Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 07/15/18 in all areas

  1. 20 points
    RECORDAR É VIVER. Hoje completamos 5 anos da nevada de 2013. Guarapuava nunca esteve tão linda!
  2. 17 points
    Senhoras e senhores, apresento-vos o Junho/Julho da rainha do inverno brasileiro de 2018. A gélida Pinheiro Machado. Médias mensais horárias: Junho: 9,0ºC Julho: 9,3ºC
  3. 13 points
    No amanhecer deste domingo, eu e o Fernando Rafael fizemos alguns registros da linda geada em Herval. Fomos até uma baixada, 1 km do perímetro urbano, e registramos -1,6ºC. Naquele momento fazia 2,3ºC no topinho, onde estávamos hospedados, próximo ao centro. Mais cedo chegou a fazer 0,5ºC no topinho, subiu devido a chegada da nebulosidade. É possível que tenha dado -3ºC ou -3,xºC na baixada, momentos antes. Em Pinheiro, fez -1,5ºC no Passo dos Pires. E Pelotas teve 0,1ºC. Confesso que tenho me sentido em outro país, em relação a realidade do centro-sul brasileiro. Abaixo algumas fotos que registramos no lindo amanhecer na Sentinela da Fronteira. Topinho/encosta Na baixada: Nas partes mais altas, apesar das leves ondulações: Voltando a cidade. Fazia 1,0ºC na hora dessa foto. Um tanto bucólica:
  4. 13 points
    Gente, sem querer ser chato, vou apresentar algumas áreas do BAZ para vocês. Monitoramento e Previsão - EUROPA Monitoramento e Previsão - ÁSIA, ÁFRICA E OCEANIA Teleconexões, interação atmosfera-oceano, variáveis de escala global... Monitoramento de Ciclones Tropicais/Furacões/Tufões http://www.abaixodezero.com/index.php?/forum/52-monitoramento-de-furacões-tufões-e-ciclones-tropicais/ Instrumentação meteorológica (construção de estações, softwares, compra e venda, etc) http://www.abaixodezero.com/index.php?/forum/56-instrumentação-meteorológica/ Eventos marcantes, geadas, ondas de calor, enchentes, nevadas... http://www.abaixodezero.com/index.php?/forum/57-eventos-históricos/ Resumos mensais e anuais, normais e semi-normais, etc http://www.abaixodezero.com/index.php?/forum/50-resumos-climatológicos-e-banco-de-dados/ Vulcões, Terremotos, Atividade solar, Meteoritos, cometas, etc http://www.abaixodezero.com/index.php?/forum/58-ciências-naturais/ Destaques para fotos e vídeos http://www.abaixodezero.com/index.php?/forum/59-pictures-and-video/ EXPLOREM O BAZ, NÃO SE PRENDAM AO MONITORAMENTO.
  5. 13 points
    Hoje foi instalada a estação meteorológica do Morro Caratuva, ao lado do Pico Paraná. Bem próximo a Curitiba. É a estação mais alta da região sul, com 1.860m de altitude. Quem tiver interesse de acompanhar os dados, pode acessar aqui: https://aprs.fi/weather/a/PY5CTV-13 A estação é da Associação de Radioamadores do Paraná
  6. 12 points
    Uau... Dale Campos de cima da Serra... Dale Cambará do Sul:
  7. 12 points
  8. 11 points
  9. 9 points
    Se depender do ECMWF, a situação em relação às chuvas deve melhorar bastante nos próximos dias no norte do Paraná, boa parte de São Paulo e sul de Minas Gerais. O cenário começa a se desenhar na madrugada de domingo, quando um sistema de alta pressão se infiltra pelo interior do continente e uma baixa começa a se formar no litoral do Rio Grande do Sul, alimentada pelo JBN. A frente fria se forma e avança ao longo do dia pelo sul do MS e quase todo o PR; neste estado, podem ocorrer temporais especialmente no centro-oeste paranaense. Ainda à noite, pode chover com menor intensidade em pontos do oeste e sul de São Paulo (Presidente Prudente, Itapeva e Sorocaba). Na segunda-feira (30/07) de manhã a chuva ganha força no sul paulista; ela é influenciada por um intenso fluxo de ventos orientados de NW para SE no nível de 700mb e também pela manutenção do sistema frontal devido ao reforço de outra alta que entra no continente: Entre a madrugada e a tarde de terça-feira, chove numa extensa faixa entre o MS e sul de MG, pegando leste e norte do PR. Durante o dia 31, a frente fria avança ao longo do litoral de SP e RJ devido ao deslocamento da alta, e a temperatura cai nestas áreas. A chuva ganha força, ainda pela alimentação da umidade que chega de NW em baixos e médios níveis, e podem ocorrer temporais de manhã e de tarde entre o oeste, sul e centro de SP e sudeste do MS. De terça para quarta-feira, a chance de temporais se estende para o RJ e sul de MG, onde a chuva pode ser bem volumosa em alguns pontos. Atenção ao litoral, especialmente o litoral sul de SP, que pode ter grandes acumulados. Com o avanço da alta, que tem centro sobre o oceano, ao largo da costa do Sudeste, a chance de chuva forte no sul e leste de SP, sul de MG e estado do Rio diminui na quinta-feira, mas novo ingresso de ar quente e úmido em baixos níveis faz crescer novas áreas de instabilidade desde o MS até o noroeste de SP, que avançam madrugada de sexta adentro pelo oeste paulista podendo causar chuva volumosa + granizo e ventos fortes nas regiões de Prudente e Marília, e durante a manhã nas regiões de Bauru, Avaré, Campinas e Araraquara. Além dos ventos de NW em 700mb, há ainda a influência de um cavado em 500mb. O cenário requer acompanhamento, uma vez que há grande instabilidade dos modelos após 144h. No entanto, já é a 3ª rodada consecutiva que o ECMWF aponta toda essa chuvarada. Por essa rodada, espera-se de 50 a 70mm em uma ampla área na metade sul paulista, além de acumulados um tanto atípicos para o sul de MG.
  10. 9 points
    Deve ser porque o Brasil não se resume ao Sul né, Gerson. Não vejo problemas nisso, inclusive: foristas de outras regiões, participem bastante!
  11. 9 points
    O local correto para a sua mensagem é este tópico:
  12. 9 points
    MetSul Meteorologia‏ @metsul 5h5 hours ago Sierra de la Ventana, na província de Buenos Aires, amanheceu hoje com os morros brancos após a neve de ontem. Fotografia via @joacolascombes.
  13. 9 points
    Bom dia a todos, Charco hoje -0,1°C, alguns registros:
  14. 9 points
    Saída 18Z do novo GFS (FV3), começou agora a incluir a Campanha Gaúcha na rota da precipitação invernal no sábado.
  15. 8 points
  16. 8 points
    Aparentemente toda a região de Coronel Freitas, Pinhalzinho e Xaxim teve bastante granizo
  17. 8 points
    Forte temporal acaba de passar por uma grande área do oeste catarinense. Xaxim teve granizo com acúmulo.
  18. 8 points
    “Você tinha razão, ó grande Deus Hedsgpa” 🙌
  19. 8 points
    Esse post realmente agregou bastante ao assunto do tópico. Parabéns!
  20. 8 points
    Boa noite, gente. Estou em Minas Geraes! Pousei ontem em BH e fui de carro pra Ouro Preto. Fazia um bom frio por lá de noite (fiquei até impressionado rs), com fumacinha saindo da boca e tudo. Devia estar uns 11°C já às 22h, com ar parado e céu limpo. Amanheceu nublado por lá e menos frio. Conheci o centro histórico (que cidade linda!) e vim até o Parque Nacional do Caparaó, onde fico até segunda que vem. Por aqui, na portaria do parque, friozinho, mas não tanto quanto ontem em Ouro Preto - pelo menos agora cedo. Estou louco pra subir o Pico da Bandeira. Alguém aí já subiu? p.s.: não estou conseguindo subir as fotos daqui. Mas quando subir o Pico, posto fotos quando conseguir wifi!
  21. 8 points
    Boa tarde! Buenos Aires GELADA. Estamos alternando aberturas de sol fracas com inúmeras pancadas de chuva de fraca intensidade, situação típica de quando há ciclone na costa, como hoje. Faz 8,2ºC com vento a 25 km/h e sensação térmica de 4,7ºC. Durante o dia nem chegou a 10ºC.
  22. 8 points
    http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/curitiba/v/grupo-investe-em-estacoes-meteorologicas-para-acompanhar-a-chegada-do-frio/6880169/ Reportagem da RPC (Globo) sobre as PWS de Curitiba e o BAZ. Reportagem filmada na estação do Orleans, em Curitiba (imagem abaixo), destacando as mínimas de hoje, 18/07/18.
  23. 8 points
    Saída desta tarde do novo GFS (FV3), segue apostando em Precipitação Invernal e Neve Granular na Serra Catarinense e Gaúcha, bem como outras áreas pra manhã do sábado.
  24. 8 points
    MANTÉM A NEVE PARA MADRUGADA DE SÁBADO E GELO NO DOMINGO (-6/-9 NA REGIÃO DO TOPO DA SERRA/SC)
  25. 8 points
×