Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing most liked content since 01/05/18 in all areas

  1. 10 points
    Oi gente. O pessoal tava pedindo pra postarem aqui no BAZ um tutorial de como pôr em formatação de tabela os dados das estações automáticas do Inmet de maneira rápida e não cansativa. Acabou que ninguém fez, então vamos lá. Primeiramente segue meu modelo de tabela: Modelo - dados diários.xlsx 1º) Após selecionar o período desejado, copie todos os dados (somente os números, sem o cabeçalho). 2º) Cole tudo em planilha de excel (fazendo correspondência com a formatação de destino). 3º) Vai aparecer tudo assim: 4º) Apague todos os dados que não forem de temperatura. 5º) Selecione tudo o que sobrou e clique em Localizar e Selecionar > Substituir 6º) Substitua todos os (.) por (,). 7º) Na linha do primeiro horário 23 UTC, digite a fórmula =mínimo(e1:e24) ao lado da coluna de temperaturas. 8º) Ao lado da fórmula de mínimas, digite a de máximas: =máximo(d1:d24) 9º) Selecione então as duas colunas das fórmulas desde 0 UTC. Após, clique e segure onde indicado em vermelho no print e leve para baixo até o fim dos dados. 10º) Todos os valores de máxima e mínima devem ficar ao lado do valor de 23 UTC em cada dia, a não ser (o que é bem provável, afinal, são as estações do Inmet) que haja falha nos dados. Neste caso, basta corrigir os que estão errados para que fiquem às 23 UTC e cobrindo o dia certo. 11º) Selecione todas as máximas e mínimas geradas e clique em Filtrar > Filtrar por Valor da Célula Selecionada 12º) Clique no ícone de filtro que aparece onde indicado no print. 13º) Selecione Tudo. 14º) Desça e clique em (Vazias) para deixar de selecioná-las, e então dê OK. 15º) Todos os dados diários devem aparecer um embaixo do outro. 16º) Na hora de colar na tabela, não esqueça de colar apenas Valores (V). 17º) Voilá! A essa altura já estou mais dormindo que acordado, então qualquer dúvida ou problema respondam aqui!
  2. 9 points
    Se tudo der certo, vou instalar 4 estações no próximo final de semana na Serra Catarinense: Nova estação no Santo Antão, muito mais bem localizada e no fundo da baixada. Hípica: Baixada a 1180 metros, próximo a Rondinha em São Joaquim; Mantiqueira, baixada a 1320 metros, na divisa de Bom Jardim com São Joaquim; E um local a 500 metros da Climaterra, uma baixada urbana.
  3. 9 points
  4. 8 points
    Pessoal, está pronta a minha produção do passo a passo da construção do meu Abrigo Meteorológico do Baixadão de Nova Santa Rita-RS, instalado em 16/10/2017.
  5. 8 points
    Depois de uma noite cheia de raios e trovões em Palmas, manhã de céu lindo, azul e com direito a uma bela nuvem iridescente para começar bem o dia. 14 mm acumulados nas últimas 24h. Ja temos 148 mm no mês.
  6. 8 points
    Fiz o tópico das tabelas e fui dormir sob chuva forte. Só não esperava tudo isso. Lembram do pluviômetro? Ele estava assim ontem às 17h: Esvaziei depois da foto, e fui checar ele hoje de manhã. Estava cheio de novo, e era essa a situação da lagoa ao seu redor:
  7. 7 points
  8. 7 points
    Mesma região, frente de rajada em Apucarana ontem. Crédito Gustavo Del Colo.
  9. 6 points
  10. 6 points
    Sobre a região do aeroporto de Maringá perto das 16:30 de hoje (local). Fotos de Midori Shiina contribuindo para o StormMaringá (Facebook).
  11. 6 points
    Enquanto isso, CFS de hoje trazendo um Fevereiro dos sonhos....
  12. 6 points
    Caro baziano, O passo mais importante da atualização já foi concluído. Todo o conteúdo do fórum foi migrado para a nova plataforma. Para não prolongar o período off-line, preferimos liberar o acesso à nova plataforma antes de concluir todos os ajustes. Poderão ocorrer pequenas falhas no acesso nos próximos dias à medida que todas as arestas são aparadas e novos recursos são instalados. Peço que relate quaisquer dúvidas, falhas e sugestões neste tópico. Sinta-se livre também para dar sua opinião. A propósito, atualização de aniversário?! Pois é. Esta semana, o BAZ completa 17 anos! A atualização é um presente para você. Espero que goste!
  13. 6 points
    Finalmente consigo subir as imagens do estrago das chuvas na Lagoa da Conceição. É o maior evento de chuvas desde 1995 e uma das maiores cheia da lagoa que se tem notícia. Ela subiu 1 metro, o que pode não parecer muito, mas é, afinal, estamos falando de uma enorme laguna com saída para o mar. Todos os moradores mais antigos que falei relatam que nunca viram o nível da água subir tanto. Segue meus registros com comparações. As fotos que não são minhas estão legendadas. Antes: Depois: Antes: Depois: Antes: Retirada da internet. Depois: Antes: Retirada da internet. Depois: Antes: Depois: Antes: Depois: Antes: Depois: Antes: Depois: Antes: Depois: Antes: Depois: Antes: Depois:
  14. 6 points
  15. 6 points
    Parabéns aos administradores, moderadores e demais colaboradores para o BAZ ficar com a cara que está neste momento ! Sinto orgulho de participar deste fórum há mais de 15 anos. Testemunhei quase todas as evoluções dele, mas essa é disparada a maior e melhor evolução da história ! Agora eu sinto que o fórum está firmemente adaptado à realidade atual e são grandes as chances do movimento aqui aumentar como nunca antes visto. Já estou percebendo que o tópico de Janeiro está bem movimentado, que continue assim ! Como homenagem ao meu primeiro post no novo fórum, vou me aproveitar da facilidade que temos em anexar fotos agora e mostrarei a vocês uma incrível imagem da granizada histórica de Juiz de Fora que ocorreu em 1985. Vejam que branqueou até no topo dos morros !!
  16. 5 points
    ESTAÇÃO SANTO ANTÃO ONLINE!!! http://www.weatherlink.com/user/fernandokeiser1/index.php?view=summary&headers=1
  17. 5 points
  18. 5 points
    Temperaturas mínimas e máximas de hoje: 19,9°C | 33,2°C Languiru 18,1°C | 31,9°C Linha Welp 18,9°C | 31,7°C Teutônia/INMET 18,4°C | 31,6°C Linha Catarina Alta 18,3°C | 31,1°C Linha Catarina 17,3°C | 26,8°C Morro das Antenas 17,1°C | 26,6°C Lagoa da Harmonia Tivemos um belo fim de tarde hoje e a temperatura segue elevada, na casa dos 28°C.
  19. 5 points
    Partindo hoje rumo a serra para instalar as 4 estações: Hípica(Postinho), Santo Antão, Mantiqueira e Cidade de São Joaquim(Baixada a 500 metros da Climaterra). Amanhã posto os resultados e espero que o Pedrão colabore e não chova.
  20. 5 points
    Sim, não muito bem mas pega. Colocamos um modem/roteador com chip da vivo, porém nunca fica 100% online, as vezes fica 2/3 dias fora do ar e depois volta, a vantagem da davis é que conseguimos baixar os dados e não perdemos nada. Porém é uma pena não ter um local desse sempre online para monitorar. A próxima vez que eu for lá vou testar a conexão da claro pra ver se a qualidade é melhor.
  21. 5 points
    Em Florianópolis, tivemos o dia mais quente do ano. A máxima ficou em 35,2°C no Itacorubi, em 34,6°C no Inmet (São José) e em 33,0°C no Carijós. Aqui na Lagoa tivemos vento norte soprando nas horas mais quentes, além de ter ficado nublado a maior parte do dia, o que amainou um pouco o calor. Tivemos pancadas de chuva no fim da tarde, algumas fortes: Elas foram sempre rápidas e algumas inclusive com a presença do sol. Resultado:
  22. 5 points
    Formação de uma nuvem tipo wall cloud agora há pouco à oeste. Havia muito giro e prováveis funis. Pena que um alinhamento se formou bem no lugar e acabou estragando a estrutura, posteriormente formando uma frente de rajada.
  23. 5 points
  24. 5 points
    ANÁLISE DO EVENTO DE CHUVA EXTREMA EM FLORIANÓPOLIS - JANEIRO 2017 Conforme o monitoramento no tópico de Janeiro, um longo período de chuva forte prolongada atingiu Florianópolis entre os dias 9 e 11 de Janeiro. Essa chuva foi ocasionada pelo fluxo de calor e umidade trazido pela atuação de um corredor de umidade sobre Santa Catarina. Segundo dados do Epagri, os volumes de chuvas em 72 horas, superaram os 400mm em partes do norte da ilha de Floripa até o momento dessa postagem. Para analisar a previsibilidade dos modelos, peguei as saídas do dia 9 de Novembro, que estão a menos de 24 horas do evento, com a precipitação acumulada para os próximos 4 dias (96 horas). GFS: O GFS teve desempenho similar nas duas saídas principais (0Z e 12z) sugeriu acumulados entre 70-100mm na média para a região de Florianópolis, indicando chuva forte, mas sem grandes extremos. ECMWF: Já o modelo Europeu teve duas previsões. Na 0Z indicou volumes na média de 100mm, enquanto que a 12z, colocou valores de até 150mm, ainda que ao sul da ilha. Chama a atenção que o modelo colocou acumulados expressivos de 200mm mais ao sul de Florianópolis. CMC: Assim como o Europeu, o modelo canadense teve dois desempenhos diferentes entre a 0z e a 12z. Na 0z indicou acumulados inferiores a 100mm, enquanto que na 12z, foi o modelo que mais se aproximou da realidade, colocando acumulados superiores a 150mm. COSMO/MBAR: O Modelo do INMET teve desempenho similar aos demais modelos. Aumentou a previsão de chuva na 12z, colocando acumulados de até 150mm, COSMO 2KM: O modelo de curto prazo do INMET, até apontou acumulados expressivos em Florianópolis, mas apenas na 0 e 6z do Dia 10 (já com o evento em andamento), colocando valores acima de 200mm na parte sul da ilha. CONCLUSÃO: Nenhum modelo conseguiu estimar com precisão a chuva torrencial que viria a atingir Florianópolis. Somente na 12z do dia 9, ou seja, as vésperas do evento, que alguns modelos como o CMC/EURO/COSMO estimaram valores de chuva mais elevados (em torno de 150mm) para Floripa, o que levaria a um quadro de monitoramento. Dos modelos analisados, me pareceu que o CMC foi o que mais se aproximou do evento, ainda que não conseguiu estimar com precisão o extremo. O GFS nas duas saídas principais foi o modelo menos preciso. Com esse quadro, a previsão era de difícil acertabilidade, ainda que houvesse a ideia de chuva intensa, não tinha como se prever estes volumes extremos, com os alertas de previsão para chuva extrema só podendo ser emitidos em curtíssimo prazo, já com o evento se decorrendo.
  25. 5 points
    Achei interessante a diferença entre temperaturas, de um lado 15 graus positivos e do outro 15 negativos.
  26. 5 points
    Mais imagens da grande quantidade de neve que caiu nos Alpes da Itália e França. Antes e depois em Hospice du Petit Saint-Bernard, Savoie, França. 3 m de neve. Val d'Isere, França. Sestriere, Piemonte. 2m de neve . Tignes, França. De outras localidades da Itália e França:
  27. 5 points
    Porto Alegre registrou hoje a menor mínima para jan/fev em 5 anos! A mínima hoje por lá ficou em 15,9°C na convencional. Desde 2013 (14,4°C em jan e 14,5°C e fev) a mínima em algum destes meses não baixava de 17°C.
  28. 4 points
    POSTINHO/HIPICA ONLINE!!!! http://www.weatherlink.com/user/fernando88/index.php?view=summary&headers=1
  29. 4 points
  30. 4 points
    Ar seco avançando neste momento pela fronteira do RS com o Uruguai, alguns modelos projetam mínimas entre 12 e 14°C na Serra do Sudeste no amanhecer desta sexta-feira. Curioso para saber qual será a mínima do Passo dos Pires em PM.
  31. 4 points
    O aquecimento global é um fato e, espero que não me chamem de ignorante, o homem tem pelo menos uma pequena parcela de culpa nisso. Quando o ciclo virar para a tendência de resfriamento, nós saberemos o real impacto que o ser humano tem (ou não tem) na história climática planetária.
  32. 4 points
    Para o centro-norte e oeste do RS, norte da Argentina e sul do Paraguai ambos apostam em muita chuva nos próximos dias, região do leste Paranaense também pode ter altos volumes.
  33. 4 points
  34. 4 points
    Metsul postou no blog sobre novo estudo que aponto potencial para furacões na costa brasileira. É um estudo da Universidade de Columbia que desenvolveu um novo modelo numérico para identificar o potencial de formação de ciclones tropicais. Uma grande área da costa teria potencial para furacões categoria 1 e uma pequena área entre as costas do Sul e Sudeste teria potencial para furacões categoria 3 ou superior
  35. 4 points
    Começo da noite de ontem em Rolândia, cidade do colega Jean Carlo. Bela estrutura: http://www.cianorteagora.com.br/noticia/9028
  36. 4 points
    15/01/2018 - 17:30 Adicionada integração com o Google Docs. Para anexar planilhas e documentos, basta seguir as instruções: 0. Em docs.google.com, crie ou acesse seu documento (como exemplo, mostrarei uma planilha). 1. Clique em "Arquivo" 2. Selecione "Publicar na Web...". 3. Na aba "Link", escolha as opções desejadas (compartilhar uma planilha específica ou todas as planilhas, se deseja atualização automática, etc). 4. Clique em "Publicar" e copie o link gerado: 5. Cole o link na janela de postagem e a planilha será carregada automaticamente:
  37. 4 points
    E por que escolhi uma baixada urbana? Para não falarem que São Joaquim só tem estações em buracos onde não mora ninguém...
  38. 4 points
    Primeiro nascer do sol em 40 dias na cidade de Murmansk na Rússia: https://www.rt.com/news/415704-first-sunlight-in-40-days/ Sol nasceu às 12:39 e o "dia" durou 34 minutos.
  39. 4 points
    Muitos núcleos de chuva em SC hoje, rendendo belas imagens de satélite. Não vejo a hora de ver um dia de sol (amanhã).
  40. 4 points
    URUPEMA - EPAGRI - RESUMO 2017 Média 24h: 14,4°C (+1,0°C) RECORDE Média das mínimas: 8,6°C (+0,7°C) Média das máximas: 21,1°C (+1,3°C) RECORDE Máxima absoluta: 30,4°C Mínima absoluta: -7,5°C Maior mínima: 18,2°C Menor máxima: 8,9°C Precipitação: 1637,8 mm Destaques do frio: 1. A mínima de -7,5°C a 19 de julho foi o recorde para o mês, empatado com julho de 2011. 2. A mínima de -4,4°C a 28 de abril foi o recorde de mínima para o mês. 3. O mês de novembro foi o mais frio registrado na estação, tanto em média 24h como em média mínima. Destaques do calor: De novo, são muitos, portanto vou tentar citá-los objetivamente por ordem de importância: 1. 2017 foi o ano mais quente já registrado em Urupema, com média anual de 14,4°C; 2. Janeiro foi mais quente da estação, tanto em média 24h como em média máxima; 3. Fevereiro foi o mês mais quente já registrado por lá em média 24h, máxima e mínima; 4. Foi o março mais quente da estação, tanto em média 24h como em média mínima; 5. Maio foi o mais quente da estação, tanto em média 24h, quanto em média máxima; 6. Foi o junho mais quente da estação, tanto em média 24h, quanto em média máxima; 7. Registrou-se, disparadamente, o setembro mais quente que se tem notícia na cidade, com mínima absoluta POSITIVA, fato inédito até então; 8. Outubro (29,4°C) e novembro (28,5°C) bateram seus recordes de máxima absoluta; 9. Fevereiro (9,5°C), maio (-0,0°C), junho (-1,4°C) e setembro (2,6°C) registraram suas mínimas absolutas mais altas; 10. Janeiro (18,2°C), fevereiro (18,0°C), abril (15,7°C) e maio (15,5°C) registraram as mínimas mais altas até então para seus respectivos meses. 11. Fevereiro (21,7°C), março (20,2°C), junho (10,2°C) e outubro (14,6°C) anotaram as menores máximas mais altas para seus respectivos meses.
  41. 4 points
    Pois é....bizarro essa diferença. Olhei o pluviômetro convencional: 75mm Na La Crosse, tive 157mm/h de rain rate! Agora faz 21,2°C e 97%. Não chove.
  42. 4 points
    Um tornado causou estragos na zona rural de Toledo.
  43. 4 points
    2017 EM PALMAS - TO Neste ano tivemos bons extremos de calor e frio. A mínima do ano chegou aos 16,4°C. Ao todo foram 31 registros abaixo dos 20°C. Maior valor desde 2012
  44. 4 points
    Agora dá gosto de postar!!! Blumenau está tendo dias de boas amplitudes térmicas, ontem variou de 17 a 34C com umidade baixa. Aqui em Mondaí o ar seco também se faz presente, ontem variamos de 17,3 a 32,6C. Hoje mínima de 18,6C. De momento agradáveis 27C com vento nordeste. Imagens da estação que instalei na cidade há uns dias:
  45. 3 points
    Impressionante o volume de chuva previsto pelo Canadense CMC para os próximos 10 dias.
  46. 3 points
    Pelamordedeus, tu tá louco! Bloqueio é a pior coisa que existe, ainda mais nessa época que metade do país PRECISA de chuva para compensar o período seco do inverno. Calorão e sol dia a fio só é bom para quem está de férias na praia. Para o resto é só sofrimento e mal-estar. Aqui nublado e 26,1° com 71%. Está mais fechado do que o esperado. Ainda bem.
  47. 3 points
    Resumo - Matão/SP - 2017 Anomalias mensais (1981-2010): Jan: -0,2/0,0 Fev: +0,4/+1,7 Mar: +0,1/+0,8 Abr: -0,3/-0,7 Mai: +1,6/+0,1 Jun: -0,6/-0,6 Jul: -1,4/-1,2 Ago: -0,3/-0,7 Set: -0,8/+4,2 Out: +0,4/+1,7 Nov: -0,3/-0,2 Dez: +1,1/+0,7 10 menores mínimas 11/06: 3,3°C 10/06: 4,0°C 04/08: 5,9°C 19/07: 6,5°C 20/07: 7,3°C 31/07: 7,6°C 02/06: 7,8°C 03/06: 7,8°C 06/07: 8,1°C 06/08: 8,1°C 10 maiores mínimas 03/01: 21,3°C 20/02: 21,3°C 13/02: 21,1°C 21/02: 21,1°C 05/01: 21,0°C 08/12: 21,0°C 12/02: 20,9°C 17/02: 20,9°C 10/03: 20,8°C 16/02: 20,7°C 10 menores máximas 18/07: 12,9°C 17/08: 17,3°C 18/08: 18,1°C 12/06: 18,2°C 01/06: 18,7°C 21/08: 19,1°C 10/06: 19,1°C 13/06: 19,3°C 04/07: 20,3°C 09/06: 20,7°C 10 maiores máximas 14/10: 39,9°C 11/10: 38,7°C 13/10: 38,4°C 19/10: 38,0°C 10/10: 37,7°C 12/10: 37,4°C 18/10: 37,3°C 09/10: 36,2°C 25/10: 36,2°C 06/10: 36,1°C (Dentre as 20 maiores, 11 são de outubro, 5 são de setembro, 2 de novembro e 1 em janeiro e dezembro) Não coleto dados de precipitação aqui em casa desde 2013, mas vou pegar os dados da Coopercitrus e da Casa da Agricultura ainda essa semana e posto aqui.
  48. 3 points
    Ainda no EPS.... Pra animar o povo do Sudeste (afinal dizem que eu só posto bloqueio e desgraça), olha o que o Europeu tá mostrando pra Fevereiro...
  49. 3 points
    PORTO ALEGRE - CONVENCIONAL - RESUMO 2017 Eis o ano mais quente já registrado em Porto Alegre: Média compensada: 20,8°C (+1,3°C) RECORDE Média das mínimas: 16,8°C (+1,3°C) RECORDE Média das máximas: 26,7°C (+1,9°C) Máxima absoluta: 36,2°C Mínima absoluta: 2,2°C Maior mínima: 25,5°C Menor máxima: 8,6°C Precipitação: 1627,1 mm (+306,9 mm) Destaque do frio: 1. A gloriosa e corajosa máxima de 8,6°C a 17 de julho. O único feito marcante em termos de frio no ano: uma das menores máximas da história em POA (1975 teve 7,4°C e 1920 7,2°C, ambas em julho, sendo esta última o recorde). DestaqueS do calor: São muitos, portanto vou tentar citá-los objetivamente por ordem de importância: 1. Foi o ano mais quente já registrado em Porto Alegre, com média anual de 20,8°C; 2. Registrou-se o setembro mais quente disparado da história da cidade, com mínima absoluta MAIOR que a normal de média mínima do mês, ou seja, simplesmente não houve qualquer resfriamento durante setembro inteiro; 3. O trimestre JJA foi o segundo mais quente na cidade. Em média máxima, foi o mais quente; 4. Foi o MJJAS mais quente já registrado; 5. Julho com média das máximas comum para outubro, foi o segundo valor mais alto da série; 6. A menor máxima de janeiro, 27,4°C, foi a maior observada para o mês desde 1961, juntamente com 1997; 7. Foi o quarto fevereiro mais quente desde pelo menos 1942.
  50. 3 points
    CHOVEU TODOS OS DIAS DE JANEIRO AQUI EM CASA....!!!! De manhã, 7,4mm acumulados. 110,5mm no mês..! No momento, trovoadas e 29,3°C e UR em 73% Máxima ficou em 30,4°C Muito abafado hoje...
×