqui em Pombal. Chegou a chover fraco mas foi muito rápido, porque o sistema passou de raspão. Rafael Santos Essa mesma instabilidade provocou 31,4 mm em apenas 20 minutos na estação do CEMADEN de Santa Teresinha, na região de Patos. No momento tem alguns núcleos ativos a leste de Patos: Uma coisa que tem me incomodado bastante neste mês é que, independente do quanto chova, não deixa de fazer calor, e é um calor abafado, muito úmido. Desde o início do mês que tô me sentindo em uma sauna, muito provável que o culpado disso seja o Atlântico, que tá basicamente fervendo:
    17 points
  16. Ontem chegou a chover em alguns pontos do sertão da PB, mas Pombal infelizmente não teve nada. De destaque, segundo a AESA, tivemos 68,2 mm em Prata, no Cariri do estado. Hoje de madrugada se formaram instabilidades bem fortes entre o RN e o CE: No momento temos instabilidades ao redor de Pombal, alguns núcleos ao norte e outros mais fortes ao leste (a foto abaixo é do leste): Rafael Santos Falando de projeções, agora o europeu entrou na onda do GFS, colocando chuvas bem acima da média nas próximas 2 semanas:
    16 points
  17. Boa noite, pessoal. Hoje aconteceu algo inacreditável aqui na cidade de Juiz de Fora-MG, pois muitas pessoas estavam apavoradas devido à VERGONHOSA previsão e alerta emitidos ontem, em rede nacional, na qual incluia a zona da mata mineira dentro do alerta válido para a região serrana do RJ, alerta esse que informava de chuvas acima de 100mm por dia até Domingo e rajadas de vento de 100km/h. Sim, foi assim mesmo que a informação apareceu na previsão, uma vergonha total. Tive que desmentir essa desinformação ao longo do dia por aqui, o que me gerou desgaste e estresse, mas valeu a pena ter contribuído para falar a verdade às pessoas. Eles literalmente incluiram uma região inteira dentro do mesmo pacote de outra, com climas completamente diferentes. QUe lástima.
    16 points
  18. Noite infernal no Leblon com 31,7 no momento, algumas estações também na zona sul marcam 32, o tempo já fechou e algumas rajadas moderadas ocorreram há cerca de uma hora mas já pararam. Na rua só se fala na tal chuva.
    16 points
  19. Modelo ECMWF AIFS, que é baseado em inteligência artificial, segue projetando volumes impressionantes de chuva para a RM e Serra fluminense. No modelo Euro tradicional, as projeções ultrapassam 500mm em algumas áres.
    16 points
  20. Temperatura entrou em queda violenta a partir das 4h45 por aqui com a ventania. 4h45 - 28,2° 4h50 - 27,0° 4h55 - 24,8° 5h00 - 23,6° 5h05 - 22,9° 5h10 - 22,6° A mínima ocorreu agora há pouco e continua o mesmo valor: 21,4°. Vocês não imaginam a alegria deste alívio. Tempo está nublado, úmido e com vento O. U.r. de 92%.
    16 points
  21. Gravíssimo cenário previsto no estado do Rio de Janeiro para esta semana, sobretudo entre sexta e sábado. Todos os principais modelos internacionais (ECMWF, ICON e GFS) indicam volumes extremos de chuva até domingo. Isso numa região que já tem um histórico de graves problemas com chuva extrema. A previsão abaixo é do modelo modelo europeu (via Yr.no) para a cidade de Guapimirim.
    16 points
  22. Olhando para outros análogos do passado, resolvi adicionar 1954, 1965 e 1970 ao cardápio de anos possivelmente correlatos a este ano no que diz respeito ao comportamento da SST para a região do ENSO. Nessa perspectiva, a SST média destes anos combinados se comportou da seguinte maneira no JJA. E a anomalia média de temperatura no JJA se deu assim: Ou seja, analisando exclusivamente sob a ótica dos análogos e na perspectiva da previsão da SST no decorrer deste ano, esperando uma rápida transição de El Nino moderado a forte para uma possível La Nina moderada a forte, se espera um inverno climático com temperaturas abaixo da média para a maior parte do centro-sul do Brasil, e também na Argentina, no Chile e no Uruguai.
    16 points
  23. Incrível. Conforme a urbanização aumenta e as grandes áreas florestais encolhem vertiginosamente, recordes de altas temperaturas são inevitáveis. Efeito do temporal rápido da tarde de ontem na Fazenda Rio Grande em Curitiba: Máximas no Paraná ontem:
    16 points
  24. Pois bem, isso merece ser mencionado ! Em meus aproximados 24 anos que acompanho meteorologia, nunca, eu disse nunca, havia visto uma previsão diária apontar algo tão diferente do que aconteceu de fato....havia mínima chance de chuva para hoje (se ocorresse, seria rápida e isolada), mas a realidade é que uma instabilidade conseguiu se formar sobre Juiz de Fora, permanecendo praticamente parada até dissipar. Não foi grande o suficiente para pegar a cidade toda, mas foi fortíssima aonde caiu, e pegou bem aonde moro, na parte nordeste. Aconteceu o que eu JAMAIS poderia imaginar: O acumulado na minha estação chegou a INACREDITÁVEIS 59,4mm e , pasmem, foi o maior acumulado diário do ano ! Em um dia com BLOQUEIO, com alta em 500mb bem em cima !!!! Sinceramente....esse foi o temporal mais surpreendente de toda a minha vida, e não vou me esquecer disso. Não há como culpar os modelos de previsão, eles estavam em consenso...o que ocorreu por aqui foi um evento absolutamente fora do campo da previsibilidade, algo digno de nota, dos casos em que a natureza surpreende a ciência. A termodinâmica fez valer sua força, de uma forma fascinante ! Dá para perceber, no entanto, como a pancadona foi extremamente isolada e irregular. Veja os acumulados nas estações: Eu fui definitivamente o SORTUDO DO DIA. No mapa do Cemaden, NA REGIÃO SUDESTE INTEIRA, minha estação registrou o maior acumulado.
    16 points
  25. Como dito e reiterado Adamantina vai tendo o período mais quente da sua história confirmado com folga. Não só aqui, vários locais do Brasil vem tendo médias muito altas desde agosto. Bom, nada mudou do meu último post para cá. Sigo com 9mm em março e temperatura beirando os 29,5ºC de média simples. Essa semana foi muito quente, mas quinta que veio o recorde. Minha estação registrou impressionantes 39,1ºC, o CIIAGRO 39,2ºC maior temperatura para Março batendo 2005. Presidente Prudente fez 37,7ºC igualando 2005 (histórico de 1967 para cá). De qualquer forma esse mês deve fechar como o março mais quente já registrado. Para quem anda feliz achando que vem mudança aí, as notícias não são boas, o euro ensemble e controle vem insistindo que o resfresco da semana que vem é rápido e fraco. Abril deve ser novamente um mês acima da média: Porém, de fato existe um friozinho fraco no fim de março. Adamantina: Tudo indica chuva mais constante na próxima semana depois de praticamente 30 dias sem chuva.
    16 points
  26. E hoje mais um dia insalubre vindo pela frente, a mínima foi de 24,2°C e agora faz 33,0°C | 73,4%!!!
    16 points
  27. Boa noite a todos. Como esquecer esse dia 15 de Março, dia do meu aniversário ? Foi simplesmente O ANIVERSÁRIO MAIS TÓRRIDO QUE EU ME LEMBRO nesses 38 anos. A minha estação registrou o impressionante dado de 34,9°C de máxima e esse foi o recorde absoluto para meus dados de Março. Ibitipoca subiu a 32,4°C e também é a maior temperatura para Março e até o momento a maior temperatura do ano. Estranhamente, a automática do INMET daqui de Juiz de Fora teve máxima de modestos 30,3°C e se diferenciou completamente do padrão observado nas baixadas. Não sei o motivo. Por enquanto, portanto, o recorde oficial da cidade ainda não foi batido (que é de 32,1C). Mas esse recorde poderá cair amanhã ou Domingo ! PS: Estou impressionado com o dado do INMET de São Joaquim ! RECORDE DE MARÇO PULVERIZADO !
    16 points
  28. Em Pombal voltou a chover ontem de tarde, na forma de pancadas fortes e rápidas, acompanhadas de rajadas de vento e algumas trovoadas. Rafael Santos Aqui em casa ao todo foram 17,9 mm. Hoje é dia 15, e assim chegamos na metade da nossa estação chuvosa, e esse é o balanço até agora: Eu tive nesses 15 dias de março mais de 300 mm, e no ano até agora já vai em 727,7 mm. A média anual na estação oficial é de 820,1 mm, tomando ela como base já tenho quase 90% dela acumulada.
    16 points
  29. 16 points
  30. Boas temperaturas mínimas nessa área entre o RS, Uruguai e Argentina. O friozinho da manhã voltando a ser sentido, que saudades estou disso. Todo ano é assim: O friozinho aos poucos vai aparecendo em Março nas médias latitudes, e no mês seguinte ele já "sobe" pra cá, deixando tudo mais democrático.
    16 points
  31. Por volta de 12h30 escureceu uma barbaridade e logo em seguida choveu forte: A chuva da última noite trouxe alguns transtorno pontuais na cidade. Neste momento ainda chove em São Bento do Sul e a temperatura é de 18,1ºC
    16 points
  32. Ontem à noite tivemos, por enquanto, o evento de chuva mais forte do ano em Pombal, no sertão da PB. A chuva começou mais ou menos por volta das 21h45, mas ganhou força demais às 22h, caindo de forma extremamente intensa até as 22h50, decaindo para moderada intensidade após isso. A chuva volumosa veio acompanhada de algumas rajadas de vento, e muitos, mas muitos raios. Foram vários que caíam no solo, os trovões eram bem potentes considerando que eles caíam basicamente a menos de 3 km. Radar de Natal às 22h20 Devido ao grande volume de água caído (caiu em 50 minutos mais de 80 mm), várias ruas viraram rios, galerias transbordaram, água invadiu casas etc: VID_20240301_204026_726.mp4 VID-20240229-WA0008.mp4 A animação do satélite mostra o enorme sistema convectivo que se formou sobre o sertão da Paraíba, com imagens de 21h até a meia noite, com intervalos de 30 minutos entre as imagens: IMG_20240301_204024_461.mp4 Em casa eu tive 105,2 mm, sendo o evento mais forte desde o que ocorreu em 16 de fevereiro de 2021 (quando registrei 111 mm). Nos últimos 15 dias aqui caíram mais de 350 mm: Com a média de março sendo de 195,6 mm (1991/2020), só com esse evento já tenho mais da metade dela, e hoje é apenas o 1° dia deste mês que, pelas projeções, pode terminar acima a muito acima do normal.
    16 points
  33. E essa atualização bizarra de hoje para Abril ? É bom não iludir, mas que foi engraçado ver esse azul todo de anomalia negativa para Abril, isso foi.
    15 points
  34. Cenário grave de severidade entre Uruguai e RS vem sendo indicado pelos modelos de convecção permitida entre a próxima quarta e quinta-feira. Será interessante de acompanhar as próximas rodadas do WRF/ECMWF 4 km: https://sigmameteorologia.com/sigmaweb
    15 points
  35. Acho que não é exagero em afirmar que o ar condicionado ainda é um artigo de luxo por aqui, vale dizer que a região do Vale do Ribeira é disparada a mais pobre de SP e uma boa parcela da população é rural. Até mesmo dentro de estabelecimentos comerciais, não são todos que possuem. Cito, por exemplo, a própria faculdade onde eu estudo em Registro, na "capital" do vale, mesmo sendo privada, são apenas algumas salas que possuem ar condicionado e, chuto eu, mais de 90% das salas só possuem ventiladores, que acabam sendo ineficazes nestes dias de calor + umidade alta. Aqui em casa só tem um ar condicionado, que fica em um dos quartos e só é ligado a noite para dormir, pois mesmo ligando só de noite para dormir, a conta de energia encarece muito e é inviável financeiramente instalar outros e ter que arcar com a conta de luz depois. Então, basicamente, a imensa maioria da população sofre nestes dias de intenso calor e as alternativas que boa parte da população arranja é ir para os rios, cachoeiras, piscinas ou ficar do lado de fora da casa esperando por uma brisa revigorante, especialmente no final da tarde.
    15 points
  36. Embora as estações de BH estavam com 23°C às 23:30, nas casas o buraco é mais embaixo, especialmente em ambientes fechados. Aqui em casa, tenho 27°C com 60% de URA, deixando quente e abafado. Diante da situação dos demais colegas no centro-sul do país, vou conter minha reclamação. Mas só não é pior que as ondas de calor de setembro e novembro, onde eu tinha que dormir até com temperaturas acima de 30°C dentro de casa.
    15 points
  37. A leitura das 21 h (0 UTC) confirmou 34,3°C. O Mirante iguala o recorde de março pelo 2º dia seguido.
    15 points
  38. E já começou o inferno na capital paulista. Estive na rua boa parte da tarde e senti muuuiito calor. E estamos só no começo... Tivemos sol o dia todo com poucas nuvens na maior parte do tempo. Chuva... nem sinal. Agora no final da tarde, ainda houve a entrada da brisa marítima, o que ainda deve garantir uma noite "civilizada". Hoje, a zona sul escapou do calor maior. Mas com ventos continentais deve sobrar para todo mundo nos próximos dias. Mirante (Aut): 20,6°C / 33,4°C Interlagos: 19,7°C / 29,6°C IAG: 18,5°C / 31,7°C
    15 points
  39. Bom dia! Deixo aqui algumas fotos das chuvas de ontem, do site Infobae:
    15 points
  40. Ontem à noite tivemos a formação de instabilidades pelo sertão da Paraíba, que provocaram chuva volumosa. Em Pombal choveu em 3 ocasiões: A 1ª de mais ou menos 19h40, com duração de cerca de 10 min, sem ventos e acompanhada de alguns raios: Radar às 19h40 A 2ª, que caiu de forma intensa e volumosa com vários raios e trovoadas, com início às 22h35 e término às 00h15 de hoje: Satélite de 23h video_2024-03-03_12-32-30.mp4 Animação do radar de Natal mostrando a formação e avanço das instabilidades até Pombal E a 3ª chuva, que durou pouco tempo também, caindo por volta das 4h de hoje de madrugada. Antes dessa chuva passou cerca de 30 min trovejando forte devido a esses núcleos abaixo: Radar às 3h30 Ao todo foram 85,6 mm aqui em casa. Considerando os 17 dias, a partir do início da 2ª quinzena de fevereiro, já passamos dos 445 mm: Basicamente mais da metade da média anual em menos de 20 dias. Considerando apenas março, já tenho 190,8 mm, o equivalente a 97,6% da média do mês, e hoje é apenas o dia 3! Sinceramente estou bem assustado com o rumo da situação, porque tirando amanhã (segunda, que talvez não chova ou se chover, será fraco segundo as projeções), a semana inteira tá sujeita a chuva volumosa pelas previsões que vi.
    15 points
  41. Sobre sexta (1), depois da garoa na noite anterior, o céu deve ter ficado limpo e ao amanhecer houve mais um evento raro aqui: nevoeiro! Logo após, o sol apareceu com força. Assim, à tarde houve mais temporais isolados. Foram 11 mm aqui no sítio e 3 mm na cidade. Mas de modo geral, houve menos núcleos na minha região do que na quinta.
    15 points
  42. Os últimos 3 dias reservaram eventos raros em Queimada Nova (vou fazer mais posts). Primeiramente sobre quinta (29), foi um dia típico de verão (mas não o daqui), muito sol pela manhã e fortes pancadas de chuva à tarde. Na cidade choveu 21 mm por volta das 14:15. Aqui está a raridade do dia. Essa foi a primeira chuva com acumulado superior a 15 mm que cai à tarde desde o dia 15/02/2023. Ou seja, eram mais de 1 ano sem nenhuma chuva minimamente expressiva à tarde. Em Acauã, munícipio limítrofe, o temporal acumulou 68,2 mm, enquanto em Paulistana (11 km de Acauã) foram apenas 4,0 mm. À noite houve uma chuva fraca continua que acumulou 4 mm, totalizando 25 mm no dia na cidade. Assim, fevereiro finalizou com 129 mm, deixando o mês precisamente dentro da média que é de 129,6 mm. Aqui na zona rural foram apenas 6 mm quinta-feira e 120 mm mensais.
    15 points
  43. Em Adamantina no oeste do estado de São Paulo apesar de março ser o primeiro mês do outono, aqui é verão pleno, raríssimas vezes março apronta alguma coisa (vide 1968, 1976, 1987 e 2012). Agora no tocante ao período chuvoso eu costumo considerar como o último mês. Isso porque, a mudança no padrão de chuva é radical para abril, que chove menos da metade do que o normal em março. "São as águas de março fechando o verão", porém estamos vindo de um verão muito irregular nas chuvas, choveu pouco, não tivemos nenhum canal de umidade mais parrudo e além disso ainda estamos temos temperaturas muito elevadas. Nos últimos 60 dias choveu muito pouco na maioria das áreas do BR central. A tendência de acordo com o euro estendido é que as áreas no centro do Brasil sigam com temperaturas acima da média, aliás é algo que os modelos vem repetindo constantemente para adentrar outono/inverno. Somente áreas mais próximas ao litoral podem ter temperaturas mais dentro da normalidade, o que pode indicar algumas passagens de frentes pelo oceano. A chuva deve seguir esse padrão mais benéfica ao nordeste, e talvez no sul e muito irregular no centro do Brasil.
    15 points
  44. Por isso que insisto que o pior do verão são as mínimas altas em sequência. Entendo que máximas altas são horríveis tb, principalmente pra quem trabalha sob o sol direto, mas são as mínimas elevadas que fazem acumular calor nos ambientes internos da residência. Um dia com grande amplitude térmica, de calorao seco, com uma variação de 19/35 graus, por exemplo, é beneficiado por uma queda mais rápida de temperatura assim que anoitece. Um dia com variação de 23 a 29 graus, com alta umidade em todos os turnos (perfil médio dessa semana por aqui), é muito pior. O calor acumulado não dissipa pq a T não baixa nem com macumba.
    15 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.