Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates     

  1. Past hour
  2. Então eu que gosto de frio e moro em Cuiabá estou agradecendo a Deus por Ele ter criado a Cordilheira dos Andes e mesmo esse povo que vem pro Mato Grosso querendo não ver mais frio não deve reclamar da cordilheira por isso, pois senão o Sul deles seria um deserto e não uma próspera região agrícola, tal como é o Mato Grosso, bom, já estamos fugindo do assunto central do tópico que é a América do Norte, melhor seríamos criar outro tópico pra falarmos sobre trajetórias de ondas de frio no Brasil/América do Sul e nos outros continentes.
  3. As massas de ar frio conseguem avançar bastante na América do Sul por causa dos Andes. Sem a cordilheira, o ar frio iria "escapar" para o pacífico muito antes da latitude de 25 ºS e a região subtropical do continente seria um enorme deserto.
  4. Continente com as MPs mais intensas...para mim sem sombra de dúvidas é a Ásia. Já vi MP com 1070 hpa lá ...um brinquedinho desses aqui ...faria um senhor estrago hehe.
  5. Os continentes com as massas polares mais intensas são a Ásia e América do Norte, por causa da grande extensão de terra que ambos tem; enquanto os que possuem massas polares amplas são a Ásia e América do Sul, no primeiro elas conseguem influenciar o tempo até no sul da Tailândia todo ano, enquanto a neve chega até no Trópico de Câncer. Aqui no continente sul-americano as massas polares chegam até o paralelo 5S nos meses mais frios (maio, junho e julho), por causa da planície do Pantanal, que funciona como uma "avenida rápida" para elas chegarem até a Amazônia sem perderem muito de sua intensidade. É comum as temperaturas chegarem a 12 graus no Acre, 10 no sul de Rondônia, 8 no oeste do MT, 5 na região de Porto Murtinho MS e a 0 no Chaco paraguaio.
  6. Essa é uma conversa interessante e eu não tinha pensado nisso. - Quais são os continentes com as MP's mais intensas, e; - Quais são os continentes com as MP's mais abrangentes e democráticas ?
  7. Today
  8. Nesse caso o Brasil é felizardo , em nenhum local do mundo faz frio igual as nossas friagens em baixas latitudes a Oeste do país . Nossas MPs bate na linha do Equador com até certa frequência. Temos cidades do Acre, Rondônia e Amazonas com baixa latitude e tem dias verdadeiramente frios . Esse ano a cidade de Epitaciolândia no Acre registrou 5.8 graus...isso numa c baixa ...não temos paralelo no mundo .
  9. Renan, no Rio de Janeiro está bem quente, mas o destaque é a queda rápida da pressão, caiu muito desde a meia-noite, tem estação com valor de 1003 hPa. O Inpe/Cptec deu alerta de grandes acumulados de chuva, durante a sexta, numa faixa litorânea que começa em Itanhaém-SP se estende por centenas de quilômetros até Niterói/Maricá.
  10. Já no Centrão Expandido, 13/21 é um dia típico do JJA, e de frio histórico no DJFM.
  11. Hoje sim, um dia com a cara do verão. Bem abafado entre muitas nuvens, 28,7ºC na minha estação e a mínima por enquanto é de 20ºC. Amanhã pode chegar aos 30 graus antes dos temporais. Hoje também tem chance de chuvas logo mais...
  12. O foreca prevê máxima de 26 e mínima de 10 para cá dia 14, duvido que se realize. Até lá muda... Eu não confio em previsões a longo prazo do simepar, colocam valores absurdos pra Curitiba que não chegam nem perto.
  13. Se os 13 C se realizar será muito bom:
  14. Nos últimos 9 dias choveu mais que o combinado de junho +julho+ agosto+ setembro+outubro+os 27 primeiros dias de novembro junho+julho+agosto+setembro+ outubro+os 27 primeiros dias de novembro:215,9mm Últimos 9 dias:Aproximadamente 221mm
  15. Choveu 56.6 mm aqui. A estação do Simepar registrou 202 mm em 9 dias. Bom demais.
  16. Chuva fraca em Curitiba, 21.8°. Outro dia abaixo da média. a profecia de 2020 se cumprirá.
  17. Temporal de granizo em General Madariaga, Buenos Aires, ontem: (Tormentas Argentinas)
  18. Tormenta em Casilda-Santa Fé/Argentina, na madrugada de ontem:
  19. A piscina fazia alguns meses ou anos, que não fica cheia assim: Linda
  20. Na China e nos EUA não tem cidades na latitude de Cuiabá, pois bem, se ambos os países, com tamanhos e latitudes idênticas, não fossem barrados pelo mar a sudeste, em uma cidade da latitude e altitude de Cuiabá esfriaria mais que Cuiabá? Pois Nova Orleans esfria mais que Porto Alegre, assim como Xangai, se ao invés do Golfo do México as Grandes Planícies continuassem até as baixas latitudes, temperaturas abaixo de 5 C seriam registradas com frequência nessa cidade de latitude e altitude iguais às de Cuiabá? Se tivesse no entorno uma Chapada do Guimarães será que até nevaria com uma certa frequência? Até na altitude e latitude de Primavera (650m) haveria uma certa possibilidade de neve se estivesse na longitude do leste da China e do leste dos EUA, que na verdade é o Mar da China e Golfo do México que barram o avanço do ar frio? Cuiabá fica no Paralelo 15 juntamente com Primavera e Chapada, Cuiabá está a 200 m de altitude e Chapada 800 m. Parece que em nenhum local do Hemisfério Norte com altitude e latitude de Cuiabá esfria como Cuiabá, com mínimas sub-10 e máximas sub-15 em certos anos, e mínimas históricas de 1 C a 3 C, a América do Sul é o continente em que as massas de ar frio conseguem ir mais longe, é o único continente do mundo em que as frentes frias vindas da Antártida ultrapassam a linha do Equador e chegam ao Hemisfério Norte, exemplos disso são 1975, 1985, 2000, 2010 e mais recentemente 2017.
  21. Aqui choveu só pela parte da manhã e nem foi muito não. triste... pelo menos estamos com temperatura boa, agora 21° nada de calor. esse dezembro está anos luz mais agradável do que outubro até agora.
  22. Mais um dia de muita chuva em Maringá , torrencial...
  23. Depois dessa onda de calor, que fica restrita ao RS somente, chegaria uma massa polar relativamente forte pra época. No cômputo geral, acho que Dezembro fecha abaixo da média por aí e o Atlântico muito ajudará nisso.
  24. 77,8mm aqui em Altônia até agora, se chover mais 2mm passa o recorde do ano, nos últimos 9 dias já choveu mais de 216mm, uma pena q no Simepar vai aparecer bem menos no final do mês por conta de um problema no pluviômetro terça-feira
  25. Parece que finalmente seremos recompensados, agosto, setembro, outubro e novembro foram todos acima da média, e agora um modelo incicando anomalia de -4°, eu duvido muito, pq isso seria uma média de 21°, seria mais ameno do que Setembro e Abril, mas se for, significará uma mudança muito drástica o segundo ou terceiro mês mais quente ser mais frio do que um de inverno ou outono, isso é bem cara do clima tropical do CO
  26. Expectativa da primeira onda de calor intenso para esse verão, começaria no domingo indo até quinta. O foreca sempre subestima as máximas em 2 ºC pelo menos, então no domingo já faria 33/34 e na quarta 39. Amanhã e sábado friozinho pela manhã. Eu não acredito que dezembro fique abaixo da média por aqui.
  27. Tudo indica que na segunda quinzena realmente, ou seja, quase junto com o verão astronômico. Sem perspectivas de ondas de calor que possam sobrepujar o período relativamente frio nos primeiros 10-15 dias do mês, parece que os modelos vão acertar (Dezembro com temperatura abaixo da média no Sudeste). E o CFS mantém firme essa projeção. Destaque para o Centro-oeste:
  1. Load more activity
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.