Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates     

  1. Today
  2. Na região de Campo Alegre-SC a maioria preserva as folhas, mas significativo número de árvores nativas se desfolha no inverno.
  3. 12z do europeu de hoje sepultou o frio previsto para o início da próxima semana em Sampa. Apesar disso, o calor e a secura tão presente nos meses anteriores ainda não devem retornar.
  4. CFS para setembro - média das saídas dos últimos 3 dias De acordo as últimas saídas, chuvas poderão retornar mais cedo ao Brasil central. Isso seria ótimo para aliviar os efeitos da estiagem que vem ocorrendo desde o final de abril. Chuvas acima da média no sudeste, centro-oeste e sobretudo no sul. Temperaturas dentro a abaixo da média no centro-sul. Grande parte disso, provavelmente seria por conta da maior umidade.
  5. SC com dia primaveril. Os extremos ficaram distribuídos por regiões. Maior máxima: 31,5°C - Praia Grande (Sul) Menor máxima: 18°C - Guabiruba (Vale do Itajaí) Menor mínima: -4,2°C - Painel (Serra) Maior mínima: 15,1°C - Dionísio Cerqueira (Oeste) UR mínima: 5% - Serra do Rio do Rastro/Bom Jardim da Serra (Serra)
  6. Instabilidades se aproximam da fronteira oeste paranaense. Faz 19C. Céu estrelado aqui ainda.
  7. so ver a estacao do cacella que subiu de 10ºC para 23ºC em 3 horas. Não parece de deserto, é de deserto.
  8. Exatamente. .. conheço esse parque, é realmente lindo, tirei fotos dessas árvores cobertas de neve em agosto de 2013, mas quase a totalidade delas verdinhas verdinhas, apenas algumas espécies (exóticas) estavam sem folhas...no Brasil não existe floresta decidual e o mais próximo que temos disso é uma porção de vegetação semidecidual na região do vale do rio Uruguai no norte do RS (por questões de temperatura) e em áreas de mata atlântica com vegetação semiestacional especialmente no sudeste (devido ao periodo de estiagem)... paisagens porém muito distantes das florestas de caducifólias na América do Norte e Europa. ..a paisagem com o estereótipo mais invernal que temos na minha opinião é a floresta de coníferas nas serras do sul e sudeste que por si só lembram regiões gelidas...e quase toda árvore decídua plantada em praças e parques de qualquer cidade do Brasil são espécies exoticas como o plátano, entre outras, ou seja, são belas paisagens mas são artificiais, não são legitimas em termos de Brasil... Naturalmente o Brasil paisagisticamente não tem qualquer característica invernal. .
  9. Yesterday
  10. Clima em níveis críticos de umidade no Centro-Oeste:
  11. kevin cassol

    Estações Nova Santa Rita/RS

    Registrada nesta sexta-feira, 10 de agosto, a menor máxima de 2018 (das 0h as 24h) para as duas estações: BAIXADA: 11.37°C CASA: 11.5°C Este foi um dia nublado, sem um raio de sol, com alguns chuviscos em determinados horários do dia e da noite. Extremamente VENTOSO devido à proximidade do ciclone extratropical perto da costa gaúcha. Este que impulsionou parte da massa polar para o centro-sul do Brasil. Me refiro como "parte", porque a maior parcela da alta polar escapou ao sul do ciclone antes de ser arremessada para cima, padrão que vem sendo observado em outras MPs durante este ano. O vento constante por aqui durou cerca de 3 dias, de meados de quinta feira até o domingo. Trazendo uma sequência de máximas baixas e deixando ambientes internos muito frios. No oeste do RS e nos demais estados, o ar seco invadiu o Brasil, permitindo mínimas consideráveis e geada inclusive no sudeste do Brasil. Porto Alegre acabou ficando sob influência da zona de umidade, não permitindo mínimas expressivas (casa dos 8-10°C), porém máximas interessantes. Houve também a ocorrência de alguma precipitação invernal no topo da serra de SC e na serra gaúcha na tarde de quinta (09) e sexta-feira (10).
  12. Já viu fotos de Pelotas no auge do inverno ?
  13. Ainda bem que diferenciamos nisso graças a região subtropicalidade, vegetação invernal em países temperados não é bonita, uma natureza praticamente morta, falta vida e entre outros, e o propósito do inverno é esse, deixar a natureza sem "glamour" . A estação mais bonita é a primavera, não deixa a desejar, com certeza.
  14. Lindas imagens, porém é o que eu digo, pela vegetação Brasil não tem estereótipo invernal. Só do Prata pra baixo.
  15. Depois de noite e madrugada de céu encoberto, fez calor em Sampa hoje, em mais um dia de muito sol. O Mirante vinha com temperatura amena e ventos marítimos até entre 13 e 14h. Aí, o vento virou para O a SO (Continentais) e a temperatura disparou. INMET-Mirante de Santana (Aut): 12,8°C / 27,8°C INMET-Interlagos: 12,4°C / 24,9°C IAG: 12,8°C / 27,0°C Interessante o contraste de temperaturas às 17h: Mirante: 26,6°C IAG: 22,6°C Interlagos: 17,0°C Enquanto a população da zona norte passava calor, as pessoas da zona sul já sentiam um friozinho acentuado pelos ventos de SE com rajadas de até 26 km/h. E.T.: O calor foi, pelo menos, em boa parte da cidade.
  16. Em Sampa, a estação do INMET-Mirante de Santana também teve o mês de setembro mais chuvoso de toda a série em 1983, com 243,1 mm. No IAG foram 209,7 mm naquele setembro mas não é o recorde. O recorde de setembro do IAG foi 237,2 mm em 1957.
  17. Belas fotos. E a geada "subiu" o morro. 😂
  18. Não sei em 83. Mas em 2003, Curita teve predomínio de frio seco e chuva normalzinha.
  19. Gostinho de primavera em Caxias do Sul/RS: 22º
  20. Curitiba amanheceu com essa pintura que vocês podem ver abaixo. A temperatura de momento era 9º, agora 'tempo bom' e 26º.
  21. Renan, você não deve ter lido no monitoramento, fiz um comentário da perda histórica das estações de Barbacena, Viçosa e Triunfo-PE(que ficava a 1100 metros altitude). A convencional de Barbacena funcionou até abril, foi instalada em 1911. Não veremos mais mínimas de 1,0º a 2,0 oficiais em Barbacena,a automática fica num topo, perdendo em mínimas direto para São João del Rei. A de Viçosa saiu do mapa, mas o Inmet continua divulgando os dados no boletim climatológico. Quanto a de Triunfo-PE saiu do mapa e não tem mais dados a meses, nem automática colocaram no lugar dela. O Inmet já retirou outras estações do mapa em Minas Gerais. Hoje a mínima subiu 2,3 em relação a ontem, o tempo fechou perto de meia-noite, abrindo somente depois de 5 da madrugada. Mas pelo Europeu, a mínima de quarta aqui em Laje do Muriaé vai ser menor do que hoje.
  22. A última vez que aconteceu uma dobradinha top de Agosto + Setembro abaixo da média, por aqui, foi em 2003. Por falar em Setembro top, o que dizer de Setembro de 1983 ? A média compensada foi simplesmente de 15,5ºC (desvio de -02,3C), e a chuva mensal ficou em nada mais, nada menos, que 348,4mm !!! Foi um festival de máximas baixíssimas e dias típicos de ZCAS, eu tenho os dados diários. Algo semelhante deve ter ocorrido por aí nesse Setembro mágico.
  23. E viu o Sítio Torradinho, em Painel, que teve máxima de 28,X ontem e mínima de -4,X hoje?
  24. Eu diria tríduo ruim, porque em Sampa a inhaca foi de maio a julho. Tb estou na torcida por um setembro igualmente excepcional e para que o Mirante de Santanás não chegue aos 30 neste agosTOP.
  25. Grande amplitude por aqui também. Após a mínima gelada de 08,6ºC, tenho 25C agora, sol forte e nenhuma nuvem.
  26. Estações do DF ja marcam 31ºC. a estacao do polemico cacella esta com 30ºC. vai bater recorde?
  1. Load more activity
×