Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 01/19/19 in all areas

  1. 15 points
    A tarde hoje está sendo muito agitada na PB. Várias cidades registraram estragos por conta dos temporais. Campina Grande¹² foi um exemplo, a cidade ficou tomada por poeira como mostra a foto abaixo (autor desconhecido). ¹ https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/01/28/forte-chuva-com-ventania-danifica-estruturas-e-derruba-arvores-em-campina-grande.ghtml ² https://paraibaonline.com.br/2019/01/veja-os-estragos-causados-pela-ventania-em-campina-grande/ A linha de instabilidade (provocada por conta de uma nova Onda de Leste conjuntamente com um VCAN) avançou pelo estado e atingiu o sertão (figura abaixo do radar da Funceme das 14h36 local). A estação automática do Inmet de Patos registrou rajadas de 83,2 km/h: Aqui começou a chover às 14h44 local acompanhada de muitos raios e ventania. Ainda chove, mas o Cemaden registrou 25,6 mm até agora enquanto meu pluviômetro está nos 17,6 mm (16h16 local). Eu consegui essa foto antes da chuva começar, não dá pra ver bem mas a cortina possuía um leve tom esverdeado.
  2. 15 points
    RECORDE HISTÓRICO Santiago, capital Chilena quebrou esta tarde o recorde de maior temperatura de todos os tempos. A máxima chegou a 38,3ºC esta tarde segundo o Serviço Meteorológico Chileno. Os recordes anteriores eram 37,7ºC (Jan/2017), 37,3ºC (dez/2016), 37,2ºC (dez/1915).
  3. 14 points
    Modelo Europeu de médio-longo prazo em saída agora a noite, está convergindo com o CFS e também mostra uma quebra de padrão de bloqueio a partir do começo do próximo mês.... Várias entradas de ar frio são indicadas no modelo, inclusive uma de forte intensidade. Chama a atenção um Fevereiro muito seco também sendo esperado no Sul do país.
  4. 13 points
  5. 13 points
    Hoje a Sensação Térmica em Florianópolis alcançou 59,4ºC e o Ponto de Orvalho bateu 30,0ºC. Davis de RATONES, do Caio César. A surrealidade é tanta, que o aeroporto de Florianópolis, que raríssimamente passa de 32ºC quando o vento predominante é NNE(Vento que traz muita umidade do mar para a Ilha), bateu 36,0ºC. Ou seja, é a umidade de sempre de Floripa(alta) porém, com uma temperatura absurdamente acima da normalidade. - A máxima foi de 36,7ºC por lá. Itacorubi com 36,9ºC. INMET com 34,8ºC. As diferenças entre as máximas nas estações é típica de vento NNE, porém em níveis extremamente elevados. E já é o mês mais quente da história de Florianópolis disparadamente e ainda a média vai aumentar. 2019 fazendo história na capital catarinense.
  6. 12 points
  7. 12 points
    Euro estendido pela primeira vez nesse ano mostrando a chuva se espalhando no sudeste!!! Embora essa previsão ainda esteja longe e as chances disso ocorrer ainda seja bem incertas, eu destaquei já que, em nenhuma rodada de 2019, este modelo chegou a mostrar acumulados mais significativos em áreas do centro-norte e leste de MG. Todas as 39 rodadas sempre mostrando as chuvas (ainda que poucas) concentradas em SP, sul de Minas e triângulo. Euro 10 dias - Chuvas ainda concentradas no sul do sudeste. Euro controle - 15 dias - chuvas atingido outras áreas da região Agora, bora torcer para que isso se mantenha nas previsões seguintes e que enfim, venha um fevereiro bem melhor!!! MOOOOOORRA, BLOQUEIO DOS INFERNOS!!!!
  8. 12 points
    Nova estação meteorológica online em Urupema! https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ISCSANTA3#history
  9. 11 points
    O Bolo de Convecção adentrou sobre o continente e traz chuva forte no leste de São Paulo. Sem nenhuma ameaça a algum tipo de desenvolvimento. Apenas chama a atenção que essa convecção toda só foi gerada pelas águas quentes da costa paulista.... Algo não muito comum para os nossos lados.
  10. 11 points
    O CFS vem há várias rodadas insistindo numa mudanças de padrão atmosférico para o mês de Fevereiro. O Bloqueio que assola a América do Sul neste mês de Janeiro chegaria o fim. Com isso, sistemas frontais que antes ficavam bloqueados na Argentina, Uruguai ou Rio Grande do Sul, começariam a avançar sobre o sul e o Sudeste do país. Com esse novo padrão, o CFS vem sugerindo em várias saídas, um ou dois sistemas de baixa pressão se formando costa do Sudeste, o que é típico de canais de umidade. Baixas evoluídas de canais de umidade podem evoluir em sistemas subtropicais. A previsão do CFS não pode ser levada ao pé da letra para 400-500-600 horas, porém a repetição de um mesmo cenário pode indicar uma tendência que pode ser vista no próximo mês. Por exemplo, na última saída sugere dois sistemas de baixa pressão, com potencial para ser subtropical. O primeiro na costa do Rio de Janeiro chegando a 999hpas. E outro sistema se formando na costa da Bahia, uma semana depois. Soma-se a isso que o Atlântico está estrondosamente quente, chegando a 30ºC em pontos da costa de Sudeste. Portanto, fevereiro pode trazer surpresas com o novo padrão que pode vir acontecer, e nisso poderemos ter nomeações. A acompanhar.....
  11. 11 points
    Forte chuva isolada sobre a zona norte de JF, neste momento:
  12. 11 points
    A situação é crítica em Minas Gerais, tenho notícia de muita gente preocupada com prejuízos enormes em plantações. Os desvios são gritantes. Para quem é de fora entender, os meses de novembro, dezembro e janeiro são aqueles em que a chuva é (ou era) garantida no estado de maneira geral. Mesmo quando fica abaixo da média, espera-se ao menos 100, 150mm, pois as médias são muito altas, além de maior nebulosidade e menor insolação. Vivemos exatamente o oposto. Alguns valores de estações convencionais do INMET: Montes Claros: 0mm Pirapora: 0mm Teófilo Otoni: 0mm Pedra Azul: 0mm Paracatu: 0,6mm Caparaó: 4mm Conceição do Mato dentro: 6mm Espinosa: 6mm Itamarandiba: 9mm Salinas: 12mm Araçuaí: 17mm Januária: 20mm Unaí: 31mm Diamantina: 32mm Arinos: 37mm Caratinga: 38mm As médias de janeiro variam, em geral, entre 200 e 350mm no estado.
  13. 11 points
  14. 10 points
    Primeira semana do próximo mês. Que venha fevereiro.
  15. 10 points
    Comparação entre janeiro 2014, 2015 e 2019 aqui na região: Normal 1981/2010 em Resende e 2006/2018 em Valença. Em RESENDE, 33,9°C é a maior média máxima pra um janeiro desde 1961. E no geral, 4ª maior média máxima, apenas atrás dos fevereiros de 2014, 1984 e 1977, com 34,0°C, 34,5°C e 35,0°C respectivamente.. Em casa, 35,1°C de média máxima!
  16. 10 points
    Uma boa notícia pro sudeste 12z de hoje do europeu estendido, sinaliza uma grande mudança no padrão atmosférico lá para o começo de fevereiro. Outras rodadas já indicavam uma quebra do padrão atual, mas esta última mostra a chuva se espalhando por toda a região sudeste. Chuva - 10 dias Acumulados irrisórios em praticamente toda a região. Chuva - 15 dias Acumulados significativos em áreas como a zona da mata, leste mineiro, Espírito Santo. Norte de Minas poderá também ter acumualdos razoáveis.
  17. 10 points
    Bom dia! Amanhecer incrivelmente quente na cidade de Buenos Aires. Vamos tendo a mínima do dia agora, com bizarros 27,7°C e sensacao térmica de 30,7°C!!!
  18. 9 points
    Devido ao forte calor, mesmo com o bloqueio, uma nuvem de desenvolvimento vertical conseguiu trazer chuva isolada no setor leste do município, já estando fora da área urbana. A imagem ficou bacana visto do meu apartamento: - Começou assim: -E depois ela cresceu, na base dá pra ver a chuva forte:
  19. 9 points
    O mais bizarro é que o CFS aumentou a anomalia de chuva pra Fevereiro. Dou 3-5 dias no máximo pro Europeu começar a projetar chuva volumosa pro sudeste. Tudo indica que é apenas um suspiro extra do bloqueio. E não uma continuidade.
  20. 9 points
    Passamos do momento mais propício ao fortalecimento do El Niño e ele não veio, embora esse longo período de "quase El Niño" tenha impactado de alguma forma, quase como um Modoki. Quanto ao Atlântico Sul, segue a bizarra "anaconda infernal" 🤣 Resta saber se ficaremos nessa neutralidade "positiva" para então de fato vir um Niño 2019-20 ou se mergulharemos em TSM negativa e daremos boas-vindas a La Niña! Ps: fiquem de olho as águas frias que surgem na região do canal do Panamá, essa área costuma disparar processos!
  21. 9 points
    Bom dia! Os modelos seguem extremamente pessimistas para a minha área. Não há previsão de quebra de bloqueio e chegada de um canal de umidade dentro dos próximos 15 dias. Ou seja, são mais 15 dias sem chuva. Se essa previsão se confirmar chegaremos a praticamente 2 meses sem chuva (acima de 5 mm). A última chuva acima desse valor em Queimada Nova foi dia 9 de dezembro que choveu 10 mm. Isso em pleno meio de estação chuvosa.
  22. 9 points
    Ontem a tarde o tempo estava sensacional. Muita rotação e dinâmico. Já hoje, várias pancadas pela região também.
  23. 9 points
    Previsão para as próximas 2 semanas Os modelos indicam um aumento de chuva para a metade sul do sudeste, à partir do início do mês que vem. Infelizmente, áreas do centro-norte e leste de Minas ainda continuarão com pouca chuva. Europeu - Controle - 12z GFS 12z
  24. 9 points
    Nova estação meteorológica instalada hoje em São Joaquim: https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ISOJOAQU16#history
  25. 9 points
    Além do aumento de 10 para 15 nomes na listagem, e a confirmação de rotatividade da lista, com exclusão de nomes que remeterem a ciclones relevantes, outras mudanças significativas também foram implementadas na monitoração de ciclones pela Marinha. Na formação de um Ciclone Subtropical ou Tropical, se necessário o CHM irá entrar em contato com vários órgãos de meteorologia para troca de informações, incluindo o SNM (Serviço Meteorológico da Argentina), o WPC/NOAA e o NHC (National Hurricane Center de Miami), o que pode resultar em rodagem de modelos especiais do NHC para o Atlântico Sul, se necessário. Achei isso muito importante. Além do mais, o CHM (Centro Hidrográfico da Marinha), irá emitir alertas unificados com o CEMADEN/Defesa Civil/INMET, o que irá tornar oficial a sua classificação, e portanto sendo obrigatoriamente a ser seguida por todos os órgãos da meteorologia no Brasil. Todas essas mudanças publicadas pela Marinha, tornam o CHM, uma espécie de NHC do Atlântico Sul de vez. E aproveitando a deixa.... Atlântico Sul vai chegando na parte final de Janeiro extremamente quente. SST chega a 30ºC na costa de São Paulo. Fevereiro e Março podem gerar algo.... A acompanhar....
×