Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates     

  1. Today
  2. A MetSul está confirmando que teremos a primeira semana de julho bem acima da média. Infelizmente os dois últimos dias de junho aqui será mornos, mesmo um pouco quentes, pra dar aquela estragadinha básica na média. Não precisava...... Por enquanto aproveitando o friozinho: variação de 9,1° a 17,7°. Agora faz 10,1° com 83% e tempo bom.
  3. Jornalistas, se dizia há uns 15 anos atrás, eram os caras que sabiam quase nada sobre quase tudo. Agora evoluíram pro ponto de saber NADA sobre TUDO! (Com raras exceções) Vergonha de carregar essa poha de diploma! 😝
  4. 00:30, acompanhem os micro-climas na cidade e RMSP no momento: Penha 17,5ºC Piritiba 13,3ºC Granja Viana 13,1ºC Freguesia do Ó 15,4ºC Santana 17,5ºC Tremembé 15ºC São Miguel Paulista 16,6ºC São Matheus 12ºC Sé 18,6ºC Butantã 14,1ºC Santo Amaro 16,1ºC Parelheiros 13,4ºC Lapa 17,4ºC Capela do Socorro 13,8ºC Mooca 17,1ºC Vila Mariana 17,4ºC Mauá 11,8ºC Santana do Parnaíba 9,9ºC Pinheiros 16,6ºC Jabaquara 14ºC 8;8ºC de diferença na MESMA HORA!!!!!!! (Entre Stana Parbaíba e Sé). Isso é muito comum em noites claras e sem vento no outono/inverno quanto mais se afasta do centrão.
  5. Se tivermos uma onda frio como a de 1918, não digo igual, mas até um pouco mais fraca, teríamos uma tragédia de proporções titânicas no país. Apenas para exemplificar: em 1918 fazia pouco mais de dez anos que a microscópica São Joaquim havia se emancipado de Lages. Boa parte das localidades e distritos nem existia. A economia baseava-se na indústria madeireira. Agricultura era de subsistência... A população era irrisória, com a região desabitada. Mude para o cenário populacional, agrícola e pecuário de agora. Acrescente o resto da região sul. Acrescente o mato grosso do sul (que não existia), Rondônia, Acre... E vc tem o cenário de uma tragédia jamais vista.
  6. Foto do satélite (visível) da tarde dessa sexta mostra grandes áreas de nuvens pegando parte do interior paulista e também sul de Minas e Triângulo mineiro. Isso não é algo tão normal para essa época do ano.
  7. Quando o inverno chega em Brasilia-DF os ipês-roxos são uma atração a parte.
  8. Hoje na TV, rádio, jornal, internet várias estampas dizendo "Inverno começa oficialmente em todo o Brasil. Pelo amor de Deus né gente.... 1 erro desse era grave, agora ser repetido a exaustão é a prova do nível de conhecimento dos jornalistas em geografia. 7% do território brasileiro está no hemisfério norte, ao menos oficialmente lá começou o verão. Pode parecer bobagem mais não é, é uma área maior que a França ou a Ucrânia por exemplo.
  9. Yesterday
  10. Hoje foi uma tarde fria em Florianópolis, o ar frio escapou pela baixitude. Amanhã o sul catarinense que teve um dia frio, terá temperaturas próximas a 30C provavelmente. Bastante variação nos últimos dias. Em Pinheiro Machado mínima de -0,8°C, Bagé INMET com 1,8°C de mínima. Apesar da máxima baixa hoje com tempo muito seco, está ocorrendo uma advecção de ar quente na região esta noite/madrugada, logo as mínimas deverão ser registradas a 00:00. Agora 2,8°C Passo dos Pires em Pinheiro Machado. Sobre o futuro: Europeu joga a primeira semana de Julho no lixo, enquanto o GFS vem insistindo num começo polar no Sul do País. Europeu quase sempre ganha nesse tipo de duelo, mas ainda há esperança.
  11. Eu também não estou confiando, ainda mais sabendo do quão volátil é o GFS, mas a minha cabeça não aceita um bloqueio tão longo quanto o global acoplado sugere. Então por mais que a esperança seja mínima, continuarei torcendo.
  12. @jean10lj Como estão as anomalias em São Miguel do Oeste este mês?
  13. Será? Modelos, modelos e modelos... Neste exato momento, apostaria para o fracasso desta tendência do GFS (mais volátil) e manteria no ceticismo e pragmatismo do Inpe. Mas vamos acompanhando, e torço pelo GFS!
  14. Dia de sol na Granja Viana (especialmente até a hora do almoço), com nebulosidade aumentando na parte da tarde. Agora, céu limpo e 16,4ºC. Bem friozinho e úmido. Mínima: 12ºC cravados Máxima: 24,9ºC Deu para curtir um bronzeado e cair na piscina de boa.
  15. Já que todo mundo está desacreditando para a primeira semana de julho... GFS botando uma onda polar típica de julho do dia 02/07 ao 08/07, com alcance máximo para o sul de Goiás e Minas Gerais. E essa já é a segunda rodada que estão colocando isso, a diferença é que aumentaram a potência da 12z pra 18z, então só nos resta a torcer para que o europeu também entre nessa tendência.
  16. Já eu estou botando a maior fé para o referido período. Especialmente o finalzinho de junho e primeira semana de julho vai ser uma B**** da Capital Paulista para baixo. O Sul ainda vai ter um friozinho nesta semana que segue; depois...tragédia.
  17. Parece que a primeira semana de julho já foi pro saco!
  18. Estou meio desacreditado nesse mapa, só resta aceitar.
  19. IMPORTANTE: Nova estação instalada na serra da Mantiqueira ! É com muita felicidade que anuncio a instalação de uma nova estação na serra da Mantiqueira, desta vez na cidade de Bom Jardim de Minas-MG. Essa cidade fica bem na divisa entre o sul de Minas e a zona da mata mineira, e é a primeira cidade da Mantiqueira para quem sai daqui de JF. A cidade está apenas a 90Km daqui. A altitude da cidade é de +- 1250m, mas a altitude da estação é 1109m, pois ela está ao lado da ferrovia, que passa numa parte mais baixa da cidade. A estação não é minha, mas sim da empresa que eu trabalho (da MRS, uma concessionária de algumas linhas férreas daqui do Sudeste). Vou verificar a possibilidade de conseguir algumas fotos dela e do exato local onde está. Mas sem dúvidas será ótimo ter dados de lá. Como a estação não é pública, não tem os dados disponibilizados na internet. Mas divulgarei por aqui sempre que possível. No momento, 16,6ºC por lá !
  20. As máximas foram abaixo do esperado, ficando entre 19,9°C e 20,9°C em Brusque. Mínimas entre 12/15. Não fora da média.
  21. Também gostaria de fazer alguns comentários a respeito da estação chuvosa (JAN-MAI) de Pombal-PB. Acima vemos como foi 2018 e como ficou com relação às médias para o período (1981-2010). Embora tenha sido a melhor estação chuvosa desde o ano de 2011, ainda não foi a ideal (como foi em 2008 ou em 2009) já que ficou levemente abaixo do esperado. Isso enfatiza o quão secos foram os últimos 6 anos, pois embora este tenha sido melhor, o foi justamente por termos vindo de 6 anos com chuvas muito irregulares e abaixo da média. Apesar dos pontos negativos, houve a configuração, entre fevereiro e março (persistida, em anos anteriores houve também, porém duravam somente 2/3 dias ao contrário deste ano que durou quase 1 mês inteiro!), da configuração típica de anos chuvosos em altos níveis na região Nordeste (par de anticiclones/cristas simétricos (como ocorre em anos de El Niño no Pacífico) intensificando a convecção da ZCIT), como mostrado na figura abaixo (inclusive, tal configuração foi responsável por valores de até 600 mm em alguns pontos (CE) em fevereiro). Importante ressaltar a quantidade de chuvas ≥1 mm por dia: 44 dias (+1), e ≥0,1 mm por dia: 66 dias (+22). Ventos em 250 hPa, 00Z - 13/02/18 à 18Z - 06/03/18
  22. Nebulosidade diminuindo em Sampa nesse final de tarde, após um dia de sol entre nuvens, inclusive pela manhã. Aqui no Tatuapé, não chegou a pingar, mas foi possível observar nuvens mais escuras em direção a sul. Mesmo com a maior quantidade de nuvens, as temperaturas subiram bastante. Na Mooca, a máxima chegou a 26,4 graus, após uma mínima de 15,1 graus. Agora faz 21,8 graus, um pouco mais baixo em relação aos últimos 2 dias. Já nos aeroportos, as máximas chegaram a 24 graus em Congonhas e Cumbica.
  23. Hoje o dia começou frio, com mínima de 10,7°C e a tarde está sendo super agradável, com máxima que chegou aos 22,6°C. Tivemos aumento de nebulosidade e chegou inclusive a dar uns pingos inapreciáveis. Os próximos dias prometem ser de um tremendo marasmo climatológico... Ainda bem que o clima festivo da copa faz a gente esquecer dessa monotonia nos céus haha
  24. Gráfico de uma estação (Mawson) da Antártida mostrando a tendência de temperatura dos últimos 60 anos.
  25. Esta estação ainda vai dar o que falar neste inverno. Não é tão fácil chegar a 15°C nas áreas baixas do sertão da PB, é mais comum em regiões altas (Matureia por ex. - que fica a quase 900 m de altura, a própria Monteiro - altitude de 600 m, etc.). Essa automática de Itaporanga fica numa altitude de 290 m, em um vale. Ao redor dela há morros que chegam a 650 m.
  26. Chegou um friozinho consideráveis (para os locais) no Centro-Sul do estado do Maranhão. - Estreito/MA: 15,2º - Alto Parnaíba/MA: 15,5º - Balsas/MA: 16,1º - Imperatriz/MA: 17,9º Rodovia Belém-Brasilia em Imperatriz-MA
  27. Exatamente o que aconteceu aqui no leste do Sudeste nas duas MP's fortes que pegaram em cheio aí no Sul e fizeram apenas cócegas no Sudeste. Devido à ausência de ciclone e presença de bloqueio, as duas MPs foram desviadas para o alto-mar e uma pequena porção delas foi sentida justamente no litoral da nossa região, assim como serras próximas ao litoral.
  1. Load more activity
×