Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates     

  1. Past hour
  2. Today
  3. ACUMULADOS EXPRESSIVOS LITORAL SUL DE SÃO PAULO. MAIS DE 130MM EM CANANÉIA. E CERCA SE 90MM EM IGUAPE.
  4. Volta a chover forte no litoral do Pernambuco.
  5. Mínima de 20° e máxima de 32°, nada de excepcional. Instabilidade a nordeste daqui de tarde:
  6. Boa noite, Lucas. Isso é comum na maior parte do Estado, porém quanto mais a nordeste, mais intenso é esse fenômeno que citou. Lembra que comentei que o período clássico para a ocorrência de veranicos por aqui é a partir da 2ª quinzena de janeiro? Então, historicamente, do final de janeiro até parte de fevereiro é mais provável o estabelecimento de um bloqueio em Minas, tanto que o conhecimento popular diz que o ideal é esperar a 2ª quinzena de janeiro pra planejar viagem. Isso por si só indica uma ligeira aproximação da ASAS para o continente. Não é uma supressão das chuvas, mas ela perde abrangência na porção norte e leste do Estado. Como em muitos aspectos da climatologia no estado, BH está no meio termo nesse sentido também. Por aqui, as chuvas não aumentam, nem diminuem de fevereiro para março: Fev: média de 180mm (180/28 dias = 6,42mm por dia) Mar: média de 200mm (200/31 dias = 6,45mm por dia) Se a gente for mais criterioso, esse fenômeno se manifesta ligeiramente por aqui, partindo do princípio que há uma quebra da tendência natural de redução gradual das precipitações ao longo do verão (assim como o aumento é gradual na primavera). O que acontece na capital é uma sensível redução a partir de fins de janeiro e manutenção de um padrão semelhante até o final de março, com nova redução ao longo de abril. Abaixo, alguns mapas que ilustram isso que disse - fica evidente uma ligeira, porém considerável redução de chuvas em fevereiro em parte do Estado (o mesmo acontece em todo o leste do país) e retomada em março: Janeiro: essa região nordeste de MG é sempre a menos chuvosa no verão 👇 Fevereiro: significativa redução em metade do estado (centro-norte e leste) e manutenção de um padrão semelhante na outra metade (repare como BH é aproximadamente o limite onde a chuva frequente chega) 👇 Março: retomada das precipitações no setor mais atingido, porém o Triângulo, Oeste, Sul, Zona da Mata, RMBH e parte da Central mineira não tomam conhecimento dessa situação 👇 Espero ter ajudado.
  7. Boa noite! Agora segue tempo ligeiramente abafado com algumas nuvens e relâmpagos a leste daqui. O deslocamento das Cbs é oeste, então acredito que possa sobrar algumas chuva na próxima hora. Por volta das 21:20 chegou a cair alguns pingos aqui de uma Congestus (possível ser vista pela luz da lua). Agora segue com 24°C. ----------- OFF TOPIC ----------- Andei vendo as normais de Montes Claros e reparei que março é mais chuvoso que fevereiro. Alguém saberia dizer qual a razão disso? Alguém de MG? Porque março (fim da estação chuvosa) chove mais que fevereiro? Seria a maior presença da ASAS, ou mesmo do VCAN no nordeste? Achei curioso pois a diferença é considerável, e está presente nas duas normais (1961-1990 e 1981-2010).
  8. Pra mim esses dias ventosos tem sido uma beleza, e não incomoda nem um pouco. Pra melhorar, só faltou estar frio, mas como é verão tenho que aceitar esse vento na faixa dos 22 graus mesmo.
  9. E a onda de frio no início de Fevereiro ? Quantos recordes quebrou ?
  10. Hoje dá pra dizer q tivemos um dia de outono, com muito vento, garoa, chuva rápida e sol. Ventou tanto q chegava a estar desagradável e foi necessário usar um agasalho leve. A máxima atingiu os 23,8°C e o acumulado pluviométrico foi baixo, com apenas 3 mm. Houve aparecimento do arco-íris pela manhã e ao entardecer. Muito vento e nuvens disparando de SE para NW no final da tarde.. As áreas mais atingidas pelas chuvas foram o norte e o nordeste, pelo menos visualmente foi assim.
  11. Yesterday
  12. DOL + VCAN. *** A linha que comentei se espalhou a meu sul e provocou chuva intensa nas regiões do baixo Vale do Piancó. Coremas teve quase 50 mm em 1h no CEMADEN. Ainda chove por lá, além de muitos outros locais. Até a sobra dessa instabilidade tá com dificuldade de me atingir, agora é que tá se aproximando de onde estou (o X preto 👆). A chuva está fraca, desde 16h30 mais ou menos que está assim, ou seja, mais de 4h de chuva já. Está ótimo, atingi a média, tá bom demais!
  13. Concordo! Por aqui eu também gosto do começo da primavera: Setembro e Outubro, com muito dinamismo e tempo severo. Gosto também de Agosto pela chance de fortes eventos de frio, mas também pela possibilidade brutas oscilações (como em Agosto de 2013 em POA, baita mês aquele). E de Maio a Julho pelo frio hehe. O período que menos gosto é de Novembro a Abril, pela monotonia. Apesar de eu não gostar de calor, acho interessante, por uma curiosidade mórbida, acompanhar alguma eventual onda de calor, principalmente as que podem ocorrer na segunda quinzena de dezembro por aqui. O que me incomoda é calor xoxo constante, sem dinâmica, sem temporais, como nos dois verões anteriores. Este verão até tem sido bom por estar comportado nas temperaturas e ter períodos interessantes com instabilidades e chuvas de verão, então até foi legal de acompanhar por aqui (na segunda quinzena de Janeiro e na primeira de Fevereiro, pelo menos).
  14. Sexta-feira ventosa em POA, com algumas rajadas fortes, e menos desconfortável que ontem, variando de 18,9 °C a 30,6 °C.
  15. Hoje o dia até amanheceu limpo, mínima de 18 graus, mas logo cedo, por volta de 8 da manhã, as nuvens já começaram a aumentar bastante, as primeiras trovoadas chegaram pouco depois de 11 horas e a máxima do dia, 23 graus, também foi por esse horário, ainda antes do meio-dia. A chuva não foi forte mas teve de 5 a 9mm pra somar na conta que já estava liquidada e agora é lucro. No momento, 18:35, nublado, vez ou outra cai um chuvisco, temperatura de 18,5° em Cons. Lafaiete.
  16. O meu retorno à RMBH veio junto de um dia nublado, com aberturas de sol pela manhã e algum abafamento, chuvas ocasionais e sensação térmica muito agradável a partir da tarde. No centro da cidade, a máxima ficou nos 25,9°C e a mínima provavelmente foi registrada durante a chuva da tarde ou será agora a noite. Hoje de tarde, durante uma das pancadas de chuva do dia, sem severidade: A noite começa com chuva fraca, vento e excelentes 20°C no INMET Pampulha. Os acumulados do dia estão próximos de 10mm e o mês já chega a ~425mm (+136%). Por incrível que pareça, os reservatórios da região metropolitana estão com volumes maiores que no mesmo período do ano passado e TODOS estão chegando aos 100% e deverão verter em março.
  17. Muita chuva por aqui ! Como vamos explicar pra galera ? VCAN, ZCIT, Áreas de Instabilidade, Dipolo do Atlântico, sei lá. Melhor sairmos pela tangente e falar que é efeito do frio extremo que atinge/atingiu os EUA. O que é que tu acha ?
  18. Se formou uma nova linha a sudeste e sul de Pombal. Está entre o Vale do Piancó e a região de Patos. Se continuar viva pode me atingir (mas não vou contar com isso não, seria sorte demais pra mim). O satélite destaca bem esse sistema. Ao mesmo tempo temos uma enorme instabilidade logo ao norte, na fronteira da PB com o RN. Ainda chove fraco aqui, desde ~16h30. Chegou a ficar moderado em alguns momentos.
  19. Fim da onda de "calor" em partes da Europa. 6 recordes nacionais para fevereiro foram quebrados: - Liechtenstein (21,9°C) - Croácia (26,4°C) - Eslovenia (25,3°C) - Polônia (22,1°C) - Eslovaquia (20,8°C - recorde histórico para o inverno) - Suécia (17°C - recorde histórico para o inverno) Em janeiro foram quebrados 5 recordes nacionais para o respectivo mês: - Turquia (31,6°C) - Rússia (24°C) - Malta (25,8°C) - Espanha (29,8°C) - Georgia (25,3°C)
  20. Euro vem mantendo a lestada bizarra pra amanhã, chegando a bater >70km/h no alto mar. Estou realmente curioso para ver se será tudo isso mesmo. No mais, segue a previsão de altos acumulados para a região nos próximos 10 dias. Ao menos alguma coisa pra monitorar no início do mês mais monótono do ano.
  21. 2010 foi um pouco melhor para o frio do que o ano passado, pois em maio e junho daquele ano tivemos ondas de frio amplas, não foram extremas porém muitas áreas do país sentiram um resfriamento significativo. As frentes frias conseguiam chegar até o litoral do Alagoas/Pernambuco com facilidade. A zica mesmo foi no mês de julho para o Sudeste, aquela massa polar não teve mecanismos auxiliares para chegar no centro-leste do país, enquanto Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco e Porto Velho tinham tardes gélidas, São Paulo ficava num tempo úmido e morno, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória nem sentiram qualquer mudança. O que salvou essa região foi a onda de frio de agosto, que de brinde fez precipitar neve com acumulação nas serras sulinas.
  22. Se formou uma linha que vai do meu noroeste até a região de Jucurutu no RN. Temos núcleos a meu sudeste também, a leste de Piancó. Pombal tem chuva fraca.
  23. Sim , 2010 foi um bom exemplo de antecipação do frio, me lembro que no primeiro decênio do mês de Abril uma grande FF bem continental avançou, mais ou menos como aquela FF de maio do ano passado, muita gente se empolgou mas depois no miolo do inverno o que se viu foi um show de bloqueios e ff's desviadas
  24. Tarde bem diversificada, com chuva até forte no norte 👇 ...e nebulosidade variável, com sol no lado sul 👇 A coisa tá tão avacalhada q até as nuvens altas estão avançando pelo leste/sudeste 🤔
  25. A moçada do Paraná mandando água quente para costa nordestina. Muita chuva em quase todo Ceará.
  26. Mais um dia, repeteco de ontem no Rio de Janeiro, o dia amanheceu nublado e continuou assim o dia todo nublado e abafado aqui no meu ponto de observação o dia amanheceu com 25 graus, agora temos 30 graus pilares zona norte do Rio, pessoal que tá pensando em inverno rigoroso pode esquecer, estamos na zona tropical, onda polar forte é extremamente raro, nas baixas latitudes eu digo se vier uma onda polar forte extrema na america do sul e invadir os trópicos, to achando que vai ocorrer como em 2010 onde ela avançou nos trópicos porém foi tudo para o centro oeste e sul da Amazônia já que em outubro teve calor recorde agora poderemos ter frio intenso para os padroes locais claro que rápido depois voltando a programação normal como ocorreu no norte do México e no Texas, porém veremos posso está enganado
  27. Dia chuvoso aqui no vale do Paraíba, achei que era algo mais generalizado, fui ver no satélites e nos radares e não é bem assim, achei o Mirante com um acumulado mensal baixo, fevereiro vai terminando generoso até por estas bandas, mas uma pena que seja local. Março ainda é estação chuvosa, mas climaticamente é mais raro eventos de Zcas neste mes( sem bem que agora parece que qqer aglomerado de nuvens já chamam se Zcas) A AB começa a se movimentar mais para o centro do país e a querer se desconfigurar. E eventos de chuva vão ficando mais "espaçados" Não me lembro se neutralidade ou lá Nina antecipa o fim da estação chuvosa, meu medo é a antecipação de alguma FF mais intensa que leve a umidade embora e cesse o processo convectivo. mas seria bom que durasse até a primeira quinzena de Abril como seria o comum.
  1. Load more activity
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.